Questões de Concursos Projeto e Execução de Rodovias

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41Q540389 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista em CampT Júnior, DCTA SP, VUNESP

Considere a seção transversal de uma estrada com 14 m de largura. Necessitou-se substituir o material do subleito em um trecho de 200 metros de extensão até por pelo menos 1 metro de profundidade. O volume mínimo do material a ser substituído é, em m3,

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42Q538860 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

A drenagem urbana é composta de diversos dispositivos, que devem adequadamente captar e conduzir as águas para um ponto de desague adequado. O dispositivo tipo boca-de-leão é utilizado, no sistema de drenagem, para

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43Q537858 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Um determinado projeto apresenta o parcelamento de uma gleba em lotes destinados à edificação, com aproveitamento do sistema viário existente. Não haverá abertura de novas vias de circulação ou logradouros públicos, nem o prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.

Esse projeto apresenta um
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44Q538627 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista de Regulação, ARCE CE, FCC

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

Na etapa de alocação de viagens, na modelagem clássica de atribuição de viagens, busca-se definir

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45Q540421 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERN

Quanto às características, composição e estudo do traço de misturas asfálticas, é correto afirmar que

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46Q536077 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERN

Uma das ocorrências de materiais naturais de interesse para obras de pavimentação refere-se a jazidas de rochas (materiais pétreos), que são denominadas comumente por pedreiras e exploradas normalmente com auxílio contínuo de explosivos. Quanto ao estudo da ocorrência de materiais pétreos para a obtenção de agregados graúdos para emprego em misturas betuminosas, é correto afirmar que

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48Q538387 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro Civil, VALEC, FEMPERJ

Os pavimentos das estradas podem ser classificados em flexíveis ou rígidos, de acordo com o tipo de revestimento empregado. Um exemplo de pavimento rígido é o que possui revestimento de:

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49Q540947 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Perito Criminal de 1a Classe Área de Formação Engenharia Civil, PEFOCE CE, CESPE CEBRASPE

A respeito da operação de transporte público, julgue os seguintes itens.

Um dos indicadores mais utilizados para medir a eficiência do transporte público é o índice de passageiros por quilômetro (IPK). Quanto mais alto for o IPK, maior será o custo unitário por passageiro.

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50Q534294 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

No desenvolvimento de uma curva horizontal circular, o conceito de grau G da curva se refere a(ao)

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51Q534552 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Judiciário, TJ RJ, FCC

Quanto à execução da pintura de sinalização vertical em pavimento, com base na legislação vigente, considere:

I. Em camada betuminosa recém executada deve ser implantada a sinalização horizontal definitiva, 15 dias após a liberação ao tráfego para evitar solturas e outros problemas.

II. Quando houver necessidade de abertura ao tráfego antes do tempo mínimo previsto, deve-se executar sinalização horizontal provisória, de modo que o trecho esteja devidamente sinalizado antes da abertura ao tráfego.

III. Compete à executante empregar, em cada caso, o método mais apropriado para a eliminação das demarcações anteriores, o que só pode ser feito por meio de processos manuais.

IV. Nos pavimentos de concreto de cimento Portland, deve ser aplicado, preliminarmente, o primer promotor de aderência, precedido da remoção total de película química de cura.

Está correto o que se afirma APENAS em

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52Q529947 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Pavimentação e Conservação de Estradas, IFRN, FUNCERN

Os avanços nos estudos sobre pavimentos rígidos permitiram que se conhecesse melhor os efeitos produzidos pelas cargas sobre essa estrutura e serviram também para apontar novas técnicas de construção. Um dessas técnicas é a utilização de algumas ferragens para melhoria do desempenho desses pavimentos. Dentre essas ferragens, aquela que melhora o desempenho de pavimentos rígidos por ajudar as juntas transversais no combate aos efeitos da erosão da camada de suporte da placa de concreto é a

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53Q531742 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Judiciário, TJ RO, CESPE CEBRASPE

Mediante a análise do volume, da velocidade e da densidade, características fundamentais dos aspectos dinâmicos do tráfego, pode-se avaliar globalmente a fluidez do movimento geral de veículos, bem como determinar o nível de serviço. Tendo essas informações como referência, assinale a opção correta a respeito das características do tráfego.

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54Q533279 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista em Infraestrutura de Transportes, DNIT, ESAF

Pavimento: superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras fi nitas, assentados sobre um semiespaço considerado teoricamente como infi nito (infraestrutura ou terreno de fundação) a qual é designada de subleito (Manual do DNIT, 2006).

Julgue os itens subsequentes, relativos a pavimentação.

I. O revestimento tradicional é a camada, o mais impermeável possível, que recebe diretamente a ação do rolamento dos veículos.

II. Base de um pavimento, sobre a qual se constrói um revestimento, é a camada destinada a resistir aos esforços verticais oriundos dos veículos, distribuindo tais esforços sobre o terreno.

III. Sub-base é a denominação dada ao terreno de fundação de um pavimento ou revestimento.

IV. Subleito é a camada corretiva da sub-base, ou complementar à base, que é utilizada quando, por qualquer circunstância, não é aconselhável construir o pavimento diretamente sobre a base.

É correto o que se afirma em

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55Q534815 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Técnico em Edificações, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

O Projeto Executivo de rodovias é composto por três projetos específicos, assinale a alternativa que não apresenta um destes projetos:

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56Q530977 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista de Finanças, CGU, ESAF

A superestrutura de uma rodovia é constituída de camadas com espessuras finitas destinadas a resistir às cargas oriundas do tráfego de veículos e transmitir estes esforços ao subleito. Assim, considerando uma seção transversal típica de um pavimento flexível, é incorreto afirmar que

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57Q536866 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista Ministerial, MPE PI, CESPE CEBRASPE

A respeito dos elementos da via permanente de uma ferrovia, julgue os itens subsequentes.

O lastro tem como função amortecer parcialmente as vibrações e garantir a estabilidade vertical, horizontal e longitudinal da via.

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58Q536359 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Especialista em Regulação de Aviação Civil, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes a projetos de pavimentos aeroportuários e à gerência de pavimentos.

A desintegração e a perda de resistência à derrapagem são defeitos que os pavimentos flexíveis aeroportuários apresentam ao longo de seu tempo de uso.

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59Q528936 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Analista de Regulação, ARCE CE, FCC

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

Para realizar o movimento de ultrapassagem em curvas horizontais ou verticais, em rodovias de pista simples e sentido duplo de circulação, os veículos se utilizam da faixa contrária nesta manobra, necessitam de boa visibilidade e distância para garantir sua realização com segurança. Para a velocidade regulamentada de 80 km/h a distância mínima de visibilidade, em metros, é de

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60Q533545 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro Civil, Prefeitura de Triunfo PE, METTA CeC

Para projetos de pontes de concreto armado, na avaliação da carga devida ao peso da pavimentação, deve ser adotado para peso específico do material empregado o valor mínimo de:

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