Início

Questões de Concursos Psicologia Social

Resolva questões de Psicologia Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q911331 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Em Vigiar e Punir (1975), Foucault argumenta que a psicologia, entre outros saberes disciplinares da sociedade moderna, fabrica um saber que tem como condições de possibilidade o poder que se capilariza nas instituições da nossa sociedade.

Em uma perspectiva crítica, analise as afirmativas a seguir acerca da psicologia hegemônica no campo da saúde mental:

I. A neutralidade científica possibilitou questionar os mecanismos de exclusão dos manicômios.

II. A patologização do louco fundamentou a cientificidade da psicologia, tornando-a um campo de atuação transformador frente às relações de dominação.

III. É um saber que contribuiu para o papel exercido pelos manicômios na engrenagem social, instrumentalizando a opressão de classes.

IV. Por meio da patologização do louco, desconsiderou mecanismos sociais, raciais e sexistas que operam em nossa sociedade.


Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1044212 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, TJ RR, FGV, 2024

O famoso psicólogo social Leon Festinger desenvolveu um constructo teórico para explicar os conflitos decorrentes da tomada de decisões frente a dois ou mais elementos cognitivos que não são coerentes entre si. Um exemplo, trazido pelo próprio Festinger, foi o da dona de casa que participava de uma seita que pregava o fim do mundo em 1954. Ao perceberem que o mundo não acabou, os membros da seita desenvolveram a crença de que isso não ocorrera em função de sua fé. Assim, em vez de abandonar o grupo, muitos membros aumentaram sua crença, ignorando os dados da realidade e se convencendo das próprias narrações.
Essa teoria é conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q978131 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo do CRAS, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

O acompanhamento de famílias em descumprimento de condicionalidades dos programas de transferência de renda exige ações articuladas entre os serviços da rede de proteção social, especialmente nas áreas da saúde, educação e assistência social. O objetivo não é apenas aplicar sanções, mas oferecer suporte para oenfrentamento das vulnerabilidades que dificultam o cumprimento das obrigações pactuadas. Acerca do tema, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)O acompanhamento familiar deve priorizar o apoio às famílias, buscando compreender os motivos do descumprimento e ofertar orientações e encaminhamentos adequados aos serviços da rede.
(__)A suspensão imediata do benefício é a medida recomendada em qualquer caso de descumprimento, devendo ocorrer independentemente da realização de diagnóstico social da família.
(__)A atuação do CRAS limita-se a comunicar o descumprimento às instâncias federais, cabendo exclusivamente à saúde e à educação a oferta de alternativas de superação.
(__)O psicólogo no CRAS pode contribuir para a identificação de fatores emocionais, familiares ou sociais que interfiram no cumprimento das condicionalidades, promovendo estratégias de enfrentamento.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q980093 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo Educação, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Em contextos de vulnerabilidade social e sofrimento psíquico, a efetividade das ações requer articulação entre diferentes saberes e setores, envolvendo estratégias que ultrapassam abordagens individuais e isoladas. A construção de intervenções psicossociais exige integração entre profissionais, instituições e sujeitos, com base em diretrizes técnicas e éticas bem definidas. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)A atuação psicossocial deve concentrar-se no atendimento clínico individual, visto que a dimensão subjetiva é sempre prioritária em relação aos fatores sociais e comunitários.
(__)A abordagem psicossocial fundamenta-se na interdisciplinaridade, buscando compreender o sujeito em sua inserção histórica, relacional e institucional, articulando diferentes estratégias de intervenção.
(__)A equipe multidisciplinar deve manter divisão rígida de competências, evitando intervenções que ultrapassem a especialidade técnica de cada profissional, de modo a garantir a segurança das ações.
(__)As práticas psicossociais visam promover autonomia, vínculos comunitários e fortalecimento das redes de apoio, reconhecendo o sujeito como agente ativo no processo de transformação da própria realidade.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q1009283 | Psicologia, Psicologia Social, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Construída como uma alternativa às formas tradicionais de resolução de conflitos, a justiça restaurativa se caracteriza por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q978120 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo do CRAS, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

Uma equipe técnica do CRAS acompanha famílias em situação de vulnerabilidade em um bairro de alta demanda social. Durante os atendimentos, o psicólogo é responsável por realizar escuta qualificada, identificar situações de risco e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Considerando a atuação profissional nesse contexto e as diretrizes da política de assistência social, assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q1046025 | Psicologia, Psicologia Social, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Ormelezi (2006, p. 83 e 84) afirma o seguinte:

(...) a dimensão psicossocial da cegueira implica atitudes e crenças referentes a um imaginário coletivo, ao longo da história da humanidade, que são reeditadas nos mitos familiares (...). Ao pensar na cegueira, as pessoas costumam associá-la mais comumente às noções de escuridão, impossibilidade, solidão, tristeza, comiseração...

Para a autora, esse pensar na cegueira como impossibilidade está associado ao fato de que as pessoas videntes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q901453 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Augusto Comte, considerado por muitos o fundador da Psicologia Social, escreveu: "Como pode o indivíduo ser, ao mesmo tempo, causa e consequência da sociedade?" Segundo essa teoria, assinale um conceito estudado em sua teoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1008553 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

Mesmo com o expressivo crescimento da presença feminina no mercado de trabalho, persistem desigualdades nas condições de trabalho e o preconceito direcionado às mulheres.
As opções a seguir apresentam exemplos dessa situação, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q979301 | Psicologia, Psicologia Social, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Juliano é orientador educacional. Ao auxiliar no fluxo de entrada e saída dos alunos, ele observou, durante dois meses, que um aluno tímido e com bom desempenho escolar estava sofrendo bullying. O elemento que fez Juliano classificar como bullying aquilo que ele estava presenciando na escola foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1008651 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo, SEASICSE, FGV, 2025

Em um cenário de acirramento da lógica neoliberal e de sucateamento das políticas sociais, foram concretizadas mudanças a partir do ano de 2016 que colocaram em risco o processo de consolidação da Reforma Psiquiátrica brasileira e os princípios da luta antimanicomial.

Assinale a alternativa que aponta corretamente as medidas recentes que ferem os princípios da luta antimanicomial no país.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q977424 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo CRAS, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Uma equipe técnica de referência do SUAS é acionada para acompanhar famílias em situação de vulnerabilidade agravada por desemprego estrutural, vínculos familiares fragilizados e insegurança alimentar. Diante desse cenário, os profissionais discutem estratégias que articulem planos individuais e familiares, visando não apenas o acesso a benefícios, mas a promoção de autonomia e cidadania. Considerando esse contexto e os fundamentos técnicos da atuação social qualificada, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q978116 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo do CRAS, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

As dimensões subjetivas da pobreza, da exclusão e da violência exigem uma abordagem psicossocial ampliada, pois envolvem vivências de estigma, sofrimento psíquico e processos de desvalorização social que se perpetuam na experiência cotidiana dos sujeitos. Essas dimensões afetam tanto a percepção individual quanto a inserção social, com implicações na saúde mental e nos vínculos comunitários. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A pobreza, além de uma condição material, pode ser percebida subjetivamente como privação de direitos e oportunidades, gerando sentimentos como vergonha e desvalia.
(__)A exclusão social é um fenômeno predominantemente econômico, que se manifesta apenas pela ausência de recursos materiais, não afetando a construção identitária dos indivíduos.
(__)A violência simbólica, ainda que menos visível, é uma forma de agressão que atua na interiorização de estigmas e na naturalização da desigualdade, reforçando a exclusão.
(__)A experiência de estigmatização em contextos de pobreza e exclusão pode gerar sofrimento psíquico e dificultar o acesso a políticas públicas, perpetuando o ciclo da vulnerabilidade.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q977416 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo CRAS, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

A atuação psicossocial no CRAS é pautada por estratégias que promovem a escuta qualificada e o acolhimento como formas de fortalecer vínculos, reconhecer singularidades e garantir direitos. Essas práticas são centrais para o trabalho de assistência, pois permitem identificar vulnerabilidades, construir intervenções contextualizadas e articular o acesso a serviços de proteção social. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)O acolhimento, enquanto tecnologia relacional no SUAS, deve ser compreendido como uma prática contínua que estrutura todo o atendimento, e não como etapa pontual ou burocrática do processo de recepção ao usuário.
(__)A escuta qualificada, por envolver forte carga afetiva, deve ser conduzida preferencialmente por psicólogos e assistentes sociais, e não é recomendada a outros membros da equipe por exigir formação clínica específica.
(__)A escuta qualificada pressupõe empatia, escuta ativa e compreensão do contexto vivido pelo usuário, sendo essencial para a construção de projetos de acompanhamento e para a efetivação dos direitos socioassistenciais.
(__)O acolhimento no CRAS permite acesso ampliado aos serviços e garante o reconhecimento do usuário como sujeito de direitos, sendo uma ferramenta de articulação com a rede de proteção social.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q976728 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Sobre os grupos operativos e o trabalho de Pichon-Rivière, analise as sentenças a seguir e marque a alternativa correta:

1 - Para o autor o que caracteriza os grupos operativos é a relação que seus componentes mantêm com a tarefa.
2 - Pichon-Rivière foi procurar na psicanálise subsídios para entender o que acontecia com as pessoas no contexto grupal e na dinâmica de grupo deparou-se com um jeito de operacionalizar sua abordagem grupal por intermédio dos designados laboratórios sociais de Lewin.
3 - As noções de verticalidade e horizontalidade grupais tem a seguinte concepção: a verticalidade designa a história, as experiências, as circunstâncias pessoais de um elemento do grupo, enquanto a horizontalidade estabelece o denominador comum da situação grupal, em outras palavras, o conteúdo que em uma certa ocasião é partilhado por todos os membros do grupo, consciente ou inconscientemente.
4 - Dos papéis desempenhados dentro da dinâmica grupal, o bode expiatório é aquele que consegue perceber uma situação em que o grupo está envolvido e consegue expressá-la, pois está mais alinhada com sua própria mentalidade do que com a dos demais.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q945004 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, MEC, INEP, 2022

A população em situação de rua configura-se como uma grave expressão da desigualdade social, pois são indivíduos que, sem trabalho e moradia, seguem à margem do processo produtivo, excluídos das condições de suprir a própria sobrevivência, fazendo da rua o meio para tal. É conhecida a fragilidade das políticas públicas, espaço muitas vezes ocupado por instituições não governamentais e/ou religiosas. De acordo com as orientações sobre o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CENTRO POP) e Serviços Especializados, entre as principais ações voltadas ao atendimento à população em situação de rua está o serviço de acolhimento institucional, cuja especificidade encontra-se na oferta de proteção integral que garanta condições de estadia, convívio e endereço de referência, para acolher com privacidade pessoas em situação de rua, assim como famílias e indivíduos que se encontram sem referência e/ou em situação de ameaça.
BRASIL. Secretaria Nacional de Renda e Cidadania e Secretaria Nacional de Assistência Social. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop. SUAS e População em Situação de Rua, v. 3. Gráfica e Editora Brasil LTDA, Brasília, 2011 (adaptado).

Considerando a atuação das(os) psicólogas(os) no contexto de acolhimento institucional de população em situação de rua, mencionado no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A promoção do fortalecimento dos vínculos interpessoais e/ou familiares dessa população é papel das(os) psicólogas(os).
II. As(Os) psicólogas(os) podem contribuir para a construção de projetos de geração de renda que favoreçam o desenvolvimento da autonomia dessa população.
III. A realização de ações psicoeducativas que problematizem a realidade da população de rua, buscando empoderar os sujeitos atendidos, é um dos trabalhos que deve ser desenvolvido.
IV. As(Os) psicólogas(os) devem atuar para promover a adequação do comportamento dessa população ao padrão social, de modo a tornar os indivíduos aptos para o mercado de trabalho.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q977413 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo Assistência Social, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Grupos socioeducativos e oficinas temáticas são estratégias utilizadas em diversos contextos socioassistenciais e educacionais com vistas à promoção da cidadania, desenvolvimento de habilidades e fortalecimento de vínculos. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)As oficinas temáticas utilizam a experimentação e a prática como recursos metodológicos, promovendo o desenvolvimento de habilidades específicas a partir de temas previamente definidos.
(__)Os grupos socioeducativos têm como principal finalidade o desenvolvimento de competências técnicas voltadas ao mercado de trabalho, com foco na aquisição de certificações profissionalizantes.
(__)As oficinas temáticas têm como característica a promoção de vínculos duradouros entre os participantes, com base em reuniões contínuas e temáticas abertas à livre expressão coletiva.
(__)Os grupos socioeducativos são orientados por objetivos educativos amplos e buscam fomentar o protagonismo social por meio da partilha de experiências e da construção de sentidos em grupo.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q975170 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, TJBA, FGV

Em A Verdade e as Formas Jurídicas, Foucault afirma que a prisão se tornou a punição por excelência e a matriz da vigilância panóptica nas sociedades disciplinares. Com efeito, a punição moderna passou a ser calculada essencialmente a partir do indivíduo em relação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1044208 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, TJ RR, FGV, 2024

Antônia, uma mulher negra, estudou a vida toda em escolas públicas e se formou em medicina pelo sistema de cotas, razão pela qual busca discutir o assunto do racismo estrutural sempre que percebe um incômodo de outras pessoas com sua presença.
Sobre o racismo estrutural é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q978122 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo do CRAS, Prefeitura de Belmonte SC, AMEOSC, 2025

Uma equipe de referência de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ao planejar suas ações para o próximo trimestre, identificou o aumento de situações de fragilização dos vínculos familiares em determinados territórios. Considerando os princípios da Proteção Social Básica e os objetivos do PAIF, é necessário organizar estratégias de atendimento que fortaleçam as famílias e promovam o acesso a direitos. Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.