Início

Questões de Concursos Psicopatologia

Resolva questões de Psicopatologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q1024833 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatria Forense, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 48 anos é levado pelos filhos ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) devido a quadro de etilismo. Os filhos relatam que o paciente bebe destilados quase diariamente e pouco se alimenta, e há 5 dias encontra-se caindo e confuso. Negam traumatismo cranioencefálico. Está sem fazer o uso de bebidas alcoólicas há 3 dias, sem melhora do quadro. Ao exame, o médico nota o paciente bastante emagrecido, desorientado no tempo e no espaço, desatento, com dificuldade de manter o equilíbrio, marcha instável e com nistagmo horizontal bilateral. Frente a esse caso agudo, a principal hipótese diagnóstica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q1055046 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

O transtorno bipolar, previamente denominado e mais conhecido como maníaco-depressivo, não é um transtorno homogêneo. Atualmente, é considerado como parte do conjunto afetivo que inclui maior ou menor grau de agitação, euforia, grandiosidade, impulsividade, irritabilidade, aceleração da linguagem e do pensamento, estímulos aos comportamentos adictivos e hedonistas. (Knapp, 2004, p. 317.)
Considerando a definição sobre o transtorno afetivo bipolar e os seus estágios de mania comum, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em relação ao humor, a labilidade, a euforia e a irritabilidade, devido à frustação, caracterizam o primeiro estágio. ( ) O comportamento de atividades e atitudes bizarras e frenéticas pode ser observado no segundo estágio. ( ) Sobre a cognição pode-se afirmar que a fuga de ideias, a desorganização cognitiva e os delírios encontram-se no segundo estágio. ( ) O terceiro estágio está relacionado à cognição, podendo-se observar incoerência, delírios bizarros, alucinações e ideias de referência.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

303Q1046093 | Psicologia, Psicopatologia, Educação Especial, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

“Condições que caracterizam-se por um comprometimento grave e global em diversas áreas do desenvolvimento: habilidades de interação social, habilidades de comunicação, ou presença de estereotipias de comportamento, interesses e atividades e que também envolvem prejuízos qualitativos que definem essas condições, representando um desvio acentuado em relação ao nível de desenvolvimento ou idade mental do indivíduo (APA, 2000). Em geral, se manifestam nos primeiros anos de vida da criança e, frequentemente, estão associados com algum grau de comprometimento intelectual e características descritivas, podendo haver anormalidades no desenvolvimento das habilidades cognitivas. Ao longo do seu processo evolutivo, a criança pode se deixar envolver passivamente em interações sociais, mesmo nesses casos elas podem tratar as pessoas de maneira incomum. Os índices de ocorrência dessas condições são quatro a cinco vezes superiores para o sexo masculino, embora as meninas acometidas estejam mais propensas a apresentar comprometimento mental mais grave.” As informações apresentadas são compatíveis com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

304Q1048142 | Psicologia, Psicopatologia, Especialidade Psicologia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Texto associado.
Jorge, 37 anos, trabalha como motorista em uma repartição pública. Jorge teve o carro roubado e foi amarrado e ameaçado de morte sob a mira de armas. Após esse episódio, Jorge não conseguiu retornar ao trabalho e foi diagnosticado com o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Sobre os critérios que permitem o diagnóstico desse transtorno, analise as afirmativas a seguir.

I. Reações fisiológicas intensas a sinais internos ou externos que evoquem algum aspecto do evento traumático.

II. Esforços persistentes para reviver recordações e pensamentos associados ao evento traumático.

III. Sonhos angustiantes recorrentes nos quais o conteúdo e/ou o sentimento do sonho estão relacionados ao evento traumático.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q902504 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Paulo é alcoolista e durante consulta psiquiátrica, relata ao médico que vem sentindo pequenas abelhas andando por todo o seu corpo. Enquanto conversam, resolve mostrar ao médico os insetos, passa a mão pelo pescoço e informa que colocou as abelhas em cima da mesa. O médico nada vê. Assinale a alternativa que indica a que tipo de alucinação o paciente está vivenciando.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

306Q1031559 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo Clínico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que engloba pessoas com diferentes características e necessidades de suporte em seu tratamento. Uma terapia consagrada no tratamento de crianças diagnosticadas com o TEA é a terapia ABA, que busca ajudar na aquisição de habilidades novas e funcionais, como comunicação, habilidades sociais e de autocuidado.
Assinale a opção que indica o fundamento teórico dessa terapia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q1085115 | Psicologia, Psicopatologia, Especialidade Psicólogo, TJ RJ, FGV

“Há vinte e dois anos, com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), esses ‘menores’ que encontramos nas ruas receberam um novo tratamento jurídico: passaram a ser legalmente reconhecidos como crianças (...) e adolescentes (...)” (GARCIA, Joana. Menores e crianças – o velho e atual debate. In CEDECA, Recolhimento e Internação Compulsória. Rio de Janeiro: CEDECA, 2013).
A Resolução nº 20 de 27/05/2011 implementou, na cidade do Rio de Janeiro, o recolhimento e a internação compulsória de crianças e adolescentes que supostamente façam uso de drogas, principalmente crack. De acordo com o entendimento público do CEDECA (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente), essa política se caracteriza como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q960713 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Avaliando os transtornos psicológicos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A avaliação clínica é avaliação e medida sistemáticas de fatores psicológicos, biológicos e sociais em um indivíduo com um possível transtorno psicológico; o diagnóstico é o processo de determinar se esses fatores satisfazem todos os critérios de um transtorno psicológico específico. ( ) A confiabilidade, a validade e a padronização são componentes importantes para determinar o valor de uma avaliação psicológica. ( ) Para avaliar diversos aspectos dos transtornos psicológicos, em um primeiro momento os clínicos podem entrevistar e fazer um exame informal do estado mental do paciente. Observações mais sistemáticas do comportamento são chamadas de avaliação comportamental. ( ) Uma variedade de testes psicológicos pode ser usada durante a avaliação, só excluindo os testes projetivos (nos quais o paciente responde a estímulos ambíguos projetando pensamentos inconscientes), mas são comumente usados os inventários de personalidade, nos quais o paciente responde a um questionário de autorrelato elaborado para avaliar seus traços de personalidade e teste de inteligência, que oferece uma pontuação conhecida como Quociente de Inteligência (Q.I.). ( ) Os aspectos biológicos dos transtornos psicológicos não podem ser avaliados por meio de testes neuropsicológicos construídos para identificar possíveis áreas de disfunção cerebral. A neuroimagem pode ser utilizada para identificar a estrutura e o funcionamento do cérebro. Por fim, a avaliação psicofisiológica se refere às mudanças mensuráveis no sistema nervoso que refletem eventos emocionais ou psicológicos que poderiam ser relevantes para um transtorno psicológico. A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q960733 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

No DSM-5, os transtornos relacionados a substâncias e os transtornos aditivos incluem problemas com o uso de depressores (álcool, barbitúricos e benzodiazepinas), estimulantes (anfetaminas, cocaína, nicotina e cafeína), opioides (heroína, codeína e morfina) e alucinógenos (cannabis e LSD), assim como jogo patológico. Sobre algumas dessas substâncias, analise as afirmativas a seguir. I. Cafeína: substância psicoativa mais comum por ser legalizada, melhorar o estado de ânimo e diminuir a fadiga. Encontra-se facilmente em muitas bebidas.
II. Cocaína: causa euforia, perda do apetite e estado de maior alerta. A dependência aparece após anos de uso. As mães dependentes dessa droga podem dar a luz a bebês com irritabilidade. III. Alucinógenos: essas drogas, incluindo o LSD, influenciam a percepção, distorcendo sentimentos, visões, sons e odores. IV. Opioides: levam a euforia, sonolência e bradipneia. São substâncias analgésicas que aliviam a dor. Os usuários tendem a ser reservados, o que dificulta as pesquisas nessa área. V. Nicotina: estimula o sistema nervoso e alivia o estresse. O DSM-5 descreve sintomas da abstinência em vez de um padrão de intoxicação. VI. Anfetaminas: dão sensação de euforia e vigor e diminuem a fadiga. São prescritas a pessoas com narcolepsia e transtornos de déficit de atenção. Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

310Q902895 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Nos quadros de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), podemos afirmar que são comuns
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q973040 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia, TJDFT, FGV, 2022

Moradora do 10º andar, Vera quase não sai de casa porque tem sintomas de pânico quando entra no elevador e acredita que sofrerá um enfarte.
A terapia cognitivo comportamental (TCC) foi indicada para Vera, e a psicóloga poderá utilizar as seguintes técnicas da TCC para trabalhar com a paciente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q968707 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia, TRERR, FCC

Deve haver uma conexão temporal imediata e clara entre o impacto de um estressor excepcional e o início dos sintomas; o início é usualmente dentro de poucos minutos, se não imediato. Essa diretriz diagnóstica que consta na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 se refere
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q1032251 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

O DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) identifica determinados transtornos alimentares que estão diretamente relacionados ao desenvolvimento da obesidade.
Entre eles, destaca-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q1037629 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia, TJ RR, FGV, 2024

Denise apresentou um episódio hipomaníaco em seu ambiente de trabalho e foi encaminhada para uma avaliação psiquiátrica.
Uma característica diagnóstica típica desse quadro é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q1047878 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Embora o envelhecimento normal não represente por si só uma condição patológica, verifica-se o aumento da prevalência de demências como a doença de Alzheimer na população acima de 65 anos.
As demências são classificadas na psiquiatria como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q990806 | Psicologia, Psicopatologia, Infantil, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Considere as afirmações abaixo:

I- O autismo clássico foi descrito pela primeira vez como “Distúrbios autísticos do contato afetivo”, a partir da análise de onze casos com patologia grave e condições singulares, que englobavam inabilidade para estabelecer contato afetivo, comportamentos obsessivos, ecolalia e estereotipia.
II- Os critérios que subsidiaram o diagnóstico do autismo passaram por diversas mudanças ao longo dos anos e foram descritos no DSM e no CID a partir da década de 1980. Estes manuais apresentam diferenças nas nomenclaturas, características e códigos utilizados para fins de diagnóstico, mas convergem nos pressupostos conceituais que embasaram a classificação nosológica da condição.
III- O diagnóstico final do transtorno do espectro autista deve ser realizado por meio de exames complementares de checagem genética, que devem ser associados à observação e monitoramento do desenvolvimento psicomotor da criança.
IV- Dentro do espectro autista são identificados graus que podem ser leves e com total independência, apresentando discretas dificuldades de adaptação, até níveis de total dependência para atividades cotidianas ao longo de toda a vida.

Estão corretas as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q1090191 | Psicologia, Psicopatologia, Formação Psicologia, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Em conformidade com o Manual de Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho, elaborado pelo Ministério da Saúde do Brasil, são sinais e sintomas para se fazer o diagnóstico em relação ao alcoolismo crônico relacionado ao trabalho:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q1060525 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Renato, 8 anos, vinha apresentando dificuldades no ambiente escolar e foi encaminhado para uma avaliação médica em que foi diagnosticado o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Sobre esse transtorno, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q897990 | Psiquiatria, Psicopatologia, Médico Psiquiatra, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

Na análise do circuito córtico-estriato-tálamocortical de paciente com TOC refratário, candidato aestimulação cerebral profunda, observa-se na neuroimagem funcional: hiperatividade da porção ventromedial do núcleo caudado e do córtex orbitofrontal, com alteração do padrão de conectividade. Nesse contexto, entende que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q960711 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

“O processo de uma avaliação clínica em psicopatologia é comparado a um funil. O clínico começa coletando uma grande quantidade de informações sobre muitos aspectos do funcionamento do indivíduo para determinar onde pode estar a fonte do problema. Após obter um juízo preliminar do funcionamento geral da pessoa, é importante que o clínico adote o uso de instrumentos visando estabelecer um foco em áreas que sinalizem ser mais relevantes. Para assegurar que este foco seja bem estabelecido, o instrumento adotado deve ser caracterizado por: I. Confiabilidade: que é o grau de consistência de uma medida. II. Validade: que é o grau no qual uma técnica mede o que deve medir. III. Padronização: que é a aplicação de certos padrões para garantir consistência entre medições diferentes. Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.