Questões de Concursos: Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q902512 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Psicólogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

São princípios norteadores do SUS: a universalidade, a equidade e a integralidade, e suas diretrizes são a descentralização, atendimento integral e participação da comunidade (Ministério da Saúde,2000). A respeito da atuação do psicólogo na Atenção Básica de Saúde, assinale a alternativa correta.

42 Q995627 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Psicólogo, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990, dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente (Lei 8069/1990). Levando em consideração o Capítulo II (Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade), do ECA, analise as afirmativas abaixo.

I. A criança e o adolescente têm o direito de ser educados com o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante.
II. O direito à liberdade compreende brincar, praticar esportes e divertir-se.
III. O direito à liberdade não compreende buscar refúgio, auxílio e orientação.

Estão corretas as afirmativas:

43 Q1006782 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Psicologia Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2022

Diante do aumento da expectativa de vida, a população idosa está exposta a perdas funcionais que se originam do processo de envelhecimento em si, ou do acometimento de enfermidades, tendo a avaliação cognitiva de idosos um importante papel na assistência em saúde dessa população. Quanto ao processo de avaliação cognitiva de idosos, assinale a alternativa correta.

44 Q973032 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

A funcionalidade humana não depende apenas de aspectos diretamente ligados às funções e estruturas do corpo. O Índice de Funcionalidade Brasileiro Aplicado para Fins de Aposentadoria (IFBrA) é um instrumento de avaliação psicossocial da deficiência que leva em conta também o papel do contexto na forma como as pessoas desempenham suas atividades habituais. Considerando os fatores ambientais envolvidos na funcionalidade, analise as afirmativas a seguir, considerando V para(s) a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s):

I. Assistentes virtuais por comando de voz são ferramentas de tecnologia assistiva para pessoas com tetraplegia.
II. O cão-guia é um facilitador na categoria apoio e relacionamentos para a mobilidade de pessoas com deficiência visual.
III. O assistencialismo garante promoção e proteção social para pessoas socialmente vulneráveis com deficiência física.
IV. A deficiência intelectual implica o veto ao exercício dos direitos civis, como a participação na vida política por meio do voto.

A sequência correta é:

45 Q999265 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Psicólogo, Prefeitura de Fortaleza CE, IBFC, 2024

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado para assegurar a todos o direito à saúde. A partir do exposto, analise as afirmativas abaixo levando em consideração o livro de Narvai (2022).

I. No plano individual, a “saúde” não é uma das dimensões de um processo em que se alternam anormalidades e normalidades.
II. No plano coletivo, o processo saúde-doença não corresponde a mais do que a soma das condições orgânicas de cada indivíduo.
III. O termo “saúde-doença” é expressão de um processo social mais amplo, que resulta de fatores e relações representados por determinantes mais próximos ou mais distantes do fenômeno patológico, conforme o nível de análise adotado.

Estão corretas as afirmativas:

46 Q989323 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Psicólogoa, Prefeitura de São Felipe DOeste RO, IBADE, 2024

João e Andréia são pais de Vanessa, de 6 (seis) anos, e estão enfrentando um divórcio litigioso. João procurou por uma/um psicóloga/o para acompanhar a criança e solicitou que Andréia não seja informada sobre o andamento do tratamento, ainda que Andréia solicite. Com base no Código de Ética Profissional do Psicólogo é possível afirmar que:

47 Q1002643 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Psicologia, Prefeitura de Guarulhos SP, IBAM, 2025

A intervenção com famílias em situação de rua exige estratégias específicas que envolvem o entendimento das complexas dinâmicas familiares e sociais dessas famílias. Considerando as abordagens de intervenção, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) A assistência social deve ser realizada de maneira isolada, sem envolver a rede de apoio local ou outras políticas públicas.

(__) A promoção de autonomia, respeito aos direitos humanos e participação ativa da família nas decisões são pilares das estratégias de intervenção.

(__) A intervenção com famílias em situação de rua deve ser feita apenas por meio de medidas coercitivas e não pelo acolhimento e escuta qualificada.

(__) A abordagem de intervenção deve priorizar a construção de vínculos afetivos e a reorganização das condições de vida dessas famílias.


A sequência está correta em:

48 Q904599 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Especialidade: Psicologia, TRF 1a, FGV, 2024

A atuação do profissional de psicologia integrando as equipes que atuam na assistência social é hoje uma realidade tanto na proteção básica quanto na proteção especial.
Pedro é psicólogo e faz parte da equipe do CREAS de sua cidade.
Dentre suas atribuições, encontra-se:

49 Q909654 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Psicólogo, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

De acordo com diretrizes emanadas do Ministério da Saúde, detalhadas e orientadas tecnicamente nas “Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) no CAPS — Centro de Atenção Psicossocial”, produzidas pelo Conselho Federal de Psicologia, uma ação considerada fundamental recebe o nome de Projeto Terapêutico Singular (PTS). Trata-se de:

50 Q1001126 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde, Grupo Psicologia, EBSERH, FGV, 2025

O modelo de atenção proposto pelo SUS exige a criação de estratégias que vão além dos cuidados individuais para o atendimento das necessidades de saúde da população.
Nesse sentido, a formação de grupos na Atenção Básica constitui
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.