Questões de Concursos Psicopatologia

Resolva questões de Psicopatologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

201Q154540 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TRF 3a, FCC

Devido à natureza da patologia borderline e da complexidade que a compõe, alguns terapeutas propõem um trabalho integrando várias modalidades de tratamento, a fim de tentar abarcar globalmente diferentes aspectos e níveis da problemática, a que denominam de abordagem multimodal. Ammon, discutindo a etiologia, a sintomatologia, o diagnóstico e o tratamento da síndrome borderline, em uma perspectiva humanista,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q849590 | Psicologia, Psicopatologia, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 69 anos de idade comparece à consulta acompanhada pela filha, que informa que a paciente tem apresentado esquecimento frequente de nomes e fatos, desorientação temporoespacial, perda de motivação, perda de funcionalidade, agressividade e dificuldade de compreensão de comandos simples. Relata ainda que, após o início desses sintomas, percebe a mãe deprimida e descontente.  

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Um diagnóstico assertivo e precoce da doença de Alzheimer permite o início do tratamento em fase assintomática, possibilitando retardar o início da patogênese.

  1. ✂️
  2. ✂️

203Q217823 | Psicologia, Psicopatologia, Oficial Técnico de Inteligência Área de Psicologia, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito de psicopatologia e diagnóstico
diferencial.

Pesadelos, sonhos recorrentes, fobia a situação, pessoa ou lugar associados a estressor que tenha causado risco de morte são sintomas típicos de estresse pós-traumático.

  1. ✂️
  2. ✂️

204Q851429 | Psicologia, Psicopatologia, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Um psicólogo, residente de saúde mental do adulto, é chamado para avaliar um paciente internado na unidade de ortopedia de um hospital. O paciente foi internado após se jogar de um carro em movimento, em uma tentativa de autoextermínio. Ele fraturou um dos membros superiores e a clavícula e teve muitas escoriações. Durante o atendimento, o paciente relata que faz uso de lítio e acompanhamento psiquiátrico há um ano. Foi diagnosticado com transtorno bipolar e encaminhado para psicoterapia, contudo, suspendeu o acompanhamento por falta de condições financeiras para pagar as sessões. Informa, ainda, que a tentativa de suicídio ocorreu após uma discussão com a namorada, mas que, por vezes, tem pensamentos de acabar com a própria vida e o sofrimento. O psicólogo acolhe a queixa do paciente e define como conduta o acompanhamento dele durante a internação, seguido por posterior encaminhamento para tratamento. 

A respeito desse caso clínico e considerando os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

A mania afeta o humor, a cognição, a psicomotricidade e o nível de energia do indivíduo; o humor é expansivo e diminui a necessidade de sono.

  1. ✂️
  2. ✂️

205Q848047 | Psicologia, Psicopatologia, Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 69 anos de idade é viúvo, tem dois filhos, já pode se aposentar, mas prefere continuar trabalhando no banco como contador. Sempre foi admirado por ter ótima memória e domínio de cálculos. Há um ano, os filhos começaram a perceber que o pai passou a apresentar dificuldade em realizar atividades como contar uma história e fazer contas quando estava em ambiente de múltiplos estímulos (televisão, rádio, conversas), distraindo-se com facilidade e somente conseguindo conversar com diminuição dos estímulos. Demonstra dificuldade para manter novas informações e relatar coisas que acabaram de ser ditas ou de se lembrar do que fez no dia anterior. Os filhos inicialmente acreditaram se tratar do processo de envelhecimento normal. Porém, atualmente, por vezes, o pai não os reconhece, chamando-os de “aquele homem” e “aquela moça” quando se refere a eles. Eles, então, decidiram levar o pai ao neurologista que, após a anamnese, suspeitou de que se tratasse de um transtorno neurocognitivo maior, encaminhando o paciente para avaliação psicológica.  
Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
Os transtornos neurocognitivos (TNCs) abrangem uma categoria de transtornos em que o deficit clínico primário está na função cognitiva, sendo caraterizados como transtornos de desenvolvimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

206Q155691 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TRT 3a Região, FCC

Existem níveis de gravidade do retardo mental. O retardo mental em que o QI é de 50-55 até aproximadamente 70 corresponde ao retardo mental

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q217990 | Psicologia, Psicopatologia, Oficial Técnico de Inteligência Área de Psicologia, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito de psicopatologia e diagnóstico
diferencial.

A depressão e a melancolia, manifestações da mesma estrutura psíquica, apresentam os seguintes sintomas: negativismo, falta de ânimo, fantasias autodestrutivas e distúrbios somáticos.

  1. ✂️
  2. ✂️

208Q850083 | Psicologia, Psicopatologia, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Luana, de 8 anos de idade, foi diagnosticada com câncer há 20 dias. Os pais relatam que a criança, logo que soube, ficou mais quieta, calada e isolada; mantém-se boa parte do tempo em seu quarto e chora com frequência desde o início. Preocupada com o tratamento, ela sempre faz o seguinte questionamento aos pais ou mesmo ao médico responsável pelo caso: “Qual será o próximo passo?” (sic). Pede que não lhe escondam nada. Diz ter medo da morte. Há uma semana, em um dos momentos a sós com os pais, ela declarou: “Sinto que sou um peso para vocês. Tenho medo de nunca mais poder voltar à escola. Não entendo por que isso aconteceu logo comigo. Queria só poder ter minha vida de volta... sair desse hospital, ir para a escola, fazer meus deveres, encontrar meus amigos e passear com minha família. Tenho certeza de que vocês também pensavam em outras coisas pra mim. Não é justo comigo nem com vocês” (sic).

A partir desse caso clínico hipotético, julgue o item a seguir, considerando o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), o Código de Ética Profissional do Psicólogo, noções de psicologia hospitalar e o papel do psicólogo nesse contexto.

As sensações de exclusão, de não pertencimento ou mesmo de abandono apresentadas por Luana desencadeiam a criação de defesas que estão comprometendo seu processo de enfrentamento da doença.

  1. ✂️
  2. ✂️

209Q156105 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TRT 9a REGIÃO, FCC

De acordo com o DSM-IV-TR (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), a característica essencial do Transtorno Bipolar I quanto às características diagnósticas é um curso clínico caracterizado pela ocorrência de um ou mais Episódios

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q98908 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Psicologia, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considerando o DSM-IV-TR, julgue os itens que se seguem,
relativos aos transtornos de adaptação.

Os estressores podem ser resultantes de um evento isolado ou de múltiplos eventos e podem ser recorrentes ou contínuos.
  1. ✂️
  2. ✂️

211Q849969 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Ministerial Psicologia, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Foi solicitado ao psicólogo de determinada instituição jurídica avaliar um caso de alienação parental em que a mãe faz uso abusivo de substâncias psicoativas. Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item que segue.

Se a substância em questão for o álcool, o AUDIT (alcohol use disorders identification test) é o instrumento indicado para a rápida avaliação da gravidade do abuso dessa substância.
  1. ✂️
  2. ✂️

212Q154438 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TJ AP, FCC

Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, estados de angústia subjetiva e perturbação emocional, usualmente interferindo com o funcionamento e o desempenho sociais e que surgem em um período de adaptação a uma mudança significativa de vida ou em consequência de um evento de vida estressante (incluindo a presença ou possibilidade de doença física séria) correspondem aos Transtornos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q849060 | Psicologia, Psicopatologia, Multiprofissional em Atenção Cardíaca Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Acerca de pacientes acometidos por cardiopatias, julgue o item a seguir.

A prevalência de transtornos psicológicos, tais como ansiedade e sintomas depressivos, em pacientes acometidos por cardiopatias não é significativa em amostra clínica.

  1. ✂️
  2. ✂️

214Q148424 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A partir de 1952, o DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico
dos Distúrbios Mentais, em sua quarta revisão) substituiu os
conceitos de psicose, neurose e perversão pela noção de distúrbio.
Na segunda revisão de classificação das doenças (CID-10), a
OMS definiu os distúrbios mentais e do comportamento segundo
os mesmos critérios do DSM-IV. Considerando essas
classificações, dois pacientes, um diagnosticado com distúrbio
dissociativo e outro, com diagnóstico de perturbação do curso do
pensamento, podem apresentar, respectivamente

neurose histérica e esquizofrenia.

  1. ✂️
  2. ✂️

215Q847648 | Psicologia, Psicopatologia, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 63 anos de idade é encaminhado ao pronto-socorro cardiológico, apresentando dor no peito e fadiga extrema. Após a realização de alguns exames, constata-se a necessidade de realização de cirurgia cardíaca para retirada de um aneurisma cardíaco. Quando comunicado a respeito da conduta médica necessária, o paciente informa que não vai fazer a cirurgia e diz que tem superpoderes, que consegue se curar sozinho e que pode fazer uma consulta com seres de outros planetas, que o ajudarão a retirar o aneurisma por meio de energias solares. O paciente também apresenta discurso desorganizado e delírio de grandeza. O psicólogo responsável pela unidade foi chamado para avaliar o paciente.  

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

A doença de Alzheimer, além da perda de memória e de desorientação, pode apresentar o delírio de grandeza como sintoma.

  1. ✂️
  2. ✂️

216Q840622 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Psicogeriatria, SES DF, IADES, 2020

Uma paciente de 19 anos de idade refere ser bastante preocupada com o peso, mas tem muita dificuldade em controlar sua vontade de comer. Faz dieta por conta própria para emagrecer, com grandes períodos de jejum. Mas também há vários momentos em que se desespera e consome grandes quantidades de alimento, mesmo que não lhe agrade ao paladar; depois vai ao banheiro para vomitar, sentindo-se muito culpada por ter comido compulsivamente e provocado o vômito. Nos últimos tempos, esse comportamento tem aumentado. Também utiliza, sem orientação médica, medicações do tipo laxantes e diuréticos. Sua preocupação com o peso tem piorado, e ela está um pouco acima do peso considerado adequado para sua idade e altura.  


Em relação a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
O tratamento farmacológico do transtorno apresentado deve evitar a utilização dos inibidores da recaptação da serotonina, pois eles aumentam o apetite e a compulsão alimentar na maioria dos pacientes.
  1. ✂️
  2. ✂️

217Q851894 | Psicologia, Psicopatologia, Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 69 anos de idade é viúvo, tem dois filhos, já pode se aposentar, mas prefere continuar trabalhando no banco como contador. Sempre foi admirado por ter ótima memória e domínio de cálculos. Há um ano, os filhos começaram a perceber que o pai passou a apresentar dificuldade em realizar atividades como contar uma história e fazer contas quando estava em ambiente de múltiplos estímulos (televisão, rádio, conversas), distraindo-se com facilidade e somente conseguindo conversar com diminuição dos estímulos. Demonstra dificuldade para manter novas informações e relatar coisas que acabaram de ser ditas ou de se lembrar do que fez no dia anterior. Os filhos inicialmente acreditaram se tratar do processo de envelhecimento normal. Porém, atualmente, por vezes, o pai não os reconhece, chamando-os de “aquele homem” e “aquela moça” quando se refere a eles. Eles, então, decidiram levar o pai ao neurologista que, após a anamnese, suspeitou de que se tratasse de um transtorno neurocognitivo maior, encaminhando o paciente para avaliação psicológica.  

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Existem dois tipos de demências: as reversíveis e as irreversíveis. As reversíveis podem ser causadas pelos seguintes fatores: depressão, quadros endócrinos, má nutrição, deficiências vitamínicas, anemia, desidratação, uso indevido de medicações, hidrocefalia normotensiva, infecções e tumores cerebrais. As irreversíveis são caracterizadas por processos degenerativos do cérebro.

  1. ✂️
  2. ✂️

218Q147748 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TJ PI, FCC

A característica-chave de identificação dos transtornos bipolares é a tendência de episódios

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q847863 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, SES DF, IADES, 2020

Um homem de 63 anos de idade é um paciente antigo da ala psiquiátrica de um tradicional instituto de saúde mental da sua região. Está institucionalizado há 36 anos, tendo perdido seus vínculos familiares e comunitários originais. É conhecido por ser inteligente e articulado, mas também agitado e com pensamentos de onipotência, como nas diversas situações em que afirma ser “irmão de Deus”, enviado para libertar a humanidade do satanismo. Frequentemente, o paciente fica sentado em uma cadeira no pátio da instituição, de forma que é possível perceber a boca dele se contraindo, bem como a respectiva cabeça que, constantemente, se contrai para o lado esquerdo, de maneira involuntária. O paciente passa boa parte do dia sentado nessa cadeira, quase imóvel, com olhar vago em uma única direção. No horário do almoço, cotidianamente, algum enfermeiro se aproxima do paciente e o convida para almoçar, ao que ele responde, prontamente, caminhando em direção ao refeitório. Costuma iniciar a refeição usando as mãos para levar o alimento até a boca, mas, sempre que é repreendido por algum cuidador, passa a utilizar os talheres disponíveis. A equipe relata que o paciente realiza as próprias atividades fisiológicas de maneira independente, mas que necessita, continuamente, de ser lembrado pela equipe de ir ao banheiro, beber água etc. Regularmente, a instituição que acolhe o paciente recebe visitas de estudantes de psicologia e de psiquiatria, e ele sempre é entrevistado por tais estudantes. Relata, nessas ocasiões, o respectivo grau de parentesco com Deus e adentra um diálogo acerca de sua missão divina, mas, sempre que indagado quanto a pontos da própria história, age como se tivesse se esquecido do que estava falando, afirmando sempre “não sei, não lembro”. A rotina desse paciente tem sido essa, com pouquíssimas mudanças ao longo dos últimos 36 anos.  

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Nesse caso, a hipótese de catatonia, é descartada em função da presença de movimentos involuntários.

  1. ✂️
  2. ✂️

220Q850847 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Ministerial Psicologia, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2020

Foi solicitado ao psicólogo de determinada instituição jurídica avaliar um caso de alienação parental em que a mãe faz uso abusivo de substâncias psicoativas. Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item que segue.

Na avaliação clínica inicial, caso se confirme que a dependência é química, é importante considerar o aspecto cognitivo do paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.