Início

Questões de Concursos Psicologia da Saúde

Resolva questões de Psicologia da Saúde comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


42Q849187 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Prefeitura de Passira PE Psicólogo Educacional, CONTEMAX, 2020

A formação acadêmica e profissional dos psicólogos precisa nutrir-se do debate sobre as particularidades territoriais e da determinação social da saúde, das formas de adoecimento e sofrimento para que possa construir um estatuto diferenciado da profissão no campo da saúde. Para tanto, a formação e o exercício profissional dos psicólogos não podem ficar alheios a esse debate. Em primeiro lugar, porque a ideia de que os processos de formação estão deslocados dos acontecimentos do mundo, do cotidiano da vida e dos serviços de saúde é contraproducente. Segundo, porque é preciso aprofundar a relação ensino-serviço-comunidade de modo que a formação se dê no e para o serviço (Dimenstein, et al. 2017). Analise as proposições e marque a alternativa CORRETA. I. As experiências formativas possam desenvolver metodologias de aprendizagem que possibilitem articular ?os componentes de gestão, assistência e participação popular, mobilizando a incorporação dos trabalhadores como atores identificados com as necessidades de criação e modificação no cenário da saúde? II. Atuar na Rede de Atenção Psicossocial exige, dentre outros desafios, conhecer o território. Nessa perspectiva, as ações devem pautar-se em um trabalho de diagnóstico e planejamento situacional que considere as formas como a população se relaciona nos espaços onde vive e desenvolve suas atividades diárias III. Isso demanda dos psicólogos habilidades para reconhecer os processos psicossociais mobilizados pelas condições de vida, para intervir nos modos de existência e campos de sentidos de forma singularizada, para coordenar ações intersetoriais no território, para saber valorizar a heterogeneidade espacial, social e simbólica que permeia os diferentes cenários.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q849647 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

A respeito do tratamento de pacientes oncológicos, julgue o item seguinte.

Aspectos psicológicos pautados na relação da equipe com um paciente terminal e seus familiares alcançam apenas o estágio psíquico frente à morte e ao morrer.

  1. ✂️
  2. ✂️

44Q848773 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue o item a seguir, acerca da intervenção do psicólogo e da relação entre esse profissional, o doente e sua família.

A assistência psicológica com o objetivo de informar, acolher e treinar o manejo da ansiedade entre familiares pode ser individual ou grupal, desde que inclua apenas membros de uma só família.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q849251 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Prefeitura de Passira PE Psicólogo Ambulatorial, CONTEMAX, 2020

Segundo Ribeiro et al, (2020), é considerado paciente com doenças sem perspectiva curativa, aquele que já possui o diagnóstico irreversível, pois, nesse contexto, sabe-se que a doença não respondeu a nenhum tratamento convencional e a morte, portanto, torna-se, então, inevitável. Nesse sentido, analise as proposições acerca dos cuidados paliativos pela psicologia. I. No âmbito hospitalar há três relações que interessam à Psicologia: o paciente com ele mesmo, paciente e a família e paciente e equipe, e o psicólogo, por sua vez atuará como mediador entre elas, visto que ele escuta o paciente, a família e também a equipe de trabalho. Porque II. Os cuidados paliativos não têm como objetivo trazer a cura ao enfermo, mas realizar o acolhimento diante da irreversibilidade de sua patologia, assim, o tratamento paliativo vem com o intuito de preservar a dignidade do mesmo perante a o processo do morrer
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q848896 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Atenção em Oncologia Psicologia, SES DF, IADES, 2020

No que tange ao papel do psicólogo em oncologia, julgue o item a seguir.

Estudos apontam que o cuidador apresenta, frequentemente, alterações físicas, emocionais e sociais, com tendência de piora à medida que o paciente se aproxima da morte, o que justifica a necessidade de atenção contínua dessas alterações pelo psicólogo.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q850006 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Prefeitura de Alagoa Nova PB Psicólogo, CONTEMAX, 2020

Exemplo clínico: Márcia e seu marido, Fernando, estavam entre os dez primeiros pacientes da COVID19 na cidade. Fernando começou a ter febre, tosse e dificuldade para respirar. Faleceu após cinco dias de internação em uma unidade de terapia intensiva (UTI) como caso possível de COVID-19, diagnóstico confirmado posteriormente. Márcia não pode vê-lo nem falar com ele durante a internação, pois ela também estava em isolamento, mas com sintomas leves. Sua última lembrança do marido vivo é Fernando acenando com a mão enquanto a enfermeira o conduzia pelo corredor do hospital. O enterro durou 20 minutos, com caixão lacrado e sem velório e apenas um dos irmãos de Fernando esteve presente, pois Márcia ainda estava em isolamento. Após o enterro, Márcia sentiu um grande vazio. Durante algum tempo, alternava períodos em que chorava muito, não conseguia dormir e ficava lembrando de momentos passados com Fernando. Quando tinha energia, via fotos, andava e acariciava os dois cachorros que ela e o marido haviam adotado. Os sentimentos variavam entre as boas lembranças e culpa pela possibilidade de ter sido responsável pela contaminação dele pelo vírus. Por isso sentia vergonha dos sogros por pensar que eles a culpavam pelo acontecido ou por ele ter morrido e não ela. Apenas depois de algumas semanas, retomou o contato com alguns amigos e familiares pelas redes sociais. Voltou gradualmente a fazer os serviços de casa e conseguiu voltar a trabalhar e superar as dificuldades financeiras causadas pelas várias semanas que ficou praticamente sem renda. Conseguiu arrumar armários e doar os pertences de Fernando a uma instituição, mantendo alguns para si e para doar para amigos e familiares algumas peças especiais. Relatou à mãe que se sentia uma pessoa privilegiada por ter sido casada com alguém tão especial. Sabe que não será fácil, mas devagar quer seguir em frente com a sua vida.

(Elaborado por Maria Cristina de Oliveira Santos e Miyazaki Maycoln Teodoro na publicação LUTO, da Sociedade Brasileira de Psicologia) 
A pandemia de COVID-19 acarretou inúmeras perdas no mundo todo. Além das mortes, há uma sensação de insegurança, mudanças nas relações sociais e ansiedade em relação ao futuro, não só em termos de saúde, mas também em relação à estabilidade econômica. Sobre a atuação da psicologia no contexto hospitalar, analise as alternativas como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta
a) A escuta clínica da(o) psicóloga(o) hospitalar é ampliada a três diferentes grupos de atenção: pessoa assistida, família e instituição. Esta tríade configura um diferencial importante do trabalho da Psicologia dentro das instituições de saúde.
b) A Psicologia, por sua vez, enfatiza a ética do respeito à singularidade e, utilizando o conhecimento técnico/científico, busca trabalhar o luto e as demandas de sofrimento, com atenção as desadaptações e sintomas, pela natureza da situação.
c) A(o) psicóloga(o) no âmbito hospitalar estará implicado não só com o sofrimento, mas com a evolução do quadro clínico até a fase final, com o luto e o óbito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q848716 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 72 anos de idade é casada, tem um filho e dois netos, estudou até a quarta série do ensino fundamental e é católica. Ela foi visitada pela agente de saúde, que a orientou a fazer um check-up no posto de saúde junto com o seu esposo. Atendida pelo médico, ela fez vários exames e descobriu que estava com câncer de mama, sendo encaminhada para tratamento, mastectomia radical e quimioterapia. Após vários ciclos, constatou que estava com metástase e que a doença não teria mais cura. A paciente encontrava-se fadigada e triste e sofria muito com os efeitos colaterais do tratamento. Foi acompanhada durante todo o tratamento oncológico por uma psicóloga e revelou a ela que estava cansada do tratamento e que desejava interrompê-lo e passar os dias que restavam junto do esposo, filhos e netos. A família discorda da genitora e deseja que ela continue o tratamento. Quanto ao histórico familiar da paciente, ela tem mãe e avó falecidas por câncer de mama e ovário, respectivamente.  

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Quando não há mais possibilidade de cura ou modificação natural da doença, como no caso da paciente, o foco da intervenção paliativa restringe-se ao alívio impecável da dor, melhorando, assim, a qualidade de vida dos pacientes e dos familiares que estão ao seu redor.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q851973 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Atenção Cardíaca Psicologia, SES DF, IADES, 2020

No que tange à atuação do psicólogo em contexto de cirurgia cardíaca, julgue o item a seguir.

O papel do psicólogo em contexto de cirurgia cardíaca pode extrapolar a internação em enfermaria, o que implica em atuar dentro da área restrita do centro cirúrgico.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q851364 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Prefeitura de Pedra Lavrada PB Psicólogo, CONTEMAX, 2020

Historicamente no Brasil, o cuidado hospitalar seguiu o modelo biomédico-hegemônico, centrado em procedimentos tecnológicos que produziam uma atenção fragmentada e desarticulada e que se organizava em função da demanda espontânea. Tal modelo provocou, ao longo de décadas, o empobrecimento da dimensão cuidadora, gerando insatisfação dos usuários, ineficiência e ineficácia dos serviços e baixo impacto na assistência (BRASIL, 2013). Sobre a atuação do profissional de psicologia nesse contexto, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q851227 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Atenção Cardíaca Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Acerca de pacientes acometidos por cardiopatias, julgue o item a seguir.

As intervenções psicológicas precisam considerar que pacientes acometidos por cardiopatias são portadores de doenças com evidências orgânicas, de modo que variáveis como pessimismo e falta de sentido na vida não são consideradas.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q847324 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Terapia Intensiva Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 50 anos de idade chegou desacompanhado ao serviço de emergência com febre alta, cefaleia aguda, náuseas, diarreia, vermelhidão nos olhos e mal-estar geral há oito dias. Foi imediatamente internado na enfermaria de clínica médica e diagnosticado, por exame sorológico, com leptospirose. Com o agravamento do quadro, foi admitido na unidade de terapia intensiva (UTI) para monitoramento das funções vitais, estando sedado. O Serviço Social contatou familiares, mais especificamente, uma filha de 28 anos de idade, que foi ao hospital e contou que o paciente tem três outros filhos mais novos, e que apenas um deles, o mais novo, de 22 anos de idade, tem contato frequente com o pai. A filha contou que tem horror ao pai e que considera que a doença atual é merecida, uma vez que o paciente é travesti e trabalha em shows performáticos. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

É papel da Psicologia no contexto da UTI identificar o membro do grupo familiar que tem recursos internos mais preservados para aliança com a equipe durante o percurso da internação.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q851183 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Prefeitura de Passira PE Psicólogo Educacional, CONTEMAX, 2020

Segundo Azevedo e Crepaldi (2016), a especialidade Psicologia Hospitalar foi reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (2000), por meio da Resolução nº 014/2000, na qual apresenta instruções para o psicólogo obter o registro. Os profissionais que atuavam nessa área solicitavam o registro de especialista após a conclusão dos cursos de especialização credenciados pelo Conselho Federal de Psicologia ou diante da comprovação de experiência prática de dois anos e aprovação nas provas teóricas. Sobre atuação do psicólogo hospitalar é CORRETO, afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q850691 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Saúde da Criança Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Em um hospital pediátrico, solicitou-se avaliação psicológica para um menino de 10 anos de idade em razão de comportamento de choro incontido, inconsolável e persistente há dois dias. O paciente estava internado na unidade de terapia intensiva, em pós-operatório de neurocirurgia para retirada de tumor, e seguia acompanhado pela mãe. A genitora relatou que o paciente tem comportamento tipicamente tranquilo, é muito inteligente e gosta de jogar futebol e de brincar com o irmão mais novo. Contudo, após a realização da cirurgia, ele tem apresentado mudança repentina de comportamento, com choro incontido e inconsolável. A criança não tem histórico de transtorno mental e nunca esteve internada antes.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos relativos à avaliação psicológica no contexto hospitalar, julgue o item a seguir.

No contexto hospitalar, é a equipe médica que define a necessidade de avaliação psicológica para o paciente, não havendo necessidade de realização de busca ativa por parte do psicólogo.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q851094 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Cuidados Paliativos, SES DF, IADES, 2020

Quanto à atuação do psicólogo em cuidados paliativos, julgue o item a seguir.

Na avaliação psicológica do paciente, é importante que o psicólogo abstenha-se de manter contato direto e próximo com a equipe da unidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

57Q850555 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Saúde da Criança Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Considere uma criança de 5 anos de idade, diagnosticada com tumor maligno de crescimento rápido e desordenado, caracterizando uma doença de desenvolvimento potencialmente letal. O paciente e a respectiva família foram admitidos no serviço de saúde terciário de referência oncológica, que conta com psicólogo na equipe.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Se, na internação do paciente em decorrência de agravamento dos sintomas, o genitor manifestar mudança significativa de comportamento, como choro incontido, afastamento emocional do filho e dificuldade em reconhecer as pequenas conquistas do tratamento, o psicólogo estará correto em avaliar que o pai da criança apresenta sinais de luto antecipatório.

  1. ✂️
  2. ✂️

58Q848396 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Sobre a comunicação entre a equipe de saúde e o paciente nos diferentes contextos de tratamento, julgue o item a seguir.

A comunicação com pacientes traqueostomizados, mesmo conscientes, deve ser evitada pelo psicólogo, porque, nessa condição, o paciente não pode usar a fala, e a tentativa de fazê-lo pode gerar ansiedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q851492 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Multiprofissional em Terapia Intensiva Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 50 anos de idade chegou desacompanhado ao serviço de emergência com febre alta, cefaleia aguda, náuseas, diarreia, vermelhidão nos olhos e mal-estar geral há oito dias. Foi imediatamente internado na enfermaria de clínica médica e diagnosticado, por exame sorológico, com leptospirose. Com o agravamento do quadro, foi admitido na unidade de terapia intensiva (UTI) para monitoramento das funções vitais, estando sedado. O Serviço Social contatou familiares, mais especificamente, uma filha de 28 anos de idade, que foi ao hospital e contou que o paciente tem três outros filhos mais novos, e que apenas um deles, o mais novo, de 22 anos de idade, tem contato frequente com o pai. A filha contou que tem horror ao pai e que considera que a doença atual é merecida, uma vez que o paciente é travesti e trabalha em shows performáticos. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

É papel da Psicologia no contexto da UTI, por tratar-se de uma crise familiar, criar uma escala de visitas, com base na suscetibilidade percebida decorrente da aprendizagem social.

  1. ✂️
  2. ✂️

60Q849802 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Engenheiro Ambiental, COTEC, 2020

Analise as afirmações abaixo sobre o diagnóstico em Psicologia Hospitalar e marque V, para verdadeiro e F, para falso.

( ) O diagnóstico em Psicologia Hospitalar nada tem a ver com o psicodiagnóstico.
( ) O diagnóstico em Psicologia Hospitalar é o conhecimento da situação existencial e subjetiva da pessoa adoentada em sua relação com a doença.
( ) O diagnóstico em Psicologia Hospitalar é uma hipótese de trabalho que vai sempre gerar a mudança esperada.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.