Início

Questões de Concursos Psicologia da Saúde

Resolva questões de Psicologia da Saúde comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q849048 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Prefeitura de Pedra Lavrada PB Psicólogo, CONTEMAX, 2020

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
O trabalho da(o) psicóloga(o) em hospitais do SUS se insere na chamada Atenção__________ ou Atenção de Alta Complexidade ou alta densidade tecnológica. Frequentemente a Psicologia Hospitalar se aplica também a serviços de atenção secundária, de média densidade tecnológica, como os ambulatórios de acompanhamento_____________, que atendem, por exemplo, gestantes de alto risco, follow-up de bebês prematuros ou que estiveram em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, centros de atenção especializados a renais crônicos, portadores do HIV, oncologia, ambulatórios____________ destinados a atender aos usuários no processo de reabilitação pós-hospitalização, como nos casos de amputações e demais cirurgias complexas, dentre outros.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q848396 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Sobre a comunicação entre a equipe de saúde e o paciente nos diferentes contextos de tratamento, julgue o item a seguir.

A comunicação com pacientes traqueostomizados, mesmo conscientes, deve ser evitada pelo psicólogo, porque, nessa condição, o paciente não pode usar a fala, e a tentativa de fazê-lo pode gerar ansiedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

44Q851749 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Prefeitura de Passira PE Psicólogo, CONTEMAX, 2020

Segundo Azevedo e Crepaldi (2016), a especialidade Psicologia Hospitalar foi reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (2000), por meio da Resolução nº 014/2000, na qual apresenta instruções para o psicólogo obter o registro. Os profissionais que atuavam nessa área solicitavam o registro de especialista após a conclusão dos cursos de especialização credenciados pelo Conselho Federal de Psicologia ou diante da comprovação de experiência prática de dois anos e aprovação nas provas teóricas. Sobre atuação do psicólogo hospitalar é CORRETO, afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q849802 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Engenheiro Ambiental, COTEC, 2020

Analise as afirmações abaixo sobre o diagnóstico em Psicologia Hospitalar e marque V, para verdadeiro e F, para falso.

( ) O diagnóstico em Psicologia Hospitalar nada tem a ver com o psicodiagnóstico.
( ) O diagnóstico em Psicologia Hospitalar é o conhecimento da situação existencial e subjetiva da pessoa adoentada em sua relação com a doença.
( ) O diagnóstico em Psicologia Hospitalar é uma hipótese de trabalho que vai sempre gerar a mudança esperada.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q851149 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Prefeitura de Jaguapitã PR Psicólogo, FAUEL, 2020

A intersetorialidade significa obter princípios de articulação entre setores, entendendo os saberes a partir da descentralização e uma ação coletiva de profissionais que participam de um mesmo espaço de trabalho. A intersetorialidade é a articulação entre os sujeitos de diversos setores, que mesmo dominando outros saberes enfrentam juntos a complexidade da instituição ou serviço apresentado. Dessa forma é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q848080 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Prefeitura de Passira PE Psicólogo Educacional, CONTEMAX, 2020

Segundo Ribeiro et al, (2020), é considerado paciente com doenças sem perspectiva curativa, aquele que já possui o diagnóstico irreversível, pois, nesse contexto, sabe-se que a doença não respondeu a nenhum tratamento convencional e a morte, portanto, torna-se, então, inevitável. Nesse sentido, analise as proposições acerca dos cuidados paliativos pela psicologia. I. No âmbito hospitalar há três relações que interessam à Psicologia: o paciente com ele mesmo, paciente e a família e paciente e equipe, e o psicólogo, por sua vez atuará como mediador entre elas, visto que ele escuta o paciente, a família e também a equipe de trabalho. Porque II. Os cuidados paliativos não têm como objetivo trazer a cura ao enfermo, mas realizar o acolhimento diante da irreversibilidade de sua patologia, assim, o tratamento paliativo vem com o intuito de preservar a dignidade do mesmo perante a o processo do morrer
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q230104 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Psicólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Na contemporaneidade “é a mídia quem decide, através de modelizações psicomercadológicas, o que iremos desejar” (Coser, 2010). Para o autor, a sociedade deixou de viver em uma época em que a ausência de doença era ponto de partida para :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q849021 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 72 anos de idade é casada, tem um filho e dois netos, estudou até a quarta série do ensino fundamental e é católica. Ela foi visitada pela agente de saúde, que a orientou a fazer um check-up no posto de saúde junto com o seu esposo. Atendida pelo médico, ela fez vários exames e descobriu que estava com câncer de mama, sendo encaminhada para tratamento, mastectomia radical e quimioterapia. Após vários ciclos, constatou que estava com metástase e que a doença não teria mais cura. A paciente encontrava-se fadigada e triste e sofria muito com os efeitos colaterais do tratamento. Foi acompanhada durante todo o tratamento oncológico por uma psicóloga e revelou a ela que estava cansada do tratamento e que desejava interrompê-lo e passar os dias que restavam junto do esposo, filhos e netos. A família discorda da genitora e deseja que ela continue o tratamento. Quanto ao histórico familiar da paciente, ela tem mãe e avó falecidas por câncer de mama e ovário, respectivamente.  

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Bem-estar e funcionalidade são equivalentes; representam a presença de autonomia e independência, permitindo que o indivíduo tenha capacidade de cuidar de si e da própria vida.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q847795 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Engenheiro Ambiental, COTEC, 2020

Analise as afirmativas abaixo em relação ao Psicólogo no Hospital Geral e marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) O Psicólogo, no Hospital Geral, pode se ater apenas a um trabalho de psicodiagnóstico, mas não lhe pode escapar que a escuta diz respeito à particularidade de cada sujeito.
( ) Não se pode negar que, em um hospital ou em qualquer outra instituição, o trabalho em Psicologia possui características próprias, que não comportam o modelo de atendimento em gabinete privado, pois tem sua especificidade.
( ) Pode-se afirmar que a Psicologia Clínica não cresceu nem se desenvolveu no campo institucional, pois ainda se encontra indefinida no campo teórico, prático e em questão de espaço.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q847809 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Sobre a comunicação entre a equipe de saúde e o paciente nos diferentes contextos de tratamento, julgue o item a seguir.

Em respeito à individualidade de um paciente que aceita o tratamento, mas que se recusa a ouvir detalhes sobre seu diagnóstico ou prognóstico, a equipe deve seguir o tratamento sem retomar o assunto.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q847635 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Prefeitura de Passira PE Psicólogo Ambulatorial, CONTEMAX, 2020

A formação acadêmica e profissional dos psicólogos precisa nutrir-se do debate sobre as particularidades territoriais e da determinação social da saúde, das formas de adoecimento e sofrimento para que possa construir um estatuto diferenciado da profissão no campo da saúde. Para tanto, a formação e o exercício profissional dos psicólogos não podem ficar alheios a esse debate. Em primeiro lugar, porque a ideia de que os processos de formação estão deslocados dos acontecimentos do mundo, do cotidiano da vida e dos serviços de saúde é contraproducente. Segundo, porque é preciso aprofundar a relação ensino-serviço-comunidade de modo que a formação se dê no e para o serviço (Dimenstein, et al. 2017). Analise as proposições e marque a alternativa CORRETA. I. As experiências formativas possam desenvolver metodologias de aprendizagem que possibilitem articular ?os componentes de gestão, assistência e participação popular, mobilizando a incorporação dos trabalhadores como atores identificados com as necessidades de criação e modificação no cenário da saúde? II. Atuar na Rede de Atenção Psicossocial exige, dentre outros desafios, conhecer o território. Nessa perspectiva, as ações devem pautar-se em um trabalho de diagnóstico e planejamento situacional que considere as formas como a população se relaciona nos espaços onde vive e desenvolve suas atividades diárias III. Isso demanda dos psicólogos habilidades para reconhecer os processos psicossociais mobilizados pelas condições de vida, para intervir nos modos de existência e campos de sentidos de forma singularizada, para coordenar ações intersetoriais no território, para saber valorizar a heterogeneidade espacial, social e simbólica que permeia os diferentes cenários.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q229818 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Psicólogo, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, 2019

Scarcelli e Junqueira (2011) consideram que a formação dos trabalhadores em saúde é tarefa complexa, pois deve estar voltada para a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q850053 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Saúde Mental, SES DF, IADES, 2020

Um menino de 9 anos de idade, diagnosticado com transtorno opositivo desafiador (TOD), foi internado em hospital pediátrico de alta complexidade para estabilização do quadro de crise. Durante atendimento psicológico, a genitora do paciente relatou que o filho tem dificuldades na escola, agride os colegas e não segue as regras. Em casa, a criança realiza atividades de acordo com a própria vontade e, quando é contrariada pela mãe, desfere golpes e mordidas. A psicóloga observou que o paciente buscava jogar-se do leito, sem considerar risco de queda ou potencial acidente. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Diante de uma compreensão materna inadequada do transtorno do paciente, a psicóloga poderia realizar reunião entre a genitora e a equipe médica para esclarecimento do diagnóstico, além de intervenção de psicoeducação relativa ao adoecimento da criança.

  1. ✂️
  2. ✂️

58Q849541 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

A respeito dos aspectos multifatoriais e interdisciplinares que envolvem o adoecimento e o processo de tratamento do câncer, julgue o item que se segue.

Os programas de cuidados paliativos são agrupados em cinco domínios: físico, psicológico, cultural, espiritual e estrutural.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q838886 | Psicologia, Psicologia da Saúde, CODEVASF Analista em Desenvolvimento Regional Psicologia, CESPE CEBRASPE, 2021

No que se refere à atuação do psicólogo na atenção básica em saúde, julgue o item a seguir.

Cabe ao psicólogo que atua na atenção básica à saúde o contato ativo e permanente com a população, ainda que de maneira indireta.
  1. ✂️
  2. ✂️

60Q833490 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Prefeitura de São José do Cedro SC Psicólogo, AMEOSC, 2021

Uma das razões para distinguir causas "físicas" e "psicológicas" no comportamento desajustado é uma natureza mista de sintomas e causas. Os chamados problemas emocionais geralmente incorporam pelo menos alguns sintomas físicos. Do mesmo modo, sintomas psicológicos frequentemente acompanham distúrbios físicos. Desta forma, alguns problemas médicos começam com manifestações comportamentais e a causa orgânica só pode ser diagnosticada precisamente bem mais tarde. (...) De acordo com Page (1975), os clínicos (que tratam do comportamento desajustado) usam critérios práticos (e que se superpõem) para identificar este tipo de comportamento.(...)
Analise as enunciações seguintes:
I. "Capacidades intelectuais como: raciocinar, perceber, atentar, julgar, lembrar ou comunicar - são severamente afetadas".
II. "A conduta desvia-se muito dos padrões sociais aceitáveis".
Os elementos necessários nas enunciações, identifica, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.