Questões de Concursos: Psicologia Jurídica

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Psicologia Jurídica. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q973029 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

João tinha 19 anos quando cometeu o crime de homicídio de um vizinho durante um surto psicótico. João foi diagnosticado como esquizofrênico paranoide e o juiz determinou a aplicação de uma medida de segurança de internação em hospital de custódia. João cumpriu a medida por seis anos e pode ser desinternado condicionalmente, mas, após o crime, sua família não pôde mais continuar naquele bairro e seu paradeiro atual é desconhecido. De acordo com a legislação que trata do atendimento às pessoas com transtorno mental em conflito com a lei, João:

32 Q972325 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2017

Sobre como perceber a existência de violência, analise as assertivas abaixo.

I. Crianças e adolescentes, vítimas de violência doméstica, costumam apresentar vários sintomas físicos e psicológicos associados, o que pode ser observado por meio de seu comportamento.

II. A própria aparência da criança pode ser motivo para se suspeitar de violência doméstica, demonstrando falta de alimentação adequada (nem sempre decorrente da pobreza) e falta de asseio e higiene.

III. A criança ou adolescente, vítima de violência, sofre frequentemente fortes traumas e reage a eles de maneira diversa. Assim, alguns modificam seu comportamento regular, tornando-se tristes, agressivos, rebeldes, tensos ou infantis para sua idade.

É correto o que se afirma em

33 Q972204 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2018

Segundo Rovinsk, considerando-se as áreas de atuação da psicologia jurídica, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Psicologia jurídica junto à infância e juventude.

(2) Psicologia jurídica junto ao direito de família.

(3) Psicologia penitenciária.

( ) Os psicólogos desta área têm trabalhado cada vez mais com o objetivo de inserirem o homem em seu contexto social e, para isso, têm deixado as abordagens intramuros para um enfoque psicossocial com utilização dos recursos da comunidade.

( ) A maior parte dos profissionais está ligada ao Poder Judiciário e desenvolve trabalhos de perícia ou acompanhamento às famílias.

( ) Os profissionais centram o seu trabalho nas Varas de Infância e Juventude (Poder Judiciário) e instituições de internação para medidas protetivas e socioeducativas (Poder Executivo) de todo país.

34 Q972318 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2017

O psicólogo forense busca compreender o humano a partir dos princípios da

I. ênfase na análise individual relacionada com o seu contexto social, político, econômico.

II. ideia de que os comportamentos devem ser analisados em todos os âmbitos, não só no aspecto criminal, mas também no ambiental e emocional.

III. crença na ideia de que o ser humano orienta-se por sua “escala de necessidades”, que vão desde a subsistência à dimensão moral, religiosa etc.

IV. avaliação da motivação psicológica e de como os estímulos do ambiente são processados e interpretados e de como adquirem significado pessoal.

É correto o que está contido em

35 Q908092 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TCEPA, FGV, 2024

Gabriel, 33 anos, não estuda nem trabalha e mora com sua avó Elza, viúva de 85 anos e pensionista. Uma amiga de Elza descobriu que Gabriel se apropriou do cartão de banco da avó, fez empréstimos consignados em sua pensão e adquiriu uma motocicleta.
Considerando essa situação, é correto afirmar que:

36 Q972097 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2019

No âmbito da violência contra as mulheres, sabe-se que, na maioria dos casos e/ou crimes, o agressor é o próprio marido ou companheiro e pode acarretar prejuízos sérios e graves para a mulher. A prática de tal violência, caracterizada por um ciclo contínuo, e envolve

37 Q975182 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJBA, FGV

“ De acordo com o elatório [Mundial sobre iol ncia e Saúde da OMS], em 48 pesquisas realizadas com populações do mundo todo, de 10% a 69% das mulheres relataram ter sofrido agressão física por um parceiro íntimo em alguma ocasião de sua vida. (...) A violência doméstica e o estupro seriam a sexta maior causa de anos de vida perdidos por morte ou incapacidade física em mulheres de 15 a 24 anos – mais do que todo tipo de câncer, acidentes de trânsito e guerras.” (MORGADO, osana. Mulheres em situação de violência doméstica: limites e possibilidades de enfrentamento. In BRANDÃO, E. et GONÇALVES, H. S. Psicologia Jurídica no Brasil. Rio de Janeiro: NAU, 2011).

Os dados mundiais disponíveis suscitam a necessidade de retomar-se a ideia de que a violência doméstica expressa:

38 Q911324 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Ao falamos sobre a falha em prestar ou atender às necessidades básicas físicas, emocionais, educacionais e médicas de uma criança, que é indicada como modalidade mais recorrente de maus-tratos contra crianças estamos nos referindo à(o)

39 Q907237 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicólogo, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação à violência na criança e no adolescente na família.

( ) A violência intrafamiliar diz respeito a todas as formas de abuso que acontecem entre os membros de uma família, caracterizando as diferenças de poder entre estes e envolvendo a relação de abuso que inclui condutas de uma das partes em prejudicar o outro.

( ) A violência contra crianças é aquela que ocorre dentro da família em que estas convivem, sendo cometida por parentes ou por quaisquer pessoas que tenham ali uma função parental. Incluindo a negligência, o agressor sempre possui laços de consanguinidade relativamente à vítima.

( ) A violência física praticada contra criança e/ou adolescente se caracteriza pelo uso da força física de forma intencional, ou seja, não acidental, tendo o objetivo de ferir/lesar a vítima. Na maioria dos casos esse tipo de violência deixa marcas no corpo, como hematomas, lacerações ou queimaduras, por exemplo, possibilitando seu diagnóstico.

( ) Ações como a falta de suporte emocional, afetivo e de atenção, a exposição crônica à violência doméstica, a permissão para o uso de drogas e álcool, o encorajamento de atos delinquentes, a recusa ou não procura por tratamento psicológico, a permissão para faltar às aulas e a não realização da matrícula em idade escolar, dentre outras, constituem a denominada negligência física.

( ) A exposição da criança ou do adolescente à violência intrafamiliar pode gerar consequências nas funções cognitivas e emocionais das vítimas, bem como em sua dinâmica escolar e social, sendo sintomas frequentes o isolamento, a ansiedade, o comportamento agressivo, o baixo desempenho e evasão escolar e a falta de motivação.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

40 Q973046 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

A alienação parental é um tema controverso, cuja lei vem sendo debatida no Congresso Nacional. Por sua vez, o Conselho Federal de Psicologia já promoveu debates sobre o tema, tendo, inclusive, publicado uma coletânea com psicólogos de perspectivas diferentes.
Analise as críticas ao conceito de síndrome de alienação parental (SAP)/alienação parental (AP), considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

I. Estudos sem grupo controle e ausência de estudos de coorte estruturados para atestar a SAP e suas consequências.
II. Os pressupostos de AP representam uma visão que patologiza, medica e criminaliza acontecimentos e situações que são contingentes ao pós-divórcio.
III. A expressão da criança é desqualificada em função da suposta lavagem cerebral que ela sofreu, chegando a ser referida por Gardner como “falso pensador-independente”.

A sequência correta é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.