Início

Questões de Concursos Psicopatologia

Resolva questões de Psicopatologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q1035091 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatria Forense, EBSERH, FGV, 2024

A acatisia é caracterizada por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q1033575 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatria da Infância e Adolescência, EBSERH, FGV, 2024

Leonardo, 67 anos, comparece com a sua esposa a consulta médica. A esposa reclama que o paciente fica muito agitado no meio da madrugada, falando e chegando a chutá-la, inclusive já tendo a machucado. Afirma que isso ocorre enquanto ele está dormindo e que esse comportamento é recorrente.
O provável diagnóstico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q1073093 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do ____________ caracterizado por desenvolvimento ____________, manifestações comportamentais, déficits na _____________ e na interação social, padrões de comportamentos ____________ e estereotipados, podendo apresentar um repertório ___________ de interesses e atividades. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q960731 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Uma entrevista de admissão havia sido feita por outro terapeuta, portanto, Beck não gastou tempo analisando os sintomas de Irene em detalhes ou colhendo uma história. Irene começou por descrever “seus estados tristes”. Beck quase imediatamente começou a provocar seus pensamentos automáticos durante esses períodos. Terapeuta: Quais tipos de pensamentos passaram por sua mente quando você teve esses sentimentos tristes na semana passada? Paciente: Bem... Eu acho que estou pensando em qual é a finalidade de tudo isso. Minha vida acabou. Simplesmente não é mais a mesma coisa... Eu tenho pensamentos como: “O que é que eu vou fazer?... Às vezes eu sinto raiva dele, do meu marido. Como ele poderia me deixar? Isso não é terrível da minha parte? O que há de errado comigo? Como posso ter raiva dele? Ele não queria ter uma morte horrível... Eu deveria ter feito mais. Eu deveria ter feito ele ir ao médico logo que ele começou a ter dores de cabeça... Oh, qual a finalidade...” T: Parece que você está sentindo muito mal agora. Estou certo? P: Sim. T: Continue a me dizer o que está passando em sua mente nesse momento. P: Eu não posso mudar nada... Acabou... Eu não sei... Tudo parece tão triste e sem esperança... O que eu posso esperardo futuro... doença e, em seguida, a morte... T: Então um dos pensamentos é que você não pode mudar as coisas e que não vai ficar melhor? P: Sim. T: E, às vezes, você acredita piamente nisso? P: Sim, eu acredito, às vezes. T: Neste momento, você acredita? P: Eu acredito – sim. T: Neste momento você acredita que não pode mudar as coisas e que não vai ficar melhor? P: Bem, há algum vislumbre de esperança, mas, no geral, sim... T: Existe alguma coisa em sua vida que você meio que almeja, em termos de sua própria vida, a partir de agora? P: Bem, o que eu almejo – eu gosto de ver os meus filhos, mas eles são tão ocupados agora. Meu filho é um advogado eminha filha faz faculdade de medicina... Então, eles são muito ocupados... Eles não têm tempo pra gastar comigo. A partir dessa fala terapêutica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Há indicação de depressão. ( ) A linha utilizada é a psicanálise. ( ) A linha utilizada pelo terapeuta é a TCC. ( ) Ao indagar os pensamentos automáticos da paciente, o terapeuta começou a entender a desesperança em relaçãoao futuro. A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

285Q972089 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia, TJDFT, CIEE, 2019

Assinale a alternativa que abarca uma atribuição do psicólogo jurídico, considerando a realização de perícia psicológica de indivíduo com histórico de uso abusivo de substâncias químicas ilícitas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

286Q908099 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia, TCEPA, FGV, 2024

As chamadas substâncias psicoativas ou drogas psicotrópicas são aquelas que atuam sobre o cérebro, modificando o seu funcionamento, podendo provocar alterações no humor, na percepção, no comportamento e em estados da consciência. As drogas são classificadas de acordo com seu efeito no Sistema Nervoso Central.
Assinale a opção que indica uma droga depressora, uma droga estimulante e uma droga perturbadora, nessa ordem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q1056395 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatra, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

O diagnóstico de depressão em pacientes oncológicos pode ser difícil, uma vez que é esperado que eles se sintam tristes frente à doença. São considerados fatores de risco adicionais para a depressão em pacientes oncológicos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q1045947 | Psicologia, Psicopatologia, Professor Educação Especial, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

A deficiência intelectual é caracterizada por limitações no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo. Sobre a identificação, caracterização e terminologias relacionadas a essa condição, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q901839 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

A psicopatologia é o estudo dos processos mentais desordenados, enquanto a psicodinâmica se refere às forças e conflitos internos que influenciam ocomportamento. Sobre esses conceitos, analise as seguintes proposições:

1. A psicopatologia busca compreender as origens, sintomas e desenvolvimento dos transtornos mentais, considerando fatores biológicos, psicológicos e sociais.

2. A psicodinâmica enfatiza a influência dos processos inconscientes, como desejos reprimidos e conflitos intrapsíquicos, no comportamento.

3. As abordagens psicodinâmicas sugerem que a maior parte dos transtornos mentais se origina de experiências traumáticas na infância.

4. A psicopatologia se limita ao estudo dos sintomas e à classificação diagnóstica, sem considerar os processos subjacentes.

5. A psicodinâmica e a psicopatologia compartilham o objetivo de tratar o comportamento desadaptativo por meio da modificação dos padrões de pensamento e crenças.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q1051112 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo 30h, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Ana Maria trabalha há 10 anos como chefe de departamento da empresa X. Há aproximadamente dez meses vem acumulando tarefas diante da redução de sua equipe de trabalho. Recentemente, ela passou a apresentar sintomas físicos e emocionais, como cansaço físico e mental constante, enxaqueca, alterações de humor, pessimismo e apatia.
Esses sintomas conjugados podem ser indicativos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q959977 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, FCC

Na obra Psicossomática Hoje, organizada por Julio de Mello Filho, encontra-se que a progressiva e maciça participação do psicólogo na área de saúde, nos hospitais, nos ambulatórios, nos postos de saúde e até nos serviços clínicos particulares, nas mais variadas especialidades e tipos de atendimento, tem estimulado uma crescente preocupação com as questões psicológicas, sendo que duas linhas mestras da questão psicossomática podem ser apontadas: a de que o êxito terapêutico está extremamente vinculado à relação dinâmica médico-paciente e a de que a patologia do homem sempre deve levar em conta a dimensão simbólica pela qual é constituído, o que impõe o conhecimento dos aspectos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q1024843 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatria Forense, EBSERH, FGV, 2024

Considerando o caso clínico apresentado no texto 2, o diagnóstico mais provável é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q1085113 | Psicologia, Psicopatologia, Especialidade Psicólogo, TJ RJ, FGV

Em 1952, a Associação Americana de Psiquiatria publicou seu primeiro manual diagnóstico, DSM I, derivado de classificações preliminares que têm origem no século XIX. Essa classificação incluiu o diagnóstico de homossexualidade sob a rubrica de desvios sexuais. Diversos movimentos sociais ocorreram nos anos seguintes, culminando com a retirada da homossexualidade da lista de doenças mentais. Por sua vez, cabe à psicologia, de acordo com a Resolução nº 01/1999 do Conselho Federal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q902900 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A dor é um fenômeno que pode ser caracterizado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q920100 | Psicologia, Psicopatologia, Assistente de Alunos, UFRN, COMPERVE UFRN, 2023

Pesquisas realizadas pela Global Student Survey (organização norte-americana sem fins lucrativos) com 16.800 estudantes de 18 a 21 anos revelaram ter o Brasil um elevado índice de estudantes universitários que declaram ter a saúde mental afetada durante os estudos, nesse nível de escolaridade. Entre os problemas de saúde mental evidenciados na pesquisa, apareceram o estresse e a ansiedade. Sobre essa temática, considere as afirmações abaixo.
I. Um dos fatores que gera ansiedade nos estudantes universitários está relacionado com a incerteza quanto ao acesso futuro ao mercado de trabalho.
II. Um dos sintomas do estresse é um excesso de confiança em tudo o que se faz.
III. Um dos fatores que pode provocar estresse nos estudantes universitários é a carga excessiva de atividades não devidamente planejadas.
IV. Um dos sintomas da ansiedade é a pressão advinda da necessidade de acesso a novos estudos e descobertas.
Das afirmações, estão corretas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

296Q1043270 | Psicologia, Psicopatologia, Especialidade Psicologia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Em um esforço para deixar de beber, Edson passou a participar de um grupo de autoajuda dos Alcoólicos Anônimos (AA).

Considerando o alcoolismo e seu tratamento, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q908105 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia, TCEPA, FGV, 2024

Leandro tem 5 anos e não interage socialmente, além de não conseguir se expressar verbalmente, apresentando ainda importantes estereotipias comportamentais que se manifestam pela persistência no giro de objetos e adesão a rotinas ritualizadas.


Os comportamentos apresentados por Leandro são sugestivos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q1085111 | Psicologia, Psicopatologia, Especialidade Psicólogo, TJ RJ, FGV

No século XIX, o estudo científico dos comportamentos tidos como perversos já ocupava o centro das perícias judiciárias. O instinto sexual passou a ser localizado na raiz das doenças mentais e do comportamento em geral, assumindo, assim, relevância central na patologia psiquiátrica e se transformando em objeto de interesse da medicina. Nesse contexto, para a psiquiatria da época, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q1025984 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia, SEDF, Quadrix, 2022

Considerando a síndrome de burnout entre profissionais da educação e assuntos correlatos, julgue o item.

A síndrome de burnout apresenta uma dimensão de exaustão emocional, em que o trabalhador se sente cansado e abatido, sem conseguir dar mais de si mesmo em nível afetivo, apesar de isso não afetar suas habilidades envolvidas na realização do trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

300Q1068765 | Psicologia, Psicopatologia, Especialidade Psicologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Considerando a avaliação clínica das alterações da consciência, assinale a alternativa que descreve corretamente o quadro de obnubilação da consciência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.