Questões de Concursos Psicologia do Desenvolvimento

Resolva questões de Psicologia do Desenvolvimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q849689 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020

A teoria psicogenética apresenta uma concepção bastante peculiar de desenvolvimento. De acordo com essa teoria,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q850209 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Psicólogo, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. As interações estabelecidas no microssistema família não trazem implicações significativas para o desenvolvimento da criança, pois outros sistemas sociais, como a escola, o local de trabalho dos genitores e um clube determinam todo o seu desenvolvimento. Assim, é correto afirmar que a personalidade de uma criança é fundamentalmente determinada pelas relações sociais não familiares que ela vivencia.

II. O ramo da psicologia do trabalho visa a ocultar e manter inalterados os comportamentos e as situações do homem no trabalho, no que diz respeito às condições de trabalho exteriores a esse indivíduo e por meio dessas mesmas condições.

III. Prestar auxílio aos programas de desenvolvimento de habilidades sociais e outras questões relevantes no dia a dia da sala de aula, nas quais os fatores psicológicos não tenham papel preponderante, é um exemplo de participação do profissional de psicologia na equipe multidisciplinar de uma instituição de ensino.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q850468 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, AL AP Analista Legislativo Psicólogo, FCC, 2020

No trabalho psicopedagógico preventivo, a instituição, enquanto espaço físico e psíquico da aprendizagem, é objeto de estudo, uma vez que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q848169 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Psicólogo, SES DF, IADES, 2020

    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) - indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano - observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.

Para Jean Piaget, a criança operatória concreta é capaz de construir relações de causa e efeito, além de conseguir categorizar o mundo ao seu redor.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q848171 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Psicólogo, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os grupos formados por pacientes de baixo nível de funcionamento, com alcance de atenção mais curto e que podem tolerar somente estímulos sociais limitados, exigem sessões mais curtas. Encontros de 45 a 60 minutos permitirão que esses grupos mantenham sua coesão e se focalizem sobre um número limitado de questões, sem esgotar as capacidades dos pacientes mais frágeis. Para aqueles grupos que se encontram com menor frequência ou que se centralizam em um trabalho interacional com nível de funcionamento superior, são necessários pelo menos 90 minutos de sessão, para que se obtenham resultados.

II. Contribuir com o desenvolvimento de técnicas inclusivas para alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou comportamentais é uma atividade vedada ao psicólogo na equipe multidisciplinar da instituição de ensino.

III. Para Vygotsky, as funções psicológicas emergem e se consolidam no plano da ação entre pessoas e tornam-se internalizadas. O plano interno não é a reprodução do plano externo, pois ocorrem transformações ao longo do processo de internalização que os tornam diferentes. Do plano interpsíquico, as ações passam para o plano intrapsíquico. Considera, portanto, as relações sociais como constitutivas das funções psicológicas do homem. Essa visão de Vygotsky deu o caráter interacionista à sua teoria.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q851501 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Passagem PB Psicólogo, EDUCA, 2020

Refere-se à capacidade das pessoas de reconhecerem a si mesmos, percebendo seus sentimentos, motivações e desejos. Está ligada à capacidade de identificar seus hábitos inconscientes, transformar suas atitudes, controlar vícios e emoções.
Sobre as inteligências múltiplas, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q851759 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Psicólogo, SES DF, IADES, 2020

    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) - indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano - observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.

Para Jean Piaget, o processo de adaptação dá-se pelo interlúdio de dois outros importantes processos: o de assimilação e o de equilibração.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q850737 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020

Na proposta fundamental sobre o processo de alfabetização inicial de crianças,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q850998 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Passira PE Psicólogo Educacional, CONTEMAX, 2020

Seu objetivo principal é entender como as pessoas desenvolvem e atuam dentro de seu entorno sociocultural, a dinâmica pela qual o social e cultural torna-se psicológico, e a dinâmica pela qual as pessoas transformam sua vida social e mundo cultural. Diante da Teoria Histórico-Cultural existem algumas suposições, segundo Lev Vygotsky (Zittoun, 2016). Quais são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q848442 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, FURB SC SC Psicólogo, FURB, 2020

A respeito das diferenças entre as epistemologias cognitivista e histórico-cultural, cujos principais pensadores foram, respectivamente, Piaget e Vygotsky, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A perspectiva histórico-cultural é considerada como uma das principais responsáveis na consolidação de psicologias implicadas com o compromisso social e político. ( ) A epistemologia cognitivista, ao afirmar a importância da cultura na constituição subjetiva, foi uma das principais responsáveis no processo de independência da Psicologia em relação às ciências naturais. ( ) A perspectiva histórico-cultural produziu uma ruptura importante na ciência psicológica e foi uma das principais influências da psicologia escolar crítica.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q849979 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Analista Ministerial Psicologia, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Considerando a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner e as estratégias de gestão de pessoas, julgue o item subsequente.

Na gestão de pessoas, a inteligência lógico-matemática apresenta-se na capacidade de reconhecer fatos, relacionar elementos controversos e obter resultados que tenham sentido com os fatos relacionados.
  1. ✂️
  2. ✂️

52Q852029 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

Segundo Ferreiro, durante o processo da construção da escrita a criança passa por diferentes níveis estruturais da linguagem, a saber:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q850749 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Araçoiaba PE Psicólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. René Spitz afirma que o senso de isolamento, o excesso de apoio social e as tendências agressivas são exemplos de fatores individuais de risco de suicídio. Para esse estudioso, quanto maiores forem a afetividade e a aceitação percebidas por um indivíduo no seu grupo social, maiores serão as chances de que ele tenha dificuldade de desenvolver relacionamentos duradouros e, assim, crescem as chances da prática do suicídio.

II. As instruções específicas para uma entrevista lúdica consistem em oferecer à criança a oportunidade de brincar, como deseje, com todo o material lúdico disponível na sala, esclarecendo sobre o espaço onde poderá brincar, sobre o tempo disponível, sobre os papéis dela e do psicólogo, bem como sobre os objetivos dessa atividade, que possibilitará conhecê-la mais e, assim, poder posteriormente ajudá-la.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q842559 | Nutrição, Psicologia do Desenvolvimento, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Técnico em Nutrição, CESPE CEBRASPE, 2020

Em relação a doenças transmitidas por alimentos (DTA) e segurança dos alimentos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q848964 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicopedagogo, CESPE CEBRASPE, 2020

No que se refere à psicopedagogia clínica, julgue os itens a seguir.
I Tem como missão retirar as pessoas da condição inadequada de aprendizagem, fazendo-as perceber suas potencialidades e recuperar o sentimento de autoestima e os seus processos internos de apreensão da realidade, em todos os seus aspectos individuais. II Desenvolve sua atuação em um espaço onde o processo de aprendizagem ocorre de maneira planejada, possibilitando o atendimento a públicos de diferentes faixas etárias, auxiliando alunos e professores. III Caracteriza-se por analisar diversos aspectos da instituição de ensino, prestando, por exemplo, orientação ao quadro docente, auxiliando no planejamento de aulas e desenvolvendo projetos escolares.
Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q850502 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, AL AP Analista Legislativo Psicólogo, FCC, 2020

Toda relação interpessoal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q847946 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Tunápolis SC Psicólogo Educacional, AMEOSC, 2020

Assinale a alternativa que mais se aproxima dos estudos de Erikson:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q850762 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Psicólogo, SES DF, IADES, 2020

    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) - indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano - observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.

Um conceito central para a compreensão do processo de desenvolvimento, na perspectiva teórica de Erik Erikson, é a ideia de autoeficácia, que se refere ao engajamento subjetivo natural dos seres humanos para a superação de desafios/obstáculos.

  1. ✂️
  2. ✂️

59Q848972 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Moreilândia PE Pedagogo, Asconprev, 2020

Daniel Goleman aponta nos seus estudos as principais competências emocionais dos gerentes bem sucedidos. Marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q849485 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Psicólogo, SES DF, IADES, 2020

    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) - indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano - observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.

Na perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner, o desenvolvimento humano contempla cinco sistemas de influência: microssistema, mesossistema, exossistema, macrossistema e cronossistema.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.