Início

Questões de Concursos Psicopatologia

Resolva questões de Psicopatologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


351Q911315 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

A fase da adolescência é especialmente sensível no tocante à imagem corporal. Os transtornos alimentares ligados à imagem corporal são condições psicológicas graves que envolvem distúrbios significativos na percepção do corpo e nos comportamentos alimentares.
De acordo com o DSM 5, são transtornos alimentares ligados à imagem corporal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q960731 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

Uma entrevista de admissão havia sido feita por outro terapeuta, portanto, Beck não gastou tempo analisando os sintomas de Irene em detalhes ou colhendo uma história. Irene começou por descrever “seus estados tristes”. Beck quase imediatamente começou a provocar seus pensamentos automáticos durante esses períodos. Terapeuta: Quais tipos de pensamentos passaram por sua mente quando você teve esses sentimentos tristes na semana passada? Paciente: Bem... Eu acho que estou pensando em qual é a finalidade de tudo isso. Minha vida acabou. Simplesmente não é mais a mesma coisa... Eu tenho pensamentos como: “O que é que eu vou fazer?... Às vezes eu sinto raiva dele, do meu marido. Como ele poderia me deixar? Isso não é terrível da minha parte? O que há de errado comigo? Como posso ter raiva dele? Ele não queria ter uma morte horrível... Eu deveria ter feito mais. Eu deveria ter feito ele ir ao médico logo que ele começou a ter dores de cabeça... Oh, qual a finalidade...” T: Parece que você está sentindo muito mal agora. Estou certo? P: Sim. T: Continue a me dizer o que está passando em sua mente nesse momento. P: Eu não posso mudar nada... Acabou... Eu não sei... Tudo parece tão triste e sem esperança... O que eu posso esperardo futuro... doença e, em seguida, a morte... T: Então um dos pensamentos é que você não pode mudar as coisas e que não vai ficar melhor? P: Sim. T: E, às vezes, você acredita piamente nisso? P: Sim, eu acredito, às vezes. T: Neste momento, você acredita? P: Eu acredito – sim. T: Neste momento você acredita que não pode mudar as coisas e que não vai ficar melhor? P: Bem, há algum vislumbre de esperança, mas, no geral, sim... T: Existe alguma coisa em sua vida que você meio que almeja, em termos de sua própria vida, a partir de agora? P: Bem, o que eu almejo – eu gosto de ver os meus filhos, mas eles são tão ocupados agora. Meu filho é um advogado eminha filha faz faculdade de medicina... Então, eles são muito ocupados... Eles não têm tempo pra gastar comigo. A partir dessa fala terapêutica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Há indicação de depressão. ( ) A linha utilizada é a psicanálise. ( ) A linha utilizada pelo terapeuta é a TCC. ( ) Ao indagar os pensamentos automáticos da paciente, o terapeuta começou a entender a desesperança em relaçãoao futuro. A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

353Q1046093 | Psicologia, Psicopatologia, Educação Especial, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

“Condições que caracterizam-se por um comprometimento grave e global em diversas áreas do desenvolvimento: habilidades de interação social, habilidades de comunicação, ou presença de estereotipias de comportamento, interesses e atividades e que também envolvem prejuízos qualitativos que definem essas condições, representando um desvio acentuado em relação ao nível de desenvolvimento ou idade mental do indivíduo (APA, 2000). Em geral, se manifestam nos primeiros anos de vida da criança e, frequentemente, estão associados com algum grau de comprometimento intelectual e características descritivas, podendo haver anormalidades no desenvolvimento das habilidades cognitivas. Ao longo do seu processo evolutivo, a criança pode se deixar envolver passivamente em interações sociais, mesmo nesses casos elas podem tratar as pessoas de maneira incomum. Os índices de ocorrência dessas condições são quatro a cinco vezes superiores para o sexo masculino, embora as meninas acometidas estejam mais propensas a apresentar comprometimento mental mais grave.” As informações apresentadas são compatíveis com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

354Q1042297 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo 30h, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Sobre a Entrevista Motivacional (EM), técnica usada na abordagem de usuários de substâncias psicoativas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

355Q1056395 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatra, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

O diagnóstico de depressão em pacientes oncológicos pode ser difícil, uma vez que é esperado que eles se sintam tristes frente à doença. São considerados fatores de risco adicionais para a depressão em pacientes oncológicos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

356Q966600 | Arquivologia, Psicopatologia, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Pedro, funcionário público, é avaliado como ambicioso,
impaciente, agressivo e muito hostil pela psicóloga do serviço
médico local. Seu superior imediato, que, além de apresentar essas
mesmas características, é muito exigente, informa que Pedro é
centralizador, competitivo e mostra alta demanda por qualidade e
rapidez nos serviços. Pedro fuma pelo menos 60 cigarros ao dia e
rotineiramente toma duas a três doses de bebida destilada à noite
para iniciar o sono porque, segundo ele, não consegue relaxar para
dormir sem a bebida. Recentemente, Pedro foi diagnosticado como
portador de doença cardiovascular.

Com referência ao caso hipotético apresentado acima, julgue os
itens de 61 a 67.
O tabagismo — doença aguda definida como o comportamento de fumar que é controlado por múltiplas variáveis psicológicas, sociais e neuroquímicas — pode promover o desenvolvimento de outras doenças agudas, como o câncer, e crônicas, como a infecção pulmonar.
  1. ✂️
  2. ✂️

357Q902900 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A dor é um fenômeno que pode ser caracterizado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q973075 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatria, TJDFT, FGV, 2022

Menina de 7 anos vem agindo na escola de forma sexualmente provocativa com outras crianças, sexualizando atividades lúdicas e exibindo abertamente comportamento sexual.
A causa mais provável desse comportamento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q1031559 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo Clínico, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que engloba pessoas com diferentes características e necessidades de suporte em seu tratamento. Uma terapia consagrada no tratamento de crianças diagnosticadas com o TEA é a terapia ABA, que busca ajudar na aquisição de habilidades novas e funcionais, como comunicação, habilidades sociais e de autocuidado.
Assinale a opção que indica o fundamento teórico dessa terapia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

360Q966599 | Arquivologia, Psicopatologia, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Pedro, funcionário público, é avaliado como ambicioso,
impaciente, agressivo e muito hostil pela psicóloga do serviço
médico local. Seu superior imediato, que, além de apresentar essas
mesmas características, é muito exigente, informa que Pedro é
centralizador, competitivo e mostra alta demanda por qualidade e
rapidez nos serviços. Pedro fuma pelo menos 60 cigarros ao dia e
rotineiramente toma duas a três doses de bebida destilada à noite
para iniciar o sono porque, segundo ele, não consegue relaxar para
dormir sem a bebida. Recentemente, Pedro foi diagnosticado como
portador de doença cardiovascular.

Com referência ao caso hipotético apresentado acima, julgue os
itens de 61 a 67.
Como a nicotina atua no sistema de recompensa do cérebro, gerando imediata sensação de prazer e relaxamento — relevante para o tratamento da doença cardiovascular —, Pedro não deve ser submetido a um programa de intervenção psicológica que vise à redução do tabagismo até que sua condição cardíaca esteja estabilizada.
  1. ✂️
  2. ✂️

361Q901839 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

A psicopatologia é o estudo dos processos mentais desordenados, enquanto a psicodinâmica se refere às forças e conflitos internos que influenciam ocomportamento. Sobre esses conceitos, analise as seguintes proposições:

1. A psicopatologia busca compreender as origens, sintomas e desenvolvimento dos transtornos mentais, considerando fatores biológicos, psicológicos e sociais.

2. A psicodinâmica enfatiza a influência dos processos inconscientes, como desejos reprimidos e conflitos intrapsíquicos, no comportamento.

3. As abordagens psicodinâmicas sugerem que a maior parte dos transtornos mentais se origina de experiências traumáticas na infância.

4. A psicopatologia se limita ao estudo dos sintomas e à classificação diagnóstica, sem considerar os processos subjacentes.

5. A psicodinâmica e a psicopatologia compartilham o objetivo de tratar o comportamento desadaptativo por meio da modificação dos padrões de pensamento e crenças.


Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q1028314 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia, MPU, FGV, 2025

Algumas condições psiquiátricas apresentam risco aumentado para suicídio, como o transtorno de personalidade borderline e o transtorno afetivo bipolar. A terapia comportamental dialética foi desenvolvida a partir da terapia cognitivo-comportamental e incorporou outras estratégias com o objetivo de ajudar o paciente a desenvolver habilidades para lidar, entre outros, com sua desregulação emocional.
Em relação aos aspectos que caracterizam a desregulação emocional, analise os itens a seguir.
I. Dificuldade em controlar comportamentos impulsivos.
II. Reações fisiológicas intensas e desproporcionais a determinadas emoções.
III. Domínio da modulação e do processamento das emoções e do humor.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q959977 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, FCC

Na obra Psicossomática Hoje, organizada por Julio de Mello Filho, encontra-se que a progressiva e maciça participação do psicólogo na área de saúde, nos hospitais, nos ambulatórios, nos postos de saúde e até nos serviços clínicos particulares, nas mais variadas especialidades e tipos de atendimento, tem estimulado uma crescente preocupação com as questões psicológicas, sendo que duas linhas mestras da questão psicossomática podem ser apontadas: a de que o êxito terapêutico está extremamente vinculado à relação dinâmica médico-paciente e a de que a patologia do homem sempre deve levar em conta a dimensão simbólica pela qual é constituído, o que impõe o conhecimento dos aspectos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q959993 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, FCC

O nome dado à doença mental caracterizada por fantasias sexualmente excitantes, impulsos ou comportamentos sexuais recorrentes e intensos que envolvem objetos não humanos, sofrimento ou humilhação da pessoa ou de seu parceiro ou não consentimento de crianças ou outras pessoas, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q1032251 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia Reaplicação, TRT 24 REGIÃO MS, FGV, 2025

O DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) identifica determinados transtornos alimentares que estão diretamente relacionados ao desenvolvimento da obesidade.
Entre eles, destaca-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q1037629 | Psicologia, Psicopatologia, Psicologia, TJ RR, FGV, 2024

Denise apresentou um episódio hipomaníaco em seu ambiente de trabalho e foi encaminhada para uma avaliação psiquiátrica.
Uma característica diagnóstica típica desse quadro é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q1024843 | Psiquiatria, Psicopatologia, Psiquiatria Forense, EBSERH, FGV, 2024

Considerando o caso clínico apresentado no texto 2, o diagnóstico mais provável é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q1048142 | Psicologia, Psicopatologia, Especialidade Psicologia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Texto associado.
Jorge, 37 anos, trabalha como motorista em uma repartição pública. Jorge teve o carro roubado e foi amarrado e ameaçado de morte sob a mira de armas. Após esse episódio, Jorge não conseguiu retornar ao trabalho e foi diagnosticado com o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Sobre os critérios que permitem o diagnóstico desse transtorno, analise as afirmativas a seguir.

I. Reações fisiológicas intensas a sinais internos ou externos que evoquem algum aspecto do evento traumático.

II. Esforços persistentes para reviver recordações e pensamentos associados ao evento traumático.

III. Sonhos angustiantes recorrentes nos quais o conteúdo e/ou o sentimento do sonho estão relacionados ao evento traumático.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q1054337 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2025

Com base na obra Quando os pais se separam (1989), de Françoise Dolto, assinale a alternativa que melhor reflete a visão da autora sobre como os pais devem lidar com a separação para minimizar os impactos emocionais negativos na criança.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q966595 | Arquivologia, Psicopatologia, Específicos, TCU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Pedro, funcionário público, é avaliado como ambicioso,
impaciente, agressivo e muito hostil pela psicóloga do serviço
médico local. Seu superior imediato, que, além de apresentar essas
mesmas características, é muito exigente, informa que Pedro é
centralizador, competitivo e mostra alta demanda por qualidade e
rapidez nos serviços. Pedro fuma pelo menos 60 cigarros ao dia e
rotineiramente toma duas a três doses de bebida destilada à noite
para iniciar o sono porque, segundo ele, não consegue relaxar para
dormir sem a bebida. Recentemente, Pedro foi diagnosticado como
portador de doença cardiovascular.

Com referência ao caso hipotético apresentado acima, julgue os
itens de 61 a 67.
As características de Pedro descritas pela psicóloga e pelo superior, somadas ao tabagismo, são variáveis comportamentais que potencializam o risco de que ele venha a ser vítima de um episódio clínico grave, como um infarto agudo do miocárdio.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.