Início

Questões de Concursos Proteção do Sistema de Energia

Resolva questões de Proteção do Sistema de Energia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q787941 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma edificação, sem telhado, possui uma laje de cobertura retangular e perfeitamente plana, de dimensões 60 x 100 metros. O prédio exige um nível de proteção III (ângulo de proteção de 45º, espaçamento médio dos condutores de descida igual a 20 metros e abertura das malhas de proteção de 10 x 15 metros) e não há quaisquer barreiras à instalação de condutores com espaçamento uniforme. De acordo com o método de Faraday e com base nas Normas Técnicas da ABNT em vigor, no que se refere às quantidades mínimas na malha captora, o número de condutores de descidas e os números de condutores nas direções de menor e de maior dimensão da laje são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q786557 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia

O meio destinado a suprir a proteção contra choques elétricos quando massas ou partes condutivas acessíveis tornam-se acidentalmente vivas é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q786853 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Considerando que um circuito esteja adequadamente protegido por dispositivo de proteção contra sobrecorrentes, julgue os itens que se seguem, a respeito das condições que esse dispositivo de proteção deve atender. Considerando-se a sua condição particular e sua maneira de instalação, esse dispositivo de proteção não deve operar submetido a correntes inferiores à corrente de operação em condições normais do circuito protegido.
  1. ✂️
  2. ✂️

144Q786965 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Engenheiro Júnior, TRANSPETRO, CESGRANRIO

Em relação aos dispositivos de proteção, seccionamento e comando de circuitos, empregados em instalações elétricas, de acordo com as Normas em vigor e a disponibilização dessas unidades no mercado, afirma-se que o(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q789018 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Engenheiro, CEF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com relação a aterramento e a SPDAs. Devido às características elétricas, as seções mínimas dos componentes do SPDA feitos de cobre são maiores que as de alumínio; por exemplo, em captores e anéis intermediários, a seção mínima é de 70 mm² para o cobre e de 35 mm² para o alumínio.
  1. ✂️
  2. ✂️

146Q787273 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Engenheiro Elétrico, FUB, CESPE CEBRASPE

Os sistemas elétricos estão sujeitos a sobretensões de origem externa e interna, cuja ocorrência pode ser evitada com a instalação adequada de para-raios na rede elétrica. No que se refere a esse assunto, julgue os itens a seguir. Em uma rede elétrica, os para-raios devem ser instalados adequadamente em uma subestação isolada a ar e em local próximo a cada transformador de corrente (TC), o que garante a proteção dos equipamentos da subestação contra eventuais correntes de fuga, típicas de TC, e contra correntes produzidas durante sobretensões externas ou internas.
  1. ✂️
  2. ✂️

147Q789212 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos dispositivos de proteção instalados em ambientes de subestações de energia elétrica com níveis de tensão até 230 kV, julgue os itens que se seguem.

No caso de um curto-circuito em um reator de linha de transmissão conectado via chave seccionadora, a proteção desse equipamento deve desligar o disjuntor da linha na subestação local, a fim de permitir a abertura da chave seccionadora do reator, retirando-o de operação.

  1. ✂️
  2. ✂️

148Q790142 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, CESGRANRIO

Atualmente, os dispositivos digitais de proteção são capazes de desempenhar diversas funções de proteção. Muitas dessas funções são baseadas nos fasores das tensões e correntes medidas no ponto de instalação do dispositivo.

Um dos algoritmos, comumente utilizado em dispositivos digitais de proteção, para cálculo e estimação de fasores das grandezas medidas é a transformada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q788396 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Engenheiro, PBGÁS PB, FCC

Para proteção contra curto-circuito interno nos enrolamentos de um transformador de potência de 5000 kVA é recomendada a instalação de relé

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q790003 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Engenheiro, CER RR, CESPE CEBRASPE

Acerca do conjunto coerente de proteções em um sistema elétrico de potência, julgue os itens a seguir.

O conjunto de proteções deve atuar de forma coordenada e seletiva somente para eliminação de faltas em linhas de transmissão de longo alcance, pois, em qualquer outro caso, os relés de proteção podem atuar indevidamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

151Q785983 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

Considerando que fatores como aspectos físicos e estética são relevantes para se projetar e construir circuitos em média tensão, julgue os itens de 176 a 178, acerca de arranjos de circuitos subterrâneos em média tensão.

A proteção contra sobrecorrente de rede subterrânea caracterizada por arranjo radial simples é provida por fusíveis. No entanto, dependendo da coordenação dessa proteção, ela também poderá ser provida por seccionadores ou até mesmo por religador automático.

  1. ✂️
  2. ✂️

152Q784794 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Toda instalação elétrica de média e baixa tensão, para funcionar de maneira satisfatória e ser suficientemente segura contra risco de acidentes fatais, deve possuir um sistema de aterramento dimensionado adequado para as condições de cada projeto. Com respeito aos parâmetros e materiais envolvidos em sistemas de aterramento, julgue os itens subsequentes.

No caso de aterramento para sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, a seção mínima do eletrodo de aterramento em cobre deve ser igual a 35 mm2.

  1. ✂️
  2. ✂️

154Q790069 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Supridor, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos a dispositivos de comando, controle e proteção utilizados em instalações elétricas de baixa tensão.

Chaves magnéticas são dispositivos para proteção de circuitos contra efeitos de sobrecarga.

  1. ✂️
  2. ✂️

155Q786345 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Analista do Seguro Social, Instituto Nacional do Seguro Social, CESPE CEBRASPE

Alguns dispositivos são utilizados para proteção de circuitos em instalações elétricas. Os mesmos evitam que os equipamentos sejam expostos a anormalidades que podem comprometer o seu funcionamento ou danificá-los. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A máxima capacidade de interrupção dos dispositivos de proteção contra curtos-circuitos deve ser igual ou superior à máxima corrente nominal presumida no ponto onde está o dispositivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

156Q785228 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Engenheiro, MPE RO, CESGRANRIO

Os disparadores térmicos utilizados em disjuntores termomagnéticos possuem a função de proteção contra:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q788820 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Assistente Código AS003, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, CESPE CEBRASPE

Em épocas de chuva, a incidência de descargas atmosféricas pode provocar danos a equipamentos elétricos instalados internamente nas instalações elétricas prediais. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Os danos causados aos equipamentos elétricos ocorrem somente porque as descargas atmosféricas desligam a rede elétrica da concessionária de energia elétrica.

  1. ✂️
  2. ✂️

158Q784747 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos dispositivos de proteção instalados em ambientes de subestações de energia elétrica com níveis de tensão até 230 kV, julgue os itens que se seguem.

Religadores automáticos são equipamentos utilizados na proteção dos alimentadores de distribuição de energia elétrica que, através de uma sequência de abertura e fechamento do circuito, possibilitam a extinção de curtos-circuitos transitórios ao longo do alimentador.

  1. ✂️
  2. ✂️

159Q789115 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Técnico de Projetos Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação aos dados que deverão ser levados em consideração nos projetos que envolvem disjuntores de potência, considere as afirmativas a seguir.

I – Os disjuntores de potência são usados na rede elétrica de baixa tensão para proteger cargas com potência superior a 25 kVA.

II – O relé de religamento é um equipamento obrigatório que deve ser instalado nos disjuntores de potência.

III – Os disjuntores a grande volume de óleo têm poder de interrupção inferior aos disjuntores a pequeno volume de óleo.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q788125 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Eletricista, Prefeitura de Bragança PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O disjuntor é um dispositivo de proteção que tem como função básica desligar automaticamente o circuito, quando de uma falta (sobrecarga ou curto-circuito). Podemos afirmar que o elemento responsável pelo disparo do disjuntor, quando no caso de uma sobrecarga, é o (a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.