Início

Questões de Concursos Psicologia da Saúde

Resolva questões de Psicologia da Saúde comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q836292 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Prefeitura de Catanduvas PR Psicólogo, FAUEL, 2021

“(...) novo modo de se organizar e funcionar para produzir saúde, no qual duas ou mais equipes/ profissionais operam em uma intervenção pedagógico-terapêutica compartilhada. É um arranjo na organização dos serviços que busca ampliar a capacidade de cuidado das equipes de referência. Como a equipe de referência é responsável pelos usuários do seu território, antes de encaminhá-los a outros pontos de atenção, quando isso for necessário, ela pode pedir apoio para lidar com os casos com os quais sente dificuldade ou tem limitações. (...)”

Esta é a definição do conceito de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q851449 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Cuidados Paliativos, SES DF, IADES, 2020

Em relação aos familiares do paciente em cuidados paliativos, julgue o item a seguir.

É relevante ter clareza de que, ao se optar por implementar uma abordagem de cuidados centrada na família - particularmente em contextos de fim de vida -, se aumenta o risco de desenvolvimento de respostas desajustadas pré e pós-morte do doente.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q848321 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Cuidados Paliativos, SES DF, IADES, 2020

Acerca dos cuidados paliativos, julgue o item a seguir.

É papel do psicólogo conhecer e intervir em preditores de distress mórbido, depressão, ansiedade, somatização e luto antecipatório complicado nos familiares de doentes oncológicos terminais.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q848926 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Cuidados Paliativos, SES DF, IADES, 2020

Acerca dos cuidados paliativos, julgue o item a seguir.

Não cabe ao psicólogo lidar com estressores que implicam a necessidade de um ajustamento psicossocial dos pacientes e dos familiares em cuidados paliativos, sendo essa uma tarefa exclusiva do Serviço Social.

  1. ✂️
  2. ✂️

25Q849396 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Cuidados Paliativos, SES DF, IADES, 2020

Em relação aos familiares do paciente em cuidados paliativos, julgue o item a seguir.

Tendo em vista a responsabilidade dos familiares do paciente em cuidados paliativos, é importante que os profissionais sigam o posicionamento da família quanto à decisão de comunicar ou não o diagnóstico ao paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q849580 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Cuidados Paliativos, SES DF, IADES, 2020

Em relação aos familiares do paciente em cuidados paliativos, julgue o item a seguir.

É função da psicologia conter familiares que manifestem insatisfações com a prestação de cuidados paliativos, uma vez que tais tipos de manifestações se constituem preditores do desenvolvimento de morbidade psicológica.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q851034 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 63 anos de idade é encaminhado ao pronto-socorro cardiológico, apresentando dor no peito e fadiga extrema. Após a realização de alguns exames, constata-se a necessidade de realização de cirurgia cardíaca para retirada de um aneurisma cardíaco. Quando comunicado a respeito da conduta médica necessária, o paciente informa que não vai fazer a cirurgia e diz que tem superpoderes, que consegue se curar sozinho e que pode fazer uma consulta com seres de outros planetas, que o ajudarão a retirar o aneurisma por meio de energias solares. O paciente também apresenta discurso desorganizado e delírio de grandeza. O psicólogo responsável pela unidade foi chamado para avaliar o paciente.  

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Nesse caso, o papel do psicólogo responsável pela unidade é o de decidir pelo paciente que deve submeter-se ao procedimento cirúrgico e convencê-lo disso.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q850418 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Cuidados Paliativos, SES DF, IADES, 2020

Acerca dos cuidados paliativos, julgue o item a seguir.

O atendimento do psicólogo em cuidados paliativos precisa ser objetivo e, por isso, evita-se levantar os antecedentes psiquiátricos do paciente e (ou) dos respectivos familiares.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q849251 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Prefeitura de Passira PE Psicólogo Ambulatorial, CONTEMAX, 2020

Segundo Ribeiro et al, (2020), é considerado paciente com doenças sem perspectiva curativa, aquele que já possui o diagnóstico irreversível, pois, nesse contexto, sabe-se que a doença não respondeu a nenhum tratamento convencional e a morte, portanto, torna-se, então, inevitável. Nesse sentido, analise as proposições acerca dos cuidados paliativos pela psicologia. I. No âmbito hospitalar há três relações que interessam à Psicologia: o paciente com ele mesmo, paciente e a família e paciente e equipe, e o psicólogo, por sua vez atuará como mediador entre elas, visto que ele escuta o paciente, a família e também a equipe de trabalho. Porque II. Os cuidados paliativos não têm como objetivo trazer a cura ao enfermo, mas realizar o acolhimento diante da irreversibilidade de sua patologia, assim, o tratamento paliativo vem com o intuito de preservar a dignidade do mesmo perante a o processo do morrer
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q849187 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Prefeitura de Passira PE Psicólogo Educacional, CONTEMAX, 2020

A formação acadêmica e profissional dos psicólogos precisa nutrir-se do debate sobre as particularidades territoriais e da determinação social da saúde, das formas de adoecimento e sofrimento para que possa construir um estatuto diferenciado da profissão no campo da saúde. Para tanto, a formação e o exercício profissional dos psicólogos não podem ficar alheios a esse debate. Em primeiro lugar, porque a ideia de que os processos de formação estão deslocados dos acontecimentos do mundo, do cotidiano da vida e dos serviços de saúde é contraproducente. Segundo, porque é preciso aprofundar a relação ensino-serviço-comunidade de modo que a formação se dê no e para o serviço (Dimenstein, et al. 2017). Analise as proposições e marque a alternativa CORRETA. I. As experiências formativas possam desenvolver metodologias de aprendizagem que possibilitem articular ?os componentes de gestão, assistência e participação popular, mobilizando a incorporação dos trabalhadores como atores identificados com as necessidades de criação e modificação no cenário da saúde? II. Atuar na Rede de Atenção Psicossocial exige, dentre outros desafios, conhecer o território. Nessa perspectiva, as ações devem pautar-se em um trabalho de diagnóstico e planejamento situacional que considere as formas como a população se relaciona nos espaços onde vive e desenvolve suas atividades diárias III. Isso demanda dos psicólogos habilidades para reconhecer os processos psicossociais mobilizados pelas condições de vida, para intervir nos modos de existência e campos de sentidos de forma singularizada, para coordenar ações intersetoriais no território, para saber valorizar a heterogeneidade espacial, social e simbólica que permeia os diferentes cenários.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q849647 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

A respeito do tratamento de pacientes oncológicos, julgue o item seguinte.

Aspectos psicológicos pautados na relação da equipe com um paciente terminal e seus familiares alcançam apenas o estágio psíquico frente à morte e ao morrer.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q848773 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o item a seguir, acerca da intervenção do psicólogo e da relação entre esse profissional, o doente e sua família.

A assistência psicológica com o objetivo de informar, acolher e treinar o manejo da ansiedade entre familiares pode ser individual ou grupal, desde que inclua apenas membros de uma só família.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q848716 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 72 anos de idade é casada, tem um filho e dois netos, estudou até a quarta série do ensino fundamental e é católica. Ela foi visitada pela agente de saúde, que a orientou a fazer um check-up no posto de saúde junto com o seu esposo. Atendida pelo médico, ela fez vários exames e descobriu que estava com câncer de mama, sendo encaminhada para tratamento, mastectomia radical e quimioterapia. Após vários ciclos, constatou que estava com metástase e que a doença não teria mais cura. A paciente encontrava-se fadigada e triste e sofria muito com os efeitos colaterais do tratamento. Foi acompanhada durante todo o tratamento oncológico por uma psicóloga e revelou a ela que estava cansada do tratamento e que desejava interrompê-lo e passar os dias que restavam junto do esposo, filhos e netos. A família discorda da genitora e deseja que ela continue o tratamento. Quanto ao histórico familiar da paciente, ela tem mãe e avó falecidas por câncer de mama e ovário, respectivamente.  

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Quando não há mais possibilidade de cura ou modificação natural da doença, como no caso da paciente, o foco da intervenção paliativa restringe-se ao alívio impecável da dor, melhorando, assim, a qualidade de vida dos pacientes e dos familiares que estão ao seu redor.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q850006 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Prefeitura de Alagoa Nova PB Psicólogo, CONTEMAX, 2020

Exemplo clínico: Márcia e seu marido, Fernando, estavam entre os dez primeiros pacientes da COVID19 na cidade. Fernando começou a ter febre, tosse e dificuldade para respirar. Faleceu após cinco dias de internação em uma unidade de terapia intensiva (UTI) como caso possível de COVID-19, diagnóstico confirmado posteriormente. Márcia não pode vê-lo nem falar com ele durante a internação, pois ela também estava em isolamento, mas com sintomas leves. Sua última lembrança do marido vivo é Fernando acenando com a mão enquanto a enfermeira o conduzia pelo corredor do hospital. O enterro durou 20 minutos, com caixão lacrado e sem velório e apenas um dos irmãos de Fernando esteve presente, pois Márcia ainda estava em isolamento. Após o enterro, Márcia sentiu um grande vazio. Durante algum tempo, alternava períodos em que chorava muito, não conseguia dormir e ficava lembrando de momentos passados com Fernando. Quando tinha energia, via fotos, andava e acariciava os dois cachorros que ela e o marido haviam adotado. Os sentimentos variavam entre as boas lembranças e culpa pela possibilidade de ter sido responsável pela contaminação dele pelo vírus. Por isso sentia vergonha dos sogros por pensar que eles a culpavam pelo acontecido ou por ele ter morrido e não ela. Apenas depois de algumas semanas, retomou o contato com alguns amigos e familiares pelas redes sociais. Voltou gradualmente a fazer os serviços de casa e conseguiu voltar a trabalhar e superar as dificuldades financeiras causadas pelas várias semanas que ficou praticamente sem renda. Conseguiu arrumar armários e doar os pertences de Fernando a uma instituição, mantendo alguns para si e para doar para amigos e familiares algumas peças especiais. Relatou à mãe que se sentia uma pessoa privilegiada por ter sido casada com alguém tão especial. Sabe que não será fácil, mas devagar quer seguir em frente com a sua vida.

(Elaborado por Maria Cristina de Oliveira Santos e Miyazaki Maycoln Teodoro na publicação LUTO, da Sociedade Brasileira de Psicologia) 
A pandemia de COVID-19 acarretou inúmeras perdas no mundo todo. Além das mortes, há uma sensação de insegurança, mudanças nas relações sociais e ansiedade em relação ao futuro, não só em termos de saúde, mas também em relação à estabilidade econômica. Sobre a atuação da psicologia no contexto hospitalar, analise as alternativas como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta
a) A escuta clínica da(o) psicóloga(o) hospitalar é ampliada a três diferentes grupos de atenção: pessoa assistida, família e instituição. Esta tríade configura um diferencial importante do trabalho da Psicologia dentro das instituições de saúde.
b) A Psicologia, por sua vez, enfatiza a ética do respeito à singularidade e, utilizando o conhecimento técnico/científico, busca trabalhar o luto e as demandas de sofrimento, com atenção as desadaptações e sintomas, pela natureza da situação.
c) A(o) psicóloga(o) no âmbito hospitalar estará implicado não só com o sofrimento, mas com a evolução do quadro clínico até a fase final, com o luto e o óbito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q851183 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Prefeitura de Passira PE Psicólogo Educacional, CONTEMAX, 2020

Segundo Azevedo e Crepaldi (2016), a especialidade Psicologia Hospitalar foi reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (2000), por meio da Resolução nº 014/2000, na qual apresenta instruções para o psicólogo obter o registro. Os profissionais que atuavam nessa área solicitavam o registro de especialista após a conclusão dos cursos de especialização credenciados pelo Conselho Federal de Psicologia ou diante da comprovação de experiência prática de dois anos e aprovação nas provas teóricas. Sobre atuação do psicólogo hospitalar é CORRETO, afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q851094 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Cuidados Paliativos, SES DF, IADES, 2020

Quanto à atuação do psicólogo em cuidados paliativos, julgue o item a seguir.

Na avaliação psicológica do paciente, é importante que o psicólogo abstenha-se de manter contato direto e próximo com a equipe da unidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q851364 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Prefeitura de Pedra Lavrada PB Psicólogo, CONTEMAX, 2020

Historicamente no Brasil, o cuidado hospitalar seguiu o modelo biomédico-hegemônico, centrado em procedimentos tecnológicos que produziam uma atenção fragmentada e desarticulada e que se organizava em função da demanda espontânea. Tal modelo provocou, ao longo de décadas, o empobrecimento da dimensão cuidadora, gerando insatisfação dos usuários, ineficiência e ineficácia dos serviços e baixo impacto na assistência (BRASIL, 2013). Sobre a atuação do profissional de psicologia nesse contexto, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.