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Questões de Concursos Projeto e Execução de Rodovias

Resolva questões de Projeto e Execução de Rodovias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q536077 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERN

Uma das ocorrências de materiais naturais de interesse para obras de pavimentação refere-se a jazidas de rochas (materiais pétreos), que são denominadas comumente por pedreiras e exploradas normalmente com auxílio contínuo de explosivos. Quanto ao estudo da ocorrência de materiais pétreos para a obtenção de agregados graúdos para emprego em misturas betuminosas, é correto afirmar que

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22Q538463 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERN

No que tange ao controle tecnológico da execução de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), é correto afirmar que

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23Q527895 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista de Controle, TCE PR, CESPE CEBRASPE

O diagnóstico da situação geral envolvendo a compreensão das causas dos defeitos é a etapa mais importante do levantamento da condição funcional para fins de projeto de restauração ou de gerência de manutenção de pavimentos. Acerca dos defeitos de superfície e de suas causas em obras de pavimentação, assinale a opção correta.
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24Q530125 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Com relação ao modal de transporte rodoviário de carga no Brasil, analise as assertivas com V para as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Possui maior representatividade entre as modais.

( ) Alto custo de implantação.

( ) Alta capacidade de carga sem limitação de volume e peso.

( ) Adequado para curtas e médias distâncias.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta de letras.

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25Q537858 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Um determinado projeto apresenta o parcelamento de uma gleba em lotes destinados à edificação, com aproveitamento do sistema viário existente. Não haverá abertura de novas vias de circulação ou logradouros públicos, nem o prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.

Esse projeto apresenta um
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26Q535478 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Ao especificar uma pavimentação para um estacionamento, o engenheiro optou, para o local, por peças de concreto pré-moldadas, conforme a NBR 9781:1987 (Peças de concreto para pavimentação – Especificação).

Para que as condições de aceitabilidade do material sejam as recomendadas por essa norma, na inspeção visual dos lotes, as peças defeituosas não podem ultrapassar, em cada lote, a cota de
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27Q533279 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Pavimento: superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras fi nitas, assentados sobre um semiespaço considerado teoricamente como infi nito (infraestrutura ou terreno de fundação) a qual é designada de subleito (Manual do DNIT, 2006).

Julgue os itens subsequentes, relativos a pavimentação.

I. O revestimento tradicional é a camada, o mais impermeável possível, que recebe diretamente a ação do rolamento dos veículos.

II. Base de um pavimento, sobre a qual se constrói um revestimento, é a camada destinada a resistir aos esforços verticais oriundos dos veículos, distribuindo tais esforços sobre o terreno.

III. Sub-base é a denominação dada ao terreno de fundação de um pavimento ou revestimento.

IV. Subleito é a camada corretiva da sub-base, ou complementar à base, que é utilizada quando, por qualquer circunstância, não é aconselhável construir o pavimento diretamente sobre a base.

É correto o que se afirma em

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28Q540661 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro Civil, FUNAI, ESAF

Sobre a drenagem de pavimentos de rodovias, assinale a opção incorreta.
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29Q534532 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Auditor de Controle Externo, TCM GO, FCC

O pavimento de uma rodovia é a superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras finitas. Sobre os tipos de pavimento considere:

I. O pavimento flexível é aquele em que todas as camadas sofrem deformação elástica significativa sob o carregamento aplicado e a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas.

II. Pavimentos rígidos de concreto devem ser dimensionados para um valor máximo de deflexão sob aplicação da carga correspondente ao eixo padrão.

III. Pavimentos asfálticos invertidos são aqueles em que a camada cimentada é a base em vez da sub-base.

IV. Pode-se distinguir, na vida de um pavimento asfáltico flexível, três fases com respeito à deflexão: fase de consolidação, fase elástica e fase de fadiga.

Está correto o que se afirma em

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30Q539261 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

O início das atividades de preservação de madeira no Brasil teve como base o tratamento de dormentes pela indústria ferroviária e dos postes para redes de distribuição de energia elétrica. A seleção adequada do preservante a ser utilizado e a escolha do método de aplicação são condições fundamentais para conferir uma boa proteção e exigem o conhecimento das condições de agressividade biológica a que a madeira está sujeita quando empregada, além de sua permeabilidade e resistência natural. O produto utilizado na preservação da madeira deve apresentar diversas características apresentadas abaixo.

Com relação a essas características, assinale a opção incorreta.
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31Q536360 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Perito Criminal, SDS PE, CESPE CEBRASPE

A respeito do diagrama de massas ou de Brückner, que facilita a análise da distribuição de materiais escavados quando se projeta, por exemplo, uma rodovia, assinale a opção correta.
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32Q529241 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Especialista Legislativo, ALERJ, FGV, 2017

A produtividade de um equipamento de terraplanagem é um fator relevante na elaboração do orçamento de uma obra de rodovia. A produção efetiva, medida no corte, de um motoscraper de 24 m³ de capacidade (em volume solto) e tempo de ciclo mínimo de 5 minutos, em operação (rendimento de 70%) sobre um solo com 25% de empolamento é de:
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33Q529970 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

O Sistema de Custos Rodoviários do DNIT (SICRO) utiliza metodologia e critérios para o cálculo dos custos unitários dos insumos e serviços necessários à execução das obras de construção, restauração e sinalização rodoviária e dos serviços de conservação rodoviária. De acordo com a metodologia adotada pelo SICRO, indique qual das opções apresenta corretamente os critérios de medição a serem adotados.

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34Q532581 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Auditor de Controle Externo, TCM GO, FCC

Sobre a Distância de Visibilidade em rodovias, considere:

I. A Distância de Visibilidade de Parada depende da distância percorrida pelo veículo durante o tempo de ação e reação e da distância percorrida durante a frenagem.

II. A Distância de Visibilidade de Decisão refere-se a dois tipos de manobras: parada ou mudança de velocidade, trajetória e direção.

III. A Distância de Visibilidade de Ultrapassagem mínima é calculada considerando os dois veículos trafegando na mesma velocidade.

IV. Um traçado em curva horizontal pode limitar a Distância de Visibilidade em função da existência de obstáculos laterais a rodovias, como taludes de corte e vegetação.

Está correto o que se afirma em

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35Q532113 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro Civil, ASTC SC, UNESC

As características dos agregados que devem ser levadas em conta nos serviços de pavimentação são:

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36Q534294 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

No desenvolvimento de uma curva horizontal circular, o conceito de grau G da curva se refere a(ao)

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37Q538035 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro Civil, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Entende-se por projeto geométrico de uma estrada ao processo de correlacionar os seus elementos físicos com as características de operação, frenagem, aceleração, condições de segurança, conforto. Com relação ao projeto de estradas, marque o INCORRETO.

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38Q531396 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Estradas Mecânica dos Solos, IF PI, IF PI

Com relação ao ensaio de Califórnia Bearing Ratio (CBR), analise as afirmações abaixo:

I A pressão corrigida corresponde ao ajuste do ponto zero da curva a fim de corrigir os efeitos provenientes da irregularidade da superfície do corpo de prova;

II O material deve ser compactado em cinco camadas e cada camada deverá ser executada com 12 golpes de soquete no caso de materiais de subleito e 26 ou 56 golpes de soquete no caso de materiais de base e sub-base;

III Deve-se medir a expansão do solo ocorrida nos corpos de prova imersos em água por 48 horas, com medidas a cada 24 horas, com uma sobrecarga de 4,536 kg;

IV Corresponde ao maior valor da percentagem obtida na relação entre a pressão de penetração medida ou corrigida e a pressão de penetração padrão em um agregado graúdo.

Estão corretos os itens:

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39Q528015 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro Civil, ASTC SC, UNESC

No método de dimensionamento de pavimentos flexíveis do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), a espessura mínima dos revestimentos betuminosos é determinada com base em qual parâmetro?

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40Q530779 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro Civil, ASTC SC, UNESC

Qual dos métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis leva em consideração a deflexão para determinar a espessura da camada de revestimento?

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