Início

Questões de Concursos Psicofarmacologia

Resolva questões de Psicofarmacologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1041199 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Um médico psiquiatra está de plantão e recebe uma paciente de 35 anos de idade, branca, casada, mãe de um filho e que trabalha como advogada em uma jornada de trabalho extenuante. Ela relata que, há 1 hora, estava em seu trabalho, sentada à mesa, lidando com diversos processos, quando, de forma súbita, começou a não acreditar mais ser ela mesma. Percebia-se fora de seu corpo e não sabia mais quem era, sentindo-se como se não fosse real. Junto com essa sensação, sentiu que o ambiente em que estava já não era o mesmo, que a sala estava cada vez maior e que ela estava pequena em relação ao espaço ao seu redor. Relata que, quanto mais se percebia dessa forma, mais outros sentimentos tomavam conta de seu corpo, de modo que passou a sentir formigamento e tremor, que evoluíram para uma tontura seguida de uma síncope. Na ocasião, foi socorrida por colegas de trabalho, que a trouxeram para o pronto-socorro. Do trabalho até o hospital, eles demoraram 20 minutos e a paciente refere que, quando chegaram, os sintomas já haviam aliviado. Ela menciona que essas crises começaram há cerca de 2 semanas, quando recebeu uma gratificação e assumiu um cargo importante em seu trabalho. Desde então, apresentou 4 crises como essa. Afirma que nunca teve nenhum problema psiquiátrico e que está com medo de ter alguma doença grave, temendo morrer, uma vez que vem fazendo tratamento para HIV há mais de 1 ano e teme que as crises possam estar relacionadas à sua condição. Atualmente, ela faz uso de Atazanavir + Ritonavir diariamente. Nega estar fazendo uso de substâncias recreativas, mas consome mais de 5 xícaras de café por dia. Exames laboratoriais e de imagem solicitados pelo médico não apresentam nenhuma alteração aguda do ponto de vista clínico.

A respeito do caso clínico hipotético apresentado e dos aspectos clínicos e terapêuticos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

Na situação apresentada, uma opção medicamentosa adequada, isenta de interações farmacológicas com as medicações de uso contínuo da paciente, seria o alprazolam, administrado em doses que variam de 0,5 mg a 2 mg, caso ocorra uma nova crise.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q1056393 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Psiquiatra, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Em relação ao uso de anticoncepcionais e psicofármacos, assinale a afirmativa a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q961023 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

As drogas antipsicóticas estão associadas a eventos adversos, os quais contribuem para a má adesão do paciente ao tratamento. O sistema extrapiramidal é a parte do sistema nervoso central mais acometida. Sobre os transtornos dos movimentos induzidos por antipsicóticos, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q1049765 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Psicogeriatria, EBSERH, FGV, 2024

Considerando as drogas estabilizadoras do humor, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1003734 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Médicoa Psiquiatra Ambulatorial, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

Carlos é um homem cisgênero preto, viúvo, de 55 anos, que buscou atendimento com você para tratamento de dependência de álcool há 3 meses. Na ocasião, seu caso foi classificado como moderado e foi decidido em conjunto com o Carlos que apenas abordagem psicossocial seria empregada naquele momento, com participação em grupo terapêutico e sessões de psicoterapia semanais. O paciente tem seu primeiro retorno com você hoje e relata que segue motivado e conseguiu ficar abstêmio por 1 mês, mas há 2 semanas voltou a beber 1 a 2 doses de cachaça todos os dias, "para esquecer dos problemas". Ele explica que recentemente seu médico de família e comunidade lhe diagnosticou com insuficiência renal e está em risco de ir para a diálise, o que gerou muita ansiedade, embora surpreendentemente o fígado estivesse bem nos exames.
Após acolhê-lo, vocês realizam um plano conjunto que envolve iniciar uma terapia farmacológica. Qual conduta seria mais indicada para o caso acima?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1041183 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito do uso de Clozapina e suas particularidades psicofarmacológicas, julgue o item a seguir.

A prescrição concomitante de antidepressivos é possível, mas deve ser cautelosa, tendo-se especial atenção àqueles agentes que inibem fortemente a enzima CYP1A2, como, por exemplo, a paroxetina, devido à redução do metabolismo da Clozapina e ao aumento do risco de toxicidade em doses usuais.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q1056397 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Psiquiatra, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Em relação aos antidepressivos relacionados a seguir, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1068105 | Psicologia, Psicofarmacologia, Psiquiatria, EsFCEx, VUNESP, 2024

O medicamento com baixo potencial teratogênico, de acordo com as evidências que embasam a classificação de risco na gestação da Food and Drug Administration (FDA) e que, portanto, pode ser considerado escolha terapêutica mais segura nos casos de gestantes com transtorno bipolar e com baixo potencial teratogênico (com evidências na classificação de risco gestacional da FDA) que pode ser prescrito em gestante com transtorno bipolar é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1024867 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Psicoterapia, EBSERH, FGV, 2024

Texto associado.
Uma mulher de 30 anos, sem história de doença psiquiátrica prévia, apresenta há alguns anos quadros alternantes de dois grupamentos de sintomas. Primeiro grupo: ideação suicida, tristeza intensa, desvalia, fadiga e alterações no sono. Segundo grupo: excesso de euforia, logorreia, autoestima inflada, aceleração de pensamentos com “fuga de ideias”, perda de controle sobre as atitudes com intensificação de compulsões (alimentar, jogos, compras e desejos sexuais), irritabilidade, agressividade e delírios de grandeza.
Considerando que os dois grupos de sintomas citados no texto 1 causam prejuízo significativo nas atividades de vida diária, o tratamento mais adequado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1084939 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Psiquiatria, DEPEN, CESPE CEBRASPE

A característica essencial dos transtornos do controle dos impulsos é o fracasso em resistir a um impulso ou à tentação de executar atos perigosos para si ou para terceiros. Com relação a esse grupo de transtornos, julgue os itens a seguir.

A naltrexona é um dos fármacos com melhor evidência para o tratamento da cleptomania, tendo-se mostrado eficaz em um pequeno ensaio clínico randomizado.
  1. ✂️
  2. ✂️

51Q1068103 | Psicologia, Psicofarmacologia, Psiquiatria, EsFCEx, VUNESP, 2024

Qual das seguintes classes de psicotrópicos pode aumentar o risco de toxicidade do lítio devido a uma interação medicamentosa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1068104 | Psicologia, Psicofarmacologia, Psiquiatria, EsFCEx, VUNESP, 2024

Assinale a alternativa que apresenta a principal desvantagem do uso de um antipsicótico de depósito ou de ação prolongada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1033838 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 59 anos procurou atendimento médico pois vinha apresentando insônia há pelo menos 6 meses, além de redução progressiva no apetite e perda de peso. Relatou ansiedade, tristeza, desânimo, fadiga, alteração da concentração, baixa autoestima e episódios de náuseas. Negou pensamentos de morte, mas alegou que o quadro estava causando significativo impacto social e profissional. Negou doenças prévias ou uso de medicações. Dentro do último mês, havia sido realizada uma investigação extensa para afastar doenças que pudessem causar esses sintomas. Como todos os exames vieram dentro da normalidade, a paciente procurou nova avaliação clínica. Não foram encontradas alterações ao exame clínico. O médico explicou para a paciente que ela estava com um quadro compatível com depressão.


Para essa paciente, a medicação que poderia trazer maior benefício, especialmente para os sintomas de insônia, ansiedade, redução do apetite, perda de peso e náuseas, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1086749 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Médico Psiquiatra, TJ RJ, CESPE CEBRASPE, 2021

Prescrever ou não medicamentos psicotrópicos durante a amamentação é uma decisão complexa, devendo-se sempre levar em consideração a relação risco-benefício. O psicofármaco que oferece maior risco quando prescrito durante o período de amamentação é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1033572 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Psiquiatria da Infância e Adolescência, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 47 anos relata preocupação constante com a sua saúde, tendo receio de que algo ruim aconteça. Quando está pior, relata dor precordial, que atribui ao coração “disparado”, e tem sensações de “morte iminente”, tonteira e parestesias. Geralmente esses sintomas duram apenas alguns minutos, mas são bastante desconfortáveis. A paciente já compareceu várias vezes à unidade de pronto atendimento durante as crises mais graves. Em geral é liberada para casa com a justificativa de que não apresentava nenhuma doença. Nega outras patologias ou o uso de drogas.
O diagnóstico mais provável é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1056392 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Psiquiatra, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

A cetamina é um anestésico derivado da fenciclidina, sintetizado pela primeira vez em 1962. Tem evidência consistente de eficácia em algumas doenças psiquiátricas via IV ou SC. Sobre a cetamina, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1033573 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Psiquiatria da Infância e Adolescência, EBSERH, FGV, 2024

Considerando as drogas estabilizadoras do humor, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1056390 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Psiquiatra, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
O caso clínico a seguir contextualiza a questão.Leia-o atentamente.


AS, sexo feminino, 62 anos, viúva, 3 filhos, funcionária pública aposentada. Mora sozinha. Trazida pela filha em consulta que afirma que a paciente se mudou três vezes de residência em um único ano. Comunicou aos filhos que se mudaria, pois o vizinho estava invadindo a sua casa na sua ausência, pois ele fez uma cópia de sua chave. Mudou-se para um apartamento; afirma que em novo endereço as peças de seu carro foram trocadas por peças velhas: “três homens invadiram e trocaram as peças do meu carro”. Mudou-se novamente; em novo prédio passou a apresentar crises ansiosas, insônia e hiporexia afirma que não tem paz em casa, uma vez que dois vizinhos colocaram câmera no seu apartamento e querem fazer de tudo para tirá-la do condomínio. Exames laboratoriais e de imagem sem alterações. Filha nega histórico de doença psiquiátrica prévia. Tem apresentado prejuízo funcional, uma vez que devido aomedo e crises de ansiedade tem evitado sair; parou de frequentar a igreja e o serviço voluntário; por vezes, dorme na casa da filha com receio de invadirem o seu apartamento durante a madrugada. Afirma ficar triste, porque nunca causou mal a ninguém para ser perseguida dessa forma. Tio materno com esquizofrenia; nega histórico de abuso de álcool ou drogas.
O tratamento mais indicado para o caso clínico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1054696 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Médico psiquiatra, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
As bases neurocientíficas e o avanço psicofarmacológico vêm
tornando a psiquiatria e as doenças mentais menos vítimas de
preconceitos, em paralelo com o aumento da eficácia dos
tratamentos. Acerca da psicofarmacologia, julgue os itens
seguintes.

Uma nova geração de medicamentos psicotrópicos utiliza a propriedade de agonista parcial, ou seja, o medicamento pode ter efeito global agonista ou antagonista, dependendo da quantidade relativa da substância agonista verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️

60Q1054697 | Psiquiatria, Psicofarmacologia, Médico psiquiatra, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
As bases neurocientíficas e o avanço psicofarmacológico vêm
tornando a psiquiatria e as doenças mentais menos vítimas de
preconceitos, em paralelo com o aumento da eficácia dos
tratamentos. Acerca da psicofarmacologia, julgue os itens
seguintes.

O bloqueio crônico de receptores de serotonina na via nigroestriatal pode resultar no desenvolvimento de discinesia tardia.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.