Questões de Concursos Psicologia Social

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61Q977413 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo Assistência Social, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Grupos socioeducativos e oficinas temáticas são estratégias utilizadas em diversos contextos socioassistenciais e educacionais com vistas à promoção da cidadania, desenvolvimento de habilidades e fortalecimento de vínculos. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)As oficinas temáticas utilizam a experimentação e a prática como recursos metodológicos, promovendo o desenvolvimento de habilidades específicas a partir de temas previamente definidos.
(__)Os grupos socioeducativos têm como principal finalidade o desenvolvimento de competências técnicas voltadas ao mercado de trabalho, com foco na aquisição de certificações profissionalizantes.
(__)As oficinas temáticas têm como característica a promoção de vínculos duradouros entre os participantes, com base em reuniões contínuas e temáticas abertas à livre expressão coletiva.
(__)Os grupos socioeducativos são orientados por objetivos educativos amplos e buscam fomentar o protagonismo social por meio da partilha de experiências e da construção de sentidos em grupo.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
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62Q995160 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Em relação ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), assinale a alternativa incorreta:
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63Q1054359 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2025

Butler (2003, mencionada em Uziel, Nunes & Brandão, 2023) postula que gênero deve ser pensado dentro do que ela chama de “matriz de inteligibilidade”. Tal matriz é constituída pelos termos:
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64Q1037632 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, TJ RR, FGV, 2024

A desigualdade e a hierarquização entre gêneros podem se manifestar sob diversas formas, sobretudo, através de violência. A pessoa cuja identidade de gênero não corresponde a uma matriz heteronormativa está sujeita a sofrer todo tipo de exclusão, podendo culminar em seu extermínio.
Para pensar as questões de gênero, vale citar as contribuições de Judith Butler que, em seu conhecido livro Problemas de Gênero, apresenta a ideia central de que
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65Q977416 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo CRAS, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

A atuação psicossocial no CRAS é pautada por estratégias que promovem a escuta qualificada e o acolhimento como formas de fortalecer vínculos, reconhecer singularidades e garantir direitos. Essas práticas são centrais para o trabalho de assistência, pois permitem identificar vulnerabilidades, construir intervenções contextualizadas e articular o acesso a serviços de proteção social. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)O acolhimento, enquanto tecnologia relacional no SUAS, deve ser compreendido como uma prática contínua que estrutura todo o atendimento, e não como etapa pontual ou burocrática do processo de recepção ao usuário.
(__)A escuta qualificada, por envolver forte carga afetiva, deve ser conduzida preferencialmente por psicólogos e assistentes sociais, e não é recomendada a outros membros da equipe por exigir formação clínica específica.
(__)A escuta qualificada pressupõe empatia, escuta ativa e compreensão do contexto vivido pelo usuário, sendo essencial para a construção de projetos de acompanhamento e para a efetivação dos direitos socioassistenciais.
(__)O acolhimento no CRAS permite acesso ampliado aos serviços e garante o reconhecimento do usuário como sujeito de direitos, sendo uma ferramenta de articulação com a rede de proteção social.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
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66Q979008 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No atendimento realizado no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), um usuário manifesta sofrimento psíquico em decorrência da extrema pobreza e da sistemática violação de seus direitos fundamentais. Considerando a concepção crítica da Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004) e o que preconizam as normativas da assistência social, assinale a alternativa que expressa corretamente a conduta que o psicólogo deve adotar nessas circunstâncias.
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67Q1025974 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, SEDF, Quadrix, 2022

Diante da complexidade do desenvolvimento humano e da dificuldade da ciência em compreender seus processos, Bronfenbrenner (1917-2005) desenvolveu um modelo científico/epistemológico que, posteriormente, foi denominado modelo bioecológico. Tal modelo visava criar uma alternativa para o estudo do desenvolvimento humano, considerando-se a importância de observar o indivíduo e suas interações nos diferentes contextos e sistemas. No que se refere a esse modelo, julgue o item.

A partir da compreensão de desenvolvimento e da ênfase nos contextos ambientais, Bronfenbrenner define o ambiente ecológico como um sistema composto por cinco subsistemas socialmente organizados, que apoiam e orientam o desenvolvimento humano. São eles: o microssistema; o mesossistema; o exossistema; o macrossistema; e o cronossistema. Também fazem parte da sistematização do seu modelo os quatro elementos centrais: o processo; a pessoa; o contexto ambiental; e o tempo. Cada um desses componentes tem uma função fundamental e deve ser entendido a partir das interligações e das relações funcionais com os demais.

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68Q1004739 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, EBSERH, FGV, 2024

João, 20 anos, permanecia enclausurado em sua própria casa, passando os dias em seu quarto. Ele não transitava pelo território de sua cidade e de sua comunidade; sua casa era seu território existencial.
Foi proposto a João e à sua família um trabalho de acompanhamento terapêutico, pelo qual se desenvolveria uma exploração acompanhada do entorno de sua casa, na procura de outros espaços de pertinência e sociabilidade. Essa sugestão apostava em uma ampliação do território existencial de João, o que implicava em um processo de desterritorialização e envolve, também, um processo de desterritorialização de seu entorno, que está atravessado pelas mesmas forças de exclusão que fizeram com que o jovem tivesse vivido dentro de sua casa grande parte de sua vida.
A partir desse fragmento, assinale a opção que articula a clínica ao território.
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69Q959994 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, FCC

Em nossa sociedade ocidental, o discurso que rege o que se tem por verdadeiro, que define a rede de conhecimentos válidos (ou não válidos), é o científico. Nossa
“verdade” está centrada nele e nas instituições que o produzem. Instituições essas igualmente não isentas de interesses. São conhecimentos e verdades guiados em seu processo de produção por crenças, costumes e interesses. Usados permanentemente pela produção econômica e pelo poder político e difundidos pelas instâncias educativas e informativas da sociedade, de forma, até certa instância, controlada por grandes aparelhos políticos e econômicos, tais como: universidades, mídia, escrita, exército.

Para explicar o acima descrito, Foucault menciona, em sua obra, a existência de
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70Q1068113 | Psicologia, Psicologia Social, Psiquiatria, EsFCEx, VUNESP, 2024

A psiquiatria social é um ramo da psiquiatria que se concentra no estudo das interações entre saúde mental, indivíduos e sociedade. Os profissionais de psiquiatria social frequentemente trabalham em equipes multidisciplinares e colaboram com profissionais de diferentes áreas como psicologia, serviço social, direito, saúde pública e educação para abordar questões relacionadas à saúde mental em um contexto amplo. Assinale a alternativa que melhor descreve a psiquiatria social enquanto uma disciplina relevante para a saúde pública.
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71Q1066401 | Psicologia, Psicologia Social, tarde, CNU, CESGRANRIO, 2024

O texto freudiano intitulado “Psicologia das massas e análise do eu” introduz o campo de estudos da psicologia dos grupos, das identificações e dos processos de aprendizagem social. Nele, Freud afirma
A oposição entre psicologia individual e psicologia social ou das massas, que à primeira vista pode parecer muito significativa, perde boa parte de sua agudeza se a examinamos mais detidamente. É certo que a psicologia individual se dirige ao ser humano particular, investigando os caminhos pelos quais ele busca obter a satisfação de seus impulsos instintuais, mas ela raramente, apenas em condições excepcionais, pode abstrair das relações deste ser particular com os outros indivíduos. Na vida psíquica do ser individual, o Outro é via de regra considerado enquanto modelo, objeto, auxiliador e adversário, e portanto a psicologia individual é também, desde o início, psicologia social, num sentido ampliado, mas inteiramente justificado.
FREUD, S. Obras completas volume 15 - Psicologia das massas e análise do eu e outros textos (1920-1923). São Paulo: Compania das Letras, 2011. p. 10.

A obra freudiana ajudou a entender a formação de grupos dentro da sociedade e a forma como a interação e os comportamentos acontecem dentro dos diversos grupos sociais.
Os elementos apresentados no texto sustentam que a
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72Q1054471 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2024

Ao abordar o pensamento psicológico brasileiro acerca das relações étnico-raciais, o documento Relações Raciais: Referências Técnicas para atuação de psicólogas/os, publicado pelo Conselho Federal de Psicologia (2017), constata que
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73Q1029135 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Os estudos de Psicologia Social desenvolvidos por John Darley e Bibb Latané indicam que a presença de outras pessoas diminui as chances de alguém intervir em uma situação de emergência.

Assinale a opção que indica a denominação do fenômeno descrito por eles.
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74Q1037631 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, TJ RR, FGV, 2024

Juliana é mulher negra e periférica, e mãe de três filhos, dois dos quais assassinados em meio à política de combate e de guerra às drogas. Para refletir sobre tal situação, que se repete em toda extensão nacional, vale citar o pensador negro Achille Mbembe, que cria um conceito-chave para descrever a política de Estado que determina, por meio de ações ou omissões, quem pode permanecer vivo ou deve morrer, nesse último caso, atingindo de sobremaneira as populações mais pobres e minorias raciais.
O caso narrado ilustra o conceito de
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75Q1068115 | Psicologia, Psicologia Social, Psiquiatria, EsFCEx, VUNESP, 2024

Assinale a alternativa que descreve a base teórica fundamental da antipsiquiatria.
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76Q979301 | Psicologia, Psicologia Social, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Juliano é orientador educacional. Ao auxiliar no fluxo de entrada e saída dos alunos, ele observou, durante dois meses, que um aluno tímido e com bom desempenho escolar estava sofrendo bullying. O elemento que fez Juliano classificar como bullying aquilo que ele estava presenciando na escola foi
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77Q902896 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Em Psicologia Social o processo grupal
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78Q979006 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No âmbito da reabilitação psicossocial, oficinas abrigadas e centros de convivência desempenham papéis distintos na promoção da autonomia e da inclusão social. Com relação a esses dispositivos, assinale a alternativa correta.
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79Q1001456 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paradigma a ser ultrapassado na clínica psicossocial, na área de álcool/drogas, é o da criminalização das pessoas que usam drogas.
No campo das intervenções psicossociais, o psicólogo deverá atuar com o objetivo de
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80Q1037633 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, TJ RR, FGV, 2024

Uma entrevista, seja individual ou coletiva, pode seguir o método cartográfico, cuja perspectiva é inspirada no pensamento de Deleuze e Guattari, de grande importância para a analítica institucional. O método cartográfico considera as linhas de fuga que compõem a experiência, evitando-se, assim, perspectivas totalizantes. Nessa perspectiva, existe um conceito fundamental que corresponde ao entendimento da vida de uma forma mais ampla, considerando a complexidade que lhe são inerentes.
Tal conceito faz referência direta à imagem oriunda da botânica, correspondendo a um emaranhado de linhas em que não é possível distinguir início e fim, nem núcleo ou ponto central.
Trata-se do conceito de
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