Início

Questões de Concursos Psicologia da Saúde

Resolva questões de Psicologia da Saúde comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q849156 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

A respeito dos aspectos multifatoriais e interdisciplinares que envolvem o adoecimento e o processo de tratamento do câncer, julgue o item que se segue.

Os cuidados paliativos ocorrem somente no momento da terminalidade, por isso não envolvem o processo de evolução de doenças crônico-degenerativas.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q849431 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Prefeitura de Abatiá PR Psicólogo, FAUEL, 2020

Ao correlacionar luto e melancolia, Freud (1917) descreve semelhanças no quadro geral dessas duas condições. Situa, entretanto, que o luto não se aproxima de um processo patológico, ao contrário da melancolia. De acordo com Freud, luto e melancolia apresentam basicamente os mesmos traços, exceto por um, presente na melancolia e ausente no luto. Este traço é relativo a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q848622 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Terapia Intensiva Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 30 anos de idade, mecânico, casado, sem filhos, há um mês deu entrada na unidade de terapia intensiva (UTI) em estado grave, com quadro de apendicite supurada, ou seja, com o apêndice inflamado rompido. A esposa do paciente, técnica de enfermagem de outra unidade hospitalar, relatou sentir-se culpada por não ter reconhecido os sintomas de apendicite e solicita permanecer ao lado do paciente durante todo o tempo da internação, em que pese a UTI não ter ainda aderido ao programa de visita estendida, que permitiria ampliar a participação de familiares na recuperação de paciente interno.  

Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

É papel da Psicologia, como integrante da equipe da UTI, apoiar a esposa, obtendo autorização junto à equipe para ela estar ao lado do paciente durante todo o período da internação, uma vez que a esposa é técnica de enfermagem e conhece rotinas hospitalares.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q849195 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Atenção Cardíaca Psicologia, SES DF, IADES, 2020

No que tange à atuação do psicólogo em contexto de cirurgia cardíaca, julgue o item a seguir.

O paciente submetido à cirurgia cardíaca pode estar sujeito a contingências menos aversivas na internação hospitalar do que aqueles em tratamento clínico ambulatorial, uma vez que o tratamento cirúrgico é resolutivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

25Q851010 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Prefeitura de Passira PE Psicólogo, CONTEMAX, 2020

Segundo Ribeiro et al, (2020), é considerado paciente com doenças sem perspectiva curativa, aquele que já possui o diagnóstico irreversível, pois, nesse contexto, sabe-se que a doença não respondeu a nenhum tratamento convencional e a morte, portanto, torna-se, então, inevitável. Nesse sentido, analise as proposições acerca dos cuidados paliativos pela psicologia.
I. No âmbito hospitalar há três relações que interessam à Psicologia: o paciente com ele mesmo, paciente e a família e paciente e equipe, e o psicólogo, por sua vez atuará como mediador entre elas, visto que ele escuta o paciente, a família e também a equipe de trabalho. Porque II. Os cuidados paliativos não têm como objetivo trazer a cura ao enfermo, mas realizar o acolhimento diante da irreversibilidade de sua patologia, assim, o tratamento paliativo vem com o intuito de preservar a dignidade do mesmo perante a o processo do morrer
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q849273 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Atenção Cardíaca Psicologia, SES DF, IADES, 2020

No que se refere a intervenções psicológicas em pacientes acometidos por cardiopatias, julgue o item a seguir.

Um comportamento agitado pode afetar a evolução clínica, enquanto a adesão e o relaxamento incluem comportamentos funcionais em termos de sobrevivência no ambiente hospitalar.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q836292 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Prefeitura de Catanduvas PR Psicólogo, FAUEL, 2021

“(...) novo modo de se organizar e funcionar para produzir saúde, no qual duas ou mais equipes/ profissionais operam em uma intervenção pedagógico-terapêutica compartilhada. É um arranjo na organização dos serviços que busca ampliar a capacidade de cuidado das equipes de referência. Como a equipe de referência é responsável pelos usuários do seu território, antes de encaminhá-los a outros pontos de atenção, quando isso for necessário, ela pode pedir apoio para lidar com os casos com os quais sente dificuldade ou tem limitações. (...)”

Esta é a definição do conceito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q850722 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Atenção Cardíaca Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Acerca de pacientes acometidos por cardiopatias, julgue o item a seguir.

Eventos adversos de vida, tais como problemas financeiros e (ou) ocupacionais e dificuldades no relacionamento conjugal e (ou) familiar entre outros, contribuem significativamente, pelo efeito deletério, para agravamento de saúde em pacientes acometidos por cardiopatias.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q851777 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Atenção Cardíaca Psicologia, SES DF, IADES, 2020

No que se refere a intervenções psicológicas em pacientes acometidos por cardiopatias, julgue o item a seguir.

Técnicas de relaxamento levam à diminuição da frequência cardíaca, ao aumento da intensidade e duração da dor e à diminuição do fluxo sanguíneo cerebral.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q851386 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Atenção em Oncologia Psicologia, SES DF, IADES, 2020

No que tange ao papel do psicólogo em oncologia, julgue o item a seguir.

É importante que o psicólogo elabore ou use um roteiro de entrevista para uma avaliação do paciente oncológico, ainda que, a depender do contexto, o psicólogo decida não usá-lo, a favor de uma livre escuta do paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q848321 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Cuidados Paliativos, SES DF, IADES, 2020

Acerca dos cuidados paliativos, julgue o item a seguir.

É papel do psicólogo conhecer e intervir em preditores de distress mórbido, depressão, ansiedade, somatização e luto antecipatório complicado nos familiares de doentes oncológicos terminais.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q850215 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Atenção em Oncologia Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Quanto ao uso de instrumentos psicológicos em serviços de oncologia, julgue o item a seguir.

A presença de ansiedade e de depressão entre os pacientes oncológicos, bem como as respectivas implicações negativas na vivência do câncer, é evidência suficiente para que se prescinda do uso de instrumentos adequados para avaliação e diagnóstico.

  1. ✂️
  2. ✂️

33Q849396 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Cuidados Paliativos, SES DF, IADES, 2020

Em relação aos familiares do paciente em cuidados paliativos, julgue o item a seguir.

Tendo em vista a responsabilidade dos familiares do paciente em cuidados paliativos, é importante que os profissionais sigam o posicionamento da família quanto à decisão de comunicar ou não o diagnóstico ao paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q848926 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Cuidados Paliativos, SES DF, IADES, 2020

Acerca dos cuidados paliativos, julgue o item a seguir.

Não cabe ao psicólogo lidar com estressores que implicam a necessidade de um ajustamento psicossocial dos pacientes e dos familiares em cuidados paliativos, sendo essa uma tarefa exclusiva do Serviço Social.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q851449 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Cuidados Paliativos, SES DF, IADES, 2020

Em relação aos familiares do paciente em cuidados paliativos, julgue o item a seguir.

É relevante ter clareza de que, ao se optar por implementar uma abordagem de cuidados centrada na família - particularmente em contextos de fim de vida -, se aumenta o risco de desenvolvimento de respostas desajustadas pré e pós-morte do doente.

  1. ✂️
  2. ✂️

37Q851034 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 63 anos de idade é encaminhado ao pronto-socorro cardiológico, apresentando dor no peito e fadiga extrema. Após a realização de alguns exames, constata-se a necessidade de realização de cirurgia cardíaca para retirada de um aneurisma cardíaco. Quando comunicado a respeito da conduta médica necessária, o paciente informa que não vai fazer a cirurgia e diz que tem superpoderes, que consegue se curar sozinho e que pode fazer uma consulta com seres de outros planetas, que o ajudarão a retirar o aneurisma por meio de energias solares. O paciente também apresenta discurso desorganizado e delírio de grandeza. O psicólogo responsável pela unidade foi chamado para avaliar o paciente.  

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Nesse caso, o papel do psicólogo responsável pela unidade é o de decidir pelo paciente que deve submeter-se ao procedimento cirúrgico e convencê-lo disso.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q850418 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Cuidados Paliativos, SES DF, IADES, 2020

Acerca dos cuidados paliativos, julgue o item a seguir.

O atendimento do psicólogo em cuidados paliativos precisa ser objetivo e, por isso, evita-se levantar os antecedentes psiquiátricos do paciente e (ou) dos respectivos familiares.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q849580 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Cuidados Paliativos, SES DF, IADES, 2020

Em relação aos familiares do paciente em cuidados paliativos, julgue o item a seguir.

É função da psicologia conter familiares que manifestem insatisfações com a prestação de cuidados paliativos, uma vez que tais tipos de manifestações se constituem preditores do desenvolvimento de morbidade psicológica.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q848906 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Atenção em Oncologia Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Acerca das intervenções e relações do psicólogo com os familiares e cuidadores do paciente oncológico, julgue o item a seguir.

Os atendimentos do psicólogo no contexto hospitalar são realizados por meio de solicitações formais, realizadas pelos diversos profissionais. Isso implica na abstenção do paciente e (ou) dos respectivos acompanhantes de requisitarem acompanhamento psicológico por meio de abordagem direta dos psicólogos responsáveis.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.