Questões de Concursos Proteção do Sistema de Energia

Resolva questões de Proteção do Sistema de Energia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q785957 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Analista de Regulação, ARCE, FCC

Considere as seguintes proposições referentes a coordenação da proteção:

I. O método de verificação gráfica tempo-corrente utiliza gráfico em papel milimetrado com escalas lineares.

II. As correntes de magnetização de transformadores são consideradas como múltiplo da corrente nominal, dependendo da potência do transformador, com duração de 0,1s.

III. O dispositivo de proteção do transformador tem que ter a sua curva representada entre o ponto da corrente de magnetização e o ponto ANSI, dependente da impedância do transformador, sendo que para impedância de 5%, o ponto ANSI tem a coordenada de corrente 20IN.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q788582 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Engenheiro, Universidade Federal do Espírito Santo ES, UFES, 2017

Foi selecionado um no-break com rendimento de 5/6 para proteger o servidor interno de uma rede de computadores de consumo médio de 1000 W. Para que a autonomia do nobreak seja de 2 horas e sabendo-se que o banco de baterias que o alimenta é formado por 4 módulos ligados em série de 12 V, a capacidade, em Ampère-hora, de cada bateria deverá ser de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q785730 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Analista, MPE MS, FGV

Os disjuntores termomagnéticos possuem o disparador térmico para sobre?correntes e o magnético para correntes de curto?circuito. Esses disjuntores podem ter curvas de disparo do tipo B, C e D. De acordo com essa classificação, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q789437 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Técnico de Suprimentos de Bens e Serviços Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O elemento de proteção, utilizado em instalações elétricas, capaz de detectar correntes de fuga de baixa intensidade, entre a fase e o terra, e, por conseguinte, realizar a abertura do circuito, é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q789279 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Analista, MPU, FCC

Considere as seguintes proposições referentes a dispositivos de proteção.

I. Os disjuntores devem possuir câmaras de extinção de arcos.

II. Fusíveis e disjuntores possuem funções semelhantes, sem que, em determinados casos, a presença de um elimine a do outro.

III. Normalmente a capacidade de ruptura dos fusíveis de baixa tensão tipo NH é maior do que a de disjuntores.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q784366 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Analista, IBGE, CESGRANRIO

Os transformadores em um sistema elétrico de potência estão sujeitos a relativamente poucos tipos de defeitos, uma vez que se trata de máquinas elétricas não girantes com aperfeiçoados métodos de fabricação. Considere as proposições abaixo acerca da proteção dos transformadores de potência.

I – O relé diferencial utilizado em transformadores de potência elevada é capaz de eliminar curtos-circuitos internos.

II – Caso a proteção seja realizada com relés diferenciais, admitindo que o transformador não esteja sob defeito, podem surgir correntes diferenciais circulantes no ramo diferencial do relé, provocada, por exemplo, pela corrente de magnetização do transformador.

III – Os fusíveis podem ser aplicados na proteção de transformadores de baixa tensão, devendo possuir capacidade de ruptura inferior à corrente de curto-circuito subtransitória assimétrica no ponto de instalação.

A(s) proposição(ões) correta(s) é (são)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q789766 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Engenheiro, CAGECE CE, FUNCAB

De acordo com a seção mínima dos condutores de proteção, para um condutor-fase cuja seção é 95 mm², o condutor de proteção deverá ser,emmm²:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q790257 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

No Brasil, os projetos de instalações elétricas em baixa tensão de edificações devem satisfazer as condições estabelecidas por normas técnicas. Com relação a essas condições, julgue os itens a seguir.

Todo dispositivo destinado a prover proteção contra curtoscircuitos deve ter a sua capacidade de interrupção igual ou superior à corrente de curto-circuito presumida no ponto onde for instalado, salvo quando houver, a montante, um outro dispositivo com a capacidade de interrupção necessária.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q786113 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Dispositivo de proteção caracterizado por uma curva tempo x corrente em que o disparo instantâneo ocorre somente quando a corrente do circuito atinge entre 10 a 20 vezes o seu valor nominal é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q787997 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Supridor, Petrobras, CESPE CEBRASPE

A respeito das normas NBR-5410/2004 e NBR-5419/2001, julgue os itens a seguir.

A norma NBR-5410/2004 não se aplica a instalações de proteção contra descarga direta de raios. Por outro lado, a NBR-5419/2001 fixa as condições requeridas para projeto, instalação e manutenção de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA).

  1. ✂️
  2. ✂️

51Q787974 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Engenheiro, CER RR, CESPE CEBRASPE

Acerca do conjunto coerente de proteções em um sistema elétrico de potência, julgue os itens a seguir.

Considerando a atuação de relés tradicionais, tais como os do tipo estático e do tipo eletromecânico, há necessidade de proteções distintas para ações de perda de sincronismo do sistema, e para sub/sobrefreqüência.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q787369 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Analista de Controle Externo, TCE GO, FCC

Considere:

I. Método clássico de dimensionamento de rede de captores de raios, em que os ângulos de proteção variam com a altura do elemento captor, onde a construção é envolvida por um cone cujo ângulo da geratriz com a vertical é estabelecido em função do nível de proteção necessário e da altura da construção.

II. Método que utiliza malha de condutores acima da edificação a ser protegida, cujo reticulado é definido de acordo com quatro níveis possíveis.

III. Método que tem sua origem relacionada aos critérios de projeto de proteção contra descargas atmosféricas em linhas de transmissão e subestações.

Os métodos de projeto da proteção contra descargas atmosféricas I, II e III denominam-se, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q784708 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) projetado e instalado adequadamente protege as edificações e reduz de forma significativa os riscos de danos a equipamentos e pessoas que se encontrem no seu interior. Com respeito ao SPDA, julgue os próximos itens.

No caso de captores em malha dispostos no plano horizontal sobre o volume a proteger, o módulo da malha deve constituir um anel fechado, com o comprimento não superior ao dobro da sua largura.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q788216 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Analista Judiciário, TSE, CONSULPLAN

O aterramento elétrico tem como função proteger o usuário das descargas atmosféricas, de cargas estáticas acumuladas nas carcaças dos equipamentos, além de facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção, através da corrente desviada para a terra. De acordo com a Norma 5410/97, os sistemas de aterramento das instalações de baixa tensão usando uma simbologia própria. Assim, TN-C tem por significado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q784288 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Agente de Defensoria Pública, DPE SP, FCC

Sobre dispositivos de proteção em instalações elétricas prediais, analise as proposições abaixo.

I. Quando a corrente de projeto é superior à maior corrente nominal de disjuntores termomagnéticos comerciais, deve-se substituir o disjuntor por um interruptor DR. II. O DPS é um dispositivo usado para proteger a instalação elétrica contra surtos de tensão provocados por descargas atmosféricas. III. Para que o disjuntor termomagnético opere corretamente em caso de sobrecarga, a sua corrente nominal deve ser maior que a capacidade de corrente do condutor fase do circuito. Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q786071 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Analista Judiciário, TRT 7a, FCC

Para proteção da média tensão de uma subestação de 2000 kVA, 13800/380 V, é mais apropriada a utilização de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q784321 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RS, FUNDATEC, 2018

Qual a alternativa que NÃO configura limitação na utilização da chave estrela-triângulo para reduzir a corrente na partida de motor de indução trifásico com rotor de gaiola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q787730 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

São conhecidas as seguintes grandezas para o circuito de uma carga monofásica, alimentada por um condutor de fase e um condutor de neutro:

- IB = 20,0 [A], como a corrente de projeto do circuito.

- IZ = 30,0 [A], como a capacidade de condução de corrente dos condutores do circuito, em uma dada forma de instalação.

Nessas condições, apresenta corretamente o emprego de dispositivos de proteção contra curtos-circuitos e sobrecargas, considerando a coordenação com os demais elementos do circuito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.