Questões de Concursos Projeto Político Pedagógico

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221Q899181 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Educação Especial, SEEDPR, Consulplan, 2024

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é uma das formas de concretizar a educação de todos os alunos, como veículo que sintetiza aspirações e princípios que refletem a ação escolar, oferecendo possibilidades de legitimar diretrizes e linhas de ação pelas quais serão construídas propostas para a aprendizagem e participação de todos os alunos. As discussões e a elaboração de políticas inclusivas devem contemplar o nível que envolve a organização de apoios e a formação continuada dos professores e demais profissionais da educação, de modo que a escola desenvolva capacidade de responder às necessidades dos alunos, sem nenhum mecanismo de exclusão, sendo que as atribuições do nível descrito competem à:
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222Q905071 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor da Educação Básica, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

Dentre as diversas correntes teóricas, destacam-se abordagens como o Construtivismo, a Pedagogia Crítica e a Teoria da Aprendizagem Significativa. Cada uma dessas teorias traz consigo princípios e conceitos que moldam a maneira como educadores planejam e implementam suas práticas pedagógicas. A compreensão dessas teorias é crucial para desenvolver uma abordagem pedagógica eficaz e promover ambientes de aprendizagem significativos. Considerando os estudos referentes às teorias educacionais, analise as afirmativas a seguir.

I. Assertiva (A): a Pedagogia Crítica, fundamentada nas ideias de Paulo Freire, destaca a importância da conscientização e da transformação social por meio da educação, promovendo a superação das desigualdades e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
II. Razão (R): na Pedagogia Crítica, o diálogo é considerado uma ferramenta essencial para a construção do conhecimento significativo, permitindo que alunos e professores expressem suas experiências, desafiem ideias preestabelecidas e trabalhem juntos na busca por uma compreensão mais profunda da realidade social.

Está correto o que se afirma em
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223Q898447 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola é o resultado de reflexões sobre os objetivos da educação, uma definição de caminhos e procedimentos a serem empreendidos por todos os envolvidos com o processo educativo. Sobre o PPP, assinale a alternativa INCORRETA.
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224Q892825 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento que reflete as diretrizes e intenções da instituição educacional.
Considerando a importância do PPP na gestão escolar, analise as afirmativas a seguir.
I. O PPP é um instrumento que visa nortear a prática educativa, promovendo a participação da comunidade escolar na construção coletiva de metas e objetivos.
II. O PPP é exclusivamente responsabilidade da direção da escola, dispensando a colaboração dos demais membros da comunidade escolar.
III. A elaboração do PPP deve contemplar a diversidade e a inclusão, garantindo o respeito às diferenças individuais e culturais.
IV. O PPP deve ser revisado apenas a cada cinco anos, independentemente das mudanças no contexto educacional.
Assinale a alternativa correta.
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225Q897654 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Infantil T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

Segundo Vasconcellos (2004) o ______________________ é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um instrumento teórico - metodológico para a intervenção e mudança da realidade. A palavra que preenche corretamente a lacuna é:
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226Q900751 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Ciências, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Qual das alternativas melhor descreve a função do projeto político-pedagógico (PPP) em uma instituição de ensino?
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227Q864709 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Assistente de Creche, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

O Regimento Escolar e o Projeto Político-Pedagógico (PPP) são documentos fundamentais em todas as instituições de ensino no Brasil, ambos alinhados à legislação educacional vigente, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Nesse contexto, qual a principal diferença entre o Regimento Escolar e o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma instituição de ensino?
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228Q899621 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor Educação Física, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento essencial no contexto educacional brasileiro. Qual das seguintes afirmações melhor caracteriza a natureza e a função do PPP?
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229Q905144 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Sobre o que trata um Projeto Político-Pedagógico?
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230Q898252 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor Licenciatura Pedagogia Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

No contexto da sociedade atual, marcada pela complexidade e por mudanças rápidas, o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola é um documento essencial que orienta suas práticas. Com relação ao papel e à construção do PPP, julgue as afirmativas a seguir e assinale a correta.
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231Q987412 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) em uma instituição de ensino, assinale a alternativa que indica qual das seguintes práticas contribui de maneira mais eficaz para a construção de um PPP participativo e alinhado com as necessidades da comunidade escolar:
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232Q894014 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor II, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é uma peça fundamental no contexto educacional, pois desempenha um papel central na definição da identidade e na orientação das práticas educativas de uma instituição de ensino. Trata-se de um documento que estabelece os princípios, objetivos e diretrizes que norteiam a gestão e a prática pedagógica, refletindo a visão educacional da escola e alinhando-se aos valores da comunidade escolar. Quanto maior e mais qualificada for a participação de todos, maior será a probabilidade de se alcançarem os objetivos previstos e em construção, elaborados coletivamente. Na construção coletiva do PPP, os sujeitos participantes desse processo:


I. Precisam ter compreensão do que querem para a escola, com base no diagnóstico de sua realidade, de suas concepções de educação e sociedade, bem como das ações que devem acontecer para sua efetivação.

II. Devem aceitar a ideia de que a concepção de construção coletiva significa a soma da ideia de todos.

III. Assumir que quanto mais qualificada for a participação de todos, maior será a probabilidade de se alcançarem os objetivos previstos e em construção, elaborados coletivamente.

IV. Devem abdicar de suas concepções individuais e se submeter à vontade da maioria, visando homogeneidade de pensamentos e coerência do projeto.


Está correto o que se afirma em
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233Q901548 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Considerando a importância do envolvimento da comunidade escolar na elaboração do PPP, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__) O PPP escolar deve ser elaborado de maneira colaborativa, envolvendo gestores, professores, pais e alunos.
(__) A elaboração do PPP escolar é responsabilidade exclusiva do diretor, sem necessidade de participação da comunidade escolar.
(__) O PPP escolar deve refletir a realidade social, cultural e econômica da comunidade onde a escola está inserida.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
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234Q900627 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Sobre a relação entre o caráter político e pedagógico do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e a função social da educação e da escola, é correto afirmar:
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235Q899156 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, SEEDPR, Consulplan, 2024

A elaboração do Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações teve início com a constituição do Comitê Executivo Estadual e Assessoria Técnica, por meio da Portaria nº 66/2018 – GS/SEED, alterada pela Portaria nº 278/2018 – GS/SEED. O referido Comitê, composto pelas instituições: Secretaria de Estado da Educação – SEED/PR, Conselho Estadual de Educação – CEE/PR, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime e União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação – Uncme, tem como atribuição encaminhar e tomar decisões sobre o regime de colaboração no nível das secretarias estadual e municipais de educação. Com a finalização do Referencial em 2019, os sistemas de ensino orientaram as escolas na elaboração ou reelaboração das propostas curriculares e Projetos Político-Pedagógicos (PPPs). Sobre o documento final do Referencial Curricular do Paraná, assinale a afirmativa INCORRETA.
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236Q902486 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor Regente, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

“O Projeto Político-Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de Planejamento Participativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade. É um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição neste processo de transformação.”

(VASCONCELLOS, C. dos S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 24 ed. São Paulo: Libertad, 2014 pág. 169.)


No que diz respeito ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, assinale a alternativa correta.
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237Q897772 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor II T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

“O PPP-Projeto Político-Pedagógico é um instrumento teórico-metodológico que representa o ideário de uma instituição de ensino, tendo como característica a participação coletiva e a identidade da instituição escolar”. Sobre a construção e efetivação do Projeto Político-Pedagógico é CORRETO afirmar que:
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238Q898826 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Considerando o conceito de Projeto Político Pedagógico (PPP), qual das alternativas a seguir melhor representa o papel da comunidade escolar na elaboração desse documento?
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239Q895758 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Psicomotricista, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Na metodologia de elaboração de um Projeto Político Pedagógico (PPP), a etapa que envolve a análise crítica da realidade escolar e a definição de metas educacionais é conhecida como:
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240Q988495 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Orientador Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Resolução n° 01/2009, do CME a quem caberá promover a participação de toda a comunidade educativa na discussão, elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do Projeto Político Pedagógico, visando garantir a consolidação e o aperfeiçoamento da gestão democrática no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Florianópolis?
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