Início

Questões de Concursos Psicologia Social

Resolva questões de Psicologia Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q979008 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No atendimento realizado no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), um usuário manifesta sofrimento psíquico em decorrência da extrema pobreza e da sistemática violação de seus direitos fundamentais. Considerando a concepção crítica da Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004) e o que preconizam as normativas da assistência social, assinale a alternativa que expressa corretamente a conduta que o psicólogo deve adotar nessas circunstâncias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1068115 | Psicologia, Psicologia Social, Psiquiatria, EsFCEx, VUNESP, 2024

Assinale a alternativa que descreve a base teórica fundamental da antipsiquiatria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q986463 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Segundo as abordagens de Kurt Lewin e Silvia Lane sobre processos grupais, o grupo não pode ser compreendido apenas como a soma de indivíduos, mas sim como uma totalidade dinâmica que se estrutura a partir das interações entre seus membros.
Sendo assim, assinale a alternativa que representa corretamente um princípio central do processo grupal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1068119 | Psicologia, Psicologia Social, Psiquiatria, EsFCEx, VUNESP, 2024

A violência de gênero, que inclui formas de violência como abuso físico, emocional, sexual e psicológico direcionado a indivíduos com base em seu gênero, pode apresentar um impacto na saúde mental das vítimas. Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre a relação entre violência de gênero e saúde mental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1085121 | Psicologia, Psicologia Social, Especialidade Psicólogo, TJ RJ, FGV

Em interessante análise sobre o consumo no momento atual, Jurandir Freire Costa considera: “a questão do comprismo não é saber se os objetos distorcem ou não a vida emocional, mas como participam na gestão, manutenção e reprodução de nossos ideais de eu.” (COSTA, Jurandir Freire. Declínio do comprador, ascensão do consumidor. In COSTA, Jurandir Freire. O vestígio e a aura. Rio de Janeiro: Garamond, 2004).
Nesse contexto, para o autor, a apropriação emocional dos objetos vem sendo condicionada por três eventos socioculturais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1004739 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, EBSERH, FGV, 2024

João, 20 anos, permanecia enclausurado em sua própria casa, passando os dias em seu quarto. Ele não transitava pelo território de sua cidade e de sua comunidade; sua casa era seu território existencial.
Foi proposto a João e à sua família um trabalho de acompanhamento terapêutico, pelo qual se desenvolveria uma exploração acompanhada do entorno de sua casa, na procura de outros espaços de pertinência e sociabilidade. Essa sugestão apostava em uma ampliação do território existencial de João, o que implicava em um processo de desterritorialização e envolve, também, um processo de desterritorialização de seu entorno, que está atravessado pelas mesmas forças de exclusão que fizeram com que o jovem tivesse vivido dentro de sua casa grande parte de sua vida.
A partir desse fragmento, assinale a opção que articula a clínica ao território.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q975176 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, TJBA, FGV

No livro “A Verdade e as Formas Jurídicas”, Foucault considera a formação da sociedade disciplinar e analisa as transformações na penalidade do século X X, que “passa a ser um controle, não tanto sobre se o que fizeram os indivíduos está em conformidade ou não com a lei, mas ao nível do que podem fazer, do que são capazes de fazer, do que estão sujeitos a fazer, do que estão na iminência de fazer.” ( FOUCAULT, M. A Verdade e as Formas Jurídicas. Rio de Janeiro: NAU, 2003)

Nos termos supramencionados, Foucault está se referindo à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1054359 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2025

Butler (2003, mencionada em Uziel, Nunes & Brandão, 2023) postula que gênero deve ser pensado dentro do que ela chama de “matriz de inteligibilidade”. Tal matriz é constituída pelos termos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q969111 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo, TJPE, IBFC, 2017

Michel Foucault, psicólogo e filósofo francês, influenciou as reflexões contemporâneas sobre o sistema prisional. Para Foucault (2003): “Se o crime é um dano social, se o criminoso é o inimigo da sociedade, como a lei penal deve tratar esse criminoso ou deve reagir a esse crime? (...) A lei penal deve apenas permitir a reparação da perturbação causada à sociedade. A lei penal deve ser feita de tal maneira que o dano causado pelo indivíduo à sociedade seja apagado; se isso não for possível, é preciso que o dano não possa mais ser recomeçado pelo indivíduo em questão ou por outro.” (p.81-82).

Levando-se em consideração Foucault, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1029135 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Os estudos de Psicologia Social desenvolvidos por John Darley e Bibb Latané indicam que a presença de outras pessoas diminui as chances de alguém intervir em uma situação de emergência.

Assinale a opção que indica a denominação do fenômeno descrito por eles.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q902896 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Em Psicologia Social o processo grupal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1037632 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, TJ RR, FGV, 2024

A desigualdade e a hierarquização entre gêneros podem se manifestar sob diversas formas, sobretudo, através de violência. A pessoa cuja identidade de gênero não corresponde a uma matriz heteronormativa está sujeita a sofrer todo tipo de exclusão, podendo culminar em seu extermínio.
Para pensar as questões de gênero, vale citar as contribuições de Judith Butler que, em seu conhecido livro Problemas de Gênero, apresenta a ideia central de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1068113 | Psicologia, Psicologia Social, Psiquiatria, EsFCEx, VUNESP, 2024

A psiquiatria social é um ramo da psiquiatria que se concentra no estudo das interações entre saúde mental, indivíduos e sociedade. Os profissionais de psiquiatria social frequentemente trabalham em equipes multidisciplinares e colaboram com profissionais de diferentes áreas como psicologia, serviço social, direito, saúde pública e educação para abordar questões relacionadas à saúde mental em um contexto amplo. Assinale a alternativa que melhor descreve a psiquiatria social enquanto uma disciplina relevante para a saúde pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1066401 | Psicologia, Psicologia Social, tarde, CNU, CESGRANRIO, 2024

O texto freudiano intitulado “Psicologia das massas e análise do eu” introduz o campo de estudos da psicologia dos grupos, das identificações e dos processos de aprendizagem social. Nele, Freud afirma
A oposição entre psicologia individual e psicologia social ou das massas, que à primeira vista pode parecer muito significativa, perde boa parte de sua agudeza se a examinamos mais detidamente. É certo que a psicologia individual se dirige ao ser humano particular, investigando os caminhos pelos quais ele busca obter a satisfação de seus impulsos instintuais, mas ela raramente, apenas em condições excepcionais, pode abstrair das relações deste ser particular com os outros indivíduos. Na vida psíquica do ser individual, o Outro é via de regra considerado enquanto modelo, objeto, auxiliador e adversário, e portanto a psicologia individual é também, desde o início, psicologia social, num sentido ampliado, mas inteiramente justificado.
FREUD, S. Obras completas volume 15 - Psicologia das massas e análise do eu e outros textos (1920-1923). São Paulo: Compania das Letras, 2011. p. 10.

A obra freudiana ajudou a entender a formação de grupos dentro da sociedade e a forma como a interação e os comportamentos acontecem dentro dos diversos grupos sociais.
Os elementos apresentados no texto sustentam que a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1054471 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2024

Ao abordar o pensamento psicológico brasileiro acerca das relações étnico-raciais, o documento Relações Raciais: Referências Técnicas para atuação de psicólogas/os, publicado pelo Conselho Federal de Psicologia (2017), constata que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q979006 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

No âmbito da reabilitação psicossocial, oficinas abrigadas e centros de convivência desempenham papéis distintos na promoção da autonomia e da inclusão social. Com relação a esses dispositivos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q995160 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Em relação ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1025974 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, SEDF, Quadrix, 2022

Diante da complexidade do desenvolvimento humano e da dificuldade da ciência em compreender seus processos, Bronfenbrenner (1917-2005) desenvolveu um modelo científico/epistemológico que, posteriormente, foi denominado modelo bioecológico. Tal modelo visava criar uma alternativa para o estudo do desenvolvimento humano, considerando-se a importância de observar o indivíduo e suas interações nos diferentes contextos e sistemas. No que se refere a esse modelo, julgue o item.

A partir da compreensão de desenvolvimento e da ênfase nos contextos ambientais, Bronfenbrenner define o ambiente ecológico como um sistema composto por cinco subsistemas socialmente organizados, que apoiam e orientam o desenvolvimento humano. São eles: o microssistema; o mesossistema; o exossistema; o macrossistema; e o cronossistema. Também fazem parte da sistematização do seu modelo os quatro elementos centrais: o processo; a pessoa; o contexto ambiental; e o tempo. Cada um desses componentes tem uma função fundamental e deve ser entendido a partir das interligações e das relações funcionais com os demais.

  1. ✂️
  2. ✂️

79Q1082309 | Psicologia, Psicologia Social, Psicólogo, Prefeitura de Congo PB, FACET Concursos, 2025

Os experimentos de Solomon Asch e Stanley Milgram, apesar de distintas metodologias, tornaram-se referenciais na psicologia social contemporânea. Considerando seus achados, qual proposição traduz a convergência teórica fundamental sem incorrer em reducionismos biologizantes ou culturalistas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1001456 | Psicologia, Psicologia Social, Psicologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paradigma a ser ultrapassado na clínica psicossocial, na área de álcool/drogas, é o da criminalização das pessoas que usam drogas.
No campo das intervenções psicossociais, o psicólogo deverá atuar com o objetivo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.