Questões de Concursos Projeto Político Pedagógico

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161Q319363 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor, SEARH RN, IDECAN

O Projeto Político?Pedagógico das instituições educativas que ofertam a educação básica devem considerar, EXCETO:
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162Q324575 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Segundo Demo (1995):

A construção de um projeto político-pedagógico próprio insinua menos um produto demonstrativo do que o fazer e o refazer incessante da capacidade dos professores, motivando-os a trabalharem coletivamente, a revisarem sempre sua formação, a buscarem atualização constante, a realizarem a escola como obra comunitária de todos, sob a liderança competente do grupo de professores. Nesse contexto, analise as afirmações abaixo:

I. A prática de construção de um projeto deve estar amparada por concepções teóricas sólidas e supõe o aperfeiçoamento e a formação de seus agentes: funcionários, professores e direção da comunidade educativa. Só assim serão rompidas as resistências em relação a novas práticas educativas.

II. Os agentes educativos devem sentir-se atraídos por essa proposta, pois assim terão uma postura comprometida e responsável.

III. Para que o projeto pedagógico seja efetivo, é necessário que todos os membros da instituição escolar compreendam o seu papel e atuem de acordo com os pressupostos da cidadania.

IV. Trata-se da conquista do MEC para o exercício da autonomia e conseqüentemente de um espaço mais democrático para as escolas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras.

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163Q323731 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. A elaboração do projeto político-pedagógico de uma escola tem de ser fruto de debate coletivo sobre os objetivos, estudo sobre a melhor maneira de alcançá-los e um olhar atento para as crianças, a comunidade e a própria escola.
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165Q319725 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico

O Projeto Pedagógico, pensado como instrumento de democratização da escola, considera a necessidade de estabelecimento de relações democráticas no contexto escolar, bem como indica a necessidade de se respeitar a diversidade das características dos atores envolvidos no processo educativo.

Em relação ao referido projeto é podemos afirmar que

I. se desenvolve orientado por concepções de educação, de ensino e convivência societária.

II. prevê como base para a atividade pedagógica, os princípios tecnológicos.

III. acontece no cotidiano das relações em construção, estando em constante (re)construção.

IV. prioriza as ações técnicoadministrativas para a efetivação da organização e avaliação escolar.

V. articula princípios pedagógicos e administrativos na perspectiva do HOMEM que se quer formar.

Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.

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167Q319279 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

Acerca do projeto pedagógico, assinale a opção correta.

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168Q319760 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor, Prefeitura de Tenente Laurentino Cruz RN, MULT SAI

Questões de 11 a 20 = Didática.

NÃO faz parte de um Projeto Político Pedagógico:

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169Q328326 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

Na relação a seguir estão listados os elementos constitutivos do Projeto Pedagógico, com exceção de um. Assinale-o:

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170Q325346 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico, CEFET RJ, CEFETBAHIA

A literatura da área da educação coloca, como condição para desenvolver um projeto pedagógico de forma democrática dentro da escola, alguns pressupostos que podem ser expressos através dos seguintes princípios:

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171Q322723 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Numa concepção crítica de educação, faz parte da elaboração de um Projeto Político-Pedagógico:

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172Q322438 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Considerando que a pesquisa participante tem contribuído para o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a realidade social na qual a escola se insere, julgue os próximos itens, a respeito de pesquisa participante e do papel político e pedagógico da pesquisa.

O pesquisador, ao realizar pesquisa participante, deve evitar a intermediação de categorias analíticas na apreensão do objeto ou fenômeno investigado.

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174Q324311 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, IASC PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre a construção do Projeto Político-Pedagógico, analise as afirmativas abaixo.

I. Para construir projetos sócio-educativos, é necessário definir claramente os princípios e as diretrizes contextualizadas que projetem o vir-a-ser das instituições formadoras.

II. Atualmente as equipes técnicas multidisciplinares poderão contribuir, de forma mais efetiva, para o trabalho sócioeducativo, desde a diagnose até a responsabilidade de elaborar o documento, com base nas sugestões e participação das comunidades interna e externa.

III. A prática do planejamento participativo aprofunda compromissos, estabelece metas claras e realizáveis, criando uma consciência coletiva com base nos diagnósticos.

Indique a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).

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176Q320608 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, CESPE CEBRASPE, 2017

As Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º ciclo para as Aprendizagens são um suporte para práticas pedagógicas inovadoras que procuram romper com concepções conservadoras do ensinar, aprender, avaliar e pesquisar. Essas diretrizes embasam-se no entendimento da escola como espaço flexível, democrático e autônomo e propõem um trabalho pedagógico fundado pelos princípios da continuidade, flexibilidade e articulação, que extrapolam a preocupação exclusiva com resultados.

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às diretrizes nele mencionadas.

O projeto interventivo, que compõe o projeto político-pedagógico da escola, é considerado uma prática colegiada, na medida em que toda a equipe pedagógica da escola deve estar envolvida em seu planejamento e em sua realização.
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177Q327900 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Orientador Pedagógico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

O Projeto Pedagógico é uma necessidade das escolas e um excelente instrumento para a implementação de suas ações. Uma característica básica do Projeto Pedagógico é:

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178Q323068 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca do projeto político-pedagógico, julgue os itens subsequentes. A escola, por ser o único local de elaboração do saber formal, deve desenvolver seu projeto político-pedagógico com o envolvimento apenas da comunidade interna, sob pena de adotar práticas ilegais.
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179Q322078 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Administrador Escolar, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre o papel do currículo na construção do Projeto Pedagógico, podemos afirmar que:

I- é preciso que se discuta e se proponha novos formatos de gestão, de espaços de ação educativa e novos significados para o ensino e a aprendizagem.

II- prever o atendimento às diferenças e às diversidades locais, pela inclusão de perspectivas como a do multiculturalismo, no tratamento de questões educacionais.

III- um currículo democrático necessita e exige uma escola democrática e uma das alternativas é um Projeto Pedagógico, em que a gestão ultrapasse a simples reformulação de conteúdos.

IV-o processo de democratização da escola e de definição de seu currículo, necessariamente, é independente da conscientização do gestor e dos professores, como executores das políticas de educação.

O correto está somente em:

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180Q323926 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação a planejamento pedagógico, transdisciplinaridade, avaliação e projeto político-pedagógico, julgue os itens que se seguem. O significado político do fazer pedagógico está relacionado às decisões metodológicas e teóricas e às relações sociais estabelecidas em sala de aula.
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