Questões de Concursos Projeto Político Pedagógico

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201Q895025 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, PEB1, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

O Projeto Político-Pedagógico é o plano global da escola. Ele define o tipo de ação educativa que se deseja realizar, define objetivos para a aprendizagem dos alunos e como estes serão atingidos.

Sobre o Projeto Político Pedagógico, é correto afirmar que
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202Q894058 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

O Projeto Político Pedagógico é um plano construído por toda a comunidade escolar. No que diz respeito ao aspecto político, assinale a afirmativa correta.
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203Q894273 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Básica MA I, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024

Os projetos escolares oportunizam ao estudante, independentemente do nível de ensino em que está matriculado, vivenciar de forma inovadora diversos aspectos do meio em que está inserido, sendo também uma forma de favorecer, além da interdisciplinaridade, a contextualização, aspectos de grande relevância na formação escolar do estudante, comprovando que as diversas áreas do conhecimento se complementam e dialogam entre si sobre os mais diversos temas.
(Souza; Santos; Santos, 2020, p. 1.)

Quanto ao desenvolvimento de projetos nas escolas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) John Dewey, com sua proposta pragmática de educação, foi um dos influenciadores do trabalho por projetos na escola.
( ) No desenvolvimento de um projeto na escola, os saberes escolares se integram aos saberes sociais.
( ) Todo projeto deve ser planejado pelo professor, para que os alunos alcancem apenas os conhecimentos previamente previstos por ele evitando distrações ou prolongamento da atividade proposta.
( ) Nos projetos de trabalho, é necessário que o conhecimento seja percebido como algo que não pertence exclusivamente a uma ou outra disciplina.
( ) O tema do projeto pode, em algumas situações, surgir do interesse da turma, do professor ou da vivência na instituição de ensino, mas é fundamental que ele associe os conhecimentos cotidianos dos alunos aos saberes escolares.

A sequência está correta em
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204Q882905 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Monitor de Ensino, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que detalha objetivos, as metas, bem como as ações do processo educativo a ser desenvolvido na e pela escola. Avalie as alternativas e escolha a opção INCORRETA sobre os seus princípios norteadores.
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205Q889343 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Assistente Escolar Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é uma ferramenta fundamental para a gestão e organização de uma instituição de ensino. Ele tem como objetivo principal nortear as ações e decisões da escola, estabelecendo diretrizes e metas a serem alcançadas. O PPP é considerado um caminho imprescindível para a construção da identidade da escola.
VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad Editora, 2009.

Na escola, o PPP tem como objetivo principal
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206Q901923 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Em relação ao Projeto Político-Pedagógico (PPP), de acordo com Ilma Veiga, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em um único nível, como organização da escola como um todo.
( ) Sua construção passa pela relativa autonomia da escola, de sua capacidade de delinear sua própria identidade.
( ) Fornece indicações necessárias à organização do trabalho pedagógico.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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207Q895529 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Orientador Social, Prefeitura de Inocência MS, Gama Consult, 2024

O papel da Orientação Educacional na construção de um projeto político-pedagógico (PPP) emancipatório, em consonância com a pedagogia crítico-social dos conteúdos, implica:
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208Q894272 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Básica MA I, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024

Todas as ações propostas para a construção da realidade que se deseja alcançar devem ser discutidas, planejadas e consolidadas em um importante documento denominado Projeto Político-Pedagógico (PPP), Proposta Pedagógica, Projeto Pedagógico Curricular ou simplesmente Projeto Pedagógico. Todas essas expressões citadas apresentam o mesmo sentido de orientar, direcionar uma ideia, refletir sobre um processo pedagógico alicerçado em ações presentes com vistas à formação do educando para o exercício da cidadania e consciência crítica.
(NASCIMENTO; NASCIMENTO; LIMA, 2020, p. 124.)
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) possui características que o fundamenta e outras que são condicionantes para a sua elaboração e desenvolvimento. Correspondem aos pressupostos do PPP na escola, EXCETO:
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209Q908870 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Língua Inglesa, Prefeitura de Taquaruçu do Sul RS, FUNDATEC, 2024

Para efeitos da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consideram-se ajudas técnicas os elementos que permitem compensar uma ou mais limitações funcionais motoras, sensoriais ou mentais da pessoa portadora de deficiência, com o objetivo de permitir-lhe superar as barreiras da comunicação e da mobilidade e de possibilitar sua plena inclusão social. Assinale a alternativa que apresenta uma das ajudas técnicas discriminadas pela Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência.

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210Q895867 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Das alternativas abaixo, assinale a que melhor define o conceito de Projeto Político-Pedagógico (PPP):
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211Q893909 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Auxiliar de Serviços de Secretaria III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A identificação das informações concernentes a cada documento característico do ambiente escolar é uma atribuição fundamental para os profissionais atuantes no setor administrativo da instituição. É correto afirmar, portanto, que o registro em sistema dos dados relativos tanto ao estabelecimento de ensino quanto à rotina escolar de seu alunato, efetuado de modo a atestar a regularidade de ambos, é conhecido como:
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212Q881639 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Auxiliar de Classe, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Sobre o Projeto Político Pedagógico, analise as assertivas a seguir:

I. Estar centrado nos alunos visando a melhoria do seu processo de ensino-aprendizagem e de seus resultados, de modo que os alunos não só permaneçam na escola, mas aprendam e cheguem ao final do processo e sejam capazes de produzir cultura e conhecimento.
II. Sentir os problemas da realidade a partir de uma reflexão coletiva a respeito da escola e de seu contexto, por consequência, construir uma proposta de superação dos problemas.
III. Na elaboração do Projeto Político Pedagógico devem participar apenas os profissionais de educação, na concepção, elaboração, execução e avaliação.

Estão CORRETAS:
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213Q988473 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que além de refletir a identidade da escola e orientar suas práticas é um instrumento de gestão que desempenha um papel estratégico ao alinhar as diversas dimensões da escola. Considerando a sua elaboração e função, qual das alternativas descreve de forma mais completa o papel do PPP no contexto da gestão democrática?
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214Q953475 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

“O Projeto Político-Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se objetiva na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar, a partir de um posicionamento quanto à sua intencionalidade e de uma leitura da realidade. Trata-se de um importante caminho para a construção da identidade da instituição. É um instrumento teórico-metodológico para a transformação da realidade” (Vasconcellos, 2013, p. 17).Considerando o texto, avalie as proposições apresentadas a seguir, em relação ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola:

I - Documento fechado, elaborado pela direção da escola, que orienta as atividades pedagógicas.

II - Plano estático que serve para cumprir exigências legais e burocráticas.

III - Plano participativo e em constante aperfeiçoamento, que reflete a intencionalidade da ação educativa e visa à transformação da realidade.

IV - Guia pedagógico focado nos aspectos administrativos e financeiros da escola.

V - Documento que reflete a identidade da escola construída a partir de um processo dinâmico e participativo.

A partir do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:

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215Q899504 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Supervisão Escolar, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

O projeto político-pedagógico é entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola. A construção do projeto político-pedagógico parte dos princípios de igualdade, liberdade, gestão democrática, valorização do magistério e:
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216Q910630 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

É um documento no qual estão registradas as ações e projetos que uma determinada comunidade escolar busca para seu ano letivo, sendo auxiliados de forma política e pedagógica por professores, coordenação escolar, alunos e familiares. Para isso constroem atividades pedagógicas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Com base nesse conceito, assinale a alternativa que apresenta o nome correto desse documento.
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217Q913736 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Inspetor Escolar, SEE MG, FGV, 2023

De acordo com o Protocolo de Inspeção Escolar, no indicador PPP e Regimento Escolar em relação ao Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada unidade de ensino, uma atividade do Serviço de Inspeção Escolar é
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218Q907338 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, IFMT, IF MT, 2024

“[...] é um instrumento político, filosófico e teórico-metodológico que norteará as práticas acadêmicas da Instituição de Nível Superior (IES), tendo em vista sua trajetória histórica, inserção regional, vocação, missão, visão e objetivos gerais e específicos” (Brasil, 2006).

O conceito acima se refere:

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219Q917047 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Assistente de Aluno, UFCG, UFCG, 2025

“O Projeto Político-Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se objetiva na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar, a partir de um posicionamento quanto à sua intencionalidade e de uma leitura da realidade. Trata-se de um importante caminho para a construção da identidade da instituição. É um instrumento teórico-metodológico para a transformação da realidade” (Vasconcellos, 2013, p. 17).Considerando o texto, avalie as proposições apresentadas a seguir, em relação ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola:



I - Documento fechado, elaborado pela direção da escola, que orienta as atividades pedagógicas.


II - Plano estático que serve para cumprir exigências legais e burocráticas.


III - Plano participativo e em constante aperfeiçoamento, que reflete a intencionalidade da ação educativa e visa à transformação da realidade.


IV - Guia pedagógico focado nos aspectos administrativos e financeiros da escola.


V - Documento que reflete a identidade da escola construída a partir de um processo dinâmico e participativo.



A partir do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em:

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220Q905789 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Arquitetura, IFSP, IF SP, 2024

Leia, com atenção, o excerto abaixo:

“O projeto não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromissosociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade.” (Veiga, 2011, p. 12-13)

Ao abordar a construção do projeto político pedagógico da escola, Veiga destaca sete elementos básicos coerentes com os princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério. Entre eles:
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