Início

Questões de Concursos Proteção Social à Criança

Resolva questões de Proteção Social à Criança comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q1020814 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Pedagogo, EBSERH, VUNESP, 2020

As reconfigurações dos espaços públicos, em termos dos direitos sociais assegurados pelo Estado de um lado e, de outro, dos constrangimentos provenientes da crise econômica e do mundo do trabalho, determinaram transformações fundamentais na esfera privada, ressignificando as formas de composição e o papel das famílias. Nessa direção, o Plano Nacional de Atendimento Social define a matricialidade sociofamiliar como a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q1055715 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Técnico Assistente Social, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Sobre a adoção de crianças e adolescentes, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q904695 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Orientador Social, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, os serviços estão organizados por níveis de complexidade do SUAS: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade. Podemos afirmar que é um serviço de proteção social básica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q1031436 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Assistente Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O cordão de fita com desenhos de girassóis foi incluído na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, em 2023, como símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q975139 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Serviço Social, TJBA, FGV

A Política Nacional de Assistência Social (PNAS), ao ressaltar a centralidade da família, o faz a partir do entendimento de que a família:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q1038661 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Educador Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á por meio de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

As diretrizes da política de atendimento estão listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q1043785 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Assistente Social, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Com base na Lei no 8.069/1990, que trata da proteção integral à criança e ao adolescente, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q886602 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Cuidador, Prefeitura de Barra de São Miguel PB, CONTEMAX, 2024

Durante uma visita domiciliar, uma cuidadora identifica sinais de negligência em uma família beneficiária de programas socioassistenciais. Qual a ação mais apropriada a ser tomada pela cuidadora em conformidade com os princípios dos direitos socioassistenciais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q1054444 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Assistente Social Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2024

Pesquisas de âmbito nacional permitiram traçar o perfil das crianças e adolescentes em acolhimento institucional e de suas famílias de origem, confirmando o que historicamente se constituiu como principal motivo de retirada do convívio familiar: a pobreza. Indicaram também que o tipo de cuidado oferecido pelas instituições reforçava o alijamento da família do contato com a criança/adolescente abrigados, reproduzindo o legado histórico de desvalorização da família de origem, privilegiando sua penalização e seu julgamento. Como afirmam Baptista e Oliveira (in FÁVERO, GOIS [Org.], 2014), fazendo frente à situação evidenciada pelas pesquisas, os novos marcos regulatórios têm como eixo central a defesa da convivência da criança e do adolescente com sua família de origem, o fortalecimento de políticas nessa direção, a ampliação do acolhimento familiar e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q1021260 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Assistente Social, EBSERH, IBFC, 2022

A Política Nacional Integrada para a primeira infância será formulada e implementada mediante abordagem e coordenação _________ que articule as diversas __________________ setoriais a partir de uma visão ______________ de todos os direitos da criança na primeira infância. (Art. 6º Lei 13.257/2016 – Lei da Primeira Infância).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q1029234 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Assistente Social, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), consiste na oferta de ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada.

Esses serviços são ofertados nos/as

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q973024 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Serviço Social, TJDFT, FGV, 2022

A violência doméstica contra crianças e adolescentes (VDCA) consiste de atos e/ou omissões praticados por pais, parentes ou responsável que, sendo capaz de causar à vítima dor ou dano de natureza física, sexual e/ou psicológica, implica, de um lado, uma transgressão do poder/dever de proteção do adulto e, de outro, uma coisificação da infância, isto é, uma negação do direito que crianças e adolescentes têm de serem tratados como sujeitos e pessoas em condição peculiar de desenvolvimento.
O fenômeno da VDCA assume as seguintes características, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q954366 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Cuidador, Prefeitura de São Benedito CE, CETREDE, 2025

Leia a afirmação a seguir.
“É realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas.”

A que serviço de proteção social especial se refere a afirmação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q960815 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

O Estatuto do Idoso regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos. Sobre estes direitos previstos na Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q912704 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Cuidador Social, Prefeitura de Tijucas SC, FURB, 2023

No Estatuto da Criança e Adolescente, referente ao Direito à Convivência Familiar e Comunitária, as entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional deverão, no caso de grupo de irmãos, adotar como princípio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q972354 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Serviço Social, TJDFT, CIEE

Lévi-Strauss (1976) demoliu definitivamente as fantasias sobre família enquanto fato substancialmente natural, fundado sobre uma essência biológica. Demonstrou, com seus estudos e pesquisas, que a “família biológica é uma abstração indeterminada, sem relação mais profunda com a realidade histórica”. Morgan (1976) classificou os diversos tipos de constituições familiares, colocando-os em uma escala evolutiva. Essa escala encontra-se na Coluna 1. Assim, correlacione-a com a Coluna 2, que traz suas definições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Coluna 1

1. Família consanguínea.

2. Família punaluana.

3. Família sindiásmica.

4. Família patriarcal.

5. Família monogâmica.

Coluna 2

( ) Casais individuais, que tenham exclusividade na coabitação um com o outro.

( ) Os casais já são individuais, mas não há ainda exclusividade na coabitação. Nesse tipo de família, um homem pode chamar de “filho” tanto o seu próprio quanto o de seu irmão, mas a esposa deste não é mais considerada sua mulher, embora ainda pudesse se deitar com ele, quando lhes desse vontade.

( ) Família na qual o casamento se dá entre irmãos e irmãs. Nessas famílias, um homem chama de “filho” aos seus próprios filhos, aos filhos de seus irmãos (pois as mulheres de seus irmãos são também suas mulheres) e aos de suas irmãs (porque elas também são suas mulheres).

( ) Um só homem desposa várias mulheres.

( ) Família na qual várias irmãs desposam os maridos de cada uma das outras, ou vários irmãos desposam as esposas de cada um dos outros, ou seja, um grupo de homens é casado com um grupo de mulheres. Nessa família, um homem continua chamando de “filho” tanto seus próprios filhos quanto os de seus irmãos, pois continuavam compartilhando as esposas, mas não o de suas irmãs, que já estão proibidas para eles.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q972115 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2019

Sobre os benefícios eventuais, analise as proposições abaixo em conformidade com o disposto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

I. Entendem-se por benefícios eventuais as provisões suplementares permanentes, que integram organicamente as garantias do SUAS e são prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.

II. A concessão e o valor desse benefício serão definidos pelos Estados, Distrito Federal e Municípios e previstos nas respectivas leis orçamentárias anuais, com base em critérios e prazos definidos pelos respectivos Conselhos de Assistência Social.

III. O CNAS, ouvidas as respectivas representações de Estados e Municípios dele participantes, poderá propor, na medida das disponibilidades orçamentárias das 3 (três) esferas de governo, a instituição de benefícios subsidiários no valor de até 25% (vinte e cinco por cento) do salário-mínimo para cada criança de até 6 (seis) anos de idade.

Está correto o contido apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q1050459 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

Ao analisar o trabalho com famílias, (Mioto, 2015) expressa que, particularmente no contexto do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), pós-2004, houve uma ratificação de concepção e definição de funções para a família e a proteção social. Ela, a família, além de ser o centro das atenções socioassistenciais, é concebida como a unidade primeira de proteção de seus membros e deve ter, portanto, centralidade para a concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos da política de assistência social.
No âmbito do Estado, em especial da política da de assistência social, a matricialidade sociofamiliar tem sido fundamentada nos valores burgueses que consideram a família como instituição social privada e a impregna de responsabilidades na proteção dos seus indivíduos.


Assim, ainda hoje, na família se reproduz o papel protetivo e essa responsabilidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q906616 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Assistente Social, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

O modelo assistencial em saúde mental atual se baseia em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q991377 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Assistente Social, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

A alternativa que condiz a um dos objetivos do Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.