Início

Questões de Concursos Psicopatologia

Resolva questões de Psicopatologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q907756 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psicólogo com Especialidade em Neuropsicologia, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Estudos apontam que alterações neurológicas e neuropsicológicas estão sendo identificadas em populações expostas a metais pesados. Tais alterações apresentam consequências subclínicas que afetam principalmente a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

242Q1055806 | Psicologia, Psicopatologia, Técnico Psicólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

O autor, referência em psicopatologia, Dalgalarrondo Apud Sonenreich e Bassitt (1979), afirmam que as relações da psicopatologia com a psicologia geral e a psiquiatria são múltiplas. Há diversas visões sobre sua posição exata em relação à psicologia e à psiquiatria. São visões da relação da psicopatologia com a psicologia geral e a psiquiatria, EXCETO a psicopatologia como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

243Q902719 | Psicologia, Psicopatologia, Professor de Apoio à Comunicação, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Leia o texto atentamente.
Os estudos apontam que a expressão “autismo” foi utilizada pela primeira vez em 1911, pelo psiquiatra suíço Paul Eugen Bleuler, para descrever a “fuga da realidade” observada em alguns indivíduos. O termo foi usado para designar a perda do contato com a realidade, o que acarretava uma grande dificuldade ou impossibilidade de comunicação (BRASIL, 2010). Em termos gerais, apontam-se, em muitos dos indivíduos dentro do espectro, deficits clinicamente significativos e persistentes na comunicação social e nas interações sociais, manifestados de todas as maneiras; deficits expressivos na comunicação não-verbal e verbal usadas para interação social; falta de reciprocidade socioemocional; incapacidade para desenvolver e manter relacionamentos de amizade apropriados para o estágio de desenvolvimento; padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses; comportamentos motores ou verbais estereotipados, ou comportamentos sensoriais incomuns; excessiva adesão/aderência a rotinas e a padrões ritualizados de comportamento; interesses restritos, fixos e intensos.
É verdadeiro o que se afirma sobre o texto em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

244Q992187 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatria Infância e Adolescência, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Em geral, as crianças com transtorno de oposição desafiante tendem frequentemente a:

I- impacientar-se fácil e repetidamente.

II- obedecer a regras.

III- desafiar os adultos.

IV- aborrecer-se e zangar-se facilmente.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q1045737 | Psicologia, Psicopatologia, Professor de Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Aratiba RS, FUNDATEC, 2025

Os diagnósticos a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA) são formulados a partir de hipóteses relacionadas com a análise de um conjunto de sintomas que ocorrem de forma persistente e em idade inadequada. Sobre esse tema, podemos citar como uma condição obrigatória para o diagnóstico de TEA, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q1028172 | Psiquiatria, Psicopatologia, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

O transtorno de transe e possessão é de grande relevância na psiquiatria forense. Sobre esse transtorno, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q1046157 | Psicologia, Psicopatologia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Sananduva RS, Unoesc, 2024

Em relação ao TDAH (transtorno do déficit de atenção/hiperatividade), considerando o Guia para compreensão e manejo do TDAH da World Federation of ADHD, de 2019, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

() O transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade éum transtorno doneurodesenvolvimento.

()O transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade é altamente oneroso e traz importantes prejuízos funcionais, como problemas sociais e de vida familiar, baixa escolaridade e abandono escolar, baixa autoestima, prejuízo no desenvolvimento emocional, problemas ocupais e divórcio.

() O diagnóstico do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade é estabelecido clinicamente, com base em critérios definidos por sistemas de classificação diagnóstica como DSM e a CID.

() As principais características do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade são sintomas de atenção, hiperatividade e impulsividade apropriados para a fase do desenvolvimento.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

248Q1041188 | Psiquiatria, Psicopatologia, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Como já observaram os antropólogos, um dos acidentes mentais mais comuns entre os povos primitivos é o que eles chamam de “a perda da alma” — que significa, como bem indica o nome, uma ruptura (ou, mais tecnicamente, uma dissociação) da consciência. Entre esses povos, para quem a consciência tem um nível de desenvolvimento diverso do nosso, a “alma” (ou psique) não é compreendida como uma unidade. Muitos deles supõem que o homem tenha uma “alma do mato” (bush soul) além da sua própria, alma que se encarna num animal selvagem ou numa árvore com os quais o indivíduo possua alguma identidade psíquica. É a isto que o ilustre etnólogo francês Lucien Lévy-Bruhl chamou “participação mística”.

JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos.
Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1964 (com adaptações).

Considerando o texto, o atual Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V-TR) e a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), que inclui diversas observações culturais nos seus capítulos, julgue o item que se segue.

O termo experiência de possessão chega a ser mencionado nos critérios diagnósticos para transtorno dissociativo de identidade no DSM-V-TR, enquanto na CID-10 não há tipologias específicas para a classificação de situações de transe ou possessão.

  1. ✂️
  2. ✂️

249Q1028169 | Psiquiatria, Psicopatologia, Junta Médica em Psiquiatria, MPU, FGV, 2025

Carolina, 25 anos, é trazida por sua mãe a consulta psiquiátrica. Refere que a paciente busca constantemente atenção e sente-se incomodada quando não recebe a atenção que acredita merecer. Diz também que ela é facilmente influenciada por opiniões e comportamentos de conhecidos, mudando suas atitudes de acordo com o grupo em que está inserida. Ao realizar a consulta, o psiquiatra observa Carolina vestida com roupas chamativas e provocativas, com um discurso teatral e superficial que oscila rapidamente. Diante desse quadro clínico, o diagnóstico mais provável é transtorno
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q1062762 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, SES MT, FGV, 2024

Os colegas de trabalho de Bia começaram a estranhar quando seu comportamento mudou. Bia ficou muito falante, desinibida, inquieta, com a autoestima elevada, o pensamento acelerado, cheia de ideias e projetos grandiosos.

De acordo com o DSM 5, essa mudança de comportamento de Bia sugere o diagnóstico de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

251Q1062768 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, SES MT, FGV, 2024

Os transtornos de personalidade antissocial, boderline, histriônica e narcisista são categorizados como transtornos do Cluster
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

252Q1062770 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, SES MT, FGV, 2024

Fany está noiva de Gustavo, mas seus familiares são contrários ao relacionamento porque percebem que o rapaz manipula e distorce informações, de forma a negar os acontecimentos que a moça sabe que existiram, levando-a a duvidar de si mesma, de sua memória, da sua percepção e até da sua sanidade.

Os comportamentos de Gustavo são sugestivos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

253Q1049769 | Psicologia, Psicopatologia, Psicoterapia, EBSERH, FGV, 2024

Quanto à síndrome de Munchausen, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q968708 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia, TRERR, FCC

Segundo a Classificação de Transtornos Mentais da CID-10, esse transtorno conta com os seguintes aspectos principais: sintomas físicos múltiplos, recorrentes e frequentemente mutáveis os quais em geral têm estado presentes por vários anos antes que o paciente seja encaminhado para um psiquiatra. A maioria dos pacientes tem uma longa e complicada estória de contato com serviços medidos tanto primários quanto especializados, durante a qual muitas investigações negativas ou operações infrutíferas podem ter sido realizadas. Trata-se do transtorno de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q1034003 | Psiquiatria, Psicopatologia, Médico Área Psiquiatra, UFG, IV UFG, 2023

A agorafobia é caracterizada pelo medo ou ansiedade em múltiplas situações públicas, sejam elas entre multidões ou simplesmente estando sozinhas. Mais especificamente, pacientes com agorafobia temem esses ambientes porque sentem que, se desenvolvessem uma condição assustadora ou humilhante, seriam incapazes de obter ajuda ou escapar rapidamente do ambiente. O medo ou ansiedade é, de acordo com o DSM-5, "fora de proporção" com relação à ameaça real. Os pacientes também podem ter outros sintomas psicossomáticos, muitas vezes gastrointestinais ou autônomos, associados ao medo ou à ansiedade. Essa combinação de medo e sintomas psicossomáticos leva a uma grande disfunção em vários aspectos da vida. Dessa forma, a característica primordial do paciente com agorafobia é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

256Q1045036 | Psicologia, Psicopatologia, Educação Especial, Prefeitura de Umuarama PR, INSTITUTO AOCP, 2019

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Caracteriza-se como Transtorno do Espectro Autista (TEA):


I. Deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação e da interação sociais, manifestada por deficiência marcada de comunicação verbal e não verbal usada para interação social.

II. Ausência de reciprocidade social e falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento.

III. Padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns.

IV. Inexpressiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados, além de interesses restritos e fixos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

257Q1041198 | Psiquiatria, Psicopatologia, Analista Judiciário Medicina Psiquiatria, TRF 6 REGIÃO, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Um médico psiquiatra está de plantão e recebe uma paciente de 35 anos de idade, branca, casada, mãe de um filho e que trabalha como advogada em uma jornada de trabalho extenuante. Ela relata que, há 1 hora, estava em seu trabalho, sentada à mesa, lidando com diversos processos, quando, de forma súbita, começou a não acreditar mais ser ela mesma. Percebia-se fora de seu corpo e não sabia mais quem era, sentindo-se como se não fosse real. Junto com essa sensação, sentiu que o ambiente em que estava já não era o mesmo, que a sala estava cada vez maior e que ela estava pequena em relação ao espaço ao seu redor. Relata que, quanto mais se percebia dessa forma, mais outros sentimentos tomavam conta de seu corpo, de modo que passou a sentir formigamento e tremor, que evoluíram para uma tontura seguida de uma síncope. Na ocasião, foi socorrida por colegas de trabalho, que a trouxeram para o pronto-socorro. Do trabalho até o hospital, eles demoraram 20 minutos e a paciente refere que, quando chegaram, os sintomas já haviam aliviado. Ela menciona que essas crises começaram há cerca de 2 semanas, quando recebeu uma gratificação e assumiu um cargo importante em seu trabalho. Desde então, apresentou 4 crises como essa. Afirma que nunca teve nenhum problema psiquiátrico e que está com medo de ter alguma doença grave, temendo morrer, uma vez que vem fazendo tratamento para HIV há mais de 1 ano e teme que as crises possam estar relacionadas à sua condição. Atualmente, ela faz uso de Atazanavir + Ritonavir diariamente. Nega estar fazendo uso de substâncias recreativas, mas consome mais de 5 xícaras de café por dia. Exames laboratoriais e de imagem solicitados pelo médico não apresentam nenhuma alteração aguda do ponto de vista clínico.

A respeito do caso clínico hipotético apresentado e dos aspectos clínicos e terapêuticos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

É possível inferir que, do ponto de vista psicopatológico, a paciente apresentou sintomas tanto de despersonalização quanto de desrealização.

  1. ✂️
  2. ✂️

258Q1055807 | Psicologia, Psicopatologia, Técnico Psicólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Segundo Dalgalarrondo (2008), embora muitos autores utilizem os termos ansiedade e angústia como sinônimos, cabe ressaltar que ambos apresentam diferenças. Em relação às diferenças entre angústia e ansiedade, analise as afirmativas seguir.
I. A ansiedade é definida como estado de humor desconfortável, apreensão negativa em relação ao futuro e inquietação interna desagradável.
II. O termo angústia relaciona-se diretamente à sensação de aperto no peito e na garganta, de compressão e sufocamento.
III. A angústia assemelha-se muito à ansiedade, tendo conotação menos corporal e mais relacionada ao presente.
IV. Do ponto de vista existencial, a ansiedade tem significado mais marcante, é algo que define a condição humana; trata- -se de um tipo de vivência pesada; porém, fundamental.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

259Q1055816 | Psicologia, Psicopatologia, Técnico Psicólogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Os aspectos essenciais da esquizofrenia são um misto de sinais e sintomas característicos tanto de sintomas negativos quanto de sintomas positivos. Esses sinais e sintomas estão associados com acentuada disfunção social e ocupacional. (DSM-VI-TR, 2002.)
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Os sintomas negativos da esquizofrenia respondem por um grau substancial da morbidade associada ao transtorno.
II. Os sintomas positivos parecem refletir um excesso ou distorção de funções normais; os sintomas negativos parecem refletir uma diminuição ou perda de funções normais.
III. A desorganização do pensamento, considerada como “transtorno do pensamento formal”, é defendida por alguns autores como sendo o aspecto mais importante da esquizofrenia.
IV. Os sintomas positivos incluem distorções ou exageros do raciocínio lógico (delírios), da percepção (alucinações), da linguagem e comunicação (discurso desorganizado) e do controle comportamental (comportamento amplamente desorganizado ou catatônico).
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

260Q1033571 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatria da Infância e Adolescência, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 20 anos, estudante universitário, reside com os pais. Não tem histórico de problemas clínicos ou neurológicos significativos. É tabagista e faz uso eventual de bebidas alcoólicas. Nega uso de drogas ilícitas. Seus pais começaram a ficar preocupados com ele, especialmente nos últimos 6 meses, quando começou a ter comportamentos estranhos. Dizia que estava sendo seguido por agentes secretos e começou a passar cada vez mais tempo sozinho, fechado no seu quarto. Perguntado sobre o que lhe estava ocorrendo, disse que ouvia vozes comentando seus atos ou o insultando. Disse também que seus professores da universidade estavam conspirando para prejudicar sua carreira.
O diagnóstico mais provável e o tratamento mais adequado são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.