Questões de Concursos Proteção do Sistema de Energia

Resolva questões de Proteção do Sistema de Energia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q785430 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Engenheiro, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de malhas de aterramento, julgue os itens subsecutivos. Se um galpão industrial for alimentado por uma subestação, então, independentemente da distância que separa a subestação do galpão, a malha de terra da subestação não deve ser conectada à malha de terra do galpão industrial.
  1. ✂️
  2. ✂️

62Q789967 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Eletricista, Prefeitura de Júlio de Castilhos RS, Energia Essencial

“Sua função básica é proporcionar um caminho seguro para a descarga elétrica. Quando o fio está ligado a terra, ele faz com que a descarga seja conduzida até o solo.” O trecho acima refere-se a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q786796 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Técnico Industrial, Casa da Moeda, CESGRANRIO

O sistema de aterramento de uma subestação é formado por uma malha de terra, composta somente por condutores. As dimensões da malha são 20 m de comprimento e 10 m de largura, sendo as submalhas quadrados de lado 1 m. Desconsiderando-se qualquer acréscimo de condutor referente às conexões entre os equipamentos e a malha, então o comprimento total dos condutores que formam a malha de terra, em metros, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q785272 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Engenheiro, CEF, CESGRANRIO

O Sistema de Proteção Contra Descarga Atmosférica (SPDA) de uma edificação possui apenas um captor e foi projetado baseado no método de Franklin.

Sabendo-se que o raio da base do cone de proteção é de 28 m e que a tangente do ângulo de proteção é 0,7, o valor, em metro, da altura entre a base do cone e a extremidade do captor é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q789966 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Engenheiro, CAGECE CE, FUNCAB

Emuma subestação com capacidade instalada maior que 300 kVA, a proteção geral na média-tensão deve ser realizada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q786654 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Com relação aos critérios de dimensionamento de subestações para sistemas de transmissão, julgue os itens subsequentes, considerando a rede básica do SIN.

O sistema de proteção contra descargas atmosféricas de uma subestação em extra-alta tensão deve ser dimensionado para suportar um risco de falha menor ou igual a uma descarga por ano.

  1. ✂️
  2. ✂️

67Q789110 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Oficial Manutenção Industrial, Metrô SP, FCC

A classe de isolamento de um motor elétrico é definida em função do limite de temperatura que o conjunto de materiais que formam o isolamento pode suportar continuamente sem que a vida útil seja afetada. Para uma temperatura máxima suportada pelo isolamento de 120 °C, a classe de isolamento é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q787385 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Pesquisador em Propriedade Industrial, INPI, NCE

Os disjuntores são dispositivos capazes de prover simultaneamente proteção contra correntes de sobrecarga e contra correntes de curto-circuito. Esses dispositivos de proteção devem poder interromper qualquer sobrecorrente inferior ou igual à seguinte corrente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q786655 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

A respeito da manutenção preventiva e corretiva em equipamentos elétricos e em sistemas e instalações elétricas prediais, julgue os itens seguintes.

Normas de segurança determinam que, durante a instalação de equipamentos eletrônicos, a carcaça (massa) do equipamento seja conectada a uma haste metálica de aterramento por um fio terra. O fio neutro de alimentação, contrariamente, não deve ser conectado a essa haste de aterramento, para evitar problemas de desbalanceamento de fases.

  1. ✂️
  2. ✂️

71Q786276 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Engenheiro Elétrico, FUB, CESPE CEBRASPE

Os sistemas elétricos estão sujeitos a sobretensões de origem externa e interna, cuja ocorrência pode ser evitada com a instalação adequada de para-raios na rede elétrica. No que se refere a esse assunto, julgue os itens a seguir. As sobretensões de origem externa são causadas por chaveamento de disjuntores em subestações, enquanto as de origem interna, por descargas atmosféricas.
  1. ✂️
  2. ✂️

72Q784949 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Tecnologista Pleno I, MCTI, CESPE CEBRASPE

Acerca da proteção de máquinas e equipamentos, julgue os itens seguintes.

As instalações elétricas das máquinas e equipamentos que estejam ou possam estar em contato direto ou indireto com água devem ser projetadas com meios e dispositivos que assegurem seu aterramento.

  1. ✂️
  2. ✂️

73Q789244 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Engenheiro, TJ MG, FUNDEP UFMG

Em relação aos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q788540 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Engenheiro Área Engenharia Elétrica, CD, CESPE CEBRASPE

A proteção contra choques elétricos compreende, em essência, a do tipo básica e a denominada supletiva. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

Em um esquema TN, é admitido o uso de um mesmo e único condutor para as funções de condutor de proteção e de condutor neutro, procedimento correto a ser adotado somente se as instalações forem fixas (não eventuais).

  1. ✂️
  2. ✂️

75Q785161 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Engenheiro, SUDAM AM, IADES

Qual equipamento tem como função principal a proteção dos equipamentos da instalação elétrica contra sobretensões transitórias oriundas da rede de alimentação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q789370 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Engenheiro Elétrico, ELETROACRE AC, MAKIYAMA

Os elementos de um sistema de aterramento podem se deteriorar com o tempo devido à corrosão galvânia, causada pela proximidade física de metais diferentes. Qual dos fatores apresentados nas alternativas abaixo não determina a taxa dessa corrosão, que aumenta a resistência de aterramento?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q789945 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Analista, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

Suponha que, para o dimensionamento de um disjuntor para proteção contra sobrecarga e curto-circuito de um circuito em uma instalação elétrica em baixa tensão, foi determinado que a corrente de curto-circuito no local da instalação do dispositivo é de 4,0 kA. Sabe-se que a corrente de projeto do circuito é de 21,0 A, a capacidade de condução dos condutores do circuito é igual a 30,0 A, a seção transversal dos condutores mede 4,0 mm2, e a constante relacionada com o material e isolação dos condutores é igual a 143. Com base nessas informações e na norma técnica pertinente, julgue os itens seguintes.

A corrente nominal do disjuntor apropriado para proteção do circuito deverá ser inferior a 30,0 A.

  1. ✂️
  2. ✂️

78Q789872 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, ANEEL, CESPE CEBRASPE

A respeito de subestações de energia elétrica e de linhas de transmissão, julgue os itens que se seguem.

Para-raios são equipamentos conectados perto dos principais equipamentos das subestações com a finalidade de protegê-los, pois impedem que as sobretensões ultrapassem o valor máximo para o qual os equipamentos foram projetados.

  1. ✂️
  2. ✂️

79Q788403 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Eletrotécnico, FMS PI, NUCEPE

Em meados do século XVIII, Benjamin Franklin descobriu que os relâmpagos são o mesmo que descargas elétricas e, através de experiências, inventou o pára-raios, que é utilizado até hoje na proteção contra descargas atmosféricas de construções. Assinale a alternativa INCORRETA sobre Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q789002 | Engenharia Elétrica, Proteção do Sistema de Energia, Engenheiro, TJ MG, FUNDEP UFMG

Os dispositivos de proteção à corrente diferencial residual têm a função de proteger

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.