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Questões de Concursos Projeto Político Pedagógico

Resolva questões de Projeto Político Pedagógico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


91Q319578 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

A respeito da gestão em educação e do projeto políticopedagógico (PPP), julgue os itens subseqüentes.

A perspectiva emancipadora do PPP requer ações intencionais e objetivos implícitos, além da participação de todos os segmentos da escola.

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92Q325483 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSA

Acompanhar as atividades, avaliando-as, leva à reflexão, com base em dados concretos, sobre como a escola se organiza para colocar em ação seu projeto político-pedagógico. Acerca da avaliação do PPP, assinale a alternativa correta.
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93Q321461 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Com o decorrer dos anos, a educação tem assumido múltiplas e complexas tendências educacionais como correntes teóricas e alternativas metodológicas. Dentro da perspectiva de uma educação para a cidadania, tem representado um desafio para todos os educadores da escola o(a):
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94Q320595 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, UFVJM MG, FUNDEP UFMG, 2017

Pimenta e Anastasiou (2002) frisam a importância da construção coletiva do projeto político-pedagógico institucional na recuperação das raízes da universidade enquanto instituição social e no questionamento crítico das funções esperadas que ela exerça.

Sobre o projeto político-pedagógico institucional, conforme as ideias dessas autoras, é incorreto afirmar que:

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95Q322136 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

A pedagogia não formal foi criada para dar suporte à estruturação das mudanças, à ampliação e à aquisição de conhecimento no espaço organizacional. O profissional de pedagogia não escolar, como instrumento de educação, surge para promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e aprendizagem para o trabalho. Tendo essas informações como referência inicial, julgue os itens subsequentes. Os espaços não escolares têm o dever de apresentar o projeto pedagógico, que podem ser flexíveis e enfatizar o aspecto cultural.
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96Q322496 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

A respeito do projeto político pedagógico:

I - Com planejamento, fica bem claro o que se pretende e o que deve ser feito para se chegar aonde se quer. Um bom Projeto Político Pedagógico dá segurança à escola. Escolhemse as melhores estratégias o que facilita seu trabalho, pois o mesmo está fundamentado no Projeto que norteia toda Unidade Escolar.

II - O Projeto político pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica.

III – O projeto político pedagógico deve ser elaborado com a participação de todos os segmentos inseridos no âmbito escolar.

IV - É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.

V - A relevância de um projeto escolar consiste no planejamento que, evita improvisação, serviço malfeito, perda de tempo e de dinheiro.

Assinale:

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97Q320627 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito da pluralidade presente nos espaços educativos, suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula e no ensino integrado e globalizado, julgue os itens subsequentes. As ações educativas propostas pela escola e a expressão das concepções de homem, sociedade, educação e conhecimento, que justificam e fundamentam as práticas da instituição, devem estar estruturadas no projeto político-pedagógico.
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98Q320656 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

O Projeto Político Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização de um processo de planejamento participativo que se aperfeiçoa e se objetiva na caminhada para a construção da identidade da instituição. Assim, analise as afirmativas abaixo, identificandoas com V, se forem verdadeiras, e com F, se falsas.

( ) O projeto político pedagógico é amplo, integral e global.

( ) O projeto político pedagógico é coletivo e democrático.

( ) O projeto político pedagógico é processual.

A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:

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99Q324192 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

Os quilombolas têm especificidades relacionadas à região, à cultura, à religião que os diferenciam entre si e que precisam ser consideradas na formulação das propostas educacionais.

Na construção do projeto de escola quilombola, é preciso

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100Q324538 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Quanto as dimensões do Projeto Político Pedagógico todas as alternativas estão corretas, exceto a:
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101Q321976 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

No que se refere a projetos pedagógicos e metodologia de ensino, julgue os itens seguintes. O projeto político pedagógico deve ser elaborado em prol da democratização da escola, orientando a reflexão e a ação, e estar voltado para a inclusão, com a finalidade de atender à diversidade de alunos e comprometendo-se com o tratamento das desigualdades educacionais e do êxito e fracasso escolar.
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102Q323378 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Técnico Municipal Nível Superior Nível IX, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação ao projeto político-pedagógico (PPP) e à atuação do profissional de psicologia em projetos pedagógicos, é correto afirmar que
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103Q328513 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em relação aos critérios a serem adotados pelos professores de educação física na seleção de conteúdos e metodologias coerentes com a proposta pedagógica da educação infantil, julgue os próximos itens. A intervenção do professor nas situações cotidianas vividas pelas crianças na escola deve ser pautada no afeto e no diálogo, pois isso permite que elas sejam autênticas e reflitam sobre as conseqüências de seus atos.
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104Q150891 | Pedagogia, Projeto político pedagógico, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto
político-pedagógico (PPP).

A elaboração de instrumentos pela administração central e a possibilidade de utilização desses instrumentos em grande escala por especialistas são características do PPP sob o ponto de vista estratégico-empresarial.

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105Q319070 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

As dimensões política, social e cultural do Projeto Pedagógico se traduzem pela explicitação dos principais problemas de cada instituição educacional, pela proposição de soluções e definição de responsabilidades coletivas e individuais na superação desses problemas. Nesse sentido, a elaboração do Projeto Pedagógico, se constitui em

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106Q327910 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, SGA AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao projeto político-pedagógico da escola.

A igualdade de condições na educação deve ser garantida pela mediação da escola tanto no ponto de partida como no ponto de chegada.

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107Q323042 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito do projeto político-pedagógico (PPP), julgue os itens subsequentes. O PPP delineia as atribuições dos diversos atores envolvidos no processo educativo, atribuindo ao coordenador pedagógico a responsabilidade de controlar as relações interpessoais que se estabelecem no interior da escola.
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108Q325359 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

“Ignorando-se mutuamente, tanto a escola como as famílias perdem com a falta desse convívio. O afastamento não faz bem a nenhuma das partes. Coisas simples, que poderiam ser resolvidas com diálogo, acabam por se transformar em problemas. A falta de comunicação afasta a escola do cumprimento de sua função social.” Considere as possíveis ações que o administrador pode fazer para aproximar a escola e as famílias, e assinale a alternativa correta. Fonte: Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?

I Produzir dados quantitativos e qualitativos, transformar em informações simples e explicar para as famílias em reuniões da escola.

II Acolher, respeitar e valorizar a diversidade.

III Promover escuta qualificada, compreendendo que a cultura explicitada pode ser diversa da desen volvida na escola e que nem por isso é menos importante.

IV Buscar resolver tudo que for de sua competência e fazer o encaminhamento junto a outras institui ções quando se fizer necessário.

V Fazer material com os principais pontos do Projeto Político Pedagógico e entregar aos pais no ato da matrícula ou na primeira reunião escolar para que os pais compreendam os objetivos da escola.

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109Q328377 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Básica III, Secretaria Municipal de Administração de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Considerando os papéis dos diferentes atores envolvidos na elaboração e execução do projeto político-pedagógico de uma escola, julgue os itens que se seguem. As diferenças no nível de desenvolvimento impossibilitam a realização de atividades comuns às crianças do ensino fundamental e da educação infantil.
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110Q325470 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, FUNIVERSA

A respeito do projeto político-pedagógico escolar, é correto afirmar que

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