Questões de Concursos: Psicodiagnóstico

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Psicodiagnóstico. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q152905 | Psicologia, Psicodiagnóstico, Analista Judiciário Psicologia, TRT 23a REGIÃO, FCC

Um psicólogo incluiu a aplicação do TAT Teste de Aper- cepção Temática, de Henry A. Murray, em uma avaliação psicodiagnóstica e utilizou a prancha de no 16, em branco. Deu a instrução especial indicada, dizendo ao sujeito: Veja o que você pode ver nesta prancha em branco. Imagine alguma cena aí e descreva-a em detalhe. Como o sujeito não conseguiu responder, o psicólogo, respeitando o que é indicado nas instruções para a aplicação do teste, disse:

12 Q101196 | Psicologia, Psicodiagnóstico , Analista Psicologia, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do psicodiagnóstico realizado no contexto de avaliação
psicológica para obtenção da carteira nacional de habilitação,
julgue os itens a seguir.

De acordo com a teoria motriz da consciência, ou princípio da cinesia, a intenção ou propósito de um indivíduo se manifesta pelo tônus muscular, que é um dos fundamentos do psicodiagnóstico miocinético para a avaliação da personalidade.

13 Q150845 | Psicologia, Psicodiagnóstico, Analista Judiciário Psicologia, TRT 4a REGIÃO, FCC

O prognóstico está entre os objetivos mais comuns de um psicodiagnóstico e corresponde a determinar

14 Q150083 | Psicologia, Psicodiagnóstico, Analista Judiciário Psicologia, TJ AP, FCC

O psicólogo que trabalha com psicodiagnóstico deve ter familiaridade com os sistemas de classificação nosológica porque

15 Q154909 | Psicologia, Psicodiagnóstico, Analista Judiciário Psicologia, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das teorias e transtornos de personalidade, do psicodiagnóstico desses transtornos e das abordagens terapêuticas a eles aplicadas, julgue os itens de 11 a 20.

A personalidade borderline apresenta um padrão de relacionamento flutuante e confuso, variando rapidamente entre a idealização e o total desprezo, com comportamento impulsivo autodestrutivo, que pode levar ao suicídio. A psicoterapia de inspiração psicanalítica estabelece para os sujeitos com esse transtorno um contrato inicial destinado a limitar os comportamentos suicidas e aditivos, privilegiando o suporte psicológico e o aconselhamento em detrimento da interpretação da transferência.

16 Q151079 | Psicologia, Psicodiagnóstico, Analista Judiciário Psicologia, TSE, CONSULPLAN

Em relação aos testes psicológicos, assinale a afirmativa INCORRETA.

17 Q151152 | Psicologia, Psicodiagnóstico, Analista Judiciário Psicologia, TRT 9a REGIÃO, FCC

Segundo Jurema Alcides Cunha, no diagnóstico diferencial são investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de

18 Q149666 | Psicologia, Psicodiagnóstico, Analista Judiciário Psicologia, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das teorias e transtornos de personalidade, do psicodiagnóstico desses transtornos e das abordagens terapêuticas a eles aplicadas, julgue os itens de 11 a 20.

A personalidade esquizóide compartilha com a personalidade de evitação o retraimento social, caracterizado por uma incapacidade de formar relações pessoais ou de expressar emoções. O sujeito com personalidade esquizóide, devido à baixa expressividade emocional, não se perturba com elogios ou críticas.

19 Q155396 | Psicologia, Psicodiagnóstico, Analista Judiciário Psicologia, STM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, referentes ao sistema compreensivo de Rorschach

Na aplicação do Rorschach, recomenda-se que aplicador e examinando sentem-se lado a lado; entretanto, se este for portador de transtorno mental grave, como esquizofrenia, por exemplo, recomenda-se que aplicador e examinando se posicionem frente a frente, visto que, assim, o examinando se sentirá mais seguro com o contato visual e, consequentemente, mais tranquilo, de modo que não haja alterações no resultado.

20 Q155044 | Psicologia, Psicodiagnóstico, Analista Judiciário Psicologia do Trabalho, TRF 4a, FCC

No processo psicodiagnóstico, quando o objetivo é investigar irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para distinguir alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia, o psicólogo estará diante de

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.