Questões de Concursos Psicofarmacologia

Resolva questões de Psicofarmacologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11Q848792 | Psicologia, Psicofarmacologia, Multiprofissional em Atenção Cardíaca Psicologia, SES DF, IADES, 2020

No que se refere a intervenções psicológicas em pacientes acometidos por cardiopatias, julgue o item a seguir.

Técnicas de relaxamento tendem a diminuir a produção pelo hipotálamo de neurotransmissores como endorfina e serotonina, substâncias que apresentam uma estrutura química similar à da morfina e que, por causa dessa semelhança, apresentam um efeito analgésico.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q844852 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Prefeitura de Barão de Cocais MG Médico Especialista Psiquiatra, Gestão de Concursos, 2020

Olítio é um fármaco que possui ampla utilização na prática psiquiátrica. Após sua administração oral, é rápida e completamente absorvido pelo trato gastrointestinal. Seu pico plasmático é atingido em cerca de 1 a 2 horas após ingestão terapêutica de produtos de libertação imediata, e de 4 a 6 horas no caso das formulações de libertação sustentada. A intoxicação pelo lítio pode deixar sequelas, daí a necessidade de intervenção imediata e apropriada.

Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q231188 | Psicologia, Psicofarmacologia, Psicólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Segundo Coser (2010), “as propagandas de medicamentos criam demandas e manipulam o saber em prol da inculcação ideológica que interessa ao anunciante”, em detrimento da verdade e da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q859370 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Prefeitura de Cuitegi PB Médico Psiquiatra, CPCON, 2020

Acerca da Psicofarmacoterapia, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q859158 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Prefeitura de Sapé PB Médico Psiquiatra, CPCON, 2020

Acerca das psicofarmacoterapia básica e medicalização: Prescrever ou não prescrever medicamentos é questão polêmica entre uma Psiquiatria de orientação bio-médica e uma Psiquiatria de orientação sócio-política. Leia o texto abaixo, fazendo-lhe a necessária hermenêutica e de seu conteúdo inferindo a resposta para a única alternativa a ser assinalada como CORRETA.
“Medicalização é o processo pelo qual o modo de vida dos homens é apropriado pela medicina e que interfere na construção de conceitos, regras de higiene, normas de moral e costumes prescritos - sexuais, alimentares, de habitação - e de comportamentos sociais. Este processo está intimamente articulado à ideia de que não se pode separar o saber - produzido cientificamente em uma estrutura social - de suas propostas de intervenção na sociedade, de suas proposições políticas implícitas. Amedicalização tem, como objetivo, a intervenção política no corpo social. Outro uso frequente do termo é “medicalização do social”, expressão que possui um campo semântico amplo, podendo se referir a uma série diferenciada de fenômenos, o que impõe especificarmos alguns aspectos que podem ser a ele associados. Essa expressão pode ser entendida como a forma pela qual a evolução tecnológica vem modificando a prática da medicina, por meio de inovações dos métodos de diagnóstico e terapêutico, da indústria farmacêutica e de equipamentos médicos; por outro lado, pode ser usado numa referência às consequências que acarreta para o jogo de interesses envolvidos na produção do ato médico. Embora estes e outros sejam fatores reais que propiciam a reprodução do processo de medicalização, não é diretamente deste conjunto de fenômenos que iremos tratar. O fenômeno da medicalização social surge e se desenvolve, historicamente, no contexto das sociedades disciplinares, tal como foi analisado por Foucault, em vários de seus estudos. Esse fenômeno promoveu a ampliação do campo de função da medicina, estendendo-o ao plano político. Razão médica e ciência moderna são focos dos estudos de Madel Luz, que continuam se ampliando no Instituto de Medicina Social da UERJ, no grupo de pesquisa sobre Racionalidades Médicas, produzindo matriz teórica para muitos trabalhos já publicados e outros em andamento, dentre eles teses e dissertações.” Cf. LUZ, Madel Therezinha. Natural, racional, social: razão médica e racionalidade científica moderna. Rio de Janeiro, Campus, 1988; LUZ, Madel Terezinha. Racionalidades médicas: diagnose e terapêutica: médicos e pacientes no dia-a-dia institucional. (Relatório técnico final da segunda fase do projeto Racionalidades Médicas). Rio de Janeiro, Departamento de Planejamento e Administração em Saúde, Instituto de Medicina Social, UERJ, 1997. Cf. também, a série de relatórios, seminários e trabalhos produzidos para o Projeto Racionalidades Médicas, arquivados na biblioteca do IMS/UERJ. Fonte: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_medicalizacao.htm
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q835532 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Prefeitura de Catanduvas PR Médico Psiquiatra, FAUEL, 2021

Leias as afirmações e assinale a alternativa CORRETA.

I. Fluoxetina é um antidepressivo inibidor da receptação de serotonina.
II. Ácido valproico é um anticonvulsivante que pode ser utilizado como estabilizador do humor
III. Amitriptilina é um antidepressivo tricíclico utilizado apenas para induzir o sono ou auxiliar no tratamento de dor crônica.
IV. Litio (Carbonato de Litio) é um medicamento estabilizador do humor, com larga janela terapêutica, rápida ação antimaníaca e segurança no uso continuo. Sendo necessário fazer a dosagem do Litio sérico (litemia).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q859069 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Prefeitura de Passira PE Médico Psiquiatra, CONTEMAX, 2020

Com relação aos efeitos colaterais dos antidepressivos tricíclicos, os efeitos anticolinérgicos podem ser descritos como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q842361 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Prefeitura de Estância Velha RS Médico Psiquiatra, FUNDATEC, 2020

Sobre as alterações neuropsiquiátricas devido à infecção pelo HIV, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.