Questões de Concursos Psicologia Social

Resolva questões de Psicologia Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1054471 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2024

Ao abordar o pensamento psicológico brasileiro acerca das relações étnico-raciais, o documento Relações Raciais: Referências Técnicas para atuação de psicólogas/os, publicado pelo Conselho Federal de Psicologia (2017), constata que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1037631 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, TJ RR, FGV, 2024

Juliana é mulher negra e periférica, e mãe de três filhos, dois dos quais assassinados em meio à política de combate e de guerra às drogas. Para refletir sobre tal situação, que se repete em toda extensão nacional, vale citar o pensador negro Achille Mbembe, que cria um conceito-chave para descrever a política de Estado que determina, por meio de ações ou omissões, quem pode permanecer vivo ou deve morrer, nesse último caso, atingindo de sobremaneira as populações mais pobres e minorias raciais.
O caso narrado ilustra o conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1037632 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, TJ RR, FGV, 2024

A desigualdade e a hierarquização entre gêneros podem se manifestar sob diversas formas, sobretudo, através de violência. A pessoa cuja identidade de gênero não corresponde a uma matriz heteronormativa está sujeita a sofrer todo tipo de exclusão, podendo culminar em seu extermínio.
Para pensar as questões de gênero, vale citar as contribuições de Judith Butler que, em seu conhecido livro Problemas de Gênero, apresenta a ideia central de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1037633 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, TJ RR, FGV, 2024

Uma entrevista, seja individual ou coletiva, pode seguir o método cartográfico, cuja perspectiva é inspirada no pensamento de Deleuze e Guattari, de grande importância para a analítica institucional. O método cartográfico considera as linhas de fuga que compõem a experiência, evitando-se, assim, perspectivas totalizantes. Nessa perspectiva, existe um conceito fundamental que corresponde ao entendimento da vida de uma forma mais ampla, considerando a complexidade que lhe são inerentes.
Tal conceito faz referência direta à imagem oriunda da botânica, correspondendo a um emaranhado de linhas em que não é possível distinguir início e fim, nem núcleo ou ponto central.
Trata-se do conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q901453 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Augusto Comte, considerado por muitos o fundador da Psicologia Social, escreveu: "Como pode o indivíduo ser, ao mesmo tempo, causa e consequência da sociedade?" Segundo essa teoria, assinale um conceito estudado em sua teoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1068113 | Psicologia, Psicologia Social, Psiquiatria, EsFCEx, VUNESP, 2024

A psiquiatria social é um ramo da psiquiatria que se concentra no estudo das interações entre saúde mental, indivíduos e sociedade. Os profissionais de psiquiatria social frequentemente trabalham em equipes multidisciplinares e colaboram com profissionais de diferentes áreas como psicologia, serviço social, direito, saúde pública e educação para abordar questões relacionadas à saúde mental em um contexto amplo. Assinale a alternativa que melhor descreve a psiquiatria social enquanto uma disciplina relevante para a saúde pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1068115 | Psicologia, Psicologia Social, Psiquiatria, EsFCEx, VUNESP, 2024

Assinale a alternativa que descreve a base teórica fundamental da antipsiquiatria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1068119 | Psicologia, Psicologia Social, Psiquiatria, EsFCEx, VUNESP, 2024

A violência de gênero, que inclui formas de violência como abuso físico, emocional, sexual e psicológico direcionado a indivíduos com base em seu gênero, pode apresentar um impacto na saúde mental das vítimas. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre a relação entre violência de gênero e saúde mental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q995160 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Em relação ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1066401 | Psicologia, Psicologia Social, tarde, CNU, CESGRANRIO, 2024

O texto freudiano intitulado “Psicologia das massas e análise do eu” introduz o campo de estudos da psicologia dos grupos, das identificações e dos processos de aprendizagem social. Nele, Freud afirma
A oposição entre psicologia individual e psicologia social ou das massas, que à primeira vista pode parecer muito significativa, perde boa parte de sua agudeza se a examinamos mais detidamente. É certo que a psicologia individual se dirige ao ser humano particular, investigando os caminhos pelos quais ele busca obter a satisfação de seus impulsos instintuais, mas ela raramente, apenas em condições excepcionais, pode abstrair das relações deste ser particular com os outros indivíduos. Na vida psíquica do ser individual, o Outro é via de regra considerado enquanto modelo, objeto, auxiliador e adversário, e portanto a psicologia individual é também, desde o início, psicologia social, num sentido ampliado, mas inteiramente justificado.
FREUD, S. Obras completas volume 15 - Psicologia das massas e análise do eu e outros textos (1920-1923). São Paulo: Compania das Letras, 2011. p. 10.

A obra freudiana ajudou a entender a formação de grupos dentro da sociedade e a forma como a interação e os comportamentos acontecem dentro dos diversos grupos sociais.
Os elementos apresentados no texto sustentam que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1004739 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, EBSERH, FGV, 2024

João, 20 anos, permanecia enclausurado em sua própria casa, passando os dias em seu quarto. Ele não transitava pelo território de sua cidade e de sua comunidade; sua casa era seu território existencial.
Foi proposto a João e à sua família um trabalho de acompanhamento terapêutico, pelo qual se desenvolveria uma exploração acompanhada do entorno de sua casa, na procura de outros espaços de pertinência e sociabilidade. Essa sugestão apostava em uma ampliação do território existencial de João, o que implicava em um processo de desterritorialização e envolve, também, um processo de desterritorialização de seu entorno, que está atravessado pelas mesmas forças de exclusão que fizeram com que o jovem tivesse vivido dentro de sua casa grande parte de sua vida.
A partir desse fragmento, assinale a opção que articula a clínica ao território.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q911331 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Em Vigiar e Punir (1975), Foucault argumenta que a psicologia, entre outros saberes disciplinares da sociedade moderna, fabrica um saber que tem como condições de possibilidade o poder que se capilariza nas instituições da nossa sociedade.

Em uma perspectiva crítica, analise as afirmativas a seguir acerca da psicologia hegemônica no campo da saúde mental:

I. A neutralidade científica possibilitou questionar os mecanismos de exclusão dos manicômios.

II. A patologização do louco fundamentou a cientificidade da psicologia, tornando-a um campo de atuação transformador frente às relações de dominação.

III. É um saber que contribuiu para o papel exercido pelos manicômios na engrenagem social, instrumentalizando a opressão de classes.

IV. Por meio da patologização do louco, desconsiderou mecanismos sociais, raciais e sexistas que operam em nossa sociedade.


Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1001456 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paradigma a ser ultrapassado na clínica psicossocial, na área de álcool/drogas, é o da criminalização das pessoas que usam drogas.
No campo das intervenções psicossociais, o psicólogo deverá atuar com o objetivo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q902896 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Em Psicologia Social o processo grupal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1044208 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, TJ RR, FGV, 2024

Antônia, uma mulher negra, estudou a vida toda em escolas públicas e se formou em medicina pelo sistema de cotas, razão pela qual busca discutir o assunto do racismo estrutural sempre que percebe um incômodo de outras pessoas com sua presença.
Sobre o racismo estrutural é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1044212 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, TJ RR, FGV, 2024

O famoso psicólogo social Leon Festinger desenvolveu um constructo teórico para explicar os conflitos decorrentes da tomada de decisões frente a dois ou mais elementos cognitivos que não são coerentes entre si. Um exemplo, trazido pelo próprio Festinger, foi o da dona de casa que participava de uma seita que pregava o fim do mundo em 1954. Ao perceberem que o mundo não acabou, os membros da seita desenvolveram a crença de que isso não ocorrera em função de sua fé. Assim, em vez de abandonar o grupo, muitos membros aumentaram sua crença, ignorando os dados da realidade e se convencendo das próprias narrações.
Essa teoria é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q945004 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, MEC, INEP, 2022

A população em situação de rua configura-se como uma grave expressão da desigualdade social, pois são indivíduos que, sem trabalho e moradia, seguem à margem do processo produtivo, excluídos das condições de suprir a própria sobrevivência, fazendo da rua o meio para tal. É conhecida a fragilidade das políticas públicas, espaço muitas vezes ocupado por instituições não governamentais e/ou religiosas. De acordo com as orientações sobre o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CENTRO POP) e Serviços Especializados, entre as principais ações voltadas ao atendimento à população em situação de rua está o serviço de acolhimento institucional, cuja especificidade encontra-se na oferta de proteção integral que garanta condições de estadia, convívio e endereço de referência, para acolher com privacidade pessoas em situação de rua, assim como famílias e indivíduos que se encontram sem referência e/ou em situação de ameaça.
BRASIL. Secretaria Nacional de Renda e Cidadania e Secretaria Nacional de Assistência Social. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop. SUAS e População em Situação de Rua, v. 3. Gráfica e Editora Brasil LTDA, Brasília, 2011 (adaptado).

Considerando a atuação das(os) psicólogas(os) no contexto de acolhimento institucional de população em situação de rua, mencionado no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A promoção do fortalecimento dos vínculos interpessoais e/ou familiares dessa população é papel das(os) psicólogas(os).
II. As(Os) psicólogas(os) podem contribuir para a construção de projetos de geração de renda que favoreçam o desenvolvimento da autonomia dessa população.
III. A realização de ações psicoeducativas que problematizem a realidade da população de rua, buscando empoderar os sujeitos atendidos, é um dos trabalhos que deve ser desenvolvido.
IV. As(Os) psicólogas(os) devem atuar para promover a adequação do comportamento dessa população ao padrão social, de modo a tornar os indivíduos aptos para o mercado de trabalho.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1025974 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, SEDF, Quadrix, 2022

Diante da complexidade do desenvolvimento humano e da dificuldade da ciência em compreender seus processos, Bronfenbrenner (1917-2005) desenvolveu um modelo científico/epistemológico que, posteriormente, foi denominado modelo bioecológico. Tal modelo visava criar uma alternativa para o estudo do desenvolvimento humano, considerando-se a importância de observar o indivíduo e suas interações nos diferentes contextos e sistemas. No que se refere a esse modelo, julgue o item.

A partir da compreensão de desenvolvimento e da ênfase nos contextos ambientais, Bronfenbrenner define o ambiente ecológico como um sistema composto por cinco subsistemas socialmente organizados, que apoiam e orientam o desenvolvimento humano. São eles: o microssistema; o mesossistema; o exossistema; o macrossistema; e o cronossistema. Também fazem parte da sistematização do seu modelo os quatro elementos centrais: o processo; a pessoa; o contexto ambiental; e o tempo. Cada um desses componentes tem uma função fundamental e deve ser entendido a partir das interligações e das relações funcionais com os demais.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q833823 | Psicologia, Psicologia Social, Prefeitura de Princesa SC Psicólogo, AMEOSC, 2021

A psicologia social comunitária representa um campo de atuação com perspectivas direcionadas para o desenvolvimento de intervenções sociais, considerando-se a noção de grupo e as reflexões críticas referentes aos aspectos políticos e éticos da sociedade. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a Psicologia Social Comunitária.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q851979 | Psicologia, Psicologia Social, Prefeitura de Passira PE Psicólogo Ambulatorial, CONTEMAX, 2020

Analise as proposições acerca da Psicologia Social no Brasil (Bock, 2007):
I. O positivismo, na procura da objetividade dos fatos, perdera o ser humano, não dava conta do ser humano agente de mudança, sujeito da história. O homem ou era socialmente determinado ou era causa de si mesmo: sociologismo vs biologismo? (Lane, 1984a, p. 13). Porque II. Se por um lado a psicanálise enfatizava a história do indivíduo, a sociologia recuperava, através do materialismo histórico, a especificidade de uma totalidade histórica concreta na análise de cada sociedade. Portanto, caberia à Psicologia Social recuperar o indivíduo na intersecção de sua história com a história de sua sociedade - apenas este conhecimento nos permitiria compreender o homem como produtor da história. (Lane, 1984a, p. 13).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.