Questões de Concursos Psicologia Jurídica

Resolva questões de Psicologia Jurídica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q973051 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

As questões de gênero atravessam boa parte dos conflitos interpessoais que o(a) psicólogo(a) enfrenta no campo jurídico. Para tanto, as contribuições teóricas de Judith Butler são fundamentais.
Segundo a autora o gênero:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q973055 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

Juliana viveu relação conjugal tóxica com Antônio, em que ele manipulou a parceira, criando inseguranças e medos por meio de omissão, distorção e criação de informações. Dessa forma, Antônio conseguia se engrandecer e se livrar de situações desfavoráveis a ele. No decorrer do relacionamento, Juliana desenvolveu ansiedade e baixa autoestima.
A violência praticada por Antônio ao longo do relacionamento foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q836892 | Psicologia, Psicologia Jurídica, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Psicologia, CESPE CEBRASPE, 2021

No que se refere à atuação do psicólogo na atenção básica em saúde, julgue o item a seguir.

A oferta de educação continuada, assim como o apoio a equipes de saúde prisional, não são atribuições que competem aos psicólogos da equipe, mas aos gestores.
  1. ✂️
  2. ✂️

64Q972088 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2019

O psicólogo pode atuar em diversos contextos: clínico, hospitalar, educacional, inclusive jurídico-penal. Assinale a alternativa que considera as atribuições do psicólogo que atua no Direito Penal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q972090 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2019

Dentre as atribuições do psicólogo que está inserido nas diversas Varas do Direito, como a Civil e a Familiar, está o uso de técnica uma psicológica, que possui o objetivo de promover uma conciliação entre as partes em tela de um processo judicial, como por exemplo, de sensibilizá-los para um tratamento. Assinale a alternativa que caracteriza essa técnica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q972093 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2019

É amplamente salientado a interface entre a psicologia e noções de Direito, ou seja, do conhecimento e atuação do psicólogo jurídico auxiliando no âmbito da justiça, em todos dos âmbitos do Direito (Penal, Civil, Familiar etc). Diante deste escopo, existem três tipos de perícias que envolvem o âmbito de saúde mental no Brasil. São elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q972097 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2019

No âmbito da violência contra as mulheres, sabe-se que, na maioria dos casos e/ou crimes, o agressor é o próprio marido ou companheiro e pode acarretar prejuízos sérios e graves para a mulher. A prática de tal violência, caracterizada por um ciclo contínuo, e envolve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q972102 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2019

No enfrentamento e medidas de proteção em relação à violência contra mulheres, há a importante lei, Maria da Penha (11.340/2006), que dentre os diferentes tipos de violências, refere à prática de condutas relacionadas com a retenção, subtração, destruição parcial ou total dos seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos. Assinale a alternativa que caracteriza tal prática.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q1055052 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Na perícia forense, as avaliações podem ser realizadas por um ou por vários psicólogos, bem como podem ser feitas em conjunto com outros técnicos de especialidades diversas. Existe, ainda, a possibilidade do laudo ser emitido por uma entidade, mas sempre com a identificação dos profissionais envolvidos. O papel do psicólogo junto ao pedido de uma Avaliação Jurídica pode acontecer diante dos determinados meios, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q972202 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2018

De acordo com Vasconcellos e Lago, sobre a esfera do Direito Civil, quanto a áreas ligadas às principais atuações do Psicólogo, analisar os itens abaixo:

I - Interdição judicial.

II - Tratamento de agressores sexuais.

III - Destituição do poder familiar.

IV - Adoção.

Estão CORRETOS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q972203 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2018

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

A ______________ é uma prática alternativa na resolução de conflitos, em que as partes possuem autonomia para buscar acordos, contando para isso com a figura do mediador.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q972204 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2018

Segundo Rovinsk, considerando-se as áreas de atuação da psicologia jurídica, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Psicologia jurídica junto à infância e juventude.

(2) Psicologia jurídica junto ao direito de família.

(3) Psicologia penitenciária.

( ) Os psicólogos desta área têm trabalhado cada vez mais com o objetivo de inserirem o homem em seu contexto social e, para isso, têm deixado as abordagens intramuros para um enfoque psicossocial com utilização dos recursos da comunidade.

( ) A maior parte dos profissionais está ligada ao Poder Judiciário e desenvolve trabalhos de perícia ou acompanhamento às famílias.

( ) Os profissionais centram o seu trabalho nas Varas de Infância e Juventude (Poder Judiciário) e instituições de internação para medidas protetivas e socioeducativas (Poder Executivo) de todo país.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q972208 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2018

Segundo Amaro, quanto a indicativos de abuso nas atitudes/manifestações de crianças e adolescentes aos quais convém prestar atenção, analisar os itens abaixo:

I - Estados depressivos.

II - Expressiva alta no aproveitamento escolar.

III - Regressão na linguagem e comportamento.

IV - Distúrbio do sono (terror noturno, sono agitado, insônia ou sonolência excessiva).

Estão CORRETOS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q972212 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2018

Segundo Ferreira, considerando-se os conceitos de família natural, família extensa ou ampliada e família substituta, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Família natural.

(2) Família extensa ou ampliada.

(3) Família substituta.

( ) Aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou o adolescente convive e mantém vínculos de afinidade ou afetividade.

( ) Ocorre nas hipóteses de guarda, tutela ou adoção.

( ) Comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q972213 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2018

Segundo Evans, sobre os motivos que dificultam reconhecer a violência verbal nos relacionamentos entre adultos, analisar os itens abaixo:

I - Na maioria das vezes a violência verbal é dissimulada. Em geral, apenas a parceira do agressor o escuta.

II - A violência verbal deprecia sistematicamente a percepção do abuso por parte da parceira.

III - A violência verbal se torna menos intensa ao longo do tempo.

IV - A violência verbal assume poucas formas e disfarces.

Estão CORRETOS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q972318 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2017

O psicólogo forense busca compreender o humano a partir dos princípios da

I. ênfase na análise individual relacionada com o seu contexto social, político, econômico.

II. ideia de que os comportamentos devem ser analisados em todos os âmbitos, não só no aspecto criminal, mas também no ambiental e emocional.

III. crença na ideia de que o ser humano orienta-se por sua “escala de necessidades”, que vão desde a subsistência à dimensão moral, religiosa etc.

IV. avaliação da motivação psicológica e de como os estímulos do ambiente são processados e interpretados e de como adquirem significado pessoal.

É correto o que está contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q972319 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2017

Com relação à Psicologia Forense, analise as assertivas abaixo.

I. A Psicologia Forense vem sendo entendida como uma ciência que busca colaborar para que as pessoas tenham garantidos os seus direitos em questões que estejam envoltas com o mundo jurídico.

II. Com o uso dos seus métodos e técnicas científicas, a Psicologia Forense auxilia os demais profissionais do mundo do Direito (magistrados, advogados, promotores, defensores) a fim de que a justiça seja feita.

III. A Psicologia Forense é uma das atividades do psicólogo, que é relativa à descrição dos processos mentais e comportamentais, conforme o uso de técnicas psicológicas reconhecidas, respondendo estritamente à demanda judicial, sem emitir juízo de valor.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q972323 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2017

Com relação à violência, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Segundo relatórios da Organização Mundial da Saúde, mulheres que sofrem agressões psicológicas pelo marido ou namorado têm maiores chances de desenvolverem transtornos alimentares, ansiedade, baixa autoestima, depressão, comportamento sexual inseguro e outros problemas de saúde.

( ) O uso de palavras ofensivas, ainda que caracterizem uma humilhação, por si só não bastam como indício de violência psicológica.

( ) Homens que agridem verbalmente suas parceiras têm algumas características em comum. Em oposição ao que se imagina, eles são aparentemente tímidos, retraídos e inseguros; têm dificuldades para sentir prazer durante a relação sexual; consomem álcool ou drogas com frequência e possuem algum histórico de violência doméstica na família.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q972324 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2017

Sobre violência, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O avanço das discussões sobre a violência contra a mulher lançou luz a uma série de atos corriqueiros, que, muitas vezes, contam com a condescendência dos olhares em nosso país.

( ) O que muitos precisam saber é que as agressões de cunho psicológico e moral também podem ser punidas por leis como a Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).

( ) A Lei Maria da Penha estabelece que toda mulher tem o direito à proteção social e do Estado, inclusive contra atos de violência sofridos em ambiente doméstico.

( ) Em casos de violência, seja física ou moral, a mulher tem direito a medidas protetivas de urgência, manutenção do vínculo profissional por até 18 (dezoito) meses de afastamento do trabalho, escolta policial para retirar bens da residência, atendimento de saúde e psicossocial especializado e continuado, assistência judiciária da Defensoria Pública e acesso à casa abrigo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q972325 | Psicologia, Psicologia Jurídica, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2017

Sobre como perceber a existência de violência, analise as assertivas abaixo.

I. Crianças e adolescentes, vítimas de violência doméstica, costumam apresentar vários sintomas físicos e psicológicos associados, o que pode ser observado por meio de seu comportamento.

II. A própria aparência da criança pode ser motivo para se suspeitar de violência doméstica, demonstrando falta de alimentação adequada (nem sempre decorrente da pobreza) e falta de asseio e higiene.

III. A criança ou adolescente, vítima de violência, sofre frequentemente fortes traumas e reage a eles de maneira diversa. Assim, alguns modificam seu comportamento regular, tornando-se tristes, agressivos, rebeldes, tensos ou infantis para sua idade.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.