Questões de Concursos Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Resolva questões de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q911542 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Do exercício das atividades psicopedagógicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q987596 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Professor 40 Horas, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Dentre as diversas teorias sobre a literatura infantil, assinale a alternativa que indica qual corrente teórica destaca a importância da literatura como meio de proporcionar à criança a compreensão e elaboração de seus sentimentos, auxiliando-a no processo de formação emocional e social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q898341 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

“Afirma que o ser humano resulta de uma série de combinações, e dentre elas, estão a combinação da herança genética e das experiências adquiridas ao longo da vida. Para ele, o que mais contribui para a educação não são os estímulos que são feitos no processo de aprendizagem, mas sim, os estímulos que reforçam este processo. Ou seja, a memorização é entendida como essencial nesta teoria da educação”.
Disponível em: https://superautor.com.br/teorias-da-educacao-conheca-eentenda-as-6-principais/
O trecho textual acima se refere a Teoria Pedagógica de?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q987405 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Diante da necessidade de promover a socialização, confiança em si mesmo e nos outros, assinale a alternativa que indica a abordagem que melhor contribui para o desenvolvimento dessas habilidades:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q984612 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Educação Infantil, Prefeitura de Nonoai RS, OBJETIVA, 2025

Na teoria psicanalítica de Freud, o desenvolvimento da personalidade humana passa por estágios psicossexuais. Um dos estágios é o fálico, que acontece por volta dos quatro anos de idade. Sobre esse estágio, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.
A satisfação erótica está relacionada à região genital e surge muita curiosidade em torno das diferenças entre os sexos e da origem dos bebês. As crianças podem desenvolver uma forte ligação com o genitor do sexo oposto, ao mesmo tempo em que sentem ciúmes do genitor do mesmo sexo. No caso dos meninos, Freud chamou esse conflito de Complexo de ___________ , em homenagem ao personagem da mitologia grega que matou o pai e casou−se com a mãe. Já as meninas passam pelo equivalente, o Complexo de ____________ , que envolve o amor possessivo pelo pai e o ciúme da mãe. É também o estágio em que se desenvolve o superego, que inflige à criança vergonha e culpa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q900038 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Em um diagnóstico psicopedagógico, o psicopedagogo utiliza a Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA) para entender o modelo de aprendizagem de um aluno. Qual é a principal vantagem dessa abordagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q899021 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024

Durante o ciclo de planejamento educacional, a etapa de definição de objetivos instrucionais é crucial para orientar as práticas docentes. De acordo com a Taxonomia de Bloom revisada, podemos afirmar que o seguinte objetivo está corretamente formulado para o nível de "Análise":
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q904019 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Analise o texto abaixo:


Para estudantes com altas habilidades/ ...................... , é importante que sejam trabalhadas atividades ..............................., que permitam que estes estudantes façam buscas e interajam com os colegas de sala de aula.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q900188 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicólogo Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Nunes e Silveira (2015) mencionam em um de seus capítulos sobre a concepção de desenvolvimento do livro “Psicologia da aprendizagem”.O autor Henri Wallon (1879-1962) nasceu na França, realizou uma trajetória de estudo em vários campos como: filosofia, medicina, psicologia e educação. Neste último, atuou intensamente participando de debates, movimentos, dando contribuições para as áreas do ensino e da aprendizagem. Integrou, em 1944, uma comissão ligada ao Ministério da Educação francês, que culminou com a elaboração de um projeto de reforma do ensino chamado Plano Langevin-Wallon. Para Wallon (1989), autor mencionado anteriormente, o estudo da criança deve ser realizado analisando-se suas fases de desenvolvimento. Para essa investigação, o autor usou o seguinte método:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q906637 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Ainda sobre o processo de avaliação psicopedagógica, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q898016 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

De acordo com a abordagem neuropsicológica de Luria, como as diferentes unidades funcionais do cérebro contribuem para o desenvolvimento das funções mentais superiores nas crianças?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q996730 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB, IBFC, 2025

A metacognição como processo individual em resposta aos desafios do contexto educacional é uma realidade, mas não é valorizada como parte da constituição da autonomia e da criatividade do indivíduo nas situações de aprendizagem. Desenvolver o conceito de metacognição pressupõe um aluno como um sujeito ativo em sua aprendizagem, progredindo rumo à compreensão do que aprende e ao modo possível de realizar a aprendizagem. Diante do exposto, analise as afirmativas a dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) sobre o conceito e a utilização da metacognição.

( ) Para desenvolver a metacognição, as ações planejadas pelo professor devem minimizar a reflexão do indivíduo sobre o próprio processo de aprendizagem, permitindo elaborar estratégias diferenciadas conforme o grau de dificuldade dos desafios cotidianos.

( ) As estratégias metacognitivas devem abranger reações e atitudes sociais que encaminham o processo de aprendizagem, principalmente na forma como a informação será mantida.

( ) Metacognição é a capacidade de pensar o próprio processo de aprendizagem, estimulada por ações didáticas planejadas de forma a potencializar a reflexão e introspecção do indivíduo.

( ) No processo metacognitivo, os alunos realizam ações a partir de seus conhecimentos, envolvendo o pensar sobre seus saberes. Vão descobrindo meios, condições, de dominar e administrar os próprios saberes, como se tivessem um mediador interno inspecionando os próprios pensamentos.


Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q906641 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

A Psicopedagogia tem como forte aliada a ciência Psicológica. Um dos temas discutidos e estudos pela Psicologia que tem forte influencia sobre a Psicopedagogia é a motivação. Atente para a seguinte descrição acerca desta temática: “enfoque nos estímulos reforçadores ou punitivos do ambiente que determinam o comportamento, considerando os estímulos antecedentes e principalmente os consequentes que determinam se o comportamento será ou não mantido.”

Marque a alternativa que apresenta o nome correto da teoria que dá suporte para a afirmação acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q896919 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Administrador Escolar, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2024

Como as competências socioemocionais são vistas no contexto da racionalidade neoliberal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q898258 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Abrangendo o crescimento das crianças, as fases do desenvolvimento perpassam desde a primeira infância até os anos iniciais do Ensino Fundamental. Mas o que são as fases do desenvolvimento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q893938 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Recentes pesquisas (Lipkin et al., 2020) confirmam que o neurodesenvolvimento é definido como a interrelação dinâmica entre ambiente, genes e cérebro, pela qual este último se desenvolve ao longo do tempo para estabelecer funções adaptativas sensoriais, motoras, cognitivas, linguísticas, socioemocionais, culturais e comportamentais. Assim, para proporcionar oportunidades de aquisição da linguagem é fundamental o/a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q984642 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

“O cérebro não nasce pronto! A trajetória dos 86 bilhões de neurônios que compõem o nosso cérebro é muito dinâmica. Do final da vida intrauterina até o segundo ano de vida, ocorre a formação de uma bainha de proteína em volta do neurônio, um processo que se assemelha ao encapamento de um fio, acelerando a transmissão elétrica do impulso nervoso a surpreendentes 400km por hora! Ao mesmo tempo e até o final da primeira década de vida, cada uma dessas células nervosas cuida de multiplicar suas ligações com outras células nervosas, ampliando enormemente as possibilidades de comunicação entre as diferentes áreas e funções cerebrais. É exatamente nesse período que ocorrem as melhores oportunidades de estimulação da criança, pois a partir daí e ao longo da puberdade os circuitos cerebrais que não forem estimulados serão simplesmente podados. O cérebro humano perpetua o seu desenvolvimento e o aprendizado ao longo da vida. No entanto, existem períodos sensíveis (não críticos) no desenvolvimento do cérebro em que certas habilidades são apreendidas com maior facilidade.” É CORRETO afirmar que o excerto explica o processo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q984646 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

Na psicopedagogia, a interdisciplinaridade está sempre presente. Isso significa que profissionais precisam recorrer a conceitos, métodos e práticas de diferentes disciplinas para compreender o aprendizado e suas dificuldades. Sendo assim, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Psicomotricidade.
(2) Psicologia.
(3) Linguística.

( ) Fornece suporte teórico e prático para entender o desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental.
( ) Analisa a aquisição e os distúrbios da linguagem oral e escrita, fundamentais para a aprendizagem.
( ) Analisa a relação entre movimento, corpo e mente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q886361 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Monitor Escolar, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

No que se refere à agressividade na infância, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Crianças que exibem níveis altos de agressividade têm menos probabilidade de enfrentar dificuldades na transição para a escola e no envolvimento com o processo de aprendizagem. Têm mais habilidades sociais e emocionais, fazendo com que tenham maior aceitação pelos seus colegas. ( ) Comportamento negativo, baixo envolvimento e rejeição por parte dos adultos e de outras crianças afetam positivamente o comportamento de crianças que apresentam agressividade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q906634 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Para a realização de diagnóstico psicopedagógico é necessário procedimentos específicos, quanto a postura teórica e prática. Acerca do diagnóstico marque a alternativa INCORRETA a respeito dos processos avaliativos e diagnósticos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.