Questões de Concursos: Protistas e algas

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Protistas e algas. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q946863 | Biologia, Protistas e algas, manhã, UDESC, UDESC, 2018

Nos ambientes submersos, a pouco metros de profundidade, as paisagens já são decoradas ou mesmo completamente construídas por bancos de gramas marinhas e de macroalgas. Assim como as gramas marinhas, as algas formam vastas pastagens, sendo importantes fontes de alimento e abrigo para diversas espécies de organismos. Por exemplo, desses ambientes dependem muitos recursos pesqueiros tradicionais de Santa Catarina, como garoupas, lagostas e vieiras. LINDNER, Alberto. Vida Marinha de Santa Catarina; 2. ed. Florianópolis: EDUFSC, 2018. p.128. [adaptado]
Analise as proposições sobre os animais citados no texto. I. Possuem três folhetos embrionários.
II. Pertencem ao mesmo filo.
III. Pertencem à Classe Crustácea.
IV. Possuem notocorda na fase embrionária. Assinale a alternativa correta.

12 Q681040 | Biologia, Protistas e algas, Dia 2, CESMAC, CEPROS, 2018

Cianobactérias e euglenoides têm em comum o fato de:

13 Q946012 | Biologia, Protistas e algas, Vestibular, FATEC, FATEC, 2019

A leishmaniose é uma doença não contagiosa, causada por parasitas, que são transmitidos por vetores hematófagos, conhecidos por mosquito-palha ou birigui. O vetor se contamina com o sangue de pessoas e de animais doentes, principalmente cães, e transmite o parasita às pessoas e animais sadios. Existem dois tipos de leishmaniose, a tegumentar (conhecida como úlcera de bauru) e a visceral (conhecida como calazar), capazes de causar sérios danos às pessoas afetadas. A leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele e nas mucosas das vias aéreas superiores. A leishmaniose visceral é uma doença sistêmica, pois acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. Atualmente, existem cerca de 12 milhões de pessoas infectadas por leishmaniose em 88 países. Um deles é o Brasil, o mais afetado ao lado da Índia, Etiópia e Sudão. A doença está entre as mais negligenciadas no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atingindo em sua maioria, as populações mais pobres. <https://tinyurl.com/y3elt26u> Acesso em: 17.06.2019. Adaptado
Em relação a essa doença, é correto que

14 Q950879 | Biologia, Protistas e algas, Segundo Semestre, IFF, IFF, 2018

Na corrosão de metais, ocorre a deterioração do material devido a uma reação de oxirredução do metal com o meio. O ferro, por exemplo, é facilmente oxidado quando exposto ao ar e à umidade, formando o óxido de ferro mono-hidratado (Fe2O3 . H2O), conhecido como ferrugem, conforme a reação balanceada a seguir:

2 Fe + 1,5 O2 + H2O → Fe2O3 . H2O

Sabendo que um pedaço de 10,0g de ferro foi exposto ao ar e à umidade, oxidando-se totalmente, qual a massa, aproximada, de ferrugem formada?

Dados de massas atômicas: H= 1,0u; O= 16,0u; Fe= 55,8u.

15 Q949909 | Biologia, Protistas e algas, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

As bactérias e os fungos têm uma função ecológica de fundamental importância para a manutenção da vida em nosso planeta. Destacam-se nesse caso as bactérias e fungos:

16 Q949566 | Biologia, Protistas e algas, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2018

Ao fazerem embalsamamento, empregados de funerárias estão sujeitos à contaminação por formaldeído pelo ar e pela pele. Essa exposição pode estar relacionada ao desenvolvimento da esclerose lateral amiotrófica (ELA, ou doença de Lou Gehrig).

Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 16 jul. 2015 (adaptado).


Para reduzir o risco de contaminação desses trabalhadores, é indicado o uso de

17 Q679045 | Biologia, Protistas e algas, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT, 2019

Três espécies de parasitas apresentam os seguintes comportamentos típicos durante seus ciclos de vida no hospedeiro humano:

1. instala-se no músculo cardíaco, prejudicando o funcionamento do coração.
2. atravessa a parede intestinal do hospedeiro e entra na corrente sanguínea.
3. penetra as células hepáticas e as hemácias do hospedeiro.

Assinale a alternativa CORRETA que indica os nomes dos parasitas, respectivamente, de acordo com os três comportamentos enumerados:

18 Q947704 | Biologia, Protistas e algas, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Os anexos embrionários são estruturas que derivam dos folhetos germinativos do embrião, mas que não fazem parte do corpo embrionário. Com relação às suas características e funções, é correto que:

19 Q947810 | Biologia, Protistas e algas, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Um tipo de protozoário parasita do sangue, quando infecta o homem, tem a seguinte consequência: seus esporozoítos alcançam o fígado formando merozoítos; a ruptura dos hepatócitos libera o protozoário que acaba por infectar hemácias, assumindo a forma de trofozoítos. Tais características são compatíveis com o ciclo da:

20 Q688119 | Biologia, Protistas e algas, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

O coração, em aves e mamíferos, é do tipo bomba com câmaras e válvulas e se caracteriza por apresentar

🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.