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Questões de Concursos Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias

Resolva questões de Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q536204 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Analista de Infraestrutura, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, CESPE CEBRASPE

Ao se projetar uma rodovia, verificou-se que, em determinado trecho em corte, o material encontrado era rocha estratificada e o lençol freático estava a menos de 1,50 m do subleito.

 A partir da situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.

Como o subleito é constituído de rocha estratificada, que é considerada material auto-drenante, e o lençol freático está a profundidade menor que 1,50 m, os trabalhos de drenagem podem ser significativamente simplificados.

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42Q541151 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Analista de Infraestrutura, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, CESPE CEBRASPE

Considerando-se que, ao desenvolver o projeto da rodovia que liga Brasília a Padre Bernardo, optou-se por utilizar terraplenagem convencional e pavimento flexível, tendo sido o projeto dimensionado pelo método do DNER/DNIT, julgue os itens de 90 a 94.

Dois ou mais eixos, que constituem um conjunto integral de suspensão, são considerados eixos em tandem, se forem atendidas as seguintes condições: qualquer um deles pode, ou não, ser motriz; a distância entre os dois planos verticais paralelos que contêm o centro das rodas deve ser inferior a 2,40 m; em qualquer par de eixos ou conjunto de três eixos em tandem, com quatro pneumáticos em cada eixo e respectivos limites legais de carga de 17 t e 25,5 t, a diferença de peso bruto total entre os eixos mais próximos não pode exceder 1.700 kg.

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43Q535409 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Auditor do Estado, Secretaria de Estado de Controle e Transparência ES, CESPE CEBRASPE

Em obras de arte especiais, barreiras de concreto são dispositivos rígidos, de concreto armado, de proteção lateral de veículos. Com relação à finalidade e concepção desse tipo de obra de arte, julgue os itens seguintes.

Nas pontes em que há passeios laterais, para proteção de pedestres e ciclistas, são colocadas duas barreiras rígidas, em ambos os lados do passeio.

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44Q539763 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Auditor de Controle Externo, Tribunal de Contas Estadual PE, CESPE CEBRASPE, 2017

Durante a execução de uma obra rodoviária, a contratada pleiteou o reajuste contratual, aplicando o percentual calculado pelo índice sobre o montante a receber da obra após a data-base, tendo em vista que, mesmo estando com algumas atividades injustificadamente atrasadas, o cronograma financeiro estava de acordo com o cronograma de desembolso.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os próximos itens.

A contratada tem direito ao reajustamento somente após um ano da entrega das propostas ou do orçamento, dependendo do que esteja previsto no edital de licitação.
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45Q530934 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território DF, CESPE CEBRASPE

As finalidades básicas das vias pavimentadas são a de suportar as cargas produzidas pelo tráfego, proteger o leito da estrada contra a entrada de água, reduzir a perda dos materiais superficiais e promover resistência a intempéries, entre outras.

Acerca dos diversos tipos de pavimentos e suas aplicações, julgue os próximos itens.

Nos pavimentos flexíveis, a base tem como função reduzir as deformações de tração no revestimento.

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46Q540222 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Analista de Infraestrutura, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, CESPE CEBRASPE

Ao se projetar uma rodovia, verificou-se que, em determinado trecho em corte, o material encontrado era rocha estratificada e o lençol freático estava a menos de 1,50 m do subleito.

 A partir da situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.

Para separar do solo a ser drenado a camada de material constituinte do filtro, pode-se usar manta de geotextil impregnada com material betuminoso.

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47Q540527 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Inspetor de Controle Externo, Tribunal de Contas Estadual RN, CESPE CEBRASPE

As tarefas de conservação de rodovias podem ser classificadas em grupos segundo sua natureza e finalidade específicas, como conservação corretiva rotineira, conservação preventiva periódica, conservação de emergência e restauração. No que se refere às tarefas de conservação de rodovias, julgue os itens a seguir.

É considerada serviço de conservação preventiva periódica a recomposição do revestimento com mistura betuminosa a frio ou a quente.

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48Q530086 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Auditor de Controle Externo, Tribunal de Contas Estadual PE, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito de impactos ambientais em obras rodoviárias, julgue os itens subsecutivos. Ações antrópicas que tragam benefícios ao meio ambiente, como a melhora na qualidade das características físico-químicas do solo, caracterizam o impacto ambiental significativo (IAS) como adverso.
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49Q527913 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Analista de Infraestrutura, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos aos sistemas de drenagem.

São finalidades dos envoltórios em drenos subterrâneos: propiciar condições para que o gradiente hidráulico na interface solo-envoltório se mantenha baixo; facilitar o fluxo da água do solo para o dreno; baixar a velocidade da água nos poros; minimizar a desagregação do solo e o carreamento de partículas para o interior do dreno.

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50Q534527 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Especialista em Regulacao, Agência Nacional de Transportes Terrestres, CESPE CEBRASPE

Durante a inspeção de uma rodovia em pavimento flexível antigo, algumas patologias foram verificadas. O relatório da equipe técnica mostrou que o índice de irregularidade internacional ? IRI (international roughness index) do pavimento inspecionado variou de 2,5 a 6,0. Constava ainda no relatório que o índice de gravidade global (IGG) foi utilizado também na avaliação do pavimento, e que trincas do tipo couro de jacaré foram observadas ao longo do trecho.

Com base nas informações apresentadas acima, julgue os itens a seguir.

O IGG é empregado para medir a irregularidade transversal da pista.

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51Q535278 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Instituto Brasília Ambiental, CESPE CEBRASPE

Na construção de taludes rodoviários, barragens de terra ou quaisquer outras estruturas, os solos soltos devem ser compactados. A compactação é a densificação do solo por meio da redução do volume dos seus vazios, o que requer aplicação de energia mecânica. Considerando essa afirmação, julgue os itens subsequentes.

Os rolos compactadores lisos são adequados para operações de acabamento em aterros com solos arenosos ou argilosos.

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52Q534666 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Perícia Forense do Estado do Ceará CE, CESPE CEBRASPE

A respeito de serviço de transporte e técnica e economia dos transportes, julgue os itens subsequentes.

Serviço de transporte rodoviário interestadual semiurbano de passageiros é caracterizado por ter extensão superior a quarenta e inferior a setenta e cinco quilômetros, por ser tipicamente um transporte rodoviário intermunicipal e por transpor os limites da respectiva unidade federativa.

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53Q533997 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

Com relação a projetos de obras rodoviárias, de obras de arte correntes e especiais, julgue os itens subsequentes.

Segundo o DNIT, o projeto executivo de drenagem deve contemplar detalhes das seções transversais-tipo e soluções particulares de inclinação de taludes, alargamento de cortes e esplanadas.

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54Q527569 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Analista de Controle Externo ACE, TCU, CESPE CEBRASPE

Um aspecto importante para o sucesso de uma obra rodoviária é o que diz respeito às especificações e qualidades dos materiais (agregados, materiais betuminosos etc.) empregados, assim como aos ensaios que permitem verificar as características desses insumos. Com relação a esse aspecto, julgue os itens que se seguem.

Os produtos asfálticos devem ser submetidos a testes de adesividade e, caso essa qualidade não seja satisfatória, podese eventualmente utilizar melhoradores de adesividade (dopes).

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55Q534392 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Analista Judiciário, Conselho Nacional de Justiça, CESPE CEBRASPE

Na construção de uma estrada, o aterro era executado em camadas compactadas de 800 mm e a compactação estava sendo realizada, inicialmente, com rolo compactador pé de carneiro. Três semanas após a execução do serviço, o fiscal colheu amostras do solo compactado para medir o teor de umidade. Com referência a essa situação, julgue os itens subsequentes.

A espessura das camadas adotada no procedimento descrito acima garante economia de execução, sem afetar a qualidade do serviço.

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56Q536002 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Técnico Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Espírito Santo, CESPE CEBRASPE

O tratamento superficial simples por meio de emulsão asfáltica e agregado é utilizado para o tratamento de pavimentos e para a urbanização no entorno de edificações. Em relação aos procedimentos para o emprego dessa técnica de pavimentação, julgue os itens a seguir.

O terreno em que o material será aplicado deve passar por um processo de preparo, no qual toda a matéria orgânica é removida.

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57Q534831 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Auditor do Estado, Secretaria de Estado de Controle e Transparência ES, CESPE CEBRASPE

A implantação de uma rodovia gera diversos impactos ambientais negativos nas fases de planejamento, construção, operação e manutenção, mas os diretos e mais significativos estão relacionados com a construção propriamente dita. No funcionamento de equipamentos de construção e detonações ocorre a produção de pó e ruído. A respeito das medidas mitigadoras desses impactos, julgue os próximos itens.

Uma das medidas apropriadas para evitar a geração de pó é proteger as superfícies desprovidas de cobertura vegetal com materiais impermeáveis ou de permeabilidade adequada como telas e bidim.

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58Q529971 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Auditor do Estado, Secretaria de Estado de Controle e Transparência ES, CESPE CEBRASPE

No trabalho de conservação e manutenção de rodovias, a definição de opções apropriadas de restauração é feita com base na avaliação funcional e na avaliação estrutural do pavimento. Em referência a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Quando são identificadas trincas isoladas no revestimento, o tratamento por selagem é eficiente no retardamento de sua evolução e da consequente necessidade de uma intervenção de restauração de maior magnitude.

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59Q533845 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Analista de Infraestrutura, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, CESPE CEBRASPE

Concluída as etapas de planejamento, projeto, construção, sinalização e instalação dos equipamentos de segurança, a rodovia é entregue ao tráfego e inicia-se a fase de operação e manutenção, etapa em que aparecem as deficiências da obra. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O peso bruto total combinado de veículos de carga, para combinações de veículos articulados com duas unidades do tipo caminhão e reboque e comprimento igual ou inferior a 17,50 m, pode atingir 57 t, como estabelece a legislação, sem provocar concentração excessiva de cargas sobre o pavimento.

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60Q538787 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Agente de Defesa Civil, Ministério Público Estadual AM, CESPE CEBRASPE

A realização de ensaios de laboratório com diferentes materiais utilizados em obras de pavimentação fornece informações importantes para o desenvolvimento dos projetos e permite avaliar o desempenho final da obra. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Na execução de revestimento betuminoso pelo método denominado pré-misturado a quente, os componentes devem ser misturados a temperatura ambiente e aquecidos na aplicação.

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