Questões de Concursos: Psicanalise

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Psicanalise. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q149195 | Psicologia, Psicanalise, Analista Judiciário Psicologia, TRT 3a Região, FCC

As terapias psicodinâmicas buscam a mudança

42 Q218579 | Psicologia, Psicanalise, Oficial Técnico de Inteligência Área de Psicologia, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos às teorias da personalidade.

De acordo com as teorias da psicanálise, a região psíquica denominada id, responsável pelo contato direto da mente com a realidade, busca o prazer pela intensificação da tensão.

43 Q847688 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Passira PE Psicólogo, CONTEMAX, 2020

As observações de Freud a respeito de seus pacientes revelaram uma série interminável de conflitos e acordos psíquicos. A um instinto opunha-se outro; proibições sociais bloqueavam pulsões biológicas e os modos de enfrentar situações frequentemente chocavam-se uns com os outros. Ele tentou ordenar este caos aparente propondo três componentes básicos estruturais da psique: o id, o ego e o superego (Schultz & Schultz, 2002). Acerca de cada um julgue verdadeiro ou falso: I. O Id. O Id "contém tudo o que é herdado, que se acha presente no nascimento, que está presente na constituição—acima de tudo, portanto, os instintos que se originam da organização somática e que aqui (no id) encontram uma primeira expressão psíquica, sob formas que nos são desconhecidas" (1940, livro 7, pp. 17-18 na ed. bras.). É a estrutura da personalidade original, básica e mais central, exposta tanto às exigências somáticas do corpo como aos efeitos do ego e do superego. Embora as outras partes da estrutura se desenvolvam a partir do id, ele próprio é amorfo, caótico e desorganizado. II. O Ego. O ego é a parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa. Desenvolve-se a partir do id, à medida que o bebê toma-se cônscio de sua própria identidade, para atender e aplacar as constantes exigências do id. Como a casca de uma árvore, ele protege o id mas extrai dele a energia, a fim de realizar isto. Tem a tarefa de garantir a saúde, segurança e sanidade da personalidade. III. O Superego. Esta última parte da estrutura se desenvolve não a partir do id, mas a partir do ego. Atua como um juiz ou censor sobre as atividades e pensamentos do ego. É o depósito dos códigos morais, modelos de conduta e dos construtos que constituem as inibições da personalidade. Freud descreve três funções do superego: consciência, auto-observaçao e formação de ideais.

44 Q850685 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Bagé RS Psicólogo, FUNDATEC, 2020

Implicam um processo deteriorativo das funções do ego, a tal ponto que haja, em graus variáveis, algum sério prejuízo do contato com a realidade. É o caso, por exemplo, das diferentes formas de esquizofrenias crônicas (Zimerman, 2007).
Assinale a alternativa que contemple esse conceito.

46 Q847495 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Pedra Lavrada PB Psicólogo, CONTEMAX, 2020

Após a leitura do texto abaixo, responda a próxima questão.
Perda de intimidade com o sonho causa grande prejuízo à humanidade, diz o neurocientista em entrevista à BBC News Brasil.

Sidarta Ribeiro pretendia pesquisar a comunicação vocal entre aves, mas uma experiência pessoal fez com que ele mudasse o foco dos estudos para um campo tão complexo quanto intrigante: os sonhos. A investigação o fez cotejar perspectivas do sonho de diferentes disciplinas - como Medicina, Literatura e Psicanálise - e resultou em "O oráculo da noite: a história e a ciência do sonho", livro recém-lançado pela Companhia das Letras.
Para ele, ao relegar os sonhos ao segundo plano, abrimos mão de um poderoso instrumento para simular efeitos de nossos atos e encontrar soluções para problemas - atributos que os tornam especialmente importantes num momento em que a humanidade se vê paralisada diante de uma catástrofe climática e da crescente desigualdade social.
Um dos mais destacados cientistas brasileiros, Ribeiro é diretor da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e foi um dos fundadores do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde é professor titular.
Adaptado de https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/perda-de-intimidade-com-o-sonho-causa-grande-prejuizo-ahumanidade-diz-neurocientista-11082019 acesso em 02/03/2020
Sobre as ideias de Freud acerca dos sonhos, assinale a alternativa INCORRETA.

47 Q848692 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Abelardo Luz SC Psicólogo, GSA CONCURSOS, 2020

O desenvolvimento humano se dá em oito fases ou estágios psicossociais, que vão do nascimento até a morte. Essas fases ou estágios contribuem para a formação da personalidade e, em cada um, o indivíduo atravessa uma crise que influenciará sua capacidade de resolução de problemas no decorrer da vida. Assinale a alternativa que identifica o teórico que propôs essa concepção de desenvolvimento humano.

48 Q850605 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

As três estruturas do aparelho mental, segundo a teoria da Personalidade desenvolvida por Freud, são:

49 Q847672 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Bagé RS Psicólogo, FUNDATEC, 2020

Uma característica dos estados neuróticos é que os mecanismos defensivos utilizados pelo ego não são tão primitivos, como, por exemplo, aqueles presentes nos estados psicóticos. A partir do viés psicanalítico, pode-se discriminar cinco tipos de estruturas neuróticas: de angústia, histeria, obsessivo-compulsiva, fobia e depressão.
Com relação ao conceito de neurose de angústia, assinale a alternativa correta.

50 Q847614 | Psicologia, Psicanálise, FURB SC SC Psicólogo, FURB, 2020

Sobre a teoria do desenvolvimento para a Psicanálise, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) O desenvolvimento da sexualidade corresponde às fases: oral, anal, fálica e genital, além da fase de latência, período em que, geralmente, a sexualidade se mantém em suspenso, possibilitando a internalização, por parte da criança, dos elementos da cultura. ( ) Freud possibilitou, a partir de suas contribuições sobre o desenvolvimento sexual na criança, um método didático assertivo, bastante utilizado em formações de professores. ( ) Apesar do desenvolvimento não obedecer a fases cronológicas, é possível afirmar que a boca, na maioria das vezes, costuma ser a primeira zona erógena a influenciar o desenvolvimento da criança.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.