Questões de Concursos Pronome

Resolva questões de Pronome comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q373483 | Português, Pronome, Dentista, Prefeitura de Nhandeara RJ, CONRIO

“Tu não te enxergas?”

O pronome acima é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q374857 | Português, Pronome, Agente de Organização Escolar, Secretaria de Estado de Educação SP, CKM Serviços, 2018

Para se referir aos chefes dos Poderes Executivos (presidente, governadores e prefeitos), deve-se usar o pronome de tratamento Vossa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q374938 | Português, Pronome, Oficial de Atendimento, Câmara Municipal de Dois Córregos SP, VUNESP, 2018

O pronome em destaque está posicionado de acordo com a norma-padrão da língua na frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q374963 | Português, Pronome, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2018

O pronome destacado foi utilizado na posição correta, segundo as exigências da norma-padrão da língua portuguesa, em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q373886 | Português, Pronome, Advogado, Prefeitura de Areiópolis SP

Complete as lacunas com os pronomes adequados: Quando ____ chegar, eu ____ receberei e enroscar-me-ei em ____abraços.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q374193 | Português, Pronome, Agente de Segurança Penintenciária, SAP SP, MSConcursos, 2017

Quanto às funções da linguagem, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q375144 | Português, Pronome, Agente Legislativo, Câmara Municipal de Ituporanga SC, FUNDATEC, 2019

Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa. Tendo por base o enunciado acima, imagine que um agente administrativo, cumprindo suas tarefas rotineiras, se depara com a autoridade ocupante do cargo mais elevado do poder executivo municipal. Tal autoridade, após cumprimentá-lo, dirige a ele uma pergunta. Entretanto, o agente não o ouve. Assim sendo, a forma adequada para pedir a repetição da pergunta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q374879 | Português, Pronome, Secretário Auxiliar, Ministério Público Estadual GO, MPE GO, 2018

Assinale os pronomes de tratamento adequados para as seguintes autoridades:

I – Papa

II- Delegado de Polícia

III – Reitor

IV – Vereador

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q374021 | Português, Pronome, Agente Administrativo, PREV São José PR, FAUEL, 2017

Em canais de comunicação oficiais, a sigla V.S.a é empregada com frequência e representa a abreviação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q374580 | Português, Pronome, Assistente Cuidador de Escola, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

“Faça aos outros aquilo que eles não querem que você lhes faça, antes que eles te façam aquilo que você não quer que eles te façam”. (Millôr Fernandes) Entre os pronomes sublinhados nessa frase, aquele que NÃO se refere ou repete nenhum termo anterior é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q374852 | Português, Pronome, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Relacione os pronomes de tratamento, listados a seguir, aos respectivos cargos.

1. Vossa Excelência

2. Vossa Magnificência

3. Vossa Senhoria

4. Vossa Reverendíssima

5. Vossa Santidade

( ) Papa

( ) Almirante

( ) Coronel

( ) Reitor

( ) Cônego

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q373772 | Português, Pronome, Assistente Social, Prefeitura de Seara SC

Indique a alternativa que apresenta pronome indefinido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q373760 | Português, Pronome, Advogado, Prefeitura Morro da Fumaça SC, FAEPESUL

Considerando as normas gramaticais, o pronome pessoal oblíquo átono está corretamente colocado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q373778 | Português, Pronome, Advogado, Prefeitura de Areiópolis SP

“Não faça semelhante besteira! ” A palavra em destaque é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q374296 | Português, Pronome, Técnico em Elétrica I, ITAIPU Binacional, NC UFPR, 2017

Considere o seguinte trecho:

O ex-presidente seria também contrário à realização da Assembleia Constituinte, ________________ está programada para o próximo domingo, num momento tão delicado para o país.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q374017 | Português, Pronome, Agente Administrativo, PREV São José PR, FAUEL, 2017

O pronome de tratamento utilizado para se dirigir a vereadores, chefes, secretários e diretores de autarquias em comunicação oficial é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q374065 | Português, Pronome, Oficial, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica, 2017

Complete, corretamente, as lacunas da assertiva quanto ao emprego dos pronomes relativos e identifique a seguir a alternativa com a sequência correta.

Pedro lia um livro muito interessante __________ autor o havia autografado para seu avô _________ era muito amigo do escritor, pois cresceram juntos e lá ___________viviam tudo era magia e encantamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q373746 | Português, Pronome, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Companhia Docas do Estado da Bahia BA, FGV

As virtudes e os perfumes são da natureza; _____ duram pouco e _____ perduram por longo tempo, mas ambos perdem a essência quando expostos.

As formas dos demonstrativos que preenchem corretamente as lacunas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q676256 | Português, Pronome, Auditor Fiscal de Obras, Prefeitura de Itabira MG, IBGP, 2020

Texto associado.
Educação financeira chega ao ensino infantil e fundamental em 2020
Oferta está prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Antonia, auxiliar de escritório, todos os dias compra uma balinha ou um chocolate, no ponto de ônibus, na volta do trabalho, que custa
R$ 0,50. "Eu não dava importância para aquele gasto. Imagina, R$ 0,50 não é nada! Mas eu nunca consegui economizar um centavo”.
Fazendo as contas, esses centavos viram R$ 11 em um mês e R$ 132 em um ano.
São situações como essa, retirada de livro didático disponível online, que ensinam estudantes de escolas em várias partes do país a
terem consciência dos próprios gastos e a ajudar a família a lidar com as finanças. A chamada educação financeira, cuja oferta hoje depende
da estrutura de cada rede de ensino passa a ser direito de todos os brasileiros, previsto na chamada Base Nacional Comum Curricular
(BNCC).
“É uma grande oportunidade, uma grande conquista para a comunidade escolar do país”, diz a superintendente da Associação de
Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), Claudia Forte. “A educação financeira busca a modificação do comportamento das pessoas, desde
pequeninas, quando ensina a escovar os dentes e fechar a torneira para poupar água e economizar. Isso é preceito de educação financeira”.
A BNCC é um documento que prevê o mínimo que deve ser ensinado nas escolas, desde a educação infantil até o ensino médio.
Educação financeira deve, pela BNCC, ser abordada de forma transversal pelas escolas, ou seja, nas várias aulas e projetos. Parecer do
Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado pelo Ministério da Educação (MEC), prevê que as redes de ensino adequem os currículos
da educação infantil e fundamental, incluindo esta e outras competências no ensino, até 2020.
A educação financeira nas escolas traz resultados, de acordo com a AEF-Brasil. Pesquisa feita em parceria com Serasa Consumidor e
Serasa Experian, este ano, mostra que um a cada três estudantes afirmou ter aprendido a importância de poupar dinheiro depois de
participar de projetos de educação financeira. Outros 24% passaram a conversar com os pais sobre educação financeira e 21% aprenderam
mais sobre como usar melhor o dinheiro.
Desafios
Levar a educação financeira para todas as escolas envolve, no entanto, uma série de desafios, que vão desde a formação de
professores, a oferta de material didático adequado e mesmo a garantia de tempo para que os professores se dediquem ao preparo das
aulas.
De acordo com o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Garcia, os municípios, que são os
responsáveis pela maior parte das matrículas públicas no ensino infantil e fundamental, focarão, em 2020, na formação dos docentes, para
que eles possam levar para as salas de aula não apenas educação financeira, mas outras competências previstas na BNCC.
“Tivemos um grande foco na construção dos currículos e, agora, neste ano, [em 2020], entramos no processo de formação. Educação
financeira, inclusão, educação socioemocional, todos esses elementos vão chegar de fato na sala de aula a partir da discussão que fizermos
agora”, diz. Segundo ele, a implementação será concomitante à formação, já em 2020.
De acordo com Garcia, não há um levantamento de quantos municípios já contam com esse ensino. “Não existe uma orientação geral
com relação a isso. São iniciativas locais. Não tenho como quantificar, mas não é algo absolutamente novo”, diz.
Ensinar a escolher
A educação financeira é pauta no Brasil antes mesmo da BNCC. Em 2010 foi instituída, por exemplo, a Estratégia Nacional de Educação
Financeira (Enef), com o objetivo de promover ações de educação financeira no Brasil. Na página Vida e Dinheiro, da entidade, estão
disponíveis livros didáticos que podem ser baixados gratuitamente e outros materiais informativos para jovens e para adultos.
As ações da Enef são coordenadas pela AEF-Brasil. Claudia explica que a AEF-Brasil foi convocada pelo Ministério da Educação (MEC)
para disponibilizar materiais e cursos para preparar os professores e, com isso, viabilizar a implementação da educação financeira nas
escolas.
As avaliações mostram que o Brasil ainda precisa avançar. No Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015, o Brasil
ficou em último lugar em um ranking de 15 países em competência financeira. O Pisa oferece avaliação em competência financeira de forma
optativa aos países integrantes do programa. O resultado da última avaliação dessa competência, aplicada em 2018, ainda não foi divulgado.
Os resultados disponíveis mostram que a maioria dos estudantes brasileiros obteve desempenho abaixo do adequado e não conseguem,
por exemplo, tomar decisões em contextos que são relevantes para eles, reconhecer o valor de uma simples despesa ou interpretar
documentos financeiros cotidianos.
Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-12/educacao-financeira-chega-ao-ensino-infantil-e-fundamentalem2020>. Acesso em: 13 fev. 2020. Fragmento.
“A chamada educação financeira, cuja oferta hoje depende da estrutura de cada rede de ensino, passa a ser direito de todos os brasileiros, previsto na chamada Base Nacional Comum Curricular (BNCC).”
O pronome relativo em destaque introduz efeito semântico de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.