Início

Questões de Concursos Propriedade

Resolva questões de Propriedade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q416710 | Direito Civil, Propriedade, Analista Judiciário, TRT 1a, FJPF

Tomás se obrigou a dar determinado bem a Tobias. No curso da obrigação, o bem acabou se deteriorando, sem que tenha ocorrido culpa de Tomás. Nesse caso, a lei civil garante a Tobias adotar o seguinte procedimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q415488 | Direito Civil, Propriedade, Analista Judiciário, TRE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos direitos reais de garantia, julgue os itens a seguir.

Se a coisa hipotecada for alienada, subsiste, para o credor hipotecário, o direito de promover a expropriação do bem hipotecado, havendo a oponibilidade a terceiros adquirentes, desde que se tenha registrado a garantia.

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q416013 | Direito Civil, Propriedade, Juiz de Direito Substituto, TJ MG, FUNDEP UFMG

Marque a asserção CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q418540 | Direito Civil, Propriedade, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil AC, 2017

Sobre o instituto da usucapião especial urbana, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q420353 | Direito Civil, Propriedade, VUNESP

A realização de obras no condomínio em edificações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q414756 | Direito Civil, Propriedade

No que concerne à convenção de condomínio, é correto dizer que, desde que reúna as assinaturas de titulares de direitos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q421312 | Direito Civil, Propriedade, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil MA, CESPE CEBRASPE, 2018

Determinado indivíduo, não sendo proprietário rural nem urbano, possui como sua, por mais de cinco anos ininterruptos, sem oposição, área rural contínua de vinte hectares. Tal indivíduo tornou a área produtiva com seu trabalho e nela fez sua morada.

Nessa situação, o referido indivíduo poderá adquirir o domínio da referida área rural mediante o instituto denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q422338 | Direito Civil, Propriedade, Procurador do Estado, Procuradoria Geral do Estado TO, FCC, 2018

Sobre o reconhecimento extrajudicial da usucapião, considere:

I. O pedido será processado diretamente perante o cartório do registro de imóveis da comarca em que situado o imóvel usucapiendo, a requerimento do interessado, que não precisará estar representado por advogado.

II. O pedido deverá ser instruído com ata notarial lavrada pelo tabelião, atestando o tempo de posse do requerente e seus antecessores, conforme o caso e suas circunstâncias.

III. Se a planta não contiver a assinatura de qualquer um dos titulares de direitos registrados ou averbados na matrícula do imóvel usucapiendo ou na matrícula dos imóveis confinantes, o titular será notificado pelo registrador competente, pessoalmente ou pelo correio com aviso de recebimento, para manifestar consentimento expresso em quinze dias, interpre tado o silêncio como concordância.

IV. O oficial de registro de imóveis dará ciência à União, ao Estado, ao Distrito Federal e ao Município, pessoalmente, por intermédio do oficial de registro de títulos e documentos, ou pelo correio com aviso de recebimento, para que se mani festem, em quinze dias, sobre o pedido.

V. Não é lícito ao interessado suscitar o procedimento de dúvida, mas a rejeição do pedido extrajudicial não impede o ajuizamento da ação de usucapião.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q421384 | Direito Civil, Propriedade, Analista Jurídico, CFA, IADES

Assinale a alternativa correta sobre direitos reais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q420626 | Direito Civil, Propriedade, Procurador, PGE SC, FEPESE

Assinale a alternativa correta, de acordo com o Código Civil Brasileiro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q421842 | Direito Civil, Propriedade, Procurador do Estado, PGE MT, FCC

José, embora sem justo título nem boa-fé, exerceu, por dez anos, sem interrupção, nem oposição, a posse de imóvel registrado em nome de Caio, menor impúbere, nele estabelecendo sua moradia habitual. De acordo com o Código Civil,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q419294 | Direito Civil, Propriedade, Defensor Público, Defensoria Pública do Estado de Pernambuco PE, CESPE CEBRASPE, 2018

Roberto abandonou o lar e sua companheira, Francisca, no Recife – PE e foi para São Paulo – SP, deixando um imóvel urbano de 120 m2, adquirido onerosamente na constância da união estável, mas registrado no cartório de imóveis apenas no nome de Roberto. Francisca não tinha outra propriedade imóvel e residiu no local ininterruptamente e sem oposição. Após três anos, Roberto voltou ao Recife – PE com o propósito de retirar Francisca do imóvel.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q417262 | Direito Civil, Propriedade, Advogado Tributário, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da posse e da propriedade, julgue os itens que se seguem.

A acessão natural é modo originário de aquisição da propriedade, em razão do qual tudo que se incorpora a um bem fica pertencendo a seu proprietário. Na acessão, predomina o princípio segundo o qual a coisa acessória segue a principal e, com relação a suas conseqüências, aplica-se o princípio que veda o enriquecimento sem causa.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q417766 | Direito Civil, Propriedade

Félix e Joaquim são proprietários de casas vizinhas há cinco anos e, de comum acordo, haviam regularmente delimitado as suas propriedades pela instalação de uma singela cerca viva. Recentemente, Félix adquiriu um cachorro e, por essa razão, o seu vizinho, Joaquim, solicitou-lhe que substituísse a cerca viva por um tapume que impedisse a entrada do cachorro em sua propriedade. Surpreso, Félix negou-se a atender ao pedido do vizinho, argumentando que o seu cachorro era adestrado e inofensivo e, por isso, jamais lhe causaria qualquer dano. Com base na situação narrada, é correto afirmar que Joaquim
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q419854 | Direito Civil, Propriedade, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ MG, CONSULPLAN, 2017

Quanto às despesas de condomínio e deveres dos condôminos, na forma do artigo 1.336 do Código Civil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q417553 | Direito Civil, Propriedade, Analista Judiciário, TRF 5a, FCC

O prazo necessário, sem interrupção, nem oposição, para aquele que possuir como seu um imóvel, adquirir-lhe a propriedade, sem título ou boa-fé, mas tendo realizado no imóvel obras e serviços de caráter produtivo, ficou, no atual Código, reduzido a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q421496 | Direito Civil, Propriedade, Tecnólogo, FUB, CESPE CEBRASPE

A respeito da usucapião, julgue os itens que se seguem. Para a aquisição da propriedade pela usucapião, faz-se necessário demonstrar a posse, ininterrupta e pacífica, de um bem, móvel ou imóvel, por determinado lapso temporal.
  1. ✂️
  2. ✂️

59Q416285 | Direito Civil, Propriedade, Serviços Notariais e Registros, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Acerca da propriedade imobiliária, julgue os itens a seguir.

Entre as causas de perda da propriedade está a usucapião que, sendo ordinária, exige a prova do justo título e da boa-fé e consuma-se no prazo de dez anos de posse ininterrupta, sem oposição e exercida com o ânimo de dono.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q421557 | Direito Civil, Propriedade, Administrador, AGU, CESPE CEBRASPE

Quanto à aquisição e à perda da propriedade, julgue os itens subsequentes. A desapropriação, modo involuntário de perda da propriedade imóvel, pode ocorrer em caso de necessidade pública, sendo obrigatória a prévia e justa indenização ao proprietário do imóvel desapropriado.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.