Início

Questões de Concursos Psicologia Jurídica

Resolva questões de Psicologia Jurídica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q944995 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, MEC, INEP, 2022

A violência doméstica contra as mulheres configura-se como um problema social de alta incidência no Brasil. Trata-se, portanto, de um tema complexo e sensível tanto para o campo de pesquisa quanto para o da intervenção. A violência configura-se como uma vivência de negação do humano, evocando sentimentos de vergonha, humilhação, medos, que caracterizam a tensão e as dificuldades de falar sobre a situação vivida. Trata-se de uma experiência de violação de direitos e de conflitos interpessoais que envolve rompimentos nas relações de intimidade e confiança, permeados de julgamentos morais e modelos de masculinidade e feminilidade que desqualificam as mulheres e incidem nas suas subjetividades. A complexidade do problema tem relação com suas múltiplas dimensões, caracterizando-se como objeto transdisciplinar.
HANADA, H.; D’OLIVEIRA, A. F. P. L.; SCHRAIBER, L. B. Os psicólogos na rede de assistência a mulheres em situação de violência. Estudos Feministas. Florianópolis, v. 18, n. 1, janeiro-abril/2010, p. 33-59 (adaptado).

Considerando a atuação dos diferentes profissionais nos casos de violência contra a mulher, avalie as afirmações a seguir.
I. As ações de saúde devem estar voltadas para o tratamento e a prevenção dos agravos físicos, emocionais e de saúde sexual e reprodutiva.
II. A orientação e a assistência jurídica devem ser fornecidas nas situações que implicam separação, disputa de guarda dos filhos, direitos sobre bens e configuração de crime.
III. A assistência social é o serviço responsável por fornecer orientações sobre benefícios que auxiliem no enfrentamento à vulnerabilidade e na ruptura do ciclo de violência.
IV. A orientação psicossocial é importante para a elaboração da situação familiar violenta e para a construção de novos projetos de vida e novas perspectivas de relação afetiva.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1008554 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Maiara exerce a atividade profissional de perita psicológica, prestando assessoramento ao sistema de Justiça. Por isso, foi designada para realizar a avaliação de um caso de litígio familiar que envolve aspectos relacionados à insegurança alimentar e à saúde mental.
A respeito do processo avaliativo realizado por Maiara, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q905264 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicólogo, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

A Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007, instituiu o dia 6 de dezembro como uma data significativa no bojo das políticas de combate à violência contra as mulheres. Este é o Dia Nacional
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q973058 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

Com relação à mediação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q972090 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2019

Dentre as atribuições do psicólogo que está inserido nas diversas Varas do Direito, como a Civil e a Familiar, está o uso de técnica uma psicológica, que possui o objetivo de promover uma conciliação entre as partes em tela de um processo judicial, como por exemplo, de sensibilizá-los para um tratamento. Assinale a alternativa que caracteriza essa técnica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1042301 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicólogo 30h, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Considerando a legislação sobre adoção de crianças e adolescentes, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1008189 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, MPU, FGV, 2025

Simone e Camila são psicólogas e devem atuar, respectivamente, como perita e assistente, numa ação judicial de disputa de guarda de filhos.
De acordo com a Resolução CFP nº 008/2010, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1032253 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Marcela, 31 anos, usuária de álcool e outras drogas, deixou a filha Teresa de 1 ano sozinha em casa e só retornou no dia seguinte. Os vizinhos chamaram o Conselho Tutelar, alertados pelo choro da criança. O Conselho Tutelar conseguiu localizar Gilberto, o avô de Teresa, e entregou para ele a criança na sede do órgão. A psicóloga do Conselho Tutelar deu as orientações cabíveis naquele momento.
Diante dessa situação e considerando as medidas possíveis no melhor interesse de Marcela e de Teresa, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q973042 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

João é psicólogo jurídico e realiza o acompanhamento de jovens em medida socioeducativa e de crianças em processo de reintegração familiar. Considerando a necessidade de registro das informações decorrentes da prestação de serviços psicológicos, a Resolução CFP nº 0001/2009 estabelece que:

I. É obrigatório o registro documental sob a forma de prontuário psicológico, por razões que envolvam a restrição do compartilhamento de informações com o usuário e beneficiário do serviço prestado.
II. O registro documental em papel ou informatizado tem caráter sigiloso e constitui-se de um conjunto de informações com o objetivo de contemplar sucintamente o trabalho prestado, a descrição e a evolução da atividade e os procedimentos técnicocientíficos adotados.
II. O período de guarda do registro documental deve ser de no mínimo dez anos, devendo ser mantido em local acessível pela instituição onde o psicólogo prestou o serviço.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q972318 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2017

O psicólogo forense busca compreender o humano a partir dos princípios da

I. ênfase na análise individual relacionada com o seu contexto social, político, econômico.

II. ideia de que os comportamentos devem ser analisados em todos os âmbitos, não só no aspecto criminal, mas também no ambiental e emocional.

III. crença na ideia de que o ser humano orienta-se por sua “escala de necessidades”, que vão desde a subsistência à dimensão moral, religiosa etc.

IV. avaliação da motivação psicológica e de como os estímulos do ambiente são processados e interpretados e de como adquirem significado pessoal.

É correto o que está contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q972324 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2017

Sobre violência, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O avanço das discussões sobre a violência contra a mulher lançou luz a uma série de atos corriqueiros, que, muitas vezes, contam com a condescendência dos olhares em nosso país.

( ) O que muitos precisam saber é que as agressões de cunho psicológico e moral também podem ser punidas por leis como a Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

( ) A Lei Maria da Penha estabelece que toda mulher tem o direito à proteção social e do Estado, inclusive contra atos de violência sofridos em ambiente doméstico.

( ) Em casos de violência, seja física ou moral, a mulher tem direito a medidas protetivas de urgência, manutenção do vínculo profissional por até 18 (dezoito) meses de afastamento do trabalho, escolta policial para retirar bens da residência, atendimento de saúde e psicossocial especializado e continuado, assistência judiciária da Defensoria Pública e acesso à casa abrigo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q908098 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TCEPA, FGV, 2024

Enzo, 7 anos, chegou à escola com marcas de espancamento. O menino contou à professora que sua mãe o surrou com um cinto porque ele pegou moedas que estavam sobre a mesa. Questionada, a mãe de Enzo afirmou que estava educando o filho.
Considerando a proteção integral que deve ser assegurada a crianças e adolescentes no Sistema de Garantia de Direitos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q904596 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Especialidade: Psicologia, TRF 1a, FGV, 2024

A conciliação e a mediação são instrumentos efetivos de pacificação social, solução e prevenção de litígios, utilizados em diferentes contextos em que surgem conflitos entre as pessoas.
Simone e Marisa são vizinhas e vêm se desentendendo a respeito da utilização da área comum do condomínio em que residem.
Em um caso como esse, a vantagem da mediação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q972203 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2018

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

A ______________ é uma prática alternativa na resolução de conflitos, em que as partes possuem autonomia para buscar acordos, contando para isso com a figura do mediador.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q973031 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

O juiz criminal aplicou a Roberto uma pena alternativa pelo crime de vandalismo em uma parada de ônibus.
A Política Nacional de Alternativas Penais tem como finalidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q973043 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

Maurício atua como psicólogo perito em Vara de Família e, ao atender um processo de disputa de guarda, recebe a visita de um assistente técnico que solicita participar das entrevistas das partes. Tal assistente argumenta que, por ser psicoterapeuta de uma das partes, poderá colaborar no procedimento de avaliação técnica do caso. Considerando a Resolução CFP nº 008/2010, que dispõe sobre a atuação do psicólogo como perito e assistente técnico no Poder Judiciário, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q972097 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2019

No âmbito da violência contra as mulheres, sabe-se que, na maioria dos casos e/ou crimes, o agressor é o próprio marido ou companheiro e pode acarretar prejuízos sérios e graves para a mulher. A prática de tal violência, caracterizada por um ciclo contínuo, e envolve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q1048148 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Especialidade Psicologia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O último censo demográfico revelou o envelhecimento da população brasileira. Esse fato reforça a necessidade de políticas públicas voltadas para a assistência e para a proteção dessa camada da população.
Sobre o tema, assinale a opção que apresenta a negligência que caracteriza uma forma de violência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q903377 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicólogo, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

A violência doméstica na infância e na adolescência exige uma abordagem multidisciplinar, em que a Psicologia tem um papel fundamental.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.

( ) Crianças expostas à violência podem desenvolver ansiedade crônica e medo constante.
( ) Não há evidências positivas suficientes a respeito da psicoterapia infantil em casos em que há violência, uma vez que a criança voltará a residir com seus familiares, que continuarão suas práticas na escalada da violência.
( ) Nos adolescentes vítimas de violência, a ansiedade e o estresse podem dificultar a concentração e o desempenho acadêmico.
( ) Enquanto meninas tendem a externalizar seus traumas, manifestando depressão e ansiedade, meninos frequentemente internalizam suas emoções por meio de comportamentos de risco.
( ) Adolescentes que vivem em um lar com violência podem apresentar maior probabilidade de serem vítimas ou perpetradores de violência no futuro.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q972204 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2018

Segundo Rovinsk, considerando-se as áreas de atuação da psicologia jurídica, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Psicologia jurídica junto à infância e juventude.

(2) Psicologia jurídica junto ao direito de família.

(3) Psicologia penitenciária.

( ) Os psicólogos desta área têm trabalhado cada vez mais com o objetivo de inserirem o homem em seu contexto social e, para isso, têm deixado as abordagens intramuros para um enfoque psicossocial com utilização dos recursos da comunidade.

( ) A maior parte dos profissionais está ligada ao Poder Judiciário e desenvolve trabalhos de perícia ou acompanhamento às famílias.

( ) Os profissionais centram o seu trabalho nas Varas de Infância e Juventude (Poder Judiciário) e instituições de internação para medidas protetivas e socioeducativas (Poder Executivo) de todo país.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.