Início

Questões de Concursos Proteção à Mulher

Resolva questões de Proteção à Mulher comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q899940 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Advogado, SEMUL de Recife PE, UPENET, 2024

O Plano Nacional de Políticas para Mulheres vigente (PNPM 2013/2015) foi construído por ocasião da Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, fruto da escuta de gestoras de políticas públicas para mulheres e representantes da sociedade civil organizada. No que diz respeito à educação para a igualdade e cidadania, NÃO é correto afirmar que o referido Plano
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q889620 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Educador Social, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

O abuso sexual contra crianças e adolescentes é um grave problema social. São características para a identificação de abuso sexual infantil, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q975126 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Serviço Social, TJBA, FGV

De acordo com o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), as medidas socioeducativas de meio aberto são de responsabilidade dos Municípios, que devem criar e manter programas de atendimento das medidas de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q958208 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Educador Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Com relação ao Plano Individual de Atendimento (PIA) às crianças e aos adolescentes acolhidos, assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Deve incluir em suas estratégias o acompanhamento da criança ou adolescente após o desligamento, no sentido de garantir a plena reintegração.
( ) Deve preservar os vínculos de convivência com a comunidade, mas também a convivência saudável com a família de origem.
( ) Deve priorizar os conhecimentos dos especialistas sobre as preferências da criança e do adolescente para garantir seu superior interesse.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q896257 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Assistente Social, Prefeitura de Acreúna GO, Itame, 2024

Dentre as formas elencadas, na Lei Maria da Penha, de violência doméstica e familiar contra a mulher está a violência moral, que é entendida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q975129 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Serviço Social, TJBA, FGV

Um adolescente de 14 anos já se encontra em sua segunda passagem pelo sistema socioeducativo. Ele possui 4 irmãos e foi criado pela avó materna, sua única referência familiar. Ao ingressar na unidade de internação, o adolescente solicitou atendimento com o Serviço Social. Durante a entrevista inicial, o adolescente se revelou muito inquieto e pouco comunicativo, mas mostrou interesse em aderir à proposta da medida socioeducativa.
Considerando a competência técnico-operativa do assistente social e a Lei nº 12.594/2012, que regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional, o instrumento de previsão, registro e gestão das atividades a serem desenvolvidas com o adolescente durante o cumprimento da medida socioeducativa é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q889623 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Educador Social, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Quando uma criança é vítima de maus-tratos, é fundamental:

I - Esperar que a questão se resolva por si só.

II - Escutar, acolher e documentar os detalhes.

III - Ouvir e não validar os sentimentos da criança.

IV - Garantir a segurança imediata da criança.

V - Denunciar às autoridades competentes.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q955159 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Cuidador Social, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Nos serviços de acolhimento institucional de crianças e adolescentes: “Todos os esforços devem ser empreendidos para preservar e fortalecer vínculos familiares e comunitários das crianças e dos adolescentes atendidos em serviços de acolhimento. Esses vínculos são fundamentais, nessa etapa do desenvolvimento humano, para oferecer-lhes condições para um desenvolvimento saudável, que favoreça a formação de sua identidade e sua constituição como sujeito e cidadão”. (Orientações técnicas: serviço de acolhimento para crianças e adolescentes, 2009).
Entre as ações cotidianas dos serviços de acolhimento para garantir esse direito, estão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q980396 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Agente Social, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Dentre as situações de risco vividas por crianças e adolescentes que merecem atenção e intervenção da sociedade e do Estado, destaca-se o abandono. Deixar a criança à própria sorte produz intensas marcas naquelas que vivenciam o abandono. Estudos realizados sobre os motivos e consequências do abandono revelam processos afetivos complexos, que envolvem condutas familiares e institucionais. Ambos os aspectos, motivos e consequências, classificam o abandono como uma situação de alta vulnerabilidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q975130 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Serviço Social, TJBA, FGV

Durante o plantão social em uma instituição, a equipe do Serviço Social atendeu uma senhora de 70 anos, esposa de um policial militar reformado de 82 anos. Essa senhora procurou o Serviço Social após a orientação e o encaminhamento da Corregedoria da referida instituição. No encaminhamento havia a indicação de acompanhamento social e psicológico pela equipe da Divisão de Assistência Social para a restauração da harmonia familiar.
No decorrer da entrevista, a senhora relatou que era constantemente insultada pelo marido, e, às vezes, difamada e humilhada por ele. Acrescentou que esse fato tem sido recorrente, e, como consequência, sente que a sua autoestima vem diminuindo. Pelo fato de ambos serem idosos, a equipe do Serviço Social encaminhou o caso ao Ministério Público. Contudo, com base na Lei nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha –, a equipe também poderia ter acionado a rede de proteção à mulher, em especial pelo relato apresentar demandas relacionadas à situação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q955166 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Cuidador Social, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

A convivência familiar e comunitária é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q886607 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Cuidador, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Um cuidador está trabalhando com uma criança não verbal que utiliza um sistema alternativo de comunicação. Qual a abordagem mais eficaz para apoiar a comunicação da criança?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q952747 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Educador Social, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Compete ao Município de Tangará da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q955163 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Cuidador Social, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Analise trecho da reportagem retirada do site da UNICEF Brasil e marque a alternativa correta:

“Mais de 15 mil crianças e adolescentes, com idades entre 0 e 19 anos, foram mortos de forma violenta no Brasil nos últimos três anos. E no mesmo período, 165 mil meninos e meninas foram vítimas de violência sexual. É o que revela a segunda edição do relatório Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, lançado nesta terça-feira (13) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em 2023, quase 1 a cada 5 crianças e adolescentes mortos no Brasil foi vitimado em ações policiais. Já os números de estupro contra crianças e adolescentes têm crescido constantemente. Foram registrados 46.863 casos de violência sexual em 2021, número que aumentou para 63.430 em 2023 - o equivalente a uma criança ou adolescente vítima de estupro a cada 8 minutos no último ano. Além disso, as violências sexuais e letais têm atingido cada vez mais as crianças mais novas. As mortes violentas aumentaram 15,2% no caso de crianças de até nove anos de idade e a violência sexual cresceu, em particular, entre meninas e meninos nesta faixa etária. Entre 2022 e 2023, houve um acréscimo de 23,5% nos registros de estupro contra criança de até quatro anos, e de 17,3% entre aquelas com cinco a nove anos”. (Adaptado de UNICEF, 13 de Agosto de 2024).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q882481 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A violência contra crianças é um problema grave que se manifesta de diversas formas, impactando negativamente o desenvolvimento físico, emocional e psicológico das vítimas. Conhecer as principais modalidades de violência é essencial para prevenção e intervenção eficazes. Sobre as principais modalidades de violência contra a criança, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q955176 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Cuidador Social, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Associe a primeira coluna com a segunda e assinale a alternativa correta:

I - Violência Sexual.
II - Violência Psicológica.
III - Violência Física.
IV - Negligência.

( ) Ação na qual uma pessoa em situação de poder, obriga a outra à realização de práticas sexuais contra a vontade, por meio de força física, de influência psicológica ou do uso de armas ou drogas.
( ) Omissão de responsabilidade de um ou mais membros da família em relação a outro.
( ) Ação ou omissão que causa dano à autoestima, a identidade ou ao desenvolvimento do pessoal.
( ) Quando alguém causa, ou tenta causar dano a alguém utilizando força física, algum tipo de arma ou instrumento que possa causar lesões internas e/ou externas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q955162 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Cuidador Social, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Em relação ao tema Família, preencha os espaços em branco e marque a alternativa correspondente:

Entende-se por _____________ a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes. Entende-se por________________ aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade. Os filhos havidos fora do casamento poderão ser reconhecidos pelos pais, conjunta ou separadamente, no próprio termo de nascimento, por testamento, mediante escritura ou outro documento público, qualquer que seja a origem da filiação. O reconhecimento pode preceder o nascimento do filho ou suceder-lhe ao falecimento, se deixar descendentes. O reconhecimento do estado de filiação é direito personalíssimo, indisponível e imprescritível, podendo ser exercitado contra os pais ou seus herdeiros, sem qualquer restrição, observado o segredo de Justiça. A colocação em _____________ far-se-á mediante guarda, tutela ou adoção, independentemente da situação jurídica da criança ou adolescente. Sempre que possível, a criança ou o adolescente será previamente ouvido por equipe interprofissional, respeitado seu estágio de desenvolvimento e grau de compreensão sobre as implicações da medida, e terá sua opinião devidamente considerada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q962489 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Refletindo sobre o trabalho do assistente social com crianças e adolescentes, Terra e Azevedo (2018) concluem que essa parcela da sociedade, em sua esmagadora maioria, “vive em condições precárias, fora da escola, exposta a mortes violentas e que alimenta expectativas limitadas em relação à sua vida futura”.
As autoras em tela elencam como um dos aspectos desse trabalho o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q955164 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Cuidador Social, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2025

Sobre o trabalho infantil no Brasil é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q878908 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Cuidador Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a opção que indica o nome correto do órgão colegiado permanente, de caráter deliberativo e composição paritária, criado pela Lei nº 8.242.1991, previsto no Art. 88 da Lei nº 8.069/90 (ECA) e que integra a estrutura básica do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.