Questões de Concursos Psicologia do Desenvolvimento

Resolva questões de Psicologia do Desenvolvimento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q851635 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Coronel Freitas SC Psicólogo, FEPESE, 2020

Segundo a teoria do desenvolvimento de Piaget, haveria períodos relacionados ao aparecimento de novas qualidades do pensamento, interferindo no desenvolvimento global.
Entre esses períodos estão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q850358 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Cachoeira dos Índios PB Psicólogo, EDUCA, 2020

São considerados aspectos do desenvolvimento humano.
I.Aspecto físico-motor refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica. II.Aspecto intelectual é a capacidade de pensamento, raciocínio. III.Aspecto afetivo-emocionalé o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. A sexualidade faz parte desse aspecto. IV.Aspecto social é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas.
Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q849596 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Passira PE Psicólogo Ambulatorial, CONTEMAX, 2020

Seu objetivo principal é entender como as pessoas desenvolvem e atuam dentro de seu entorno sociocultural, a dinâmica pela qual o social e cultural torna-se psicológico, e a dinâmica pela qual as pessoas transformam sua vida social e mundo cultural. Diante da Teoria Histórico-Cultural existem algumas suposições, segundo Lev Vygotsky (Zittoun, 2016). Quais são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q850623 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Psicólogo, SES DF, IADES, 2020

    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) - indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano - observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.

Considere que foram apresentadas três varetas a uma criança: uma amarela, uma verde e uma azul. Foi exposto a ela que a amarela é mais comprida que a verde, e que a verde é mais comprida que a azul. Sem comparar fisicamente as varetas amarela e azul, a criança afirma, imediatamente, que a amarela é mais comprida que a azul. A esse efeito, Piaget chamou de inferência transitiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

85Q847552 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Jaguapitã PR Psicólogo, FAUEL, 2020

Naquilo que se refere à psicologia da aprendizagem, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q848834 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

A teoria histórico cultural parte do pressuposto de que, na presença de condições adequadas de vida e de educação, as crianças se desenvolvem intensamente. Essa teoria foi criada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q851652 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Passagem PB Psicólogo, EDUCA, 2020

Discalculia refere-se à falta de habilidade para a execução de operações matemáticas, mesmo as mais simples. A pessoa afetada por essa desordem tem dificuldade para organizar, classificar e compreender os números.
São tipos de discalculia, assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q849353 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Psicólogo, SES DF, IADES, 2020

    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) - indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano - observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.

A abordagem do processamento da informação é compreendida como um enquadramento teórico que sustenta um amplo espectro de teorias e pesquisas, entendendo que o desenvolvimento psíquico seria algo semelhante ao desenvolvimento de um computador, em que existem dados de entrada (percepções sensoriais) e dados de saída (comportamentos).

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q850377 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

A visão Construtivista baseada na Escola de Genebra da Epistemologia Genética, concebe a aprendizagem em função de uma construção que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q847306 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, FURB SC SC Psicólogo, FURB, 2020

A interlocução entre arte e educação vem ganhando espaço em contextos educacionais. Nesse sentido, tal aproximação vem sendo considerada como um dispositivo que pode contribuir nos processos de ensino/aprendizagem e na formação do sujeito em um sentido mais amplo, pois auxilia no desenvolvimento de outros tipos de sensibilidades, problematizando, assim, as práticas de ensino vigentes. Isso posto, de acordo com a perspectiva de Vygotsky, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) Um dos papéis da arte na educação é permitir ao educando reconhecer, nos discursos de verdade de uma determinada cultura, seu caráter histórico e político. ( ) A função estética de uma obra de arte no processo de ensino é um meio para que outros objetivos sejam alcançados, como, por exemplo, em relação a determinados conhecimentos e sentimentos relativos à sua cultura. ( ) O ensino da arte deve ter como função principal a aprendizagem dos aspectos técnicos e históricos de cada linguagem artística.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q849874 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Araçoiaba PE Psicólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A característica essencial de um transtorno bipolar de ciclagem rápida é a ocorrência de pelo menos quatro episódios de humor durante os 12 meses anteriores. Esses episódios podem ocorrer em qualquer combinação e ordem. Devem atender a critérios de duração e quantidade de sintomas para episódio depressivo maior, maníaco ou hipomaníaco, devendo também ser demarcados por um período de remissão completa ou por uma troca para um episódio da polaridade oposta.

II. O paradigma neopragmático, criado por Vygotsky, concebe a avaliação como uma oportunidade de ação-reflexão e de formar seres críticos e participativos.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q851413 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Alagoa Nova PB Psicólogo Educacional, CONTEMAX, 2020

"O conhecimento da psicologia na compreensão dos processos de ensino e aprendizagem se constitui, historicamente, desde concepções higienistas até àquelas que analisam esse processo como síntese de múltiplas determinações (...) No plano da formação de professores é necessário retomar a finalidade dos conteúdos da Psicologia que contribuam para a compreensão do processo de escolarização, da relação entre subjetividade e educação, abordando temas tais como fracasso escolar, queixa escolar, medicalização da educação, relações intersubjetivas que constituem a vida diária escolar, dentre outros temas, que busquem superar o reducionismo de questões sociais ao âmbito individual, considerando o processo de escolarização como expressão das dimensões sociais, culturais, pedagógicas, políticas, afetivas e institucionais." (CHECCHIA, 2015 )
Diversos autores consideram o brincar como uma atividade fundamental no processo de desenvolvimento humano, principalmente no período infantil. Na psicologia histórico-cultural, trabalhos como os iniciados por Vigotski apontam para questões sobre o modo como a própria brincadeira surge ao longo do desenvolvimento, o aparecimento da brincadeira, sua gênese; e sobre o papel que essa atividade desempenha no desenvolvimento. Frente a isso, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Do ponto de vista do desenvolvimento, a brincadeira não é uma forma predominante de atividade, mas, em certo sentido, é a linha principal do desenvolvimento na idade pré-escolar.
II. A essência da brincadeira é que ela é a realização de desejos, mas não de desejos isolados e sim de afetos generalizados.
III. Qualquer brincadeira com situação imaginária é, ao mesmo tempo, brincadeira com regras e qualquer brincadeira com regras é brincadeira com situação imaginária.
IV. Na brincadeira, a criança opera com objetos como sendo coisas que possuem sentido, opera com os significados das palavras, que substituem os objetos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q849878 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Pedra Lavrada PB Psicólogo, CONTEMAX, 2020

Sobre as teorias cognitivistas de aprendizagem, a alternativa INCORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q850903 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Engenheiro Ambiental, COTEC, 2020

“Estado afetivo intenso, de curta duração, originado geralmente como a reação do indivíduo a certas excitações internas ou externas, conscientes ou inconscientes.” Analise o excerto e marque a alternativa que ele define.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q850141 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Sapé PB Psicopedagogo, CPCON, 2020

O teórico que postula que o desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que quanto mais aprendizagem mais desenvolvimento chama-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q848862 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, AL AP Analista Legislativo Psicólogo, FCC, 2020

David Kolb desenvolveu o conceito de que, para o aprendizado ser bem-sucedido, o indivíduo necessita passar por um ciclo de aprendizagem composto por quatro fases: atividade, reflexão, teoria e
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q847591 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Prefeitura de Pedra Lavrada PB Psicólogo, CONTEMAX, 2020

Nos estudos sobre o desenvolvimento da inteligência, Piaget afirmou que a inteligência humana representa uma forma de adaptação biológica e propôs que o desenvolvimento acontece através de alguns processos, durante todos os estágios do desenvolvimento cognitivo, são eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q840683 | Nutrição, Psicologia do Desenvolvimento, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Técnico em Nutrição, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca de reações adversas a alimentos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q849646 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Psicólogo, SES DF, IADES, 2020

    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) - indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano - observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.

Autores como Mouw e Aquilino afirmam que um dos elementos importantes para o aparecimento da síndrome da porta giratória é a reduzida capacidade de autonomia dos filhos, ao longo do processo do respectivo desenvolvimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

100Q851695 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 72 anos de idade é casada, tem um filho e dois netos, estudou até a quarta série do ensino fundamental e é católica. Ela foi visitada pela agente de saúde, que a orientou a fazer um check-up no posto de saúde junto com o seu esposo. Atendida pelo médico, ela fez vários exames e descobriu que estava com câncer de mama, sendo encaminhada para tratamento, mastectomia radical e quimioterapia. Após vários ciclos, constatou que estava com metástase e que a doença não teria mais cura. A paciente encontrava-se fadigada e triste e sofria muito com os efeitos colaterais do tratamento. Foi acompanhada durante todo o tratamento oncológico por uma psicóloga e revelou a ela que estava cansada do tratamento e que desejava interrompê-lo e passar os dias que restavam junto do esposo, filhos e netos. A família discorda da genitora e deseja que ela continue o tratamento. Quanto ao histórico familiar da paciente, ela tem mãe e avó falecidas por câncer de mama e ovário, respectivamente.  

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

A perspectiva lifespan é uma abordagem dialética, a qual defende que o envelhecimento ocorre somente em razão do declínio, da doença e da incapacidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.