Início

Questões de Concursos Prova

Resolva questões de Prova comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


541Q732847 | Direito Processual Penal, Prova, Assistente Jurídico, TJ AC, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Lauro imputou a Lucas a prática de fato descrito como crime. Ocorre que Lucas é louco e, portanto, inimputável. Nessa situação, contudo, a insanidade de Lucas não desautoriza a configuração do crime de calúnia.

  1. ✂️
  2. ✂️

542Q735193 | Direito Processual Penal, Prova, Agente de Polícia Civil, Polícia Civil SC, ACAFE

Assinale a alternativa correta que completa o enunciado a seguir:

De acordo com o Código de Processo Penal brasileiro, “a prova da alegação incumbirá a quem a fizer”. No sistema processual penal brasileiro (...)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

543Q734188 | Direito Processual Penal, Prova, Perito Criminal, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

José foi preso em flagrante pela polícia militar do Tocantins nas proximidades do Tribunal de Justiça, após ter atropelado um soldado que ali controlava o trânsito. O soldado faleceu no local em razão do acidente. Na delegacia de polícia, houve a comunicação à autoridade judiciária local, e o delegado, por desconfiar de que José estivesse embriagado, encaminhou-o ao instituto médico legal. Quando o perito se preparava para realizar o exame toxicológico, o advogado contratado pela família de José adentrou abruptamente a sala de exames e disse que não se poderia dar continuidade ao procedimento porque isso implicaria uma produção de prova contra seu cliente. Em face dessa intervenção, José recusou submeter-se ao exame.

Com base na situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir.

A recusa em realizar a perícia para verificação do nível de álcool no organismo gera a presunção de que José estava realmente embriagado.

  1. ✂️
  2. ✂️

544Q736358 | Direito Processual Penal, Prova, Técnico Judiciário, TRF 2a, FCC

No que concerne ao acusado e seu defensor,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

545Q735090 | Direito Processual Penal, Prova

O valor da confissão se aferirá pelos critérios adotados para os outros elementos de prova e, para sua apreciação, o juiz deverá confrontá-la com as demais provas do processo, verificando se entre ela e estas existe compatibilidade ou concordância. Neste caso:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

546Q736631 | Direito Processual Penal, Prova, Defensor Público Nível I, DPE ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere a processo e julgamento dos crimes de tráfico e uso indevido de substância entorpecente e ao instituto da interceptação telefônica, julgue os itens a seguir. Na hipótese de posse de drogas para consumo pessoal, não se impõe prisão em flagrante. Nessa situação, o autor do fato deve ser imediatamente encaminhado ao juízo competente ou, na falta desse, assumir o compromisso de a ele comparecer, lavrando-se termo circunstanciado e providenciando-se as requisições dos exames e das perícias necessários.
  1. ✂️
  2. ✂️

547Q732869 | Direito Processual Penal, Prova, Juiz Substituto, Tribunal de Justiça nbsp SE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca da prova criminal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

548Q735176 | Direito Processual Penal, Prova, Delegado de Polícia, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

Acerca da prova no processo penal, julgue os próximos itens. Dispõe a lei processual penal que os exames de corpo de delito e as outras perícias serão feitos por dois peritos oficiais, o que significa que esses técnicos podem desempenhar suas funções independentemente de nomeação da autoridade policial ou do juiz, uma vez que a investidura em tais cargos advém da lei.
  1. ✂️
  2. ✂️

549Q733918 | Direito Processual Penal, Prova, Secretário, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Com relação a prova, prisão em flagrante, prisão preventiva e prisão temporária, julgue os seguintes itens.

Mesmo havendo dúvida acerca da identidade da testemunha, ela não estará impedida de depor e prestar informações sobre os fatos.

  1. ✂️
  2. ✂️

550Q735986 | Direito Processual Penal, Prova, Policial Federal Agente, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Zeca e Juca, previamente ajustados, adentraram em uma agência da Caixa Econômica Federal e, mediante ameaça, com o emprego de armas de fogo (revólveres), subtraíram a importância de R$ 20.000,00, que se encontrava no interior do cofre da instituição financeira. Logo depois da ocorrência, os autores da subtração foram encontrados por policiais militares, alguns quarteirões distantes da agência, em atitude suspeita (carregando sacolas e com armas na cintura), momento em que foram abordados e posteriormente presos. As armas do crime foram apreendidas e parte da res furtiva recuperada. Juca alegou ter menos de dezoito anos de idade.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Para o reconhecimento da qualificadora do emprego de arma, é imprescindível a apreensão dos instrumentos do crime e a realização de exame de eficiência.

  1. ✂️
  2. ✂️

551Q737048 | Direito Processual Penal, Prova, Defensor Público Nível I, DPE ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere a processo e julgamento dos crimes de tráfico e uso indevido de substância entorpecente e ao instituto da interceptação telefônica, julgue os itens a seguir. Não se admite a interceptação de comunicações telefônicas quando o fato investigado constitui infração penal punida, no máximo, com pena de detenção.
  1. ✂️
  2. ✂️

552Q733770 | Direito Processual Penal, Prova, Policial Civil Perito, Polícia Civil PE, IPAD

É correto afirmar que o exame de corpo de delito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

553Q732769 | Direito Processual Penal, Prova, Procurador Federal, AGU, CESPE CEBRASPE

Segundo o entendimento dos tribunais superiores, julgue os próximos itens, a respeito da prisão e das provas no processo penal.

A existência de prova concludente da autoria delitiva constitui requisito indispensável para a decretação da prisão preventiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

554Q734853 | Direito Processual Penal, Prova, Perito Criminal, Polícia Civil AC, CESPE CEBRASPE

Acerca da prova no direito processual penal, julgue os itens que se seguem. Nos casos de morte violenta, quando não houver infração penal que apurar, ou quando as lesões externas permitirem precisar a causa da morte e não houver necessidade de exame interno para a verificação de alguma circunstância relevante, bastará o simples exame externo do cadáver.
  1. ✂️
  2. ✂️

555Q737188 | Direito Processual Penal, Prova

Quem deve prestar compromisso no momento da oitiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

556Q735014 | Direito Processual Penal, Prova, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Texto CE-II – questões de 69 a 71

Lauro está sendo acusado, em juízo, por crime que deixou vestígios, havendo a polícia arrecadado os objetos que compõem o corpo de delito.

Considerando a situação hipotética descrita no texto CE-II e de acordo com regras estabelecidas pelo CPP, julgue os itens abaixo.

Se Lauro confessar a autoria do crime e tanto a acusação quanto a defesa concordarem com os termos dessa confissão, não haverá necessidade de outras provas que tenham por objeto a autoria.

  1. ✂️
  2. ✂️

557Q732793 | Direito Processual Penal, Prova, Técnico Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Com relação ao código penal brasileiro e ao processo penal brasileiro, julgue os itens subseqüentes.

Havendo a confissão do acusado, se a infração deixar vestígios, será dispensável o exame de corpo de delito.

  1. ✂️
  2. ✂️

558Q734081 | Direito Processual Penal, Prova, Perito Papiloscópio, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Com base exclusivamente em interceptação telefônica autorizada judicialmente, a polícia judiciária, no curso de inquérito policial, teve conhecimento dos preparativos para a ocorrência de determinado crime. Por ordem da autoridade policial, então, agentes de polícia passaram a acompanhar os investigados e, sem que em nada influenciassem na conduta ou provocassem a ação dos criminosos, tiveram oportunidade de presenciar a prática do crime, momento em que deram ordem de prisão e conseguiram prender dois dos perpetradores, no momento em que cometiam a infração penal, após o que iniciaram perseguição a um terceiro autor do mesmo crime, o qual foi detido apenas horas depois, após perseguição contínua e ininterrupta da polícia, da qual, em tempo algum, conseguiu fugir ou se desvencilhar. No momento do flagrante, foram também colhidas provas, as quais, depois, se mostraram essenciais para a denúncia e condenação.

Tendo por base a situação acima narrada, julgue os itens seguintes.

Se a interceptação telefônica que permitiu a ação policial for considerada ilícita por decisão judicial posterior, todas as provas colhidas durante o flagrante serão inadmissíveis no processo, a não ser que provem os responsáveis pela persecução criminal que tais provas poderiam ser obtidas por fonte diversa e independente da interceptação impugnada.

  1. ✂️
  2. ✂️

559Q737665 | Direito Processual Penal, Prova, Analista Judiciário, TJ PR, TJ PR

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

560Q734358 | Direito Processual Penal, Prova, Agente de Polícia Civil, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

A respeito das provas no processo penal, julgue os itens a seguir. A responsabilidade criminal do acusado deve ser confirmada por meio de provas legalmente admitidas pelo ordenamento jurídico em vigor. Entretanto, embora o juiz possa se valer das provas colhidas na fase policial, ele deve considerar as provas colhidas na fase judicial, mediante os auspícios do contraditório judicial, não podendo fundamentar a sua decisão exclusivamente nos elementos probantes colhidos na fase policial, ressalvadas as provas cautelares, não repetíveis e antecipadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.