Questões de Concursos Psicopatologia

Resolva questões de Psicopatologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q233909 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, DETRAN PE, FUNCAB

Um sujeito dirigindo seu carro em um túnel urbano, descreve a seguinte experiência: "De repente, eu senti uma terrível onda de medo, sem nenhum motivo. Uma desagradável sensação no estômago. Meu coração disparou, tive dor no peito e dificuldade para respirar. Pensei que fosse morrer." Tendo em vista a natureza repentina da experiência, podemos suspeitar de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q150781 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TJ AP, FCC

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) aponta que o Transtorno de Despersonalização é caracterizado por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q197712 | Psicologia, Psicopatologia, Agente Técnico Legislativo Especializado Psicologia, AL SP, FCC

Entre os transtornos persistentes de humor (afetivos) encontra-se a distimia, que corresponde a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q196235 | Psicologia, Psicopatologia, Agente Técnico Legislativo Especializado Psicologia, AL SP, FCC

A característica essencial do Transtorno de Apego Reativo consiste em um vínculo social acentuadamente perturbado e impróprio para o nível de desenvolvimento na maioria dos contextos, com início

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q47398 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, Prefeitura de Bom Jesus PI, COPESE

Assinale a opção INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q851435 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Panambi RS Psicólogo, FUNDATEC, 2020

Cefaleia, fadiga ou sonolência acentuadas, humor disfórico, humor deprimido ou irritabilidade, dificuldade de concentração e sintomas gripais (náusea, vômitos ou dor/rigidez muscular) (APA, 2014) são critérios para qual diagnóstico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q850187 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Barão de Cocais MG Psicólogo CRAS CREAS, Gestão de Concursos, 2020

Sobre as alucinações, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q851365 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Barão de Cocais MG Psicólogo ESF NASF, Gestão de Concursos, 2020

Sobre as alucinações, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q47399 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, Prefeitura de Bom Jesus PI, COPESE

Leia as proposições e assinale a opção CORRETA.

I. O padrão de consumo intenso, contínuo e repetitivo de crack, chamado de binge, é provocado pela fissura e pode durar dias até que o suprimento de droga termine, ou que haja a exaustão do usuário. Esses ciclos intermitentes de doses repetidas de crack, seguidos de parada abrupta em seu consumo, estão associados a sinais e sintomas da retirada, caracterizados por mal-estar físico e psicológico;
II. Apesar de o crack não figurar entre as drogas ilícitas mais consumidas no Brasil, a urgência pelo uso da droga e a intensidade dos efeitos da fissura colocam o risco associado ao consumo da droga como problema de saúde pública. Essa relevância deve-se, principalmente, à violência e aos comportamentos sexuais de risco associados que deflagram desequilíbrios de ordem sócio-sanitária para o usuário e para o contexto que o cerca. A violência e o comportamento sexual de risco atingem a sociedade como um todo e não somente os usuários de crack, aumentando a propagação de doenças sexualmente transmissíveis e a insegurança da população;
III. Estudos apontam que a maconha é utilizada como paliativo aos efeitos negativos de crack. Sua adoção, entretanto, segundo esses mesmos estudos, não poderia ser uma importante estratégia para a redução dos danos associados ao uso crônico de crack, pois não diminui a fissura e os demais sintomas ligados à síndrome de abstinência;
IV. O tratamento para usuários de crack é um tema recente. No Brasil, não existem modelos de tratamento criados especificamente para essa demanda. Entre usuários de substâncias psicoativas em geral, usuários de crack são descritos como os que menos procuram ajuda. Por isso e pela demora em buscar tratamento, a maioria dos pacientes já se apresenta aos serviços com muitos prejuízos, preferindo tratamentos em locais com internação e tendendo a ter baixa adesão ambulatorial após a internação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q231809 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, DETRAN PE, FUNCAB

Os critérios principais para que uma crença seja considerada delirante, segundo Karl Jaspers, em seu livro General Psychopathology, são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q236119 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, DETRAN PE, FUNCAB

Um paciente X, de 20 anos, é reconhecido pelos familiares como apresentando uma reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, distorções cognitivas, perceptivas, construções idiossincráticas do discurso e comportamento excêntrico. Em anamnese, não apresenta atividade delirante. Podemos suspeitar deumTranstorno de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q851190 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Coronel Freitas SC Psicólogo, FEPESE, 2020

São sintomas que podem estar presentes no Transtorno Depressivo Maior, conforme critérios estabelecidos pelo DSM-V:
1. Humor normal, não deprimido, na maior parte do dia, quase todos os dias. 2. Alteração do peso corporal ou do apetite, sem a presença de dieta. 3. Falta de sono ou aumento dele. 4. Fadiga quase todos os dias. 5. Diminuição da capacidade de pensar ou se concentrar quase todos os dias.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q47391 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, Prefeitura de Bom Jesus PI, COPESE

Assinale a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q230654 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, DETRAN PE, FUNCAB

A senhora M., tendo assistido a um acidente de carro que ocorreu há seis meses e que acometeu sua filha mais nova, não consegue parar de lembrar-se a todo momento do acidente. Passou a ter pesadelos e evitar dormir, e não consegue entrar em nenhum carro com medo de que o evento se repita. Não deixa ninguém falar no assunto, ao mesmo tempo em que parece não demonstrar nenhuma emoção. A senhora M. parece apresentar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q842894 | Psiquiatria, Psicopatologia, Prefeitura de Moreilândia PE Médico Psiquiatra, Asconprev, 2020

O curso da síndrome de abstinência alcoólica é altamente variável e depende de alguns fatores.
I- Quantidade de álcool consumida II- Sídromes de abstinências prévias III- Condições médicas associadas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q833811 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de São José do Cedro SC Psicólogo, AMEOSC, 2021

Psicodiagnóstico é um processo científico, limitado no tempo, que utiliza métodos e técnicas psicológicas (entrada), a nível individual ou não, entendendo, à luz de princípios teóricos, os problemas, identificando o caso e prevendo seu curso possível, para comunicar resultados ( resultado). (...) (CUNHA, Jurema Alcides et al. Psicodiagnóstico. Artes Médicas. 1989.2ª ed. Porto Alegre. P.9-11.). Analise o que se enuncia a seguir:
"Investiga a natureza de irregularidades ou inconsistências no quadro sintomático ou em resultados de testes, para estabelecer distinções entre níveis de funcionamento, quadros psicopatológicos (especialmente, patologias subjacentes), tipo de emergência, etc. A tendência clínica atual é a colocar uma ênfase especial neste tipo de diagnóstico ". (CUNHA, Jurema Alcides et al. Psicodiagnóstico. Artes Médicas. 1989.2ª ed. Porto Alegre. P.9-11.). O enunciado apresenta elementos que identificam o "Diagnóstico":
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q840547 | Psiquiatria, Psicopatologia, Médico Psiquiatra, Gestão de Concursos, 2020

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que podem se manifestar de forma isolada ou coexistir, sendo mais ou menos prevalentes em diferentes fases do ciclo vital.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais manifestações de acordo com as diferentes fases da vida de um indivíduo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q847658 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Santo Augusto RS Psicólogo, FUNDATEC, 2020

Analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, levando em consideração os conceitos DSM-5 (2014) sobre Transtorno por Uso de Cannabis. ( ) A maioria das pessoas que desenvolvem um transtorno por uso de Cannabis em geral estabelece um padrão de consumo que não aumenta nem em frequência, nem em quantidade, mantendo-se estável. ( ) Entre os fatores de risco para Transtorno por Uso de Cannabis, estão inclusos fracasso acadêmico, tabagismo, situação familiar instável ou violenta e baixo nível socioeconômico. ( ) O início precoce do uso de Cannabis (por exemplo, antes dos 15 anos de idade) é um preditor robusto para o desenvolvimento do Transtorno por Uso de Cannabis e outros tipos de transtornos por uso de substância e transtornos mentais durante o início da idade adulta.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q833769 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de São José do Cedro SC Psicólogo, AMEOSC, 2021

Fobia é um tipo de perturbação da ansiedade por medo ou aversão persistente a um objeto ou uma situação. As fobias geralmente causam o aparecimento de medo e estão presentes por mais de seis meses.
Sobre "FOBIA", marque a afirmação INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q851055 | Psicologia, Psicopatologia, Prefeitura de Bagé RS Psicólogo, FUNDATEC, 2020

As disfunções sexuais formam um grupo heterogêneo de transtornos que, em geral, se caracterizam por uma perturbação clinicamente significativa na capacidade de uma pessoa responder sexualmente ou de experimentar prazer sexual. Um mesmo indivíduo poderá ter várias disfunções sexuais ao mesmo tempo (APA, 2014).
Assinale a alternativa INCORRETA com relação aos tipos de disfunções sexuais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.