Questões de Concursos Psicologia do Desenvolvimento

Resolva questões de Psicologia do Desenvolvimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1042295 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicólogo 30h, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

René Spitz, psicanalista e pesquisador do desenvolvimento infantil, é conhecido por suas contribuições para a compreensão das primeiras relações entre bebês e cuidadores. Ele desenvolveu seus estudos na observação de bebês institucionalizados e concluiu que a privação afetiva total levava à deterioração do desenvolvimento e até a morte dos bebês.
A esse quadro ele deu o nome de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q902019 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicólogo, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Entre os principais desafios atuais da atuação de Psicólogas(os) na educação está a necessidade de enfrentar o fenômeno da crescente patologização e medicalização das crianças e adolescentes. Este fenômeno pode ser explicado, do ponto de vista da maior parte da produção teórica crítica, da seguinte forma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q1060524 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

D. W. Winnicott deixou uma vasta contribuição teórica e clínica sobre o desenvolvimento infantil. Winnicott observou a relação que crianças pequenas têm com objetos que as ajudam a lidar com os momentos de separação de suas mães ou outro cuidador primário e na passagem da dependência total para a independência relativa.

Segundo a teoria de Winnicott, trata-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1050806 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A teoria histórico-cultural compreende o desenvolvimento humano como resultado da apropriação da cultura humana historicamente elaborada, por outras palavras considera que o homem é um ser histórico, resultante de suas relações sociais e culturais, que se desenvolve a partir das interações que faz com o meio a que pertence.
Ela foi desenvolvida por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1073360 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicólogo, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Acerca do desenvolvimento da criança e do adolescente, julgue as frases abaixo:

I. O convívio com os pais é fator determinante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
II. O desenvolvimento de comportamentos pró-sociais não cooperam para que crianças e adolescentes se tornem mais empáticas.
III. O comportamento desafiante opositor e a fobia escolar afetam diretamente o processo de socialização de crianças e adolescentes.
IV- O ambiente doméstico tem sido apontado como fundamental quanto à oferta de estímulos que pode influenciar o desenvolvimento infantil e tem prevalência em relação aos fatores genéticos.
V- Desenvolvimento refere-se ao processo de crescimento e mudança que ocorre ao longo da vida de um indivíduo, abrangendo aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais.

Marque a alternativa correta abaixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1073366 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicólogo, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Estudar a aprendizagem humana é, ao mesmo tempo, se adaptar à realidade já existente, como também aprender a arte de construir ferramentas novas que propiciem melhorar a vida das próximas gerações (PAPALIA, 2013). A partir do trecho de acima, analise as afirmativas a seguir sobre a aprendizagem.

I - O processo dinâmico não é um processo de absorção passiva, porque a sua característica mais importante é a atividade daquele que aprende.
II - As mudanças exigem da criança um determinado tempo e espaço para se processar e adaptar, para gerar o processo de assimilação da aprendizagem, podendo ser de forma física, fisiológica, psicológica ou afetiva.
III - As leis e as regras, nesse processo, dominam os métodos que são ensinados no decorrer da vida da criança, buscando sempre reprimir uma ação impensada.
IV - A aprendizagem constitui um processo complexo, pois a cada nova aprendizagem acresce novos elementos à experiência anterior, em uma série gradativa ascendente.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1071575 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicólogo, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

Existem várias maneiras de vivenciar o envelhecimento e a velhice, segundo circunstâncias de natureza biológica, psicológica, social, econômica, histórica e cultural. A partir do exposto, analise as afirmativas abaixo.

I. A velhice é uma fase natural da vida, compondo o ciclo vital do desenvolvimento humano.
II. As teorias do envelhecimento são unânimes e não apresentam diferenças entre si.
III. São pilares do envelhecimento ativo: a saúde integral, a participação social e a proteção social.
IV. Os cuidados em saúde mental são considerados cada vez mais importantes para o cuidado integral da população idosa, já que o isolamento afetivo e a tristeza decorrente dele, e de outras questões, físicas e/ou sociais, podem contribuir com o aparecimento e/ou agravamento de doenças físicas.

São corretas as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1073371 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicólogo Educacional, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Acerca das teorias de Piaget e Vygotsky, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q907229 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicólogo, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Sobre Psicologia da Aprendizagem, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1073381 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicólogo Educacional, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Sobre os aspectos afetivos da aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1054461 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicólogo Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2024

Com os avanços tecnológicos da atualidade, Joana, de 50 anos, se tornou mãe pela segunda vez por meio da reprodução assistida. Para dar conta do bebê recém- -chegado, Joana conta com a ajuda da primeira filha, de 12 anos. Na visão de Lewisky, Gomes e Fernandes (2014), nessa configuração familiar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q945009 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia, MEC, INEP, 2022

Em 2020, com a pandemia de Covid-19, o mundo entrou em contato com novas apresentações da morte, suscitando na sociedade reformulações em seus rituais mortuários, trazendo também o pesar do luto e o persistente temor da finitude. Isso impactou também a forma como as crianças passaram a lidar com esse fenômeno, bem como a forma como os adultos passaram a abordar a temática com elas. A infância se caracteriza por ser um período em que a criança está em pleno desenvolvimento físico e cognitivo e uma perda faz com que seja necessário repensar esse fenômeno, bem como enfrentá-lo junto à criança.
NASCIMENTO, A. M. et al. Psicologia da morte e fenomenologia: notas para a pesquisa empírica em tempos de COVID-19. Revista AMAzônica, v. 14, n. 1, p. 168-204, 2022 (adaptado).

Considerando o texto e a relação estabelecida entre luto e processo de aprendizagem, avalie as afirmações a seguir.
I. Para Piaget, a aprendizagem ocorria por meio da consolidação das estruturas de pensamento, não sendo impactada pelos processos psicossociais do contexto em que a criança está inserida, tais como as experiências de luto vivenciadas durante seu desenvolvimento.
II. Para Bowlby, o luto é uma condição que interfere no funcionamento emocional de uma pessoa e, caso não seja elaborado, pode influenciar no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes.
III. Para Wallon, a aprendizagem oscila entre o afeto e a inteligência, e as experiências relativas ao luto podem afetar diretamente o desenvolvimento do processo de aprendizagem.
IV. Para Vygotsky, os conceitos complexos que correspondem ao significado das palavras são desenvolvidos espontaneamente pela criança; portanto, a vivência do luto independe do contexto social e cultural e não afeta diretamente o processo de aprendizagem.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q973052 | Psicologia, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

Manoela ajuizou uma ação pleiteando reparação e indenização por problemas psicológicos oriundos de abandono afetivo, tendo ocorrido desde sua primeira infância, ou seja, na relação entre mãe-bebê. Para Winnicott, o afeto é uma condição de possibilidade do processo de constituição psíquica, referindo-se à experiência de mutualidade entre a mãe e o lactente.
A mola propulsora do desenvolvimento do indivíduo deve ocorrer num ambiente facilitador de intensa sensibilidade e empatia com o bebê, chamado por Winnicott de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q833315 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de São José do Cedro SC Psicólogo, AMEOSC, 2021

Aprendizagem e mudança toda de comportamento em resposta a experiências anteriores porque envolve o sujeito como um todo, considerando todos os seus aspectos, sendo eles psicológicos, biológicos e sociais. Se algum desses aspectos estiver em desequilíbrio haverá a dificuldade de aprendizagem.
Sobre o conteúdo enunciado, marca a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q833354 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Itá SC Psicólogo, AMAUC, 2021

São alguns conceitos-chave da teoria de Jean Piaget:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q832201 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Psicólogo, AMEOSC, 2021

Quando se avaliam o estado psicológico e o comportamento de uma pessoa, três fenômenos devem ser considerados. Apresenta a alternativa que NÃO diz respeito a tais fenômenos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q850433 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Psicólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. As características essenciais da deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) incluem déficits em capacidades mentais genéricas e prejuízo na função adaptativa diária na comparação com indivíduos pareados para idade, gênero e aspectos socioculturais. O início ocorre durante o período do desenvolvimento e o diagnóstico baseia-se tanto em avaliação clínica quanto em testes padronizados das funções adaptativa e intelectual. II. O diagnóstico em Gestalt-terapia objetiva definir fenomenologicamente um processo: como esta pessoa está funcionando no momento e para que funciona deste modo, a que necessidades atende e a que necessidades deixa de atender. Esses questionamentos, na perspectiva gestáltica, devem ser respondidas a partir da aplicação de questionários com respostas objetivas, sem a intervenção ou participação do psicólogo.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q849922 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Araçoiaba PE Psicólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Para Jean Piaget, a gestão de pessoas é uma função organizacional que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos exclusivamente individuais. Esse estudioso afirma, ainda, que a motivação de um colaborador em nada se relaciona com seus interesses ou com as condições do ambiente de trabalho.

II. De acordo com Piaget, em um determinado momento, nos primeiros anos de vida, a criança evoluiu para um estado de maior atividade e participação, denominado de período préoperatório. A aquisição da linguagem vai gerar mudanças significativas no campo afetivo e do pensamento. Com a fala, a criança torna-se capaz de exteriorizar a vida interior, na medida em que já conta coisas que aconteceram, bem como é capaz de falar sobre eventos futuros. Embora se iniciem as trocas entre as crianças, elas estão mais centradas em seus pontos de vista. Predomina, então, uma linguagem egocêntrica.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q849411 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Psicólogo, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Após o nascimento de uma criança com necessidades educacionais especiais, os membros da família devem evitar buscar o auxílio ou mesmo a orientação de profissionais que possam ajudá-los a compreender e a adaptar-se melhor à nova realidade e à convivência com uma criança com tais necessidades.

II. O psicólogo é um profissional que pode desenvolver atividades direcionadas com alunos, professores e funcionários de uma instituição de ensino, sendo-lhe vedado atuar em parceria com a coordenação da escola ou com os familiares dos alunos a fim de promover melhorias que trazem benefícios para os estudantes.

III. O psicólogo é o profissional que desenvolve, apoia e promove a utilização de metodologias e recursos para a melhoria da qualidade de vida de um indivíduo, seja em relação à vida privada ou mesmo em relação a aspectos profissionais. Um exemplo disso é a utilização e a prescrição pelo psicólogo de medicamentos voltados para o tratamento de transtornos de ansiedade e depressão.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q850695 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Massaranduba SC Psicólogo, FURB, 2020

O desenvolvimento cognitivo deve ser entendido na referência ao contexto histórico, social e cultural em que o sujeito está. Enquanto a criança participa do campo social, vai internalizando comportamentos, atividades e signos que comporão suas funções mentais superiores. Nesse sentido, destaca-se o conceito de zona de desenvolvimento proximal, que pode ser entendido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.