Questões de Concursos Psicopatologia

Resolva questões de Psicopatologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q231922 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, CEB, FUNIVERSA

Assinale a alternativa que não se aplica aos transtornos obsessivo-compulsivos e fóbicos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q849100 | Psicologia, Psicopatologia, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 69 anos de idade comparece à consulta acompanhada pela filha, que informa que a paciente tem apresentado esquecimento frequente de nomes e fatos, desorientação temporoespacial, perda de motivação, perda de funcionalidade, agressividade e dificuldade de compreensão de comandos simples. Relata ainda que, após o início desses sintomas, percebe a mãe deprimida e descontente.  

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Considerando os sintomas apresentados e a idade da paciente, seria pertinente a realização de testagem cognitiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

143Q152450 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TRT 18a Região, FCC

Existem diversas modalidades terapêuticas com pacientes borderline. A abordagem cognitivo-comportamental, utilizando métodos específicos que objetivam trabalhar a impulsividade e a instabilidade emocional, tem conseguido gradativamente espaço e sucesso no tratamento de pacientes borderline, principalmente por meio da terapia dialética comportamental. Essa técnica procura

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q233831 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, CEB, FUNIVERSA

O estresse pós-traumático e os transtornos de personalidade podem acometer o empregado após vivência de situações de violência extrema, como o assédio moral, assaltos com sequestros, mortes e suicídios no local de trabalho. São inúmeros os fatores do trabalho que podem contribuir para o desencadear desses transtornos. Entre as modalidades de tais transtornos, pode(m) ser destacada(s) prioritariamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q834955 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Itá SC Psicólogo, AMAUC, 2021

Os transtornos mentais relacionados à gestação e parto podem ser classificados em:
I- Tristeza materna, blues puerperal ou baby blues: É definido como estado depressivo mais brando, transitório, que aparece em geral no terceiro dia do pós-parto e tem duração aproximada de duas semanas. Caracteriza-se por fragilidade, hiperemotividade, alterações do humor, falta de confiança em si própria, sentimentos de incapacidade. A equipe deve fornecer apoio à mulher e monitorar a evolução do quadro;
II- Depressão puerperal: os sintomas associados incluem perturbação do apetite, do sono, decréscimo de energia, sentimento de desvalia ou culpa excessiva, pensamentos recorrentes de morte e ideação suicida, sentimento de inadequação e rejeição ao bebê, humor deprimido, redução da autoconfiança e auto-estima, pessimismo, ansiedade e choro fácil, necessitando de abordagem multiprofissional e interconsulta com psiquiatra e/ou psicólogo;
III- Psicose pós-parto: manifestação mais rara, ocorre entre 1,1 e 4 puérperas para cada 1.000 nascimentos. O início é abrupto e os sintomas surgem até 2 ou 3 semanas pós-parto, ou seja, quando já se encontra fora da maternidade.
Dos itens acima:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q848490 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de São Francisco MG Psicólogo, COTEC, 2020

O indivíduo (com ideias, fantasias e imagens persistentes) reconhece o caráter irracional e absurdo desses pensamentos tentando, às vezes, neutralizá-los com outros pensamentos ou com atos e rituais específicos. Esse indivíduo apresenta qual sintoma de sofrimento mental?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q851255 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Psicólogo, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:


I. O nível II da Síndrome da Abstinência ao Álcool surge cerca de 48 horas após a última dose de álcool ingerida. Os sinais autonômicos são mais intensos, os tremores generalizados, há ocorrência de alucinações auditivas e visuais e desorientação têmporo-espacial. Em um estágio ainda mais grave, podem surgir delirium tremens e crises convulsivas. Esta psicose orgânica é reversível, dura de 2 a 10 dias, cursa com despersonalização, humor intensamente disfórico, alternando da apatia até a agressividade. Há riscos de sequelas e morte entre aqueles que não recebem tratamento.

II. Na visão junguiana, existem quatros funções psicológicas básicas (sentir, pensar, alimentar-se e intuir) e dois tipos de caráter (introvertido e extrovertido). Cada indivíduo desperta em si uma função básica e um tipo de caráter, originando assim a sua personalidade.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q229523 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, CAERN, FGV

Os resultados da pesquisa sobre predição do curso da esquizofrenia, desenvolvida pela World Health Organization, em 1975, chegou a características associadas ao bom e mau prognóstico da esquizofrenia .

Qual das características abaixo está associada ao bom prognóstico dos pacientes de esquizofrenia?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q149717 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia do Trabalho, TRF 4a, FCC

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) aponta que os indivíduos com Episódio Depressivo Maior frequentemente apresentam propensão ao choro, irritabilidade,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q836602 | Psiquiatria, Psicopatologia, Prefeitura de Catanduvas PR Médico Psiquiatra, FAUEL, 2021

Conforme o DSM-5, pode estar incluso entre os critérios diagnósticos para o transtorno de personalidade borderline, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q847486 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Panambi RS Psicólogo, FUNDATEC, 2020

O _____________________ caracteriza-se por uma variedade de alterações em áreas emocionais, comportamentais e cognitivas do ser humano. Os sinais podem ser humor deprimido, perda ou diminuição de prazer e interesse, energia reduzida, ideias de culpa e de inutilidade, distratibilidade, pensamentos de morte, de suicídio e de menosprezo, desesperança, alterações de sono, de apetite e de psicomotricidade (MAIA, 2012).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q851079 | Psicologia, Psicopatologia, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Luana, de 8 anos de idade, foi diagnosticada com câncer há 20 dias. Os pais relatam que a criança, logo que soube, ficou mais quieta, calada e isolada; mantém-se boa parte do tempo em seu quarto e chora com frequência desde o início. Preocupada com o tratamento, ela sempre faz o seguinte questionamento aos pais ou mesmo ao médico responsável pelo caso: “Qual será o próximo passo?” (sic). Pede que não lhe escondam nada. Diz ter medo da morte. Há uma semana, em um dos momentos a sós com os pais, ela declarou: “Sinto que sou um peso para vocês. Tenho medo de nunca mais poder voltar à escola. Não entendo por que isso aconteceu logo comigo. Queria só poder ter minha vida de volta... sair desse hospital, ir para a escola, fazer meus deveres, encontrar meus amigos e passear com minha família. Tenho certeza de que vocês também pensavam em outras coisas pra mim. Não é justo comigo nem com vocês” (sic).

A partir desse caso clínico hipotético, julgue o item a seguir, considerando o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), o Código de Ética Profissional do Psicólogo, noções de psicologia hospitalar e o papel do psicólogo nesse contexto.

O isolamento associado ao choro fácil e ao medo da morte apresentados por Luana são sintomas característicos de quadro depressivo em fase inicial.

  1. ✂️
  2. ✂️

153Q849086 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Doutor Pedrinho SC Psicólogo, FURB, 2020

O transtorno de pânico é uma condição crônica e recorrente que prejudica a qualidade de vida e o funcionamento psicossocial dos portadores. Uma das técnicas utilizadas pela Terapia Cognitivo Comportamental para tratamento do Transtorno de Pânico é a exposição interoceptiva. A respeito dessa técnica, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q153057 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TRE CE, FCC

A Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 indica que ataques recorrentes de ansiedade grave, os quais não estão restritos a qualquer situação ou conjunto de circunstâncias em particular e que são, portanto, imprevisíveis, são aspectos essenciais encontrados no transtorno de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q152318 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TRT 23a REGIÃO, FCC

Alguns agorafóbicos experimentam pouca ansiedade porque eles são consistentemente capazes de evitar suas situações fóbicas, sendo que a presença de outros sintomas tais como depressão, despersonalização, sintomas obssessivos e fobias sociais, desde que esses sintomas não dominem o quadro clínico,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q851549 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, SES DF, IADES, 2020

Considere um paciente de 46 anos de idade que sofreu um acidente automobilístico, o que sugere a ocorrência de trauma cranioencefálico. O paciente relata, após algum tempo de internação para tratamento dos respectivos agravos, que sente dificuldade em fixar as próprias ideias em qualquer coisa por algum tempo, além de frequentemente se perguntar onde está. Relata também que, às vezes, não percebe que algum ente próximo está chamando por ele; que até escuta o som do próprio nome, mas não se reconhece nesse chamado. A família relata que, desde o acidente, o paciente tem dificuldade de se lembrar de eventos cotidianos, como o que comeu no café da manhã ou o que fez no dia anterior. Atualmente, o paciente encontra-se em reabilitação neuropsicológica. 

Tendo em vista esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Pode-se observar que, no caso desse paciente, há comprometimento na respectiva orientação autopsíquica.

  1. ✂️
  2. ✂️

157Q851104 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicólogo, CESPE CEBRASPE, 2020

Text 27A2-1

    Descontente com toda violência sofrida em casa, Jones, atualmente com 23 anos de idade, é usuário de álcool e de outras drogas desde os 12 anos de idade, idade que tinha quando fugiu de casa. Com histórico de alcoolismo, o pai agredia verbalmente e fisicamente todos em casa. 
      Segue o relato de Jones: Meu pai fazia uns bicos na rua enquanto minha mãe cuidava da casa, de mim e dos meus irmãos. Era pra sustentar a gente… Eu sei. Mas ele bebia todos os dias. Saía do trabalho e ia direto para o bar. Minha mãe fingia que não ligava. Ela nunca teve coragem de sair de casa por nossa causa. Ao menos, ‘a gente tinha o que comer’, era o que ela dizia. Mas eu cansei de toda essa situação. Disse a ela que daria um jeito de trabalhar para conseguir sobreviver e dar o que comer a ela e meus irmãos. Mas ela preferiu ficar. Acho que pela promessa que fez a Deus e, também, porque tinha medo que pudesse acontecer algo pior com a gente, caso meu pai nos encontrasse. Fugi. Sem casa e sem trabalho, fui viver na rua. Lá eu conheci uns amigos que me apresentaram ‘uns bagulho’. No começo, resisti, mas depois a fome era tanta que passei a trocar a fome pela onda que a droga trazia. Nunca mais consegui sair. Espero que Deus me perdoe por isso. Já passei por várias internações (psiquiátricas). Dizem que fico muito doido e já cheguei a ver bicho saindo e passeando pelo meu corpo. Não sei. Não lembro de nada. Hoje frequento grupos do centro de atenção psicossocial de álcool e drogas (CAPS-AD). Me sinto cada dia melhor. Mas sei que é um dia de cada vez. Já recaí algumas vezes e sei que isso pode acontecer de novo (sic).
Ainda tendo como base o texto 27A2-I, assinale a opção correta, a respeito da dependência química, da psicopatologia e das intervenções psicológicas em problemas específicos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q850462 | Psicologia, Psicopatologia, Multiprofissional em Atenção Cardíaca Psicologia, SES DF, IADES, 2020

No que se refere a intervenções psicológicas em pacientes acometidos por cardiopatias, julgue o item a seguir.

A prevenção dos processos depressivos é intervenção crucial, uma vez que pacientes menos deprimidos têm maiores chances de aderirem ao uso da medicação prescrita e se engajarem em comportamentos mais saudáveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

159Q153927 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TRT 23a REGIÃO, FCC

Dentre as psicoterapias para o alcoolismo, encontra-se o Modelo de Tratamento Integrado, defendido por Drake e colaboradores (1998), o qual sugere que os profissionais (ou o grupo multidisciplinar de profissionais de um mesmo contexto) promovam intervenções integradas, dirigidas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q849249 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Psicólogo, CESPE CEBRASPE, 2020

Text 27A2-1

    Descontente com toda violência sofrida em casa, Jones, atualmente com 23 anos de idade, é usuário de álcool e de outras drogas desde os 12 anos de idade, idade que tinha quando fugiu de casa. Com histórico de alcoolismo, o pai agredia verbalmente e fisicamente todos em casa. 
      Segue o relato de Jones: Meu pai fazia uns bicos na rua enquanto minha mãe cuidava da casa, de mim e dos meus irmãos. Era pra sustentar a gente… Eu sei. Mas ele bebia todos os dias. Saía do trabalho e ia direto para o bar. Minha mãe fingia que não ligava. Ela nunca teve coragem de sair de casa por nossa causa. Ao menos, ‘a gente tinha o que comer’, era o que ela dizia. Mas eu cansei de toda essa situação. Disse a ela que daria um jeito de trabalhar para conseguir sobreviver e dar o que comer a ela e meus irmãos. Mas ela preferiu ficar. Acho que pela promessa que fez a Deus e, também, porque tinha medo que pudesse acontecer algo pior com a gente, caso meu pai nos encontrasse. Fugi. Sem casa e sem trabalho, fui viver na rua. Lá eu conheci uns amigos que me apresentaram ‘uns bagulho’. No começo, resisti, mas depois a fome era tanta que passei a trocar a fome pela onda que a droga trazia. Nunca mais consegui sair. Espero que Deus me perdoe por isso. Já passei por várias internações (psiquiátricas). Dizem que fico muito doido e já cheguei a ver bicho saindo e passeando pelo meu corpo. Não sei. Não lembro de nada. Hoje frequento grupos do centro de atenção psicossocial de álcool e drogas (CAPS-AD). Me sinto cada dia melhor. Mas sei que é um dia de cada vez. Já recaí algumas vezes e sei que isso pode acontecer de novo (sic).
No que se refere ao caso clínico hipotético apresentado no texto 27A2-I, às intervenções psicológicas em casos específicos, à psicopatologia e à dependência química, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.