Início

Questões de Concursos Psicologia da Educação

Resolva questões de Psicologia da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


31Q850054 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Alagoa Nova PB Psicólogo Educacional, CONTEMAX, 2020

No contexto atual, torna- se impossível não falar sobre a pandemia que assola o mundo, em virtude de tudo o que ela provocou e provoca, e da pergunta dos gestores, educadores, políticos e cidadãos: como será o mundo após a pandemia?

No que diz respeito à Educação, conforme a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sabemos que a crise causada pela Covid-19 resultou no encerramento das aulas em escolas e em universidades, afetando mais de 90% dos estudantes do mundo (UNESCO, 2020). A partir desse número, pergunta-se: qual o futuro da Educação num mundo abalado pelo novo coronavírus?

Quando as escolas reabrirem, e, em algumas partes do mundo, tal evento já começou a ocorrer, a emergente recessão econômica, certamente, aumentará as desigualdades e poderá reverter o progresso obtido por alguns países na expansão do acesso educacional e na melhoria da aprendizagem. Por isso, é necessário que os países reconheçam o problema - como não o fizeram quando a COVID-19 começou a espalhar-se pelo mundo -, e criem políticas públicas voltadas especificamente para a Educação.

A nosso ver, por mais que a economia dos países sofra com a pandemia, os investimentos em Educação devem ser mantidos, quiçá aumentados. Conforme a Unesco, a natural queda na aprendizagem poderá alastrar-se por mais de uma década se não forem criadas políticas públicas que invistam em melhorias de infraestrutura, tecnologias, formação, metodologias e salários, além do reforço da merenda, melhor aproveitamento do tempo, tutoria fora do horário usual das aulas e material adicional, quando possível (UNESCO, 2020). Em concordância com a Unesco, o parecer do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação do Brasil, seguiu a mesma linha e reconheceu os problemas causados pela pandemia. O parecer procurou reorganizar as atividades acadêmicas e sinalizou com a permissão para aulas aos sábados - em horários de contraturno e durante as férias -, para que os alunos da Educação Básica não percam o ano letivo e apontou outras medidas semelhantes àquelas já defendidas pela Unesco (BRASIL, 2020). A Educação a distância (EaD) não pode ser a única solução, esta metodologia tende a exacerbar as desigualdades já existentes, que são parcialmente niveladas nos ambientes escolares, simplesmente, porque nem todos possuem o equipamento necessário. Se a meta for investir apenas em ferramentas digitais, certamente, contribuiremos para uma piora na aprendizagem dos alunos a curto e a médio prazos (SOUZA; FRANCO; COSTA, 2016).

Nós precisamos repensar o futuro da Educação, incluindo uma articulação apropriada entre o EaD e o Ensino presencial (UNESCO, 2020). Até porque, muitos no Brasil não têm acesso a computadores, celulares ou à Internet de qualidade - realidade constatada pelas secretarias de Educação de Estados e municípios no atual momento - e um número considerável alto de professores precisou aprender a utilizar as plataformas digitais, inserir atividades online, avaliar os estudantes a distância e produzir e inserir nas plataformas material que ajude o aluno a entender os conteúdos, além das usuais aulas gravadas e online. Na pandemia, grande parte das escolas e das universidades estão fazendo o possível para garantir o uso das ferramentas digitais, mas sem terem o tempo hábil para testá-las ou capacitar o corpo docente e técnico-administrativo para utilizá-las corretamente.

Há ainda outros obstáculos graves, especialmente para alunos e professores mais empobrecidos, muitos deles localizados na periferia das grandes cidades ou na zona rural. Faltam computadores, aparelhos de telefonia móvel, software e Internet de boa qualidade, recursos imprescindíveis para um EaD que resulte em aprendizagem.

Não podemos esquecer que saúde física e saúde mental andam juntas. A duração prolongada do confinamento, a falta de contato pessoal com os colegas de classe, o medo de ser infectado, a falta de espaço em casa - torna o estudante menos ativo fisicamente do que se estivesse na escola -, e a falta de merenda para os alunos menos privilegiados são fatores de estresse que atingem a saúde mental de boa parte dos estudantes da Educação Básica e das suas famílias. Estimular a solidariedade, a resiliência e a continuidade das relações sociais entre educadores e alunos nesse período é fundamental, pois ajuda a minorar o impacto psicológico negativo da pandemia nos estudantes. Agora, importa prevenir e reduzir os níveis elevados de ansiedade, de depressão e de estresse que o confinamento provoca nos estudantes em quarentena (MAIA; DIAS, 2020).

No momento atual, muitas escolas, públicas e privadas, estão exagerando nas expectativas do que professores e familiares conseguem fazer. Há diferenças substanciais entre as famílias, atualmente, em confinamento. Algumas podem ajudar seus filhos a aprender mais do que outras. Fatores como a quantidade de tempo disponível para se dedicar aos estudos dos filhos, auxiliando-os com as aulas online - muitos pais estão em home office cumprindo horário laboral integral e outros tantos precisam trabalhar externamente para garantir a renda mensal -; as habilidades não cognitivas dos genitores; a possibilidade de acessar o material online; a quantidade de conhecimento inato dos pais - afinal, é difícil ajudar o filho se tiver de aprender algo estranho ao que se conheceu e aprendeu - , são questões a serem levados em conta quanto ao papel dos pais na Educação dos filhos em tempos de pandemia. Toda essa situação gerará um aumento da desigualdade na Educação e no progresso do estudante (CIFUENTES-FAURA, 2020).

Além disso, os secretários de Educação e os gestores das escolas precisam pensar na saúde mental de todos, até porque, os professores também estão fragilizados. Se os educadores ficarem exaustos mentalmente, e aproximarem-se de um esgotamento físico e mental, não poderão ajudar a si ou aos alunos (MAIA; DIAS, 2020).

Para construirmos um futuro mais saudável, próspero e seguro, precisamos de políticas públicas que garantam um financiamento adequado para a Educação, fazer uso inteligente das tecnologias disponíveis, priorizar os mais vulneráveis e proteger educadores e alunos. O Estado precisa se fazer presente."

Adaptado de: DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. , Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, pág. 545-554, setembro de 2020. Epub 06 de julho de 2020. https://doi.org/10.1590/s0104-4036201900280108000 .

Diante da leitura do texto, responda as questões abaixo:
No que se refere a atuação de psicólogas na educação básica, o Conselho Federal de Psicologia, lançou no ano de 2019, um documento em que afirma: ?Para a atuação da Psicologia na educação, é necessário que as(os) psicólogas(os) trabalhem em consonância com a garantia desse direito fundamental, como apontam a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Código de Ética do Psicólogo, respectivamente?. A partir dos dois documentos contidos na citação, preencha as lacunas abaixo e assinale a alternativa correta
Artigo 26: 1.Todo ser humano tem direito à _____________. A educação será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A educação elementar será _______________. A educação técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, está baseada no mérito. 2. A educação será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A __________ promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre as nações e grupos raciais ou religiosos, e deve desenvolver as atividades da ONU em prol da manutenção da paz (ONU, 1947).
I. O psicólogo baseará o seu trabalho ______________ e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da ____________ do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos (CFP, 2005).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q847759 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Massaranduba SC Psicólogo, FURB, 2020

A presença profissional do psicólogo no contexto escolar já aparece desde a regulamentação da profissão, em 1962. Como especialidade, a Psicologia Escolar foi reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia em 2007. Ao longo deste período, as expectativas depositadas sobre os psicólogos escolares passaram por várias mudanças. Isso posto, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta quanto às competências importantes para o psicólogo escolar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q851891 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Abelardo Luz SC Psicólogo, GSA CONCURSOS, 2020

Bullying é uma palavra que se originou na língua inglesa. “Bully” significa “valentão” e o sufixo “ing” representa uma ação contínua. Entre suas características está (estão) o fato de que:

I - Manifesta-se por meio da agressão/violência, pautadas em uma relação desigual, visando inferiorizar a vítima.

II - Os agressores agem de maneira sutil, intencional, repetitiva e por período prolongado de tempo.

III - Associa-se, geralmente, a características individuais, como idade, tamanho, porte físico, traços de personalidade, desenvolvimento emocional e tipos de grupos de estudantes.

IV - Abrange a agressão repetida com intenção de perseguir e humilhar, por meio de artifícios eletrônicos.

V - Ocorre de maneira pontual, também, em algum conflito entre dois colegas.

Dos itens acima mencionados, estão corretos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q151237 | Pedagogia, Psicologia da Educação, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

No estágio operatório-concreto, ocorre a construção do pensamento conceitual, de hipóteses possíveis e de diferentes pontos de vista pelo indivíduo.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q850095 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Santo Augusto RS Psicólogo, FUNDATEC, 2020

Analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, levando em conta os conceitos de Santos, Perkoski e Kienen (2015) sobre Bullying. ( ) O bullying é definido como a violência que ocorre entre crianças e adolescentes, de forma intencional, repetitiva e sem motivação aparente, demarcada pelo desequilíbrio de poder entre agressor e vítima em alguma instância. ( ) O bullying direto envolve ignorar, excluir, difamar ou realizar complôs. ( ) A violência escolar é um tipo de violência que não se apresenta de forma independente ou isolada de outros contextos, sendo apenas uma das várias formas às quais uma pessoa pode ser exposta ao longo do seu desenvolvimento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q848328 | Psicologia, Psicologia da Educação, FURB SC SC Psicólogo, FURB, 2020

A respeito da atuação do psicólogo(a) educacional, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q849644 | Psicologia, Psicologia da Educação, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

A proposta do diagnóstico Psicopedagógico baseia-se em pressupostos científicos que caracterizam a compreensão de um fenômeno em que a realidade é significada a partir de uso de conceitos, noções e teorias científicas. A elaboração da Síntese Diagnóstica faz parte do processo e se desenvolve nas seguintes etapas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q847865 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo, SES DF, IADES, 2020

    A Lei n° 4.119/1962 reconhece a profissão de psicólogo, fixa normas para a atuação profissional e estabelece um currículo mínimo para sua formação. Os campos de atuação são aqueles que se consolidaram como prática no período anterior: clínica, escolar-educacional e organização do trabalho.

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 6ª REGIÃO. Exposição 50 anos da psicologia no Brasil: A história da psicologia no Brasil. São Paulo: CRPSP, 2011, p. 13, com adaptações.

A respeito da consolidação da psicologia como ciência e profissão no território brasileiro, julgue o item a seguir.

A reforma universitária de 1968 possibilitou o desenvolvimento de um importante campo de atuação para os profissionais da psicologia, que é a docência superior.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q980090 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo Educação, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

A compreensão dos processos psicológicos básicos é fundamental para analisar o comportamento humano e formular intervenções eficazes nos diversos contextos de atuação do psicólogo. Esses processos abrangem fenômenos mentais e comportamentais interdependentes, que influenciam o modo como os indivíduos aprendem, sentem, agem e se desenvolvem ao longo da vida. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)A motivação extrínseca é caracterizada por impulsos internos relacionados ao prazer da atividade, ao contrário da motivação intrínseca, que depende de fatores externos como recompensas e punições.
(__)A cognição engloba processos como atenção, percepção, memória, linguagem e pensamento, sendo essencial para a resolução de problemas e tomada de decisões.
(__)O desenvolvimento cognitivo e emocional é limitado à infância, estabilizando-se na adolescência, com raras mudanças significativas na vida adulta.
(__)As emoções estão associadas a respostas fisiológicas, comportamentais e subjetivas, sendo reguladas por estruturas cerebrais como a amígdala e o sistema límbico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q901362 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Em uma aula de matemática, um professor utiliza diferentes estratégias para ensinar conceitos geométricos, como jogos, manipuláveis e recursos visuais. Essa abordagem, que considera diferentes estilos de aprendizagem e adapta o ensino às necessidades dos alunos, é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

41Q986835 | Psicologia, Psicologia da Educação, Agente Educacional, Prefeitura de Barão RS, OBJETIVA, 2025

As funções executivas constituem um conjunto de habilidades que são fundamentais para o controle consciente e deliberado sobre ações, pensamentos e emoções. Sobre o assunto, analisar itens.

I. Possibilitam ao indivíduo gerenciar diferentes aspectos da vida com autonomia, isto é, tomar decisões com independência e responsabilidade.
II. São determinadas pelos genes, portanto podem ser transmitidas aos descendentes.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q901609 | Psicologia, Psicologia da Educação, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

A corrente cognitivista enfatiza o processo de cognição, através do qual a pessoa atribui significados à realidade em que se encontra. Entre os autores de teorias de aprendizagem com base cognitivista, Jerome Bruner afirma que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q887994 | Psicologia, Psicologia da Educação, Cuidador Escolar 40H, Prefeitura de Guabiruba SC, FURB, 2024

A comunicação está presente em nossas atividades cotidianas e nas relações pessoais que desenvolvemos, entre elas as relações de trabalho (Gama, Bahia e Godinho, 2019). Ao encontro disso, analise as afirmativas a seguir:
I. Na comunicação, é necessário saber compreender o outro, considerando suas ideias, sentimentos e atitudes. II. A comunicação é a troca de ideias e informações que proporciona a estrutura básica para as pessoas que vivem e trabalham juntas. III. Uma boa comunicação começa por uma ideia clara a respeito do que se quer dizer e de como dizê-lo.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1047208 | Psicologia, Psicologia da Educação, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

Leia os textos a seguir.
Texto I A psicometria é um ramo da área da psicologia que se ocupa da medição das características psicológicas de uma pessoa. Essa disciplina busca reconhecer características psicológicas, como a inteligência, traços e personalidade, atitudes e habilidades. No contexto das instituições de ensino, a psicometria pode ser trabalhada a partir de testes para o aprimorar o desempenho dos estudantes, como também para reconhecer suas potencialidades e dificuldades. Esse recurso não se limita a esse público, pois ele também pode ser utilizado para identificar aptidões dos professores e demais funcionários da instituição.
Texto II A psicometria, apregoando a objetividade da medida psicológica e supervalorizando a Estatística aplicada às ciências humanas, abriu espaço, no âmbito da escola, para as medidas educacionais. Surgiram, assim, os testes de desempenho escolar, organizados de acordo com os mesmos padrões dos testes psicológicos e valendo-se da Estatística para a análise da distribuição dos resultados.
GOULART, Iris Barbosa. Psicologia da Educação: fundamentos teóricos, aplicações à prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 34.
Considerando os textos acima, bem como seus conhecimentos sobre psicologia educacional, analise as afirmativas abaixo.
I. A apropriação da psicometria pela escola contribuiu para justificar a divisão de turmas.
II. A psicometria permite que o professor tenha conhecimento sobre diferentes características de seus alunos.
III. Os testes de inteligência inauguraram uma ênfase que foi dada à influência das aptidões e às diferenças individuais.
IV. Os testes de inteligência surgiram a partir de uma necessidade educacional de explicar cientificamente o insucesso escolar.
V. A psicometria tornou possível uma caracterização mais completa do indivíduo, considerando suas aptidões específicas, inteligência, interesses e personalidade.
Sobre as afirmativas acima, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q911569 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Para que a criança se aproprie dos conhecimentos e avance em seu desenvolvimento é necessário que ela compreenda e utilize signos culturais, que servem de ponte para sua relação com o meio no qual está inserida. Os signos podem ser exemplificados por sistemas simbólicos, como: linguagem, símbolos algébricos, escrita, diagramas, desenhos, mapas, dentre outros.

(Nunes e Silveira p. 52.)


Sobre aprendizagem da leitura e da escrita, aprendiz como sujeito de seu processo de aprendizagem, relacione o caso hipotético a seguir com o texto anterior. uma criança de seis anos frequenta uma escola municipal, a professora regente da turma tem percebido que essa criança vem demonstrando dificuldades em socializar através da escrita e da leitura e que a sua interação acontece melhor em momentos lúdicos. Em uma atividade na sala de aula, a professora propôs que as crianças fizessem o autor retrato e, posteriormente, que cada criança desenhasse a sua família. Diante do desenho da criança, citada a professora percebeu que ela expressava sentimentos de saudades e medo. A professora resolveu convidar a psicóloga da escola para participar de um momento coletivo em sala para observar melhor a atividade do desenho da família. Sobre a interação infantil mencionada no caso e, a partir dos signos na visão de Vygotsky, é correto afirmar que:


I. O sujeito utiliza os signos para atuar no mundo, podendo planejar, realizar reflexões mais complexas e compreender de forma mais refinada a sua realidade.


II. O signo é um meio de que se vale o homem para influenciar psicologicamente sua própria conduta, ou a dos demais; é um meio para sua atividade interior, dirigida a dominar o próprio ser humano: o signo está orientado para dentro.


III. É impossível pensar o desenvolvimento humano sem a dimensão do outro, do intercâmbio social, da interferência do meio, bem como das situações de aprendizagem que se efetivam e fazem o desenvolvimento avançar.


Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q979330 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

A concepção de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem de Polity, em Psicopedagogia – um enfoque sistêmico, ao afirmar que “(…) todos que compõem a família influenciam e são influenciados reciprocamente, sendo o sistema familiar o maior responsável por construir uma boa relação com o saber (…)”, fundamenta-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1060529 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Na unidade de ensino infantil que Alice, 4 anos, frequenta, as professoras trabalharam com o livro “Não me toca, seu boboca”, que busca alertar as crianças quanto a situações de abuso sexual. Após a leitura, Alice contou para as professoras que seu tio estava abusando sexualmente dela em casa.
Considerando a questão da violência sexual contra crianças, analise as afirmativas a seguir.

I. A educação sexual nas escolas promove a erotização precoce das crianças.
II. O abuso sexual intrafamiliar é a forma mais prevalente de violência sexual contra crianças.
III. O abuso sexual infantil abrange atividades de cunho sexual com ou sem contato físico com a criança.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q899245 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo, Prefeitura de Montes Claros MG, COTEC, 2024

O estudo da linguagem e do pensamento ocupou lugar de destaque na teorização de Vygotsky, pois são essas funções psíquicas consideradas como constituidoras do sujeito. Nos primeiros estágios do desenvolvimento ontogenético, constatou-se que o pensamento e a fala têm origens genéticas diferentes e a relação entre ambos passa por diversas mudanças, não acontecendo em paralelo o desenvolvimento de uma outra função.
Fonte: PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano.12. ed. Porto Alegre, Artmed, 2013.
No processo de internalização da fala, segundo Vygotsky, a criança passa por alguns estágios. Em relação a esses estágios, analise os itens a seguir:
I- Fala emocional. II- Fala simbiótica. III- Fala egocêntrica. IV- Fala social.
Estão CORRETOS os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1048092 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os alunos da turma de Jardim II da Escolinha Esquilinho Feliz têm entre 5 e 6 anos e gostam muito de fazer imitações e de brincar de faz de conta, expressando pensamento mágico muitas vezes para explicar fatos diferentes. Elas fazem associações de ideias simples e manifestam comportamento egocêntrico de forma mais predominante, embora às vezes já consigam se colocar no lugar do outro e expressar atitudes empáticas.

Segundo Piaget, essas crianças estão no estágio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1048094 | Psicologia, Psicologia da Educação, Psicólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Eleonora é professora de adolescentes e percebe o quanto eles aprendem por imitações dos modelos, tanto em sala de aula, quanto em casa.
O processo de aprendizagem pela observação, imitação ou reprodução do comportamento de outros indivíduos e das recompensas que eles recebem, foi definido por Albert Bandura como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.