Início

Questões de Concursos Provas

Resolva questões de Provas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q730653 | Direito Processual do Trabalho, Provas, Advogado, CER RR, CESPE CEBRASPE

Nos itens subseqüentes são apresentadas situações hipotéticas que envolvem institutos do direito processual do trabalho, seguidas de assertivas a serem julgadas.

Após 6 anos prestando serviços como motorista em uma empresa multinacional, Breno foi dispensado por justa causa. Ingressou, então, em juízo, buscando receber R$ 5.000,00 a título de horas extras não-pagas. Ao comparecer em juízo, por ocasião da audiência, seu advogado pretendeu a intimação de duas testemunhas, para comprovar a sobrejornada alegada, o que restou indeferido pelo magistrado. Nessa situação, o juiz agiu de modo acertado, não tendo ocorrido nenhum cerceamento do direito à produção de provas.

  1. ✂️
  2. ✂️

122Q221535 | Direito Processual do Trabalho, Provas, Procurador, PGT, PGT

Em relação à distribuição do ônus da prova, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q141354 | Direito Processual do Trabalho, Provas, Analista Judiciário Execução de Mandados, TRT 9a REGIÃO, FCC

Em todo processo judicial, o conjunto probatório é fun- damental para a solução do litígio. A Consolidação das Leis do Trabalho possui regras específicas sobre as provas judiciais, sendo assim,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q729789 | Direito Processual do Trabalho, Provas, Defensor Público de 4a Categoria, DPE AM, CESPE CEBRASPE

João trabalhava em um açougue e, ao operar máquina para moer carne, deixou de usar o soquete e sofreu grave acidente, vindo a perder a mão direita. Assistido pela Defensoria Pública, propôs ação acidentária contra o INSS, pleiteando o benefício a que entendia fazer jus e ação por danos materiais e morais contra o empregador.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Na ação contra o empregador, não há necessidade de comprovar-se a culpa, pois a responsabilidade daquele é sempre objetiva, sendo bastante a comprovação do dano e do nexo de causalidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

126Q732357 | Direito Processual do Trabalho, Provas, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

Segundo as regras de distribuição do ônus da prova no processo do trabalho, será de responsabilidade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q222437 | Direito Processual do Trabalho, Provas, Procurador, MPT, MPT

A propósito das provas, leia e assinale os itens a seguir:

I - O documento público faz prova da sua formação e dos fatos que o escrivão, o tabelião ou o funcionário declarar que ocorreram na sua presença, porém, o documento feito por oficial público incompetente, ou sem as formalidades legais, terá a mesma eficácia probatória do instrumento particular, desde que subscrito pelas partes.

II - A confissão eivada de erro ou obtida por dolo ou coação poderá ser objeto de ação anulatória ou ação rescisória. Será objeto de ação anulatória, se ainda estiver pendente o processo em que foi feita; caso proferida a decisão de mérito, poderá ser revogada por ação rescisória, desde que constitua um dos fundamentos em que se baseou a decisão.

III - A recusa legítima da exibição de documentos em juízo é direito das partes e de terceiros, desde que o fundamento de fato ou de direito para a recusa se enquadre em uma das hipóteses legais, podendo o juiz, segundo o seu prudente arbítrio, admitir outros motivos graves que justifiquem a recusa da exibição.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q732367 | Direito Processual do Trabalho, Provas, Procurador do Estado de 1a Categoria, PGE ES, CESPE CEBRASPE

De acordo com a jurisprudência do TST, julgue os itens a seguir, referentes ao ônus da prova no processo trabalhista. O ônus de provar o término do contrato de trabalho, quando negados a prestação de serviço e o despedimento, é do empregador, pois o princípio da continuidade da relação de emprego constitui presunção favorável ao empregado.
  1. ✂️
  2. ✂️

131Q731999 | Direito Processual do Trabalho, Provas, Técnico Judiciário, TRT 5a, FCC

Quanto à prova testemunhal no processo do trabalho, é correto afirmar que se diferenciam o rito ordinário e o rito sumaríssimo em razão de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q731038 | Direito Processual do Trabalho, Provas, Juiz do Trabalho Substituto, TRT 1a, FCC

Correndo o boato de que certa testemunha estaria na iminência de mudar-se para outro país, o patrono do reclamante requereu a oitiva da mesma testemunha, em caráter de urgência, antes mesmo da designação de data para a audiência inaugural. Requereu ainda que a testemunha fosse conduzida com o auxílio de força policial, uma vez que seria provável que não quisesse prestar depoimento. O juiz do trabalho, antes mesmo da notificação-citatória, deferiu o requerimento do reclamante, determinando a condução coercitiva da testemunha para ser ouvida na data designada.

A decisão judicial

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q731047 | Direito Processual do Trabalho, Provas, Instituto Quadrix, 2017

A respeito do Direito Processual do Trabalho, julgue os itens que se seguem. Tomando?se por base o sistema de produção das provas no direito processual trabalhista, é correto dizer que a confissão pode ser real ou ficta, sendo a primeira uma presunção absoluta e a segunda uma presunção relativa que pode ser elidida por outras provas existentes nos autos.
  1. ✂️
  2. ✂️

134Q225781 | Direito Processual do Trabalho, Provas, Procurador, PGE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com a jurisprudência do TST, julgue os itens a seguir,
referentes ao ônus da prova no processo trabalhista.

O empregador com mais de dez empregados está obrigado a registrar a jornada de trabalho de seus empregados, cabendo-lhe, portanto, em processo trabalhista, o ônus de apresentar esses registros; se não o fizer, o juiz deferirá de plano o pedido formulado na inicial, na medida em que não poderá aceitar a produção de prova em contrário.

  1. ✂️
  2. ✂️

135Q731312 | Direito Processual do Trabalho, Provas, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

Em relação à prova documental no Processo do Trabalho,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q224547 | Direito Processual do Trabalho, Provas, Procurador, PGT, PGT

Segundo a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, no que diz respeito ao ônus da prova na Justiça do Trabalho:

I - Quando prevista em instrumento normativo, a presunção de veracidade da jornada de trabalho é absoluta, em face do princípio da autonomia privada coletiva.
II - A não-apresentação injustificada dos controles de freqüência pelo empregador que conta com mais de 10 (dez) empregados gera presunção relativa de veracidade da jornada de trabalho, a qual pode ser elidida por prova em contrário.
III - O ônus de provar o término do contrato de trabalho, quando negados a prestação de serviço e o despedimento, é do empregador, pois o princípio da continuidade da relação de emprego constitui presunção favorável ao empregado.
IV - É do empregado o ônus de comprovar que satisfaz os requisitos indispensáveis à obtenção do vale-transporte. De acordo com as assertivas acima, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q731225 | Direito Processual do Trabalho, Provas, Analista Judiciário, TRT 16a, FCC

As testemunhas que prestam depoimento segundo os fatos que tiveram notícias são testemunhas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q732084 | Direito Processual do Trabalho, Provas, Analista Judiciário, TRT 3a, FCC

No procedimento sumariíssimo, diferentemente do ordinário,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q732190 | Direito Processual do Trabalho, Provas, Analista Judiciário, TRT 1a, FCC

Atenas, em dezembro de 2012, ajuizou reclamação trabalhista em face da sua empregadora Celestial Cosméticos e Perfumes S/A postulando apenas uma indenização por ofensas e danos morais, no valor que foi atribuído à causa de R$ 6.220,00 (seis mil duzentos e vinte reais), equivalentes a 10 salários mínimos na época da propositura da ação. Para comprovar suas alegações, conforme previsão legal, a quantidade máxima de testemunhas que Atenas poderá indicar é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q731604 | Direito Processual do Trabalho, Provas, Analista em Transportes, Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à sistemática procedimental trabalhista, julgue os itens seguintes. Se o reclamante requerer em juízo o reconhecimento do vínculo de emprego e a reclamada negar a prestação de tais serviços, é do empregado o ônus da prova.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.