Início

Questões de Concursos Psicopatologia

Resolva questões de Psicopatologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q152767 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, a respeito de psicopatologia.

A anorexia mental tem grande prevalência em adolescentes e relaciona-se ao impasse de tornar-se adulto. Os adolescentes encontram, no emagrecimento provocado, satisfação da necessidade de controle e prazer narcísico advindo da manipulação do corpo, além do sentimento de poder e da negação da gravidade da situação.

  1. ✂️
  2. ✂️

202Q848981 | Psicologia, Psicopatologia, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Luana, de 8 anos de idade, foi diagnosticada com câncer há 20 dias. Os pais relatam que a criança, logo que soube, ficou mais quieta, calada e isolada; mantém-se boa parte do tempo em seu quarto e chora com frequência desde o início. Preocupada com o tratamento, ela sempre faz o seguinte questionamento aos pais ou mesmo ao médico responsável pelo caso: “Qual será o próximo passo?” (sic). Pede que não lhe escondam nada. Diz ter medo da morte. Há uma semana, em um dos momentos a sós com os pais, ela declarou: “Sinto que sou um peso para vocês. Tenho medo de nunca mais poder voltar à escola. Não entendo por que isso aconteceu logo comigo. Queria só poder ter minha vida de volta... sair desse hospital, ir para a escola, fazer meus deveres, encontrar meus amigos e passear com minha família. Tenho certeza de que vocês também pensavam em outras coisas pra mim. Não é justo comigo nem com vocês” (sic).

A partir desse caso clínico hipotético, julgue o item a seguir, considerando o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), o Código de Ética Profissional do Psicólogo, noções de psicologia hospitalar e o papel do psicólogo nesse contexto.

O afastamento para tratamento pode trazer consequências no âmbito interpessoal e afetivo de Luana.

  1. ✂️
  2. ✂️

203Q1049767 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psicogeriatria, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 47 anos afirma que há uma cobra em seu abdômen. Apesar de os exames objetivos mostrarem total normalidade, o paciente mantém sua crença inabalável na presença da cobra dentro de seu corpo.

Esse episódio pode ser descrito como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q850632 | Psicologia, Psicopatologia, Residência Multiprofissional Psicologia, HUB, CESPE CEBRASPE, 2020

Luana, de 8 anos de idade, foi diagnosticada com câncer há 20 dias. Os pais relatam que a criança, logo que soube, ficou mais quieta, calada e isolada; mantém-se boa parte do tempo em seu quarto e chora com frequência desde o início. Preocupada com o tratamento, ela sempre faz o seguinte questionamento aos pais ou mesmo ao médico responsável pelo caso: “Qual será o próximo passo?” (sic). Pede que não lhe escondam nada. Diz ter medo da morte. Há uma semana, em um dos momentos a sós com os pais, ela declarou: “Sinto que sou um peso para vocês. Tenho medo de nunca mais poder voltar à escola. Não entendo por que isso aconteceu logo comigo. Queria só poder ter minha vida de volta... sair desse hospital, ir para a escola, fazer meus deveres, encontrar meus amigos e passear com minha família. Tenho certeza de que vocês também pensavam em outras coisas pra mim. Não é justo comigo nem com vocês” (sic).

A partir desse caso clínico hipotético, julgue o item a seguir, considerando o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), o Código de Ética Profissional do Psicólogo, noções de psicologia hospitalar e o papel do psicólogo nesse contexto.

Uma das estratégias de trabalho do psicólogo no caso de Luana pode ser a preparação psicológica da paciente para a realização de procedimentos invasivos dolorosos.

  1. ✂️
  2. ✂️

205Q149387 | Psicologia, Psicopatologia, Analista Judiciário Psicologia, TRT 17a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência aos sintomas inerentes à depressão psicogênica,
julgue os itens que se seguem, à luz da concepção da
psicopatologia a respeito dos transtornos de humor.

Na depressão, a inibição exprime-se sob as formas de cansaço e de impotência para assumir as atividades cotidianas, mas o paciente conserva algo dos laços com o social, e não apresenta a lentidão psíquica e motora típica da melancolia, com sua expressão congelada e sua inacessibilidade às relações.

  1. ✂️
  2. ✂️

206Q1041200 | Psiquiatria, Psicopatologia, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Uma mulher de 32 anos de idade, sem histórico psiquiátrico prévio e sem histórico de uso de substâncias, funcionária pública, vem passando por uma série de mudanças em seu setor de trabalho nos últimos 3 meses, o que tem promovido um aumento significativo de conflitos interpessoais entre os colegas. Há duas semanas, após uma conversa com seu chefe, ela recebeu a notícia de que seria redirecionada para outra área, pois estavam realinhando os processos de trabalho. Essa notícia foi recebida com muita angústia e desespero, pois ela não esperava e não desejava essa mudança. Ficou se sentindo preterida e desvalorizada com a decisão de seu chefe. Desde o ocorrido, passou a apresentar um humor deprimido, choro fácil e sentimentos de desesperança em relação ao seu trabalho e seu futuro. Mesmo insatisfeita, seguiu comparecendo ao trabalho, sem alterações no sono, na alimentação ou na concentração. Porém, dado o sentimento de revolta, começou a chegar atrasada, sair mais cedo e protelar entregas de demandas a ela destinadas. Começou ainda a ter problemas em casa, com muitas brigas com seu marido e filhos, por sua irritabilidade acentuada. Nesse contexto, passou a dirigir em alta velocidade e a colocar o carro na contramão, embora negue ter vontade de morrer ou de se matar. Diante dessa situação, foi levada a atendimento especializado contra sua vontade.

Julgue o item subsecutivo, considerando o caso clínico hipotético apresentado.

Em situações como a descrita, é especialmente relevante considerar a possibilidade de ganhos secundários associados ao tratamento, uma vez que a posição de doente pode ser gratificante para indivíduos geralmente saudáveis que tiveram pouca vivência com o potencial que a doença oferece para afastá-las de suas obrigações.

  1. ✂️
  2. ✂️

207Q961027 | Psiquiatria, Psicopatologia, Medicina Psiquiatria, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

A demência é uma síndrome caracterizada por múltiplos comprometimentos nas funções cognitivas sem alteração da consciência, podendo haver várias causas para a mesma, algumas delas são reversíveis e, por isso, torna-se de suma importância uma investigação etiológica. Pacientes deprimidos podem apresentar esquecimentos, a chamada pseudodemência, sem haver doença orgânica de base. São parâmetros que orientam o diagnóstico diferencial entre demência e pseudodemência, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q1047055 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatria, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Preencha os parênteses na ordem sequencial em que ocorrem etapas para o diagnóstico de um transtorno mental causado por uma condição médica geral.
( ) Determinar que a perturbação é mais bem explicada por outro transtorno mental (por exemplo, transtorno de ajustamento, no qual o estressor é uma condição médica geral grave).
( ) Determinar que os sintomas mentais são etiologicamente relacionados à condição médica geral por meio de um mecanismo fisiológico.
( ) Estabelecer, com base na história, no exame físico ou nos achados laboratoriais, a presença de uma condição médica geral.
( ) Determinar que a perturbação não ocorre exclusivamente durante o curso de um delirium.

A sequência correta em que ocorre o processo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q1047047 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatria, CIAAR, Aeronáutica, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre os transtornos somatoformes.
I. O transtorno conversivo (transtorno de sintomas neurológicos funcionais) é caracterizado pela presença de um ou mais sintomas de alteração na função motora ou sensorial voluntária, sem uma condição médica geral que possa explicar completamente os sintomas.
II. A característica essencial do transtorno factício é a falsificação de sinais ou sintomas médicos ou psicológicos associados a um engano identificado, mesmo na ausência de recompensas externas óbvias.
III. No transtorno de ansiedade de doença (hipocondria), há preocupação persistente com a possibilidade de ter uma ou mais doenças graves, apesar de exames e reasseguramento médico.
IV. No transtorno de sintomas somáticos, os sintomas físicos são proeminentes, mas não resultam em sofrimento significativo ou prejuízo no funcionamento diário.

Estão corretas apenas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q903713 | Psicologia, Psicopatologia, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Paulo, 48 anos, mecânico, atualmente não está conseguindo trabalhar com regularidade por uso abusivo (contínuo) de bebida alcoólica com perda do controle do uso. O referido chega para entrevista psicológica no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS I) de seu município após ser acolhido na UBS de seu bairro; foi avaliado pelo médico da saúde da família que levantou a hipótese diagnóstica de Síndrome de Dependência Química (SAD). Paulo Dalgalarrondo (2008 p. 348) define a síndrome de dependência química como um estado psíquico e físico resultante da ingestão repetitiva de álcool, incluindo a compulsão para ingerir bebidas alcoólicas de modo contínuo ou periódico, havendo a perda do controle. De acordo com o caso hipotético relatado e a definição do autor Paulo Dalgalarrondo sobre a SAD, assinale, a seguir, a alternativa que apresenta os aspectos característicos dessa síndrome.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q907758 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psicólogo com Especialidade em Neuropsicologia, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

O paciente com Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) pode ter vários processos atencionais comprometidos, a atenção que é definida como um estado de prontidão para identificar e responder a estímulo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q910853 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo 20h, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

Nos transtornos do espectro autista, além dos sintomas clássicos, existem funções psíquicas que são mais afetadas do que em outros transtornos. Assinale a alternativa que contempla somente funções psíquicas mais afetadas para os transtornos do espectro autista:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q1055809 | Psicologia, Psicopatologia, Técnico Psicólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

De acordo com Barlow (2009), para diagnosticar o TDM (Transtorno de Depressão Maior), o terapeuta examina os atuais sintomas de depressão usando os critérios do DSM-IV ou da CID-10, interrogando sobre cada sintoma e sobre qualquer histórico passado de depressão. O terapeuta pode, também, usar de estratégias como testes psicológicos, inventários, dentre outros. Dentre as estratégias usadas para o diagnóstico do TDM, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O diagnóstico TDM não pode ser feito se os sintomas atenderem aos critérios de um episódio misto, no qual coexistiram sintomas de um episódio maníaco e de um episódio depressivo maior.
( ) Dentre dos sintomas, encontram-se: insônia ou hipersonia, agitação ou retardo psicomotor grave o suficiente para ser observado por outras pessoas e sentimento de inutilidade, ou culpa indevida ou excessiva.
( ) No diagnóstico, o terapeuta poderá administrar a HDRS (Hamilton, 1960) ou o BDI-II (Beck et al., 1996) deverá repetir esses instrumentos em um intervalo de alguns meses, para confirmar os avanços deste paciente.
( ) Para cumprir os critérios completos para um episódio depressivo maior, os sintomas do paciente devem causar aflição clinicamente significativa ou prejuízo social, ocupacional ou em outras áreas de funcionamento importante.
( ) Um episódio depressivo maior implica um período de pelo menos duas semanas nas quais a pessoa tem humor deprimido ou perda de interesse ou prazer em quase todas as atividades durante o dia, quase todos os dias, acompanhado de pelo menos quatro outros sintomas de depressão presentes todos os dias.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q997382 | Psicologia, Psicopatologia, Grupo Psicologia, EBSERH, FGV, 2025

Os saberes médicos ocupam uma posição hegemônica no campo de drogas contemporâneo, influenciando políticas públicas e ofertas assistenciais e preventivas da dependência de substâncias psicoativas.
Com relação à influência dos saberes médicos nessa área, é correto afirmar, de uma forma crítica, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q944996 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia, MEC, INEP, 2022

As ações sociais voltadas para a promoção de saúde são sintetizadas na Carta de Ottawa, de 1986, que define quatro diretrizes para atuação: integração da saúde como práticas de políticas públicas saudáveis, atuação da população na gestão do sistema de saúde, reorientação dos sistemas de saúde e ênfase na mudança dos estilos de vida. É nesse último eixo que a Psicologia estará situada, como campo de saber que propõe quais poderiam ser esses estilos para uma vida saudável.
MEDEIROS, P.; BERNARDES, A.; GUARESCHI, N. O conceito de saúde e suas implicações nas práticas psicológicas. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, v. 21, n. 3, p. 263-69, set-dez. 2005 (adaptado).

Considerando a importância de uma perspectiva crítica da Psicologia nas políticas de promoção da saúde, avalie as afirmações a seguir.
I. A Psicologia oferece subsídios para o entendimento e nivelamento dos sujeitos em relação a critérios de normalidade e anormalidade, o que fundamenta o conceito de saúde como ausência de doença.
II. A Psicologia contribui com a promoção da saúde ao atuar de forma crítica em oposição às práticas individualizantes, privatistas e assistencialistas.
III. A implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil foi um marco nas discussões epistemológicas sobre a saúde e acarretou uma série de consequências metodológicas voltadas para as políticas públicas de saúde que têm como foco a população.
IV. As diretrizes de integralidade e interdisciplinaridade propostas pelo SUS criam a necessidade de articulação entre campos de saber distintos na saúde pública, que incluem a Psicologia, para o entendimento de fatores relacionados ao indivíduo, em detrimento do coletivo.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q1042302 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo 30h, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

João, 20 anos, diagnosticado como esquizofrênico, teve um surto psicótico durante o qual agrediu violentamente sua mãe. Sobre o caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q1041190 | Psiquiatria, Psicopatologia, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Como já observaram os antropólogos, um dos acidentes mentais mais comuns entre os povos primitivos é o que eles chamam de “a perda da alma” — que significa, como bem indica o nome, uma ruptura (ou, mais tecnicamente, uma dissociação) da consciência. Entre esses povos, para quem a consciência tem um nível de desenvolvimento diverso do nosso, a “alma” (ou psique) não é compreendida como uma unidade. Muitos deles supõem que o homem tenha uma “alma do mato” (bush soul) além da sua própria, alma que se encarna num animal selvagem ou numa árvore com os quais o indivíduo possua alguma identidade psíquica. É a isto que o ilustre etnólogo francês Lucien Lévy-Bruhl chamou “participação mística”.

JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos.
Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1964 (com adaptações).

Considerando o texto, o atual Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V-TR) e a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), que inclui diversas observações culturais nos seus capítulos, julgue o item que se segue.

Ainda que determinada situação específica se assemelhe a um episódio dissociativo, caso ela possa ser explicada pelo contexto cultural particular e não gere sofrimento ou incapacidade significativa, então não satisfará os critérios diagnósticos para transtornos de natureza dissociativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

218Q1042303 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo 30h, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A psicóloga Débora coordena um grupo terapêutico voltado para adolescentes e constata que a internalização de um ideal corporal magro aumenta o risco de desenvolver preocupações com o peso. Jéssica, 16 anos, está muito magra, mas se vê gorda ao se olhar no espelho e praticamente só se alimenta com alface e água, temendo ganhar peso.
É possível identificar em Jéssica o quadro de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q903719 | Psicologia, Psicopatologia, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Maria, 32 anos, trabalha como gerente de projetos em uma empresa de tecnologia. Nos últimos meses, ela tem enfrentado sintomas de ansiedade, insônia e dificuldade de concentração. Seu desempenho no trabalho começou a ser afetado, e ela percebeu que está se isolando dos colegas. Maria então decidiu procurar ajuda e foi encaminhada para um programa de saúde mental oferecido pela empresa, que incluiu as seguintes etapas: triagem e avaliação inicial, plano de intervenção, sessões de terapia, integração com o ambiente de trabalho, acompanhamento e prevenção. Qual é o propósito dos programas voltados para a atenção em saúde mental, álcool e outras drogas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

220Q992197 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Perturbação na percepção do próprio peso ou da própria forma é característica essencial da/do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.