Questões de Concursos: Psicanalise

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Psicanalise. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q834102 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Psicólogo, AMEOSC, 2021

Quanto aos estágios de desenvolvimento psicossexual a fase de oral caracteriza-se por:

52 Q848662 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020

Erikson dedicou-se ao estudo:

53 Q217746 | Psicologia, Psicanalise, Oficial Técnico de Inteligência Área de Psicologia, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos às teorias da personalidade.

Tanto para Freud como para Jung, a mente ou psique atua no nível consciente e no inconsciente. No entanto, Jung defendia que a parte mais significativa do inconsciente provinha do inconsciente coletivo, e não, das experiências passadas do indivíduo, como acreditava Freud.

54 Q847414 | Psicologia, Psicanálise, AL AP Analista Legislativo Psicólogo, FCC, 2020

Klein (1946) via as crianças como se estivessem constantemente engajando-se em um conflito básico entre a pulsão de vida e a pulsão de morte, ou seja, entre bom e ruim, amor e ódio, criatividade e destruição. Em sua tentativa de lidar com essa dicotomia entre sentimentos bons e ruins, as crianças organizam suas experiências em

55 Q153959 | Psicologia, Psicanalise, Analista Judiciário Psicologia, TRE AP, FCC

A premissa inicial de Freud era de que há conexões entre todos os eventos mentais. Quando um pensamento ou sentimento parece não estar relacionado aos pensamentos e sentimentos que o precedem, as conexões estão

56 Q849730 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Brasília de Minas MG Provas Engenheiro Ambiental Engenheiro Agrimensor Psicólogo Fisioterapeuta Pedagogo Professor Educação Infantil Professor Educação Física Professor Geografia Profess, COTEC, 2020

Analise a forma pela qual a transgressão se articula nas seguintes estruturas de personalidade: Perversão, Histeria e Neurose Obsessiva, em conformidade com essa avaliação, relacione a primeira coluna à segunda:

I - Perversão

II - Neurose obsessiva

III - Histeria

( ) Nessa modalidade, a transgressão é sustentada por um questionamento agudo referindo-se à dimensão da identificação, ela mesma atraída pelo risco da lógica fálica e seu corolário concernindo à identificação sexual.

( ) Nesse modo de ser, a transgressão se dá no desafio da Lei do Pai, o sujeito se situa, essencialmente, na vertente da dialética do ser. Devemos insistir no caráter imperativo segundo o qual o sujeito fará intervir a lei do seu desejo, ou seja, como única lei do desejo que ele reconhece.

( ) Nessa forma, a transgressão apresenta o recalcamento ligado a uma disjunção da relação de causalidade que se produz em função de um deslocamento do afeto. O sintoma dessa modalidade é o resultado de deformações destinadas a mascarar o pensamento que provém da censura primária. O pensamento torna-se alheio ao sujeito. Quanto mais o sujeito se faz defensor da legalidade, mais ele luta, sem o saber, contra seu desejo de transgressão.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

57 Q849236 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020

Sobre a trajetória de Melanie Klein e suas teorias podemos afirmar:

58 Q834672 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Princesa SC Psicólogo, AMEOSC, 2021

Assinale a alternativa que indique a descrição do mecanismo de defesa freudiano chamando Racionalização.

59 Q851138 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Panambi RS Psicólogo, FUNDATEC, 2020

De acordo com Zimerman (2007), assinale a alternativa que apresenta o princípio que alude ao fato de que na mente nada acontece ao acaso ou de um modo fortuito, sendo que cada acontecimento psíquico é determinado por outros que o precederam, de tal sorte que não há descontinuidade na vida mental. Esse princípio fica melhor compreendido e complementado com o modelo da multicausalidade, com o qual Freud, indo além das causas lineares responsáveis pela determinação de um dado sintoma, postula a ideia de que “várias causas produzem um mesmo efeito”.

60 Q848536 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Pedra Lavrada PB Psicólogo, CONTEMAX, 2020

Após a leitura do texto abaixo, responda a próxima questão.
Perda de intimidade com o sonho causa grande prejuízo à humanidade, diz o neurocientista em entrevista à BBC News Brasil.

Sidarta Ribeiro pretendia pesquisar a comunicação vocal entre aves, mas uma experiência pessoal fez com que ele mudasse o foco dos estudos para um campo tão complexo quanto intrigante: os sonhos. A investigação o fez cotejar perspectivas do sonho de diferentes disciplinas - como Medicina, Literatura e Psicanálise - e resultou em "O oráculo da noite: a história e a ciência do sonho", livro recém-lançado pela Companhia das Letras.
Para ele, ao relegar os sonhos ao segundo plano, abrimos mão de um poderoso instrumento para simular efeitos de nossos atos e encontrar soluções para problemas - atributos que os tornam especialmente importantes num momento em que a humanidade se vê paralisada diante de uma catástrofe climática e da crescente desigualdade social.
Um dos mais destacados cientistas brasileiros, Ribeiro é diretor da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e foi um dos fundadores do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde é professor titular.
Adaptado de https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/perda-de-intimidade-com-o-sonho-causa-grande-prejuizo-ahumanidade-diz-neurocientista-11082019 acesso em 02/03/2020
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I - Para a psicanálise o material do qual se forma os sonhos é oriundo, principalmente, de desejos e sentimentos reprimidos no inconsciente. II - Na análise behaviorista os sonhos são formados a partir da aprendizagem do indivíduo em interação, servindo para a análise das contingências nas quais ele está inserido. III - Para a fenomenologia os sonhos são constituídos para possibilitar uma gratificação parcial das pulsões do id, por meio da descarga consciente das mesmas. IV - A análise cognitiva postula que o processo onírico esclarece pontos da vivência desperta do paciente, sendo sua interpretação um meio de avaliar possíveis disfunções nesse campo.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.