Questões de Concursos: Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde

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1 Q851712 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Prefeitura de Abelardo Luz SC Psicólogo, GSA CONCURSOS, 2020

De acordo com o Parágrafo Único do Art. 17 da Lei nº 10.741/2003, não estando o idoso no domínio de suas faculdades mentais para optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável, e não havendo curador ou familiar conhecido, o médico deverá comunicar o fato ao:

2 Q835237 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Psicólogo, AMEOSC, 2021

Quanto ao direito de atendimento preferencial ao idoso, previsto no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/ 2003):

3 Q903953 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Psicólogo, Prefeitura de Santa Cruz de Monte Castelo PR, OBJETIVA, 2024

Sobre a capacitação de profissionais, de acordo com o Decreto nº 9.761/2019 – Política Nacional sobre Drogas, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.


Intensificar a capacitação dos profissionais de ___________, dos membros do Poder Judiciário e do Ministério Público, com funções nas áreas de prevenção e repressão ao tráfico de drogas ilícitas em todos os níveis de governo e estimular a criação de departamentos especializados nas atividades de combate às drogas no território nacional.

4 Q945000 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Psicologia, MEC, INEP, 2022

A rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) constitui-se em um espaço privilegiado para identificação, acolhimento, atendimento, notificação, cuidados e proteção de crianças e adolescentes em situação de violência, bem como para a orientação às famílias. É importante compreender as especificidades dos grupos mais vulneráveis, buscando-se alertar os profissionais para riscos e possibilidades de prevenção, cuidados e proteção.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências. Brasília: Ministério da Saúde, 2010 (adaptado).

Considerando a linha de cuidado das ações de proteção frente a situações de violência propostas pelo Ministério da Saúde, avalie as afirmações a seguir.
I. A capacitação dos profissionais de saúde é fundamental para que se consiga identificar as diferentes formas de expressão da violência, segundo a faixa etária e o sexo da criança e do adolescente.
II. A multideterminação do fenômeno da violência requer a conscientização dos profissionais de saúde sobre a importância da integralidade do cuidado.
III. O atendimento inicial de crianças e adolescentes deve ser realizado por profissional especializado e, se constatada situação de violência, devem ser formadas equipes multiprofissionais no próprio serviço ou articuladas com a rede de cuidado e de proteção social.
IV. A promoção de ações educativas junto às escolas e aos espaços comunitários para identificação, reconhecimento e busca de atendimento nas redes de proteção pode auxiliar a interrupção do ciclo de violência vivenciado por crianças e adolescentes.

É correto apenas o que se afirma em

5 Q908983 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Psicólogo Clínico, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Os profissionais de Psicologia desenvolvem suas atividades no serviço público em RAPS, SUAS, CREAS, CAPS, dentre outros espaços. Estas siglas denominam as estruturas ou locais de atendimento e suas nomenclaturas significam, na sequência:

6 Q884836 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Adultos com deficiência física enfrentam uma série de desafios psicológicos que podem influenciar sua qualidade de vida e bem-estar emocional. Estudos nessa área têm explorado os aspectos psicológicos que afetam esses indivíduos, incluindo questões relacionadas à autoestima, autoimagem, ansiedade, depressão e estresse. Compreender esses aspectos é fundamental para desenvolver intervenções e políticas que promovam o apoio psicológico adequado e melhorem a qualidade de vida desses adultos. Quais são alguns dos aspectos psicológicos percebidos em adultos com deficiência física, de acordo com os estudos realizados:

7 Q945003 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Psicologia, MEC, INEP, 2022

Recentemente, foi inaugurado, numa comunidade, um Centro Especializado de Referência de Assistência Social (CREAS) vinculado à Coordenadoria da Mulher e ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Os profissionais do serviço estão preocupados com a promoção desses direitos e com a garantia da equidade de gênero. Desse modo, procura-se desenvolver uma série de ações de caráter preventivo e educativo com as mulheres que pertencem à comunidade, com o objetivo de diminuir a vulnerabilidade da população feminina.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Prêmio Profissional: Democracia e Cidadania Plena das Mulheres. Brasília: CFP, 2012 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e as ações pertinentes às (aos) psicólogas(os) nos CREAS, com vistas a atingir os objetivos mencionados no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A realização de ações focadas no diagnóstico psicológico de mulheres em situação de vulnerabilidade deve ser prioridade para a(o) psicóloga(o) que atua no CREAS.
II. A(O) psicóloga(o) deve propor ações direcionadas à promoção de autonomia, visando-se ao bem-estar de toda a família envolvida em processo psicoterapêutico.
III. A criação de espaços de reflexão para valorização, autonomia, fortalecimento e instrumentalização das mulheres deve ser incentivada, com vistas a ajudá-las a se reconhecerem como sujeitos de direitos.
IV. A promoção de ações na modalidade de grupo deve ser direcionada a todas as mulheres da comunidade, enquanto a psicoterapia individual deve ser restrita a mulheres em situação de violência de gênero.

É correto o que se afirma em

8 Q908982 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Psicólogo Clínico, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Segundo Amarante ((apud, MELO, 2012)), a Reforma Psiquiátrica pode ser caracterizada como um processo complexo, que abrange quatro dimensões principais:
Fonte: MELO, Anastácia Mariana da Costa. Apontamentos sobre a reforma psiquiátrica no Brasil / Notes about the psychiatric reform in Brazil. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 4, n. 9, p. 84–95, 2013. DOI: 10.5007/cbsm.v4i9.68692. (Páginas 03-06.). Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68692. Acesso em: 25 jun. 2024.


I- A dimensão teórico-conceitual diz respeito à construção de um novo paradigma no campo das Ciências Sociais, no que diz respeito ao olhar direcionado ao sujeito em sofrimento psíquico, que significa uma ruptura com o modelo biomédico e psiquiátrico tradicional.

II- A dimensão técnico-assistencial está ligada às formas de atendimento e capacitação dos profissionais de saúde mental para as novas formas de abordagem dos pacientes, determinadas pela Reforma Psiquiátrica.

III- A dimensão jurídico-política se situa no campo das tensões que foram trazidas pelas ações da Reforma Psiquiátrica e que produziram mudanças nas relações que são estabelecidas entre o Estado e a Sociedade no campo da saúde mental.

IV- A dimensão sociocultural, que traz à tona a construção de um novo lugar social para a loucura e para o sujeito louco, por meio do imaginário social e de sua relação com a sociedade.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

9 Q884839 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Como o preconceito impacta a vida social de pessoas com deficiência física, de acordo com os estudos de Martins e Barsaglini (2010) e Santos et al. (2015):

10 Q884761 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Educador Social, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Tema: Repasse de informações sobre prevenção da exploração sexual. Qual é o objetivo do programa de repasse de informações sobre a prevenção da exploração sexual, nos estabelecimentos educacionais de ensino fundamental e médio, além dos espaços socioeducativos de atividades de convivência e fortalecimento de vínculos de crianças e adolescentes:
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