Questões de Concursos Proteção do Trabalho da Mulher

Resolva questões de Proteção do Trabalho da Mulher comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

31Q455613 | Direito do Trabalho, Proteção do Trabalho da Mulher, Advogado, Fundação Araucária PR, FAFIPA, 2017

Segundo dispõe expressamente o artigo 392 da CLT, a empregada gestante tem direito à licença-maternidade por determinado prazo, sem prejuízo do emprego e do salário. No mesmo sentido, os períodos de repouso, antes e depois do parto, poderão ser aumentados em determinadas semanas cada um, mediante atestado médico. Ante ao exposto, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q454492 | Direito do Trabalho, Proteção do Trabalho da Mulher, Analista Judiciário, TST, FCC

A empregada gestante faz jus à estabilidade desde

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q451595 | Direito do Trabalho, Proteção do Trabalho da Mulher, Analista Judiciário, TRT 20a, FCC

Uma empregada foi dispensada sem justa causa, com aviso prévio indenizado. A rescisão contratual foi homologada pelo sindicato da categoria, mas a empregada ajuizou reclamação trabalhista por alegar que se encontrava grávida, tendo comunicado à empresa o seu estado gravídico. Nesse caso, a empregada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q452459 | Direito do Trabalho, Proteção do Trabalho da Mulher, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Tendo celebrado contrato de experiência de 90 dias, uma empregada, ao término do contrato, avisou o empregador de que não poderia ser dispensada porque estava grávida. Nessa hipótese, a empregada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q451385 | Direito do Trabalho, Proteção do Trabalho da Mulher, Analista de Administração Pública, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Paula, que é solteira e trabalha há 5 anos em uma fábrica de calçados, certo dia, contou para seu chefe que estava grávida e que iria se casar.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

Paula poderá trabalhar na fábrica até 4 semanas antes do parto e retornar ao trabalho 8 semanas após o nascimento do seu filho.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q451498 | Direito do Trabalho, Proteção do Trabalho da Mulher

Qual é o período de afastamento do trabalho da empregada gestante?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q451933 | Direito do Trabalho, Proteção do Trabalho da Mulher, Técnico Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 16a Região, CESPE CEBRASPE

Em face da legislação e jurisprudência protetivas quanto ao trabalho da mulher, julgue os itens subseqüentes.

Se uma empregada de uma instituição bancária engravidar-se e for dispensada, tomando ciência do aviso prévio após 20 dias da concepção, ainda que o empregador desconheça o seu estado gravídico, está obrigado a respeitar a estabilidade prevista em relação à gestante, pagando a indenização inerente ao período.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q454002 | Direito do Trabalho, Proteção do Trabalho da Mulher, Engenheiro de Segurança do Trabalho, ECT, CESPE CEBRASPE

À luz da legislação referente a segurança e medicina do trabalho, julgue os itens de 73 a 78. Nesse sentido, considere que a sigla MTE, sempre que utilizada, se refere ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Legalmente, ressalvadas as disposições especiais relativas ao trabalho do menor e da mulher, admite-se que um empregado remova, individualmente, no máximo, 30 kg. Não está compreendida nessa disposição a remoção de material feita por impulsão ou tração de vagonetes sobre trilhos, carros de mão ou quaisquer outros aparelhos mecânicos, podendo o MTE, em tais casos, fixar limites compatíveis com cada situação.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q453657 | Direito do Trabalho, Proteção do Trabalho da Mulher, Advogado, SF, FGV

Considere as seguintes assertivas sobre o Trabalho da Mulher e a Proteção à Maternidade:

I. O trabalho noturno da mulher é permitido, sendo devido o adicional noturno de 25% (vinte e cinco por cento) no mínimo.

II. Ao empregador é vedado utilizar a empregada em atividades que impliquem o emprego de força muscular igual ou superior a 20 (vinte) quilos para o trabalho contínuo.

 III. Para amamentar o próprio filho até que complete 6 (seis) meses, a mãe terá direito a três intervalos especiais, de meia hora cada um.

VI. A mãe adotiva tem direito à licença-maternidade pelo período de 120 (cento e vinte) dias e ao saláriomaternidade.

V. Em consonância com a Constituição Federal/88, é necessária a existência de creches para assistência gratuita aos filhos e dependentes do trabalhador do sexo feminino ou masculino desde o nascimento até 6 (seis) anos de idade.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.