Questões de Concursos Psicologia da Educação

Resolva questões de Psicologia da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1073370 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo Educacional, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Acerca das contribuições da Psicologia da Educação para os professores em seu cotidiano, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1034971 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.

Quando não é possível criar coletivamente mecanismos de defesa e de catarse para o sofrimento, o professor se defende individualmente; quer dizer, o sofrimento faz parte da carga de cada sujeito-professor que precisa encontrar por seus próprios meios a capacidade de manter sua saúde mental apesar das agressões do ambiente de trabalho. Então se entende que o individualismo é o produto do sofrimento psíquico, o produto de uma organização de trabalho que atomiza os indivíduos, os isola e desmotiva-os, etc.
CARPENTIER-ROY & PHARAND apud TARDIF; LESSARD. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

O trecho apresentado versa sobre as consequências de certos hábitos comuns na forma do trabalho pedagógico. Conforme a perspectiva apresentada, assinale a opção que apresenta uma solução para o problema do sofrimento psíquico do professor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q988892 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Algumas das condições que podem afetar o processo de aprendizagem, dentre elas a disgrafia. O que é disgrafia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1073378 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo Educacional, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Assinale a alternativa que traz a afirmativa correta sobre o conceito de Orientação Profissional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q901609 | Psicologia, Psicologia da Educação, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

A corrente cognitivista enfatiza o processo de cognição, através do qual a pessoa atribui significados à realidade em que se encontra. Entre os autores de teorias de aprendizagem com base cognitivista, Jerome Bruner afirma que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1043177 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A psicóloga escolar Larissa foi procurada pela Direção da escola para lidar com a situação da aluna Daniela, 13 anos.
Daniela está praticando automutilação e contou para a Diretora que vem sendo vítima de bullying praticado por Beatriz e Bianca, que a humilham e a culpam pela derrota do time em uma competição escolar.
Larissa, ao abordar essa situação de forma restaurativa para a comunidade escolar, deve propor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q901362 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Em uma aula de matemática, um professor utiliza diferentes estratégias para ensinar conceitos geométricos, como jogos, manipuláveis e recursos visuais. Essa abordagem, que considera diferentes estilos de aprendizagem e adapta o ensino às necessidades dos alunos, é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q1043189 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os alunos da turma da professora Eliana vêm apresentando dificuldades no processo de aprendizagem e desmotivação. Como estratégia para potencializar o aprendizado, a professora está pensando em utilizar uma técnica de trabalho de grupos desenvolvida por Pichon-Rivière que considera que o grupo focado na tarefa e com um objetivo comum pode se constituir um campo potente para elevar a capacidade criativa e a superação de obstáculos.

Estamos nos referindo aos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1043191 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leonardo ingressou tardiamente na escola e está tendo dificuldades em acompanhar a turma em que está inserido. Camila, sua professora, vem buscando auxiliar no desenvolvimento do aluno partindo das premissas de Lev Vygotsky de que a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, entendendo que o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem.
Assim, Camila vem buscando apoiar Leonardo na realização de algumas atividades escolares, o que vem se revelando muito positivo, pois ele está conseguindo aprender esses novos conteúdos.

O conceito de Vygotsky que descreve a diferença entre o nível de desenvolvimento atual de uma pessoa e o seu potencial de desenvolvimento com a ajuda de alguém mais experiente é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1025630 | Psicologia, Psicologia da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

A respeito da psicologia escolar, julgue o item.

Fazem parte da atuação em psicologia escolar: o mapeamento institucional; o espaço de escuta psicológica; a assessoria ao trabalho coletivo; e o acompanhamento ao processo de ensino-aprendizagem. Assim, a atuação do psicólogo nesse contexto deve estar mais focada em ações intervencionistas e remediativas e pouco focada em uma atuação preventiva, em uma perspectiva mais ampla.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q1025631 | Psicologia, Psicologia da Educação, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

A respeito da psicologia escolar, julgue o item.

O psicólogo escolar tem sua especialidade ainda pouco difundida nacionalmente; a partir de 1990, com a formalização da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), houve a possibilidade de fortalecimento desse campo de atuação no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q835598 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Piratuba SC Psicólogo Educacional, OMNI, 2021

A psicologia escolar e a psicologia educacional podem promover espaços de diálogo, mediar eventuais situações de conflito, contribuir na compreensão institucional de fatores presentes no processo de ensino e aprendizagem. Com base no contexto acima assinale a alternativa que corresponde somente a psicologia escolar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q836393 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Piratuba SC Psicólogo Educacional, OMNI, 2021

A respeito as dificuldades de aprendizagem no campo da linguagem falada sobre disfasia receptiva é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q836190 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Piratuba SC Psicólogo Educacional, OMNI, 2021

A Motivação na aprendizagem, tendo como referência o cenário específico da escola e as atividades para as quais o aluno deve estar motivado, pode ser extrínseca e intrínseca. Sobre a motivação intrínseca analise as afirmativas abaixo:
I- É quando o elemento mobilizador da aprendizagem é interno, é o desejo de aprender. II- A razão para se esforçar está naquilo que se aprende e na satisfação pessoal de saber, de adquirir novas informações, de ampliar conhecimentos, compreender ou se apropriar de algo novo. III- A motivação está fora do sujeito que aprende; são as consequências do aprender, e não a própria atividade em si que movem a pessoa em direção à aprendizagem. IV- Esta motivação está associada com um tipo de aprendizagem mais significativa e mais construtiva.
Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q834927 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de São José do Cedro SC Psicólogo, AMEOSC, 2021

Se nos detivermos um momento de uma criança que está resolvendo um problema ou realizando uma tarefa de evocação e refletirmos sobre os processos de conhecimento ali implícitos, comprovaremos que esses processos podem ser fornecidos a partir de um ponto de vista duplo: o primeiro, a partir da perspectiva do observador externo, ou seja, levando em consideração os indícios desses processos intelectuais que se manifestam na conduta; o segundo, a partir da perspectiva do próprio indivíduo que realiza a tarefa, já que é capaz de observar seus próprios processos ou de refletir sobre eles.


(COLL, César; PALACIOS, Jesus; MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento Psicológico e Educação - Psicologia Evolutiva. Artes Médica. Porto Alegre. 1995. Cap. 15. p.214.)

O segundo tipo registrado no enunciado recebe o nome de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q835721 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Piratuba SC Psicólogo Educacional, OMNI, 2021

O psicólogo educacional atua no âmbito da educação, nas instituições formais ou informais, colabora para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem. Referente a algumas atribuições do psicólogo educacional assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q847619 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

No exercício clínico, o psicopedagogo deve reconhecer a sua própria subjetividade na relação, pois se trata de um sujeito estudando outros sujeitos. Essa inter-relação de sujeitos, em que se impede a aprendizagem, implica uma temática muito complexa. Para Alicia Fernández, esse saber só é possível com uma formação orientada sobre três pilares:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q847630 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

O Código de Ética da Associação Brasileira de Psicopedagogia define a Psicopedagogia como um campo de atenção em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q847382 | Psicologia, Psicologia da Educação, FURB SC SC Psicólogo, FURB, 2020

O bullying, em termos gerais, pode ser definido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q848406 | Psicologia, Psicologia da Educação, FURB SC SC Psicólogo, FURB, 2020

Em relação à vertente conhecida como psicologia escolar crítica, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) Um dos efeitos de sua emergência foi evidenciar e, ao mesmo tempo, produzir uma ruptura na Psicologia Educacional de modo geral, afirmando um pensamento politicamente engajado e implicado aos compromissos sociais. ( ) Ganhou corpo a partir das contribuições de Piaget, cujo pensamento afirmava o compromisso social como algo fundamental à práxis psicológica. ( ) Afirmou a necessidade de que o fracasso e a queixa escolar fossem olhados de maneira mais direta, ou seja, com enfoque nas características de cada aluno(a).
Assinale a alternativa com a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.