Questões de Concursos Projeto Político Pedagógico

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261Q897050 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Uma escola da rede pública, localizada em uma comunidade com alto índice de violência e desigualdade social, busca construir um Projeto Político-Pedagógico (PPP) que promova a transformação social e a superação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Considerando as especificidades do contexto e os desafios da educação integral, assinale a estratégia mais adequada para a construção de um PPP que atenda às necessidades dessa comunidade.
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262Q901192 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em Queimadas, PB, um grupo de pais e professores debateu intensamente sobre a inclusão de novos valores e práticas pedagógicas no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, especialmente em relação à educação inclusiva e à promoção da diversidade. Avalie as seguintes assertivas sobre a construção e a importância do PPP:

1. O PPP deve refletir os princípios de inclusão e respeito à diversidade, integrando práticas pedagógicas que garantam a equidade de acesso e a qualidade do ensino para todos os alunos.

2. A construção do PPP é uma oportunidade para que a escola se reposicione perante a comunidade, fortalecendo o compromisso com a educação de qualidade e a transformação social.

3. A participação dos pais na elaboração do PPP é fundamental, pois permite que a escolaatenda às expectativas e necessidades das famílias, promovendo um ambiente educacional mais acolhedor e colaborativo.

4. O PPP deve ser elaborado exclusivamente pelos gestores escolares, já que são eles os responsáveis pela implementação das políticas educacionais definidas pela secretaria de educação.

5. O PPP, ao contemplar a educação inclusiva, deve prever estratégias específicas para a formação dos professores, a adaptação dos materiais didáticos e a organização dos espaços escolares.


Alternativas:
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263Q988494 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Orientador Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Os Projetos Políticos Pedagógicos são documentos concebidos pelas unidades educativas do sistema municipal de ensino. De acordo com a Resolução n° 01/2009, do CME, o Projeto Político Pedagógico, caracteriza-se como:
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264Q900182 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

O planejamento da ação pedagógica, ao incorporar os elementos políticos, sociais, científicos, técnicos e pedagógicos, emerge como um instrumento estratégico para a gestão eficiente das práticas educacionais. Sua abordagem integrada fortalece a capacidade de adaptação da instituição às demandas do mundo contemporâneo, promovendo, assim, uma educação que transcende o meramente técnico, englobando a complexidade e a relevância social do ato educativo. Neste contexto, o plano de ensino não acontece de forma isolada, ele deve estar alinhado ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, de forma a colocar em prática a intencionalidade da instituição e possibilitar que, com base no planejamento, a ação transformadora aconteça. No processo de construção do plano de ensino e aprendizagem, alguns cuidados devem ser considerados, EXCETO:
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265Q905072 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor da Educação Básica, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

Os compromissos educacionais expressos no Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma determinada escola apontam uma abordagem de avaliação que vai além da mensuração de conhecimentos, buscando, de maneira integrada, contribuir para o crescimento, a autonomia e a formação integral dos estudantes. Nesta escola, as estratégias e instrumentos de avaliação do professor devem conceber a avaliação como um processo contínuo, investigativo e inclusivo. O professor, em observância ao Projeto Político-Pedagógico da instituição:

I. Decide iniciar um projeto interdisciplinar que abrange várias disciplinas. Os alunos são incentivados a escolher temas relacionados aos conteúdos abordados em sala de aula. Durante o projeto, o professor realiza avaliações contínuas, acompanhando o progresso individual e coletivo. Além das apresentações finais, são realizadas avaliações formativas, considerando a participação ativa dos alunos, a capacidade de pesquisa, a colaboração em grupo e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
II. Propõe que cada aluno mantenha um portfólio ao longo do ano letivo. Nesse portfólio, os estudantes incluem amostras de seu trabalho, reflexões sobre o aprendizado, metas individuais e feedbacks recebidos. O professor realiza revisões periódicas dos portfólios, oferecendo feedback construtivo e identificando áreas de melhoria.
III. Implementa um projeto de aprendizado baseado em problemas. Os alunos são desafiados a resolver um problema do mundo real, aplicando conceitos aprendidos em várias disciplinas. Durante o processo, o professor observa o envolvimento dos alunos, suas habilidades de resolução de problemas, colaboração e criatividade. A avaliação é realizada com feedback regular, permitindo ajustes e refinamentos ao longo do projeto.
IV. Organiza grupos de discussão regulares, nos quais os alunos compartilham suas ideias, dúvidas e descobertas. Durante essas sessões, o professor atua como facilitador, observando as contribuições individuais, a comunicação efetiva e a compreensão dos conceitos. Além disso, incentiva os alunos a fornecerem feedback uns aos outros de maneira construtiva.

Atendem às características da avaliação como um processo contínuo, investigativo e inclusivo as estratégias expressas em
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266Q903070 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Ciências, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

. É CORRETO o que se afirma em:">

A confecção do Projeto Político Pedagógico (PPP) deve estar integrado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente no que se refere às suas competências. Portanto, a BNCC deverá ser um documento norteador da elaboração do PPP. Dentre outros assuntos, deve-se abordar os seguintes:


I. Os professores deverão ter vozes na elaboração do PPP, pois dessa forma, pode ocorrer a reelaboração dos conteúdos de forma democrática e colaborativa, dessa forma, revendo como a BNCC pode ser implementada em cada disciplina.

II. Formação de professores, que deve possibilitar o aperfeiçoamento contínuo.

III. As escolas devem incorporar as propostas da BNCC ao PPP, sendo necessário identificar quais são as competências que devem ser desenvolvidas, considerando também a atuação que a escola já têm dentro desses campos de desenvolvimento.

Fonte: Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2183/

como-alinhar-o-ppp-da-escola-a-base-nacional-comum-curricular>.


É CORRETO o que se afirma em:

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267Q904125 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Coordenador Pedagógico II, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento essencial para a gestão escolar. Define a identidade da escola, objetivos e estratégias. Assinale a alternativa INCORRETA sobre o PPP.
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268Q901225 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Educação Física, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola municipal em Queimadas-PB, a equipe pedagógica discute como a avaliação na disciplina de Educação Física pode ser integrada ao projeto educacional da escola, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos. O objetivo é alinhar a avaliação aos princípios de uma Educação Física transformadora e inclusiva, que leve em consideração não apenas o desempenho físico, mas também aspectos cognitivos, sociais e afetivos.
Qual abordagem de avaliação seria mais coerente com os princípios de uma Educação Física transformadora e inclusiva, garantindo que todos os alunos, independentemente de suas habilidades, possam se desenvolver integralmente?

1. Realizar avaliações baseadas em testes físicos padronizados, assegurando que todos os alunos sejam avaliados com os mesmos critérios objetivos, mas complementando essa avaliação com discussões sobreos desafios enfrentados por alunos com diferentes níveis de habilidade física.

2. Implementar uma avaliação holística, que considere aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais, e que permita aos alunos refletirem sobre seu progresso de forma integrada, valorizando tanto o desempenho físico quanto o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

3. Utilizar a competição como critério principal de avaliação, destacando os alunos que obtêm os melhores resultados em atividades esportivas, mas também reconhecendo o esforço e o progresso dos alunos que demonstram empenho nas práticas esportivas, mesmo que não alcancem o desempenho máximo.

4. Incorporar práticas de autoavaliação e coavaliação de forma contínua, incentivando os alunos a refletirem sobre seu próprio desenvolvimento físico e social, além de avaliar o progresso de seus colegas em termos de cooperação, respeito e habilidades cognitivas.

5. Focar na avaliação sumativa ao final do semestre, utilizando critérios rígidos de desempenho físico, mas complementando essa avaliação com momentos de feedback qualitativo sobre o desenvolvimento cognitivo e afetivo dos alunos durante as aulas.


Alternativas:
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269Q900208 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Em um colégio que está revisando seu Projeto Político-Pedagógico (PPP), o Orientador Educacional foi solicitado a colaborar com aequipe na redefinição de metas e estratégias educacionais para os próximos anos. Considerando as funções e responsabilidades do orientador nesse processo, qual seria a melhor contribuição que ele pode oferecer ao planejamento educacional?
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270Q903133 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, UFAM, COMVEST UFAM, 2024

Considere o seguinte trecho adaptado de Gadotti (1994):

Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa de que cada projeto contém um estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.

Diante da reflexão do autor, destaca-se o Projeto Político-Pedagógico, enquanto planejamento que:
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271Q910667 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Segundo Veiga (2004) qual é a importância do Projeto Político Pedagógico para as instituições escolares?
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272Q898137 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Língua Portuguesa, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Considere o excerto abaixo:

"É importante entender que o Projeto Político Pedagógico passa por conceitos diversos, em épocas diferentes, possui uma elasticidade, porém a formalização e a teorização da junção das palavras político/pedagógico se deu no embate dos Projetos Políticos dos revolucionários franceses no século XVIII, e foi neste embate, na origem do discurso liberal, que formalizou-se a política burguesa em que houve esta junção para um sistema político pedagógico."
Fonte: RAMOS SANTOS, Ana Claudia. CORACINI DE SOUZA, Rosa Lia. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONCEITOS E SIGNIFICADOS NA DEMOCRATIZAÇAO DA ESCOLA. XVII Seminário Internacional de Educação no Mercosul.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola é um documento que orienta a organização, o planejamento e a implementação das ações educativas, com base em uma visão compartilhada dos objetivos educacionais. Tendo isso em mente, qual das características a seguir melhor representa uma prática essencial para a construção e execução efetiva do PPP em uma escola?
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273Q895841 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

A construção de um Projeto Político Pedagógico (PPP) eficaz pressupõe a articulação de diversos elementos, dentre os quais se destacam o Plano de Ensino, o Plano de Aula e a Gestão da Sala de Aula. A esse respeito, considere as seguintes afirmações:

I. O Plano de Ensino, norteador das atividades docentes, deve ser construído de forma individualizada, sem a necessidade de diálogo comoutros planos de ensino da mesma instituição, visando à autonomia do professor.

II. O Plano de Aula, instrumento que operacionaliza o Plano de Ensino, deve ser flexível e passível de ajustes, a fim de atender às necessidades dos alunos e ao contexto de cada aula.

III. A Gestão da Sala de Aula, elemento fundamental para o sucesso do PPP, envolve a criação de um ambiente propício à aprendizagem, o estabelecimento de regras claras e a promoção do diálogo entre professor e alunos.

IV. O PPP, por ser um documento de natureza política e pedagógica, deve ser construído coletivamente, com a participação de todos os atores da comunidade escolar, visando à construção de uma escola democrática e inclusiva.

É correto o que se afirma em:
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274Q900736 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Ensino Fundamental, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

A gestão pedagógica é considerada o pilar mais importante da gestão escolar. Isso porque ela está ligada diretamente à atividade-fim da escola. Portanto, ela atua diretamente na formação e desenvolvimento de competências e habilidades pessoais e profissionais nos alunos.

Nesse contexto, analise as afirmações que seguem:

I.Essa área da gestão escolar tem foco na mobilização de recursos e estruturação de processos da área educacional da escola.
II.A gestão pedagógica é a responsável pela organização e pelo planejamento da proposta política e pedagógica de ensino da escola, assim como definição dos melhores métodos de ensino e aprendizagem
III.A gestão pedagógica é responsável por estabelecer metas educacionais e avaliar o alcance desses objetivos.
IV.A área da gestão escolar é responsável por avaliar o desenvolvimento de professores e alunos, assim como criar um ambiente estimulante e que proporcione a aprendizagem.

Está CORRETO o que se afirma em:
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275Q900239 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

A principal finalidade do Projeto-Político Pedagógico (PPP) é estabelecer vínculos estratégicos entre as circunstâncias atuais da escola e a realidade almejada por seus membros. Para isso, o PPP deve estar em constante análise para favorecer as aberturas necessárias para os novos rumos daquele espaço educativo, ou seja, ele não deve ser simplesmente construído e arquivado, mas constantemente reavaliado e discutido.

(Guedes, 2021.)


Diante do contexto sobre o PPP, analise as afirmativas a seguir.


I. É um instrumento de planejamento capaz de indicar as intenções político-pedagógicas fundamentadas na realidade individual de cada escola.


II. Trata-se de um documento único e estático, que deve ser construído quando se inaugura a escola e atualizado a cada três anos devido às alterações de matrículas e diretrizes legais.


III. Possui características instituídas (leis, currículo, normativas, projetos e programas institucionais etc.), mas também instituintes, ou seja, servem tanto para reafirmar valores quanto para criar novos, na intenção de propor uma modificação da realidade daquele ambiente.


Está correto o que se afirma em

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276Q901412 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Ciências, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Em uma escola, a diretora junto com os integrantes do Conselho Escolar decidiu por incluir no projeto político – pedagógico uma abordagem pedagógica no combate à violência escolar e que promova uma cultura de paz, respeito e tolerância dentro do ambiente escolar.

I. Esta abordagem deve se basear principalmente em punição verbal, ao invés de punição física.
II. Ao invés de oferecer, cobrar dos pais o suporte adequado para as necessidades emocionais e sociais dos alunos.
III. Buscar identificar e intervir precocemente em situações de violência escolar.
IV. Desenvolver e implementar conteúdos específicos para prevenir o bullying.

Estão CORRETAS as afirmativas:
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277Q1011524 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico em Assuntos Educacionais, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca do projeto político-pedagógico (PPP) e da sua relação com a gestão educacional, julgue o item que se segue.

O PPP tem caráter pedagógico porque orienta as práticas educativas e define características essenciais à escola para que ela alcance seus objetivos e suas intencionalidades.

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278Q883290 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

O projeto político-pedagógico tem sido objeto de estudos para professores, pesquisadores e instituições educacionais em nível nacional, estadual e municipal, em busca da melhoria da qualidade do ensino.
Fonte: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14ª edição. Papirus, 2002.

Assinale a afirmativa que apresenta corretamente a definição de Projeto Político Pedagógico.
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279Q881044 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

O Projeto Político Pedagógico é um dos documentos que planejam o processo de ensino aprendizagem e definem diretrizes e ações a todos os envolvidos com a questão educacional. Acerca da finalidade e execução do PPP, assinale as assertivas abaixo em (V ) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) A elaboração e execução do PPP é de responsabilidade da União. ( ) O PPP tem legitimidade na medida em que reúne expectativas, interesses e vozes do coletivo educacional, como professores, pais, comunidade e gestores. ( ) Deve contemplar elementos como pressupostos filosóficos, políticos e pedagógicos. ( ) Precisa contemplar os planos de aula das disciplinas, bem como as metodologias ecritérios de avaliação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
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280Q897431 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Supervisor Educacional, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

Qual a principal diferença entre um plano de ensino e o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola?
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