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Questões de Concursos Projeto Político Pedagógico

Resolva questões de Projeto Político Pedagógico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


31Q327938 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a projeto político-pedagógico, que, nas empresas, pode ser considerado processo de permanente reflexão e discussão a respeito dos problemas da organização, com o propósito de propor soluções que viabilizem a efetivação dos objetivos almejados.

Os pressupostos que norteiam o projeto político-pedagógico estão desvinculados da proposta de gestão democrática.

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32Q320513 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Acerca do projeto político-pedagógico da escola, assinale a opção correta.

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33Q321478 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

A construção coletiva do projeto pedagógico deve ocorrer visando, antes de tudo, a instalação de uma autonomia construída e dialogada na escola, e não meramente para cumprir um dispositivo legal. Nesse sentido é correto afirmar, exceto: Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 22.
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34Q322434 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Analista Sociocultural, Secretaria da Administração Penitenciária SP, MSConcursos, 2018

O documento que é o resultado de análises e reflexões da comunidade escolar em relação à função social da escola, pelo qual são definidos os objetivos estratégicos de atuação da escola após a realização do diagnóstico da realidade escolar, é chamado de:
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35Q328746 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Matemática, Prefeitura de Salvador BA, CESGRANRIO

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola é contemplado pela LDB no 9.394/96 no âmbito da regulamentação da gestão das escolas públicas. Nesse sentido, o planejamento e a avaliação do PPP devem assegurar
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36Q57073 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, CESPE CEBRASPE

A efetivação do projeto político‐pedagógico da escola dá‐se por meio da organização do currículo no contexto educacional. Para que isso seja possível, se faz necessária a prática do planejamento em seus diferentes níveis.

Acerca desse tema, julgue o próximo item.

O uso efetivo das novas tecnologias na sala de aula depende exclusivamente de sua previsão no projeto político‐pedagógico da escola.
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37Q326416 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

A construção do projeto pedagógico da escola

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38Q57070 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, CESPE CEBRASPE

A efetivação do projeto político‐pedagógico da escola dá‐se  por  meio  da  organização  do  currículo  no  contexto  educacional. Para que isso seja possível, se  faz necessária a  prática  do  planejamento  em  seus  diferentes  níveis.  Acerca  desse tema, julgue o próximo item.

O  ensino  que  articula  teoria  e  prática  requer  de  professor  e  estudantes  a  tomada  de  consciência,  a  revisão  de  concepções,  a  definição  de  objetivos,  a  reflexão  sobre  as  ações  desenvolvidas,  o  estudo  e  a  análise  da  realidade  para  a  qual  se  pensam  as   atividades.  Tudo  isso  deve  estar  previsto  no  projeto  político‐pedagógico da escola.
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39Q321918 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Acerca do projeto político-pedagógico da escola, sua concepção, seus princípios e eixos norteadores, e em relação à gestão educacional decorrente do projeto político-pedagógico, julgue os itens subseqüentes. Atualmente, o plano da escola é concebido como projeto político-pedagógico. Projeto, por ser um desdobramento de um plano; político, por contemplar decisões de órgãos responsáveis pela educação; e pedagógico, por envolver ações educacionais.
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40Q328489 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT, 2017

Considerando que crianças e profissionais da Educação Infantil passam, em média, um terço de seu dia no interior da creche ou da pré-escola que frequentam, a qualidade desses ambientes afeta significativamente a vida de seus usuários, além de influenciar o projeto político-pedagógico e o processo educacional ali desenvolvidos (BRASIL, 2006a).

Em relação ao papel do educador na organização dos espaços, assinale a afirmativa INCORRETA.

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41Q325121 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

“O que foi importante aprender foi o respeito, a educação, a convivência com as pessoas (...). Quem me ensinou foram os meus pais (...). Quando eu tinha oito anos, meu pai falou para mim que eu tinha que respeitar os mais velhos e os amigos. Respeitar para ser respeitado. A educação em primeiro lugar.”

Considerando o trecho acima, que constitui parte de uma fala de um adolescente de 15 anos, e o que diz respeito à família, à educação e à integração social , julgue os itens a seguir.

A família é um agente fundamental na educação de seus membros. Portanto, cabe à escola integrá-la na discussão do projeto político-pedagógico para que tanto ela quanto a escola possam trabalhar em uma mesma direção na construção de sujeitos críticos e reflexivos.
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42Q326493 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é o conjunto de concepções pedagógicas que a escola adota, a explicitação da sua função social e a definição de procedimentos didático-metodológicos que serão desenvolvidos no processo educativo de seus alunos. Levando em consideração tal definição, analise as seguintes afirmações:

I. A dimensão administrativo-financeira não deve ser contemplada no processo de elaboração e execução do PPP.

II. O PPP deve ser elaborado coletivamente por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, como pais, alunos, professores e demais funcionários da escola.

III. O planejamento do PPP envolve pensar a organização do trabalho pedagógico da escola como um todo e da sala de aula em particular.

IV. O PPP de uma escola pode ser implementado por outra escola, desde que ambas façam parte do mesmo contexto territorial e, consequentemente, social.

Está correto somente o que se afirma em

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44Q321589 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

"O Projeto Político Pedagógico busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo Projeto Pedagógico da Escola é também Projeto Político por estar intimamente articulado ao compromisso sócio-político com os interesses reais e coletivos da população majoritária." (Veiga, I.P.A. (Org.) Projeto Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP, Papirus. 1995.) Considerando o PPP, suas funções, natureza e elaboração, avalie as seguintes afirmações:

I O PPP deve ser um documento neutro, evitando o confronto de ideias.

II O PPP deve estar pautado em grandes reflexões sobre qual é a finalidade da escola.

III Os educadores devem ser os responsáveis diretos pela mobilização da escola e da comunidade para a construção da proposta.

IV A dimensão do ensino e da aprendizagem sob a dimensão psicológica é o eixo mais relevante na construção do PPP.

Das afirmações, estão corretas

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45Q326275 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

A respeito do projeto político-pedagógico (PPP), julgue os itens a seguir.

O PPP caracteriza-se por ser um documento estritamente administrativo, no qual devem estar expressos os objetivos de aprendizagem, as metas das instituições educativas bem como os métodos pedagógicos para o cumprimento do currículo.

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46Q57066 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, CESPE CEBRASPE

A respeito do projeto político-pedagógico da escola, julgue o item subsequente.

Na literatura brasileira pertinente, os objetivos do projeto político-pedagógico se apresentam de diferentes formas, entre elas: consolidar a autonomia das escolas; articular concepções de mundo, de educação e de ensino definidas pela escola, com o propósito de realizar sua função social; fortalecer a gestão democrática nas escolas; afirmar a identidade da escola, sua organização, suas metas e seus planos.
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47Q323666 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre a construção do Projeto Político Pedagógico da escola, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) A construção do PPP implica envolvimento direto e vontade política dos poderes públicos Estaduais, Municipais e Federal, com a participação indireta da comunidade escolar.

 ( ) Para construir o PPP, é necessário realizar uma análise e avaliação diagnóstica, para criar soluções às situações-problema da escola, dos grupos e dos indivíduos.

 ( ) Para construir o PPP, é necessário definir claramente os princípios e as diretrizes contextualizadas, que projetem o vir a ser da escola.

 ( ) Na construção do PPP, a equipe técnica da escola tem a responsabilidade de elaborar o documento com base nas sugestões da comunidade escolar.

( ) Para a construção do PPP, é necessária a prática do planejamento participativo que aprofunde compromissos, estabeleça metas claras e realizáveis, criando uma consciência coletiva com base nos diagnósticos: geral, das áreas, por componente curricular, por setor escolar, por grupos de professores e por pessoas nos grupos.

Indique a alternativa correta.

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48Q324651 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico, CEFET RJ, CEFETBAHIA

Dentro de um enfoque crítico, a escola é entendida como uma instituição social permeada pela manifestação das contradições existentes dentro da sociedade brasileira, que é uma sociedade desigual em distribuição de rendas e de acessibilidade às oportunidades. Essas características determinam uma situação na qual podem ser identificadas duas tendências: formar grupos de resistência e pressão para mudar os rumos das coisas através de um processo de conhecimento dos determinantes sociais; e/ou a acomodação de todos os envolvidos no processo àquelas determinações. Nesse sentido, um projeto político-pedagógico deve se propor a

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49Q322866 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Analista Técnico Administrativo C5, Ministério das Cidades, CETRO

Pode-se considerar a última atividade da elaboração do Projeto Político Pedagógico a construção de um plano de ações, ou seja, de um conjunto de propostas que se desdobram em ações voltadas a provocar mudanças na realidade da escola. Ainda é preciso identificar o que é necessário, o que é exequível e estabelecer prioridades, considerando o que é mais necessário, oportuno e urgente fazer. O plano de ação deve estabelecer
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50Q322906 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a projeto político-pedagógico, que, nas empresas, pode ser considerado processo de permanente reflexão e discussão a respeito dos problemas da organização, com o propósito de propor soluções que viabilizem a efetivação dos objetivos almejados.

A perspectiva inovadora de um projeto político-pedagógico sustenta-se, entre outros aspectos, na ideia de formação de uma rede integrada por comunidades de aprendizagem e autoria, que utiliza ferramentas interativas da EAD para apoiar as ações educacionais.

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