Questões de Concursos Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Resolva questões de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q994516 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Monitor de Creche, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Leia o fragmento de texto abaixo.

O Desenvolvimento Infantil é parte fundamental do desenvolvimento humano, um processo ativo e único de cada criança para alcançar uma maior complexidade nos seus movimentos, pensamentos, emoções e relações com o mundo. Quando a criança passa da dependência para a autonomia, aumentando o seu interesse por outras crianças, podemos afirmar que essa criança apresenta um desenvolvimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q898812 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Anos Iniciais, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

O desenvolvimento psicomotor desempenha um papel essencial no processo de aprendizagem infantil, contribuindo para o equilíbrio emocional e a coordenação motora. Dentre as alternativas abaixo, qual apresenta uma estratégia eficaz para promover a psicomotricidade no ambiente escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q896510 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Segundo Rubinstein, Castanho e Noffs (2004, p.227), “o objeto de estudo da psicopedagogia contemporânea continua sendo a aprendizagem, entretanto passa-se a valorizar a amplitude do fenômeno educacional”. A partir dessa afirmação, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q896511 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

De acordo com Bossa (2007), a Psicopedagogia no Brasil possui dois campos de atuação, a Instituição e a Clínica. Nessas duas áreas, “o psicopedagogo, atua intervindo como mediador entre o sujeito e sua história traumática, ou seja, a história que lhe causou a dificuldade de aprender” (Porto, 2006, p. 109). Apesar deste objetivo comum, a prática dentro de cada uma dessas áreas se diferencia consideravelmente. Nesse contexto, a Psicopedagogia enquanto campo do conhecimento científico, pode atuar nas seguintes situações:

I- Estudar a aprendizagem humana de forma interdisciplinar, potencializando e atendendo às necessidades individuais no decorrer do processo.
II- A prática psicopedagógica partiu inicialmente de médico-pedagógico para identificar os problemas de aprendizagem.
III- O trabalho psicopedagógico é de natureza psicométrica e institucional, de caráter preventivo e/ou remediativo.
IV- A intervenção psicopedagógica é sempre da ordem do conhecimento relacionado com o processo de afetividade.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q987420 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando os conceitos básicos do desenvolvimento da criança, assinale a alternativa que indica qual teoria destaca a importância da interação social e do ambiente na formação das estruturas mentais e no desenvolvimento cognitivo infantil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q886364 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Monitor Escolar, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

A implementação das ações destinadas a crianças e adolescentes devem considerar as especificidades presentes nessa fase do desenvolvimento. Em relação à infância, analisar os itens.
I. A transição da infância para a adolescência é um processo linear e ocorre através de trocas estritamente biológicas. II. Deve ser vista como uma fase de preparação para a vida adulta, um momento de experimentação de diferentes contextos socioculturais. III. O trabalho infantil, a trajetória de rua e o acúmulo de responsabilidades junto à família são processos sociais e culturais que podem apressar ou retardar o ritmo de desenvolvimento da criança.
Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q895376 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

A partir do estudo da clínica infantil, e tendo como base os estudos de Winnicott, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q901524 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Três conhecimentos básicos substanciam o processo da psicomotricidade: o movimento, o intelecto e o afeto. A psicomotricidade está relacionada ao desenvolvimento das aquisições afetivas, cognitivas e orgânicas. Marque a alternativa que melhor explica o que se refere a psicomotricidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q955815 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Sobre a agressividade na infância, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q893942 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Renato trabalha em uma escola municipal e teve acesso ao conjunto de normas e procedimentos voltado para a integridade física e mental do trabalhador, que visa à prevenção dos riscos de saúde inerentes às tarefas do seu cargo e ao ambiente físico onde são executadas. Dada a sua finalidade, pode-se afirmar que essas normas e procedimentos estão diretamente relacionados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q898351 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Dentro do contexto da psicologia da infância e da adolescência, analise as alternativas abaixo e aponte aquela que apresenta conteúdo INCORRETO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q984644 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Planaltina do Paraná PR, OBJETIVA, 2025

O pensamento não é autônomo; ao contrário, é por suas ligações com o desejo (e daí com o outro) e por tal relação com os limites do real que é necessário e urgente ao sujeito situar−se como o autor de seu pensar. Dito isso, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q906636 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Diversos autores da Psicologia apontam para a importância dos afetos no âmbito da aprendizagem. Sobre este tema, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q895361 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Cruz Alta RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a Psicologia da Educação e a respeito da Abordagem Centrada no Aluno, conforme o pensamento de Carl Rogers, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O professor adota uma postura de facilitador que se concentra em criar um ambiente de aprendizagem flexível e responsivo às necessidades individuais dos estudantes, incentivando a autonomia e a autoexploração.
( ) O professor deve assumir um papel diretivo, estruturando rigorosamente o conteúdo e os métodos de ensino para assegurar a uniformidade dos resultados acadêmicos entre os alunos.
( ) A abordagem defende a aplicação de métodos pedagógicos e de avaliação padronizados no desempenho dos alunos, com foco exclusivo na preparação técnica para o mercado de trabalho.
( ) O pensador enfatiza a importância da participação ativa do aluno, em que o processo de aprendizagem é visto como uma construção dinâmica e personalizada, orientada pelos interesses e pelo ritmo individual dos estudantes.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q895368 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

O que faz um psicopedagogo? De forma clara e objetiva, as principais atividades de um psicopedagogo variam de acordo com sua área de atuação. Assim, analise os itens abaixo e assinale, como CORRETA, a alternativa com as principais atividades.


1. Avaliação Diagnóstica: Identifica dificuldades de aprendizagem.

2. Planos de Intervenção: Desenvolve estratégias personalizadas.

3. Inclusão Escolar: Promove educação inclusiva.

4. Apoio Emocional: Ajuda a lidar com questões emocionais.

5. Pesquisa e Desenvolvimento: Contribui para o conhecimento educacional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q895372 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Acerca do desenvolvimento humano e das estratégias que a criança enfrenta para lidar com a ausência da mãe, assinale a alternativa que indica a proposta conceitual elaborada pelo psicanalista Donald Winnicott.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.