Início

Questões de Concursos Psicologia Jurídica

Resolva questões de Psicologia Jurídica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q973029 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

João tinha 19 anos quando cometeu o crime de homicídio de um vizinho durante um surto psicótico. João foi diagnosticado como esquizofrênico paranoide e o juiz determinou a aplicação de uma medida de segurança de internação em hospital de custódia. João cumpriu a medida por seis anos e pode ser desinternado condicionalmente, mas, após o crime, sua família não pôde mais continuar naquele bairro e seu paradeiro atual é desconhecido. De acordo com a legislação que trata do atendimento às pessoas com transtorno mental em conflito com a lei, João:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q973066 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

As alternativas penais instituídas pela Política Nacional de Alternativas Penais só NÃO abrangem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q907237 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicólogo, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação à violência na criança e no adolescente na família.

( ) A violência intrafamiliar diz respeito a todas as formas de abuso que acontecem entre os membros de uma família, caracterizando as diferenças de poder entre estes e envolvendo a relação de abuso que inclui condutas de uma das partes em prejudicar o outro.

( ) A violência contra crianças é aquela que ocorre dentro da família em que estas convivem, sendo cometida por parentes ou por quaisquer pessoas que tenham ali uma função parental. Incluindo a negligência, o agressor sempre possui laços de consanguinidade relativamente à vítima.

( ) A violência física praticada contra criança e/ou adolescente se caracteriza pelo uso da força física de forma intencional, ou seja, não acidental, tendo o objetivo de ferir/lesar a vítima. Na maioria dos casos esse tipo de violência deixa marcas no corpo, como hematomas, lacerações ou queimaduras, por exemplo, possibilitando seu diagnóstico.

( ) Ações como a falta de suporte emocional, afetivo e de atenção, a exposição crônica à violência doméstica, a permissão para o uso de drogas e álcool, o encorajamento de atos delinquentes, a recusa ou não procura por tratamento psicológico, a permissão para faltar às aulas e a não realização da matrícula em idade escolar, dentre outras, constituem a denominada negligência física.

( ) A exposição da criança ou do adolescente à violência intrafamiliar pode gerar consequências nas funções cognitivas e emocionais das vítimas, bem como em sua dinâmica escolar e social, sendo sintomas frequentes o isolamento, a ansiedade, o comportamento agressivo, o baixo desempenho e evasão escolar e a falta de motivação.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q973045 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

Débora atuou como perita num caso grave de litígio familiar, pautado por acusações entre as partes de abuso sexual, violência doméstica e alienação parental. Concluída a sua avaliação e confeccionado o laudo, surgiu nela dúvidas sobre a entrevista devolutiva.
Segundo a Resolução CFP nº 06/2019, a psicóloga:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q973046 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

A alienação parental é um tema controverso, cuja lei vem sendo debatida no Congresso Nacional. Por sua vez, o Conselho Federal de Psicologia já promoveu debates sobre o tema, tendo, inclusive, publicado uma coletânea com psicólogos de perspectivas diferentes.
Analise as críticas ao conceito de síndrome de alienação parental (SAP)/alienação parental (AP), considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):

I. Estudos sem grupo controle e ausência de estudos de coorte estruturados para atestar a SAP e suas consequências.
II. Os pressupostos de AP representam uma visão que patologiza, medica e criminaliza acontecimentos e situações que são contingentes ao pós-divórcio.
III. A expressão da criança é desqualificada em função da suposta lavagem cerebral que ela sofreu, chegando a ser referida por Gardner como “falso pensador-independente”.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q972323 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2017

Com relação à violência, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Segundo relatórios da Organização Mundial da Saúde, mulheres que sofrem agressões psicológicas pelo marido ou namorado têm maiores chances de desenvolverem transtornos alimentares, ansiedade, baixa autoestima, depressão, comportamento sexual inseguro e outros problemas de saúde.

( ) O uso de palavras ofensivas, ainda que caracterizem uma humilhação, por si só não bastam como indício de violência psicológica.

( ) Homens que agridem verbalmente suas parceiras têm algumas características em comum. Em oposição ao que se imagina, eles são aparentemente tímidos, retraídos e inseguros; têm dificuldades para sentir prazer durante a relação sexual; consomem álcool ou drogas com frequência e possuem algum histórico de violência doméstica na família.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q972325 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2017

Sobre como perceber a existência de violência, analise as assertivas abaixo.

I. Crianças e adolescentes, vítimas de violência doméstica, costumam apresentar vários sintomas físicos e psicológicos associados, o que pode ser observado por meio de seu comportamento.

II. A própria aparência da criança pode ser motivo para se suspeitar de violência doméstica, demonstrando falta de alimentação adequada (nem sempre decorrente da pobreza) e falta de asseio e higiene.

III. A criança ou adolescente, vítima de violência, sofre frequentemente fortes traumas e reage a eles de maneira diversa. Assim, alguns modificam seu comportamento regular, tornando-se tristes, agressivos, rebeldes, tensos ou infantis para sua idade.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q908092 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TCEPA, FGV, 2024

Gabriel, 33 anos, não estuda nem trabalha e mora com sua avó Elza, viúva de 85 anos e pensionista. Uma amiga de Elza descobriu que Gabriel se apropriou do cartão de banco da avó, fez empréstimos consignados em sua pensão e adquiriu uma motocicleta.
Considerando essa situação, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q904595 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Especialidade: Psicologia, TRF 1a, FGV, 2024

A violência psicológica contra a mulher é uma forma de violência de difícil identificação, e muitas vezes as vítimas não se dão conta de que estão sofrendo danos emocionais.
É(São) exemplo(s) de prática de violência psicológica contra a mulher:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q972093 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2019

É amplamente salientado a interface entre a psicologia e noções de Direito, ou seja, do conhecimento e atuação do psicólogo jurídico auxiliando no âmbito da justiça, em todos dos âmbitos do Direito (Penal, Civil, Familiar etc). Diante deste escopo, existem três tipos de perícias que envolvem o âmbito de saúde mental no Brasil. São elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q975166 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJBA, FGV

O recasamento dos pais costuma ser cercado de problemas no campo dos relacionamentos, sobretudo no que tange à adaptação e à integração dos filhos ao novo ninho doméstico- familiar. Sobre tais problemas, NÃO é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q972468 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE

Com relação aos mecanismos associados ao desajustamento social do adolescente, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q972469 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE

Com relação ao desenvolvimento de situações de criminalidade, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O desenvolvimento do adolescente estará em perigo, especialmente a sua futura adaptação, se ele continuar a evoluir em uma família inábil, desviante, conflitual ou punitiva.

( ) Adolescentes que sofreram maus tratos têm maior probabilidade de se envolverem com atos infracionais e a serem antissociais do que aqueles que não sofreram quando crianças. O comportamento antissocial é, muitas vezes, o reflexo das experiências vividas na adolescência.

( ) O adolescente que não possui uma família estruturada, ou seja, que não tem um lar, que tem pais ausentes, os quais não atendem às suas mínimas necessidades, veem a criminalidade como uma alternativa de mudar seu modo de vida.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q1085114 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Especialidade Psicólogo, TJ RJ, FGV

A proposta de recriar um conceito de responsabilização criminal a partir da ótica que coloca a vítima e o ofensor no centro do sistema, e não o Estado, havendo ainda espaço para o envolvimento com a comunidade através de práticas circulares, corresponde à Justiça:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q999619 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Área 12, POLÍCIA CIENTÍFICAPR, IBFC, 2024

Sobre vitimização primária e secundária, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1008188 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, MPU, FGV, 2025

A psicóloga Mariane trabalha como assistente técnica e foi chamada a atuar numa ação judicial em que uma das partes se sentiu prejudicada com a avaliação psicológica realizada pelo perito. No processo, foram realizadas, também, avaliações por profissionais de outras áreas. O juiz concordou que poderia haver alguma inconsistência técnica na avaliação realizada pelo perito psicólogo, de tal maneira que Mariane foi indicada a fazer uma análise sobre o documento apresentado por ele, sem que fosse realizada uma nova avaliação ou intervenção psicológica.
De acordo com a Resolução CFP nº 06/2019, o documento a ser produzido por Mariane chama-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1042298 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicólogo 30h, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Rodrigo, 16 anos, foi apreendido quando pichava o muro de sua escola e passou por audiência na Vara da Infância e da Juventude, na qual recebeu uma medida que deverá ser cumprida junto ao CREAS de seu município.
Assinale a opção que apresenta a atribuição do CREAS no atendimento a adolescentes em conflito com a lei.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q972202 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2018

De acordo com Vasconcellos e Lago, sobre a esfera do Direito Civil, quanto a áreas ligadas às principais atuações do Psicólogo, analisar os itens abaixo:

I - Interdição judicial.

II - Tratamento de agressores sexuais.

III - Destituição do poder familiar.

IV - Adoção.

Estão CORRETOS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q911324 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Ao falamos sobre a falha em prestar ou atender às necessidades básicas físicas, emocionais, educacionais e médicas de uma criança, que é indicada como modalidade mais recorrente de maus-tratos contra crianças estamos nos referindo à(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q973051 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

As questões de gênero atravessam boa parte dos conflitos interpessoais que o(a) psicólogo(a) enfrenta no campo jurídico. Para tanto, as contribuições teóricas de Judith Butler são fundamentais.
Segundo a autora o gênero:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.